terça-feira, 12 de maio de 2015

Química para quem estuda tabela periódica

IMPORTANTE:
A representação do preenchimento eletrônico para os elementos de transição interna segue a fórmula: ns2 (n-2) f. Assim n = 6 (série dos lantanídeos) e n = 7 (série dos actnídeos).

01. Veja a Ordem crescente de energia e a ordem geométrica do elemento 58Ce:

Camada
subnível energético
s
p
d
f
K
1s2



L
2s2
2p6


M
3s2
3p6
3d10

N
4s2
4p6
4d10
4f2
O
5s2
5p6


P
6s2




Ordem geométrica.
1s2-2s2 -2p6 -3s2 -3p6 -4s2 -3d10 -4p6 -5s2 -4d10 -5p6 -6s2 -4f2 -

a) A camada de v__a__ê__cia: 6s2

b) O Subnível de maior ene__g__a (elementos de transição interna): 4f2 -

c) O nome desse elemento químico de número atômico 58 (58Ce) é: ____________________

d) Nos metais de transição interna o elétron de diferenciação (o mais energético) é o subnível da camada:
(a) última  (b) penúltima   (c) antepenúltima
.........................
02. Associe:
(a) O grupo dos halogênios corresponde (...)
(b) O grupo dos halogênios é (...)
(c) A palavra Halogênio deriva do grego e (...)
(d) O estado de agregação dos halogênios é variado, sendo (...)
(__) constituído pelos elementos Flúor, Cloro, Bromo, Iodo e Astato.
(__) ao 7A das tabelas periódicas  mais atuais e 17 das mais antigas.
(__) o Flúor e o Cloro gasosos, o Bromo líquido e, o Iodo e o Astato sólidos.
(__) significa “formador de sais”.
http://www.infoescola.com/quimica/halogenios/
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03. Complete altahalogêniosmonoatômico:
Todos os (__), a exceção do Astato, possuem atomicidade 2, ou seja, na natureza encontra-se (mesmo que dificilmente, devido a (__) reatividade dos halogênios) F2 (gás flúor) e não F, I2 (sólido Iodo) e não l: apenas o Astato é (__) (At). 
http://www.infoescola.com/quimica/halogenios/
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04. Complete com gasoso - forçasdensidade:
A (__) eletrônica de cada halogênio porque de o Flúor (Z = 9) ser (__) e o Iodo (Z = 53) ser sólido.. Assim, quanto maior o número atômico maiores as (__) intermoleculares.
http://www.infoescola.com/quimica/halogenios/
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05. Complete com densoelemento:
Astato (PF = 302°C e PE =337°C), é o (__) mais raro do mundo (existem cerca de 28g ao redor do globo) enquanto ao Iodo (d = 4,94 g/cm³, PF = 114°C, PE = 184°C) é dado o título de mais (__) e menos volátil do grupo 7A.
http://www.infoescola.com/quimica/halogenios/
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06. Complete com Flúor - CloroIodo:
Os halogênios, em geral, são bastante reativos e tóxicos aos organismos. Sendo utilizados no tratamento de ferimentos (__), na purificação da água (__) ou na limpeza dentária (__) por essas características. O único não-tóxico é o Iodo, pois é essencial ao bom funcionamento do sistema hormonal humano, porém, se em contato com a pele pode ocasionar lesões, e seu vapor é irritante aos olhos e mucosas.
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07. Complete com: curtas  - radioisótoposalfa.
O Astato, por possuir (__) de meias-vidas muito (__), frequentemente é sintetizdo pelo bombardeamento de bismuto com partículas (__).
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08. Complete com radiaçãohalogêniosmoléculas:
Os dois (__) Flúor e Cloro contribuem para o aumento do efeito estufa (sob forma de CFC’s – Clorofluorcarbonetos), pois capturam as (__) de ozônio que protegem o planeta contra grande parte da (__) Ultravioleta.
http://www.infoescola.com/quimica/halogenios/
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09. Complete com halogêniosprimeiraquarto:
Um átomo de número atômico 35, com 02 elétrons na (__) camada, 08 na segunda, 18 na terceira e 7 na quarta pertence à família dos (__) e se situa no (__) período.

Camada
subnível energético
s
p
d
K
1s2


L
2s2
2p6

M
3s2
3p6
3d10
N
4s2
4p5

Ordem geométrica.
1s2-2s2 -2p6 -3s2 -3p6 -4s2 -3d10 -4p5
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10. Complete com camada - moléculaselementos:
Os Halogênios são (__) representativos com 7 eletérons na sua última (__) de energia, terminando a sua configuração eletrônica em subnível p com 5 elétrons. Na forma natural, são encontrados como (__) diatômicas.
http://www.tabelaperiodicacompleta.com/halogenios
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11. Complete com cloretoestabilidadesais:
Um Halogênio adquiri (__) química quando seu último nível de energia recebe um elétron, transformando-se assim num íon mononegativo. Um dos (__) mais famosos que possui esse íon é o (__) de sódio,conhecido como sal de cozinha.
http://www.tabelaperiodicacompleta.com/halogenios
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12. O subnível mais energético do átomo de um elemento químico no estado fundamental é 5p4. Assim:

a) A família é _____ pois há 06 elétrons na última camada.         
b) O período é o _____ identificado pela letra O.
c) O número atômico (Z) é ______.
d) O elemento químico é o T E L __R__O.


Camada
subnível energético
s
p
d
K
1s2


L
2s2
2p6

M
3s2
3p6
3d10
N
4s2
4p6
4d10
O
5s2
5p4

Ordem geométrica.
1s2-2s2 -2p6 -3s2 -3p6 -4s2 -3d10 -4p6 -5s2 -4d10 -5p4

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segunda-feira, 11 de maio de 2015

Ciências do 8º ano do IMLTC: Sistema Digestório

Ciências Novo pensar – Corpo Humano – Gowdak & Martins
FTD – 8º ano (2012).
Capítulo 4 – Alimentação e digestão
Ações químicas da digestão.
Insalivação: a enzima ptialina ou amilase salivar presente na saliva transforma parte do amido em dissacarídeo chamado maltose. Uma molécula de amido produz muitas moléculas de maltose. O amido não digerido na boca, o será no intestino delgado.
Quimificação: O ácido clorídrico e as enzimas (como a pepsina) do suco gástrico iniciam a digestão das proteínas a ser transformada em peptídeos (proteínas menores).
O ácido clorídrico é bactericida e sua acidez permite o funcionamento da pepsina.
O alimento digerido no estômago chama-se quimo.
Qualificação: No intestino delgado, os uscos digestivos produzidos pelo fígado (bile), pâncreas (suco pancreático), e pelo próprio intestino (suco entérico ou intestinal) e lançados no duodeno realizam a maioria das reações químicas da digestão.
Os sais de bile apesar de não terem enzimas transformam os lipídios (gorduras) em gorduras menores mais facilmente absorvíveis.
As enzimas do suco pancreático são diversas. A lipase transforma gotículas de gordura em ácidos graxos e glicerol. A amilopsina transforma o amido (um polissacarídeo) em maltose (um dissacarídeo). A tripsina transforma proteínas em peptídeos (proteínas menores).
As enzimas do suco entérico atuam sobre os carboidratos, reduzindo-os a glicose. Peptidases transformam os peptídeos em aminoácidos. A maltase transforma a maltose (um dissacarídeo) em glicose + glicose (monossacarídeo). A lactase transforma a lactose (dissacarídeo) em glicose + galactase (monossacarídeo). A sacarase transforma a sacarose em glicose + frutose.

Órgãos do sistema digestório
Função
Boca, língua e faringe
Mastigação e deglutição
Glândulas salivares
Solubilização, lubrificação e início da digestão do amido pela saliva
Esôfago
Condução do alimento por peristaltismo
Fígado
Secreção da bile
Estômago
Solubilização e digestão dos alimentos para formação do quimo.
Vesícula biliar
Armazenamento e fornecimento da bile.
Pâncreas
Secreção do suco pancreático
Intestino grosso, reto e ânus
Defecação
Intestino delgado (duodeno, jejuno, íleo)
Digestão final e absorção do quimo no sangue e na linfa.
Apêndice vermiforme
Sem função definida no ser humano. Em caso de inflamação recomenda-se a extração cirúrgica.

Água, sais minerais e vitaminas não sofrem digestão e passam diretamente do tubo digestivo para o sangue. Os produtos finais da digestão formam um líquido esbranquiçado denominado quilo que atravessa a parede intestinal e cai na corrente sanguínea para ser absorvido por todo o organismo.
Vilosidades na parede interna do intestino delgado aumentam a superfície de absorção por causa de seus vasos sanguíneos que ajudam a transportar o alimento para o organismo.
As fibras alimentares originárias de frutas, verduras e cereais não são digeríveis, mas ajudam no trânsito intestinal e impedem o contato prolongado das fezes com as paredes do intestino.
No intestino grosso ocorre a absorção de água e sais minerais e a formação de fezes.
No início do intestino grosso há o apêndice cecal, que em herbívoros é mais desenvolvido para a digestão de celulose.
Apendicectomia é a retirada cirúrgica do apêndice em caso de apendicite (inflamação do apêndice).

O tempo de permanência do alimento em transformação no tubo digestório depende do tipo e da quantidade de alimentos ingeridos.

Órgão
Tempo
Extensão
Boca
05 a 30 seg.
08 cm
Esôfago e faringe
10 segs.
25 cm
Estômago
3 horas
15 cm
Intestino grosso
06 horas a 02 dias
50 cm
Intestino delgado (duodeno, jejuno, íleo)
03 horas
04 m

Pirâmide alimentar
Quanto mais próximo da base, maior o consumo.
Quanto mais no topo, menor o consumo.
Grupo alimentar
Frutas
Leite e derivados
Cereais
Gorduras, óleos e açucares
Verduras e legumes
Carne e alternativos
http://imagensgratis.com.br/imagens/imagens-imagens-do-sistema-digestorio-7e9f6e.jpg

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Espanhol do oitavo ano IMLTC

Nuevo Interacción en español – Romanos & Jacira – FTD, 2012. 8º ano.

Vamos a escribir – receta de un postre chileno, los chilenitos

Lista de los ingredientes
750 g de harina
6 huevos, y la yema
1 huevo entero
1 cucharada de margarina
200 g de manjar o dulce de leche
Modo de preparación (con verbos en infinitvo)
En cuenco, batir las yemas, el huevo y la margarina hasta que quede cremoso. Seguidamente agregar la harina cernida y amasar hasta conseguir una masa suave y lisa muy delgada y luego cortada en circunferencias.
Pinchar los discos de masa con un tenedor, para evitar que se infle en el horno, y humedecer levemente en el centro para que una vez cocidos queden con forma cóncava.
Precalentar el horno durante unos 10 minutos y hornear alrededor de 15 minutos a 1500 centígrados. Retirarlos del horno y dejar enfriar. Una vez fríos, pegar dos en dos con manjar o dulce de leche.

Vocabulário
Pelar = descascar
Huevos = ovos
Yema = gema
Cuenco = vasilha
Harina = farinha
Cernida = peneirada
Pinchar = espetar
Tenedor = garfo
Horno = forno
Hornear = assar no forno

Mira
Excepto cuando existe una restricción alimentaria por algún problema de salud, es corriente la recomendación de la justa medida del refrán que dice “De todo uses, de nada abuses” cuyo razonamiento se reafirma en la voz de médicos y nutricionistas que dicen que “Lo ideal es seguir una dieta equilibrada con frutas, verduras, pescado y carne, y algo de ejercicio”.
Nota que en “Lo ideal es seguir […]”, “lo ideal” expresa un concepto de ideal dentro del tema de la alimentación. En este caso, “lo” es artículo neutro y se usa delante de un adjetivo.
Otro ejemplo: “Cuando hace calor, lo mejor es tomar agua”.

¡Ojo!
Delante de un adjetivo podrá usarse el cuando hay rferencia a un substantivo masculino o lo cuando hay referencia a un concepto en determinada situación.
1) Si tienes dolor, lo mejor (en esta situación) es ir al médico.
2) Si quieres un buen libro, el mejor (libro) es aquel amarillo.
3) Lo bueno de esta ciudad es que un hombre es inocente hasta que se demuestre lo contrario.

Tira Cómica: Olafo el vikingo
¡Mi mamá era tan dura que siempre nos obligaba a masticar todo diez vieces antes de tragarlo!
¿Y qyé hay de rudo en eso?
¡Incluía la leche!
¡Ojo! Rudo = difícil, duro.

Olafo el vikingo es una tira cómica creada por Dik Browne. Olafo tiene dos ocupaciones principales: atacar los castillos de Europa, en espcial Inglaterra, e irse de parranda.

Alimentación peruana

La división política y geográfica del Perú en costa, sierra y selva, así como en norte, centro y sur, hace que en el Perú se encunentre una gran variedad de platos exquisitos.
Existen alimentos que son básicos y tradicionales en la cocina peruana, como la papa, con sus 200 tiços, el maíz, que cuenta con 35 variedades, la quinua, el rocoto y el ají, que les dna un sabor picante a las comidas. Algunos de estos alimentos sufrieron modificaciones en el pasado y tienen un uso particular asociados a alimentos traídos por los españoles, primero en la colonización y posteriormente por los inmigrantes. Un ejemplo es el chuño, que se produce a partir de papas seleccionadas después de la cosecha, las cuales se dejan congelar durante tres noches en un terreno plano en las alturas donde son pisoteadas el primer día para eliminar el agua que les queda y la cáscara, para que después puedan congelar y secar. Se obtienen dos tipos de chuño: el blanco, que es el resultado del lavado en el río, y el negro, que no se somete al lavado. Al final se deja secar ao sol. Para consumirlo, la noche anterior se remoja y al día siguiente se corta y cocina de acuerdo al uso que se le dará. Esta práctica se remonta ao Imperio de los Incas, ya que la producción de papas excedía el consumo y esa era la forma de conservar por más tiempo sus alimentos.
En la comida peruana también las sopas tienen un papel muy importante, habiendo un tipo para cada día. Por otra parte, el arroz suele acompañar el pescado, el pollo, la carne e las ensaladas.
Variedades de papa y de maíz están en la alimentación peruana.
Vocabulario
Exquisitos: deliciosos
Maíz: milho
Quinua: planta da América do Sul de cujas sementes se fazem sopas e bebidas.
Rocoto: espécie de pimentão
Ají: pimentão miúdo usado como tempero
Chuño: Batata desidratada muito usada nas regiões andinas.
Cáscara: casca
Remoja: põe de molho