terça-feira, 31 de março de 2015

Geografia para o oitavo ano

Geografia – espaço e vivência 8º ano
Atual editora
Autores: Levon Boligan, Rogério Martinez, Wanessa Garcia e Andressa Alves
Unidade 1 – A construção do espaço geográfico
Capítulo 1 – A natureza, seus fenômenos e a transformação do espaço natural
Formação e transformação da terra
a-       Terra era esfera incandescente
b-       O vapor de água liquefeito originou rios, lagos e mares
c-       Há 3,5 bilhões de anos surgiram nos oceanos as primeiras formas de vida.
Tempo geológico: a história da Terra
Eras
Períodos
Tempo decorrido (anos)
Principais eventos biológicos e geológicos
Pré-Cambriana
Arqueano
4,6 bilhões
Resfriamento e solidificação da crosta.
Surgimento dos oceanos.
Surgimento de bactérias, fungos e algas.
Algonquiano
2 bilhões
Paleozoica
Permiano
Carbonífero
Devoniano
Siluriano
Ordoviciano
Cambriano
Cerca de 570 a 230 milhões
Surgem peixes, anfíbios, e seres sem coluna vertebral (lulas) e coníferas.
Mesozoica
Cretáceo
Jurássico
Triássico
Cerca de 230 a 70 milhões
Surgem répteis, dinossauros e primeiros mamíferos.
Cenozoica
Terciário
Cerca de 70 a 2 milhões
Surgem vulcões e cordilheiras.
Extinção dos dinossauros.
Desenvolvimento dos mamíferos.
Quaternário
Cerca de 2 milhões de anos até hoje
Início de glaciações e do período geológico atual.
Surgimentos dos ancestrais do homem.

.Biosfera: litosfera, atmosfera e hidrosfera
Paisagem: expressão visível dos elementos de um espaço (urbano ou cultural).
A dinâmica da natureza: vulcanismo, tectonismo, mudanças climáticas, processos erosivos causados pelas águas e pelos ventos
Interdependência entre clima, relevo e hidrografia
Formações vegetais: Florestas tropicais/equatoriais/temperadas (coníferas ou boreal – taiga na Rússia – e caducifólia), Savanas (Cerrado no Brasil), Estepes (semi-árido temperado) e pradarias (pampas gaúchos - úmido temperado), vegetação desértica, Tundra e Caatinga (Nordeste brasileiro).

Capítulo 2 – O trabalho e a transformação da natureza e do espaço geográfico
Trabalho: dispêndio de energia humana para produção e transformação.
Técnica: conhecimento necessário e específico para realizar tarefas do cotidiano.
As sociedades humanas desenvolvem e transmitem técnicas específicas.
As sociedades agrícolas contribuíram para superar as sociedades nômades e contribuíram para o estabelecimento de propriedades privadas. As sociedades rizicultoras da Ásia são um tipo de sociedade agrícola.
Donos de meios de produção e trabalhadores foram sendo separados pelo avanço da tecnologia sobre os meios de produção e sobre a forma de distribuição de riquezas.
Determinadas parcelas das sociedades capitalistas se beneficiam da atividade industrial e da divisão e da especialização do trabalho para acumular capital.
A necessidade por matéria-prima foi aumentada para alimentar o comércio.
O Brasil é um país de industrialização tardia (iniciada 150 anos após a Revolução Industrial inglesa.
O espaço geográfico resulta da ação humana sobre a natureza. As formas de intervenção humana, por vezes resultam em danos ambientais e em poluição.
..................................
Unidade II – A organização do espaço geográfico mundial
Capítulo 3 – Espaço, poder e territórios nacionais
Planisfério ou mapa-múndi político representa áreas continentais e insulares.
Território nacional é uma área de exercício de poder e de dominação.
Limites determinados por acordos ou por meio da força.
A cultura como elemento definidor de povos e culturas
A miscigenação como elemento renovador dos povos.
Língua e religião são os mais efetivos definidores da identidade cultural de um povo.
Uma nação é formada pela união de um povo, de uma identidade cultural dentro de um território gerográfico.
Um estado é formado pela união de um povo e de um governo soberano e reconhecido pela comunidade internacional.
Fronteiras e nações: a luta pelo território.
O povo curdo (situado entre Irã, Iraque, Turquia, Armênia e Arzebaijão), o povo basco (situado na Espanha), os chechenos (na Rússia), os uigures (na China) e os ossétios (na república da Geórgia) são exemplos de nação sem estado.
A luta de povos que constituem nações sem estado pode alimentar para alimentar sentimentos nacionalistas e pensamentos separatistas.
A luta para definir fronteiras alimenta conflitos bélicos (Índia e Paquistão, Geórgia e Rússia, Armênia e Arzebaijão) e contribui para alterar o mapa e a quantidade de países ao redor do mundo (situação acelerada após a Primeira Guerra Mundial).
As projeções cartográficas representam o globo de diferentes formas: Projeção de Bertin, de Miller (ou esférica), de Bonne (ou cônica), ou azimutal.
As projeções cartográficas revelam pontos de vista políticos: a projeção de Gerard Mercator (1512-1594) é eurocêntrica ao passo que a de Peters distorce a visão eurocêntrica e valoriza os países mais pobres do hemisfério Sul.


Espanhol para quem está iniciando

Nuevo Interacción en español – Romanos & Jacira – FTD, 2012. 8º ano.

Amigos (Alex Campos)

Desde chicos aprendimos
a querernos como hermanos
el fútbol y las canicas
a los buenos y a a los malos
muchas veces nos peleamos
otras veces ni hablamos
pero aún sigo siendo amigo
del que es como mi hermano

Amigo tú, amigo yo, perdóname si te he fallado
lo sé muy bien, lo sabes tú
siempre estaré cerca a tu lado
quiero estar y compartir
momentos buenos y los malos
quiero reír, tal vez llorar
amigos que nunca olvidamos

En momentos presentimos que solos nos encontramos
y es allí donde aparecen los que son más que hermanos
los regalos que nos dimos, las palabras que callamos,
los abrazos que negamos
¡al que hoy no está a tu lado!
pero aún afuera hay muchos esperando de un un abrazo
necesitan de aquel que se ha de llamar

Vocabulário
Canicas = bolinhas de gude
Peleamos = brigamos

Conjunciones concesivas: expresan dos ideas aparentemente contrarias.
Ejemplo:
Aunque / A pesar de que llueva, te acompañaré al cine.

¡Ojo!
Con la palabra aunque se puede usar el verbo en:
Presente de indicativo: cuando lo que se afirma es presente y seguro. Ejemplo: Aunque es diferente, nosotros lo amamos.

Presente de subjuntivo: cuando lo que se afirma es una posibilidad. Ejemplo: Aunque sea diferente, nosotros lo amamos / amaremos.

Irregularidad en los verbos terminados en –acer, -ecer y –ocer.

Presente de indicativo: apareZco, apareces, aparece, aparecemos, aparecéis, aparecen.

Presente de subjuntivo: apareZca, apareZcas, apareZca, apareZcamos, apareZcáis, apareZca

Ejemplos:
Yo me parezco más a mi padre que a mi madre
Es probable que mi hermana nazca antes de la Navidad.
No conozco a tus compñeros del cole.
ofreces leche a tus amigos.

Acentuación gráfica
Se acentúan las palabras graves (sílaba más fuerte es la penúltima) terminadas en consonante, excepto “n” o “s”.
Se acentúan las palabras agudas (sílaba más fuerte es la última) terminadas en “vocal”, “n” o “s”.

Algunos monosílabos se acentúan según su función en la frase.

El amigo de Juan es chino.
Artículo
Él es mi mejor amigo.
Pronombre sujeto
Mi amiga es morena
Adjetivo posesivo
Esto es para .
Pronombre posesivo
Cuando se dice la verdad…
Pronombre
Lo muy bien.
Verbo
Estoy a tu lado.
Pronombre posesivo
Lo saber .
Pronombre sujeto

20 de julio: Día del Amigo

Él día Internacional del Amigo es una celebración ecuménica, que nació de la inquietud de un pensador agentino, el Dr. Enrique E. Febbraro, que sentía que era necesaria una celebración de las virtudes más altas del ser humano.
En el año de 1968, la carrera por alcanzar el sueño de la conquista del espacio llegaría en pocos meses más a su punto culminante, pues hacía tiempo que el hombre había comenzado a derribar barreras e iba produciéndose un acercamiento universal.
Este vertiginoso afán por transponer las fronteras de la Tierra y llegar a los confines del Universo hacía que los hombres necesitaran cada vez más acercarse hacia otros hombres de ideologías, credos o razas diferentes, para lograr objetivos comunes (¡siempre es más fácil hacerlo en equipo!).
El objetivo concreto era llegar a la Luna, y muchas personas tomaron conciencia de que la unión con sus semejantes los ayudaría a lograr  más rápidamente el objetivo, ya que esta conquista había acaparado la atención y el interés de todos los seres humanos.
Este trabajo de los hombres unidos para conseguir la meta deseada fue la fuente inspiradora de una persona que se encontraba en algún rincón del mundo, más precisamente en un lugar llamado Lomas de Zamora, en la República Argentina: Enrique Febbraro, doctor en Odontología, profesor de História y Ética, no quiso dejar de honrar este esfuerzo de la humanidad toda, ya que el hombre estaba construyendo una alianza sin fronteras y comenzaría a establecer vínculos de amistad entre todos los seres de la Tierra.
Para concretar su homenaje, solicitó la colaboración de algunos amigos y personas cercanas a su pensamiento, y formó un equipo que trabajó durante un año sobre esta idea, bajo un concepto innovador: “Mi amigo es mi maestro, mi discípulo y mi condiscípulo. Él me enseña, yo le enseño. Ambos aprendemos y juntos vamos recorriendo el camino de la vida, creciendo. Solo el que te ama te ayuda a crescer.” Fue así que, como corolario de su tarea, instituyó el 20 de julio de 1969 como el “Día Internacional del Amigo”, en coincidencia con la llegada del hombre a la Luna.
[…]
………………………………….
Condiscípulo, la: persona que, en relación con otras en sus mismas circunstancias, estudia o ha estudiado bajo la dirección de un mismo maestro.


Corolario (Del latín corollariun, de corolla, coronilla): Proposición que no necesita prueba particular, sino que se deduce fácilmente de lo demonstrado antes.

Circunferências: conceitos básicos II



Circunferência: conceitos básicos


domingo, 29 de março de 2015

Química para iniciantes do ensino fundamental

MANUAL COMPACTO DE QUÍMICA – Editora Rideel
Autores: Carminella Scarpellini e Vinícius Barbosa Andreatta. 2011.

Distribuição eletrônica dos elétrons em torno do núcleo do átomo
Os níveis de energia postulados por Bohr são formados por subníveis.

Camadas
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
Níveis
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Subníveis
s
s
p
s
p
d
s
p
d
f
s
p
d
f
g
s
p
d
f
g
h
s
p
d
f
g
h
i
s
p
d
f
g
h
i
j
s
p
d
f
g
h
i
j
k
Observação: os subníveis de energia em negrito são teóricos e ainda não foram ocupados

Diagrama de Linus Pauling
Informa a estruturação dos níveis e subníveis de energia em ordem crescente.


Camada
subnível energético
s
p
d
f
K
1s2



L
2s2
2p6


M
3s2
3p6
3d10

N
4s2
4p6
4d10
4f14
O
5s2
5p6
5d10
5f14
P
6s2
6p6
6d10

Q
7s2




Diagrama em formato de linha.
1s2-2s2 -2p6 -3s2 -3p6 -4s2 -3d10 -4p6 -5s2 -4d10 -5p6 -6s2 -4f14 -5d10 -6p6 -7s2 -5f14 -6d10

Os subníveis dividem-se em orbitais relacionados às funções de onda (Ψ) dos elétrons.
O físico alemão Max Born propôs uma interpretação física para a função de onda: a probabilidade de encontrar uma partícula em uma partícula em uma região é proporcional ao valor de Ψ2.
Ψ2 representa uma densidade de probabilidade de que uma partícula esteja em uma pequena região do espaço dividida pelo volume da região ocupada.
Orbital é a região do espaço que envolve o núcleo do átomo onde é máxima a probabilidade de se encontrar um elétron.
Spin eletrônico indica o movimento de rotação do elétron, ideia concebida em 1920.
Spin é uma propriedade relacionada ao campo magnético gerado em função do movimento de rotação de partículas carregadas eletricamente. Elétrons com movimentos opostos possuem spins opostos ou antiparalelos.
Spin é um fenômeno da mecânica quântica que indica o movimento angular intrínseco de uma partícula em questão e suas diferentes orientações.

Números quânticos
PRINCIPAL (n): relacionado aos níveis de energia onde o elétron se encontra. Quanto maior o nível de energia, maior o orbital.
SECUNDÁRIO (l): informa o subnível a que cada elétron está relacionado. O valor de n limita o número de subníveis. Quando n = 2 apenas há o subnível s e p.
Subnível
l = n – 1
s
0
p
1
d
2
f
3
TERCEIRO NÚMERO QUÂNTICO (m): número quântico magnético (m) refere-se ao número quântico magnético, à orientação dos orbitais (-l  até +l ).
QUARTO NÚMERO QUÂNTICO: número quântico magnético de spin (ms): refere-se ao movimento de rotação do elétron (-1/2 ou + 1/2).

Diferentes formas de magnetismo
Material ferromagnético: os spins de elétrons são alinhados numa mesma direção (ex.: ferro, níquel, cobalto e suas ligas).
Material paramagnético: há alteração das linhas de forças em menor intensidade que nos ferromagnéticos (ex.: paládio, platina, sódio e algumas ligas de ferro).
Material diamagnético: promove ligeiro afastamento, das linhas de força de um campo magnético. As substâncias em que todos os elétrons são emparelhados com parceiros de spin oposto são diamagnéticas. (ex.: prata e bismuto).

Princípio de exclusão de Pauli
Em 1925, Wolfgang Pauli percebeu que um orbital pode conter, no máximo, dois elétrons de spins opostos.
Assim, em um mesmo átomo não existem dois elétrons com o mesmo conjunto de números quânticos (n, l, m e ms)

Princípio da máxima multiplicidade
O arranjo mais estável dos elétrons é aquele com o número máximo de elétrons desemperalhedos. Esse arranjo torna a energia total de um átomo tão baixa quanto possível. Assim, a regra de Hund informa que um orbital qualquer de um dado subnível só admitirá um segundo elétron depois que todos os orbitais desse mesmo subnível estiverem semipreenchidos.
Exemplo: Am (Z = 95)
a) Distribuição eletrônica em ordem crescente de energia.
1s2-2s2 -2p6 -3s2 -3p6 -4s2 -3d10 -4p6 -5s2 -4d10 -5p6 -6s2 -4f14 -5d10 -6p6 -7s2 -5f7

b) Distribuição em ordem de camada ou geométrica.
1s2----------2s2-2p6-------3s2-3p6-3d10-----------4s2-4p6-4d10-4f14----------5s2-5p6-5d10-5f7-------------6s2-6p6-----------7s2

c) O subnível mais energético é o 5F.

d) O último nível de energia é o nível 7 (camada Q).

e) Os números quânticos do elétron mais energético (5f7) são:
n = 5; l = 3; m = +3; ms = +1/2 (Convenção)

-3
-2
-1
0
+1
+2
+3

Observação: Uma seta orientada para cima em cada casa (sete elétrons) = sete setas)
f) Os números quânticos do elétron mais externo (7s2) são:
n = 7; l = 0; m = 0; ms = -1/2
0
 Observação: uma seta para cima e outra para baixo (2 elétrons).

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