sábado, 5 de setembro de 2015

Paróquia Divino Espírito Santo de Morada Nova, Ceará - atividades setembro de 2015


Diocese de São Miguel Arcanjo de Limoeiro do Norte, Ce.

Paróquia do Divino Espírito Santo de Morada Nova, Ce

Calendário de Missas – Setembro de 2015

SETEMBRO
Local
01 - Terça-feira
Cemitério “velho” ---------(17:00)
04 - Sexta-feira
Dourado ---------------------(17:00)
Vazantes ---------------------(18:30)
05 – Sábado
CH2 ----------------------------(17:00)
Açude Velho -----------------(18:30)
Bairro Padre Assis Monteiro (18:30)
06 - Domingo
Lagoa do Tapuio -------------(08:00)
Juazeiro da Quintina-------- (09:30)
Bairro Dois de Agosto------- (17:00)
Bairro São Francisco ---------(17:00)
10 – Quinta-feira
Cemitério “novo”-sítio Manoel Lopes (17:00)
Curral Novo --------------------(18:30)
11 - Sexta-feira
CH1 -------------------------------(17:00)
Tigre ------------------------------(18:30)
12 – Sábado
Terra Nova ----------------------(17:00)
Lagoa Funda --------------------(18:30)
Bairro Irapuan Nobre - Dnocs (17:00)
Bairro Girilândia -----------------(18:30)
13 – Domingo
Bairro Dois de Agosto-----------(08:00)
Bairro Populares-----------------(17:00)
Bairro Parque de Exposição—(17:00)
15 – Terça
Belford Roxo----------------------(17:00)
Sítio Caraúnas--------------------(18:30)
17 – Quinta-feira
Curral velho----------------------(17:00)
Patinhos---------------------------(18:30)
19 – Sábado
Dourado ---------------------------(17:00)
Bairro Padre Assis Monteiro (18:30)
Francisco Pereira----------------(17:00)
Açude Velho----------------------18:30)
20 – Domingo
Lagoa das Carnaúbas ----------(08:00)
Sítio Conceição-------------------(10:00)
Bairro São Francisco------------(17:00)
Bairro Vazantes------------------(18:30)
Bairro Dois de Agosto----------(17:00)
22 – Terça-feira
Sítio Lourenço (Dourado)-----(17:00)
Bairro Girilândia (início novenário) – 18:30)
Quixelô---------------------------(17:00)
Sítio Sossego -------------------(18:30)
25 – Sexta
Sítio Volta-----------------------(18:30)
Bairro São Francisco (início novenário)-18:30
26 – Sábado
Assentamento Terra Nova-----(17:00)
Bairro Girilândia (novenário)—(18:30)
27 – Domingo
Sede do Distrito de Pedras –----- (09:30)
Bairro Parque de Exposição------(17:00)
Bairro Irapuan Nobre (DNOCS)-(17:00)
Bairro Populares -------------------(18:30)
29 – Terça-feira
Capela da Fundação São Lucas---(18:30)

 

 

Missas e Celebrações na Matriz

Datas
Horários
Atividade
Domingo - 06, 13, 20 e 27
07:00, 08:30 e 18:30
Missa
Segunda - 14, 21 e 28
19:00
Terço dos homens
Quarta - 02, 09, 16, 23 e 30
18:30
Missa
Quinta - 03, 10, 17 e 24
18:30
Adoração ao Santíssimo
Sexta - 04, 11 e 18
18:30
Missa
Sábado - 05, 12, 19 e 26
09:00
Missa

 

Observações

Terceiro domingo de cada mês: batizados (08:30) = 20-09-2015

Terceiro Sábado de cada mês: batizados (09:00) e casamentos (20:30) = 19-09-2015

Escritório Paroquial aberto diariamente de 07:00 às 11:00, de segunda a sexta-feira.

Morada Nova, Ce.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

SOUZA, Ana Lúcia Silva. Letramentos de Reexistência: culturas e identidades no movimento hip-hop.

De acordo com Souza (2009, p. 32), letramentos de reexstência dizem respeito ao processo histórico de “incorporar, criar, ressignificar e reinventar os usos sociais da linguagem, os valores e intenções [...]”.
.......

Souza (2009, 39) trata das “produções híbridas, nascidas nos intercruzamentos de culturas, como combinações de transgressões, submissões, negociações, interdições, trocas, rupturas e subversões.
......



Souza (2009, p. 57) denomina como “relações dialógicas de reexistências inscritas em um processo que envolve negociação, reinvenção e subversão de relações assimétricas de poder.
................
 
interações realizadas em um fluxo contínuo de contatos [...]” (p. 61).
...........
 
Souza (2009, p. 71) define como “formas de participação e de valorização de práticas culturais, politizando o cotidiano, mostrando significativa capacidade de mobilização para influenciar leis e políticas públicas”.
...........
Souza (2009, p. 87), à “sustentação de práticas de letramentos capazes de responder às suas demandas e interesses, bem como aos da comunidade em que vivem”.
 
Souza (2009, p. 88) organizam “um espaço de práticas que, sem ser fixo ou suficientemente institucionalizado, engendra possibilidades de usos da linguagem em práticas letradas”, um espaço rasgado por apreciações que “envolvem tanto os usos socialmente valorizados como os não valorizados da linguagem e, necessariamente, dizem respeito às intenções e objetivos compartilhados e, sobretudo, reinventados(idem, p. 89)”.
...........
materialização enunciativa de “práticas sócio-culturais e posicionamentos singulares de uso da linguagem” (p. 121).
.............
“A alteridade é constitutiva de nossa identidade, e por isso nossas vozes estão impregnadas pelo outro, pelo dizer do outro, pela palavra do outro em uma relação de aproximação, distanciamento, tensão e conflito.” (p. 137).
.............
“[...] práticas de letramentos situadas e marcadas pela resistência e pela subversão.” (p. 142).
............

“[...] modos de argumentar que permitem identificar a construção identitária dos ativistas quando em interação em diferentes situações comunicativas.” (p. 153).
........
Souza (2009, p. 155) denomina como “atributos sociais e modos de dizer não aceitos ou socialmente desvalorizados.
.............


“[...] não tem dado conta de reconhecer e legitimar a presença de outras culturas e de outros letramentos”, segundo Souza (2009, p. 186).
 
SOUZA, Ana Lúcia Silva. Letramentos de Reexistência: culturas e identidades no movimento hip-hop. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem.Campinas, SP. 2009. 206 pág.
 

7ª Motorromaria de Morada Nova a Canindé - 31-01-2016 - Carta ao público


Diocese de São Miguel Arcanjo de Limoeiro do Norte, Ce

Paróquia do Divino Espírito Santo de Morada Nova, Ce

Grupo de oração Terço dos Homens Mãe Rainha

 

Breve história da Motorromaria

 

A Motorromaria de Morada Nova a Canindé é um evento realizado por homens do grupo de oração Terço dos Homens Mãe Rainha da matriz do Divino Espírito Santo da cidade de Morada Nova, estado do Ceará, apoiados por cidadãos que acreditam no poder da oração.

O lema da Motorromaria conclama os homens e as amulheres de bem ao exercício de uma autêntica manifestação de “fé sobre rodas”, especialmente durante a peregrinação de Morada Nova a Canindé.

Vem sendo realizada anualmente desde sua primeira edição no ano de 2010. Em 2016, Deus nos conclama a realizar a 7ª edição desta manifestação de fé tornada patrimônio imemorial da terra do vaqueiro a cada realização.

O evento atualmente vem se consolidando como primeiro marco do turismo cultural-religioso de Morada Nova. Sua realização culmina com a viagem entre Morada Nova e Canindé a cada último domingo de janeiro.

Movido pela graça de Deus e inspirados pelo desejo de atualizar a marcha do povo de Deus para um céu de amor já aqui na terra, o grupo do terço dos homens decidiu agir com atitudes concretas para fundamentar a fé dos filhos e filhas de Deus.

Inicialmente coordenada pelo irmão Marcos Vinícius, hoje o evento é coordenado pelo professor Benedito Francisco Alves.

Desde sua primeira edição, a estrutura do evento sempre teve o apoio dos órgãos de trânsito federal, estadual e municipal e a presença para garantir a segurança dos motorromeiros. Graças a Deus e esta equipe operacional, nunca houve nada mais sérios do que apenas incidentes entre os romeiros, motivados, basicamente por questões de desatenção no trãnsito.

 

O perfil espiritual da Motorromaria

 

A motorromaria serve ao projeto de santificação dos filhos e filhas de Deus de muitas formas porque procura coloca-los no caminho da fé.

Muitos motorromeiros aproveitam a viagem a Canindé para agradecer a Deus pelas graças alcançadas, buscar o sacramento da confissão dos pecados, visitar a Casa dos Milagres ou conhecer o modo franciscano de cuidar da natureza e dos animais no zoológico de Canindé.

O fervor religioso é comprovado pela grande quantidade devotos de São Francisco que se esforçam para receber a benção de envio em Morada Nova, a benção dos motorromeiros em Canindé, para participar da celebração eucarística em Canindé e para finalizar a romaria aos pés da igreja Matriz do Divino Espírito Santo em Morada Nova às 18:00 horas.

A cultura da sociedade contemporânea possui determinados aspectos que procuram afastar os homens e as mulheres dos caminhos de Deus.

Por isso, a Motorromaria opera como um canal de graça para trazer o homem para a igreja e para apresentar o evangelho de Jesus Cristo vivificado na figura de cada motorromeiro, imagem e semelhança de Deus criador (Gênesis, 1, 26).

De modo simples, o propósito da Motorromaria consegue unir casais e famílias que se colocam em marcha para o reino de Deus ao seguir o princípio missionário de Maria, mãe de Jesus Cristo, ao se colocar a serviço de Deus como “serva do Senhor para cumprir tudo conforme a palavra do Senhor” (Lucas 1, 38).

A motorromaria consegue, também, diminuir a ingestão de bebida alcoólica entre os devotos de São Francisco das Chagas de Canindé que passam o domingo do evento conduzindo seus veículos para pedir ou agradecer bênçãos aos pés da estátua de São Francisco ou diante do altar da basílica de Canindé.

Há casos de motorromeiros que preferem trocar a sensação de uma viagem de moto pela felicidade em conduzir a família completa em carro particular para que todos possam sentir as bênçãos de Deus na viagem e consigam aproveitar os benefícios do maior santuário franciscano das américas.

 

Diocese de São Miguel Arcanjo de Limoeiro do Norte, Ce

Paróquia do Divino Espírito Santo de Morada Nova, Ce

Grupo de oração Terço dos Homens Mãe Rainha

 

A logística da Motorromaria de Morada Nova a Canindé

 

O evento realiza um percurso de 180 km entre Morada Nova e Canindé.

A concentração de partida dos motorromeiros ocorre a partir das 04:00 horas da manhã, tradicionalmente, no trecho situado entre a prefeitura municipal de Morada Nova e a praça Maestro Coutinho (praça do balão).

Tanto a partida como a chegada em Morada Nova são marcadas pelo som de fogos de artifício para que a comunidade possa abençoar os motorromeiros.

Nas edições 2013 e 2014 da Motorromaria, foi ofertado um café da manhã aos motorromeiros antes da benção sacerdotal de envio.

A comodidade e o bem-estar dos motorromeiros vem sendo garantida pela presença de ambulâncias e equipes de saúde cedidas pela secretaria de saúde de Morada Nova e por uma logística composta por reboques para motos, oficina móvel de peças, mecânicos e equipe de apoio para orientar e resguardar os motorromeiros.

Devido as condições do clima sertanejo, durante a ida e a vinda dos motorromeiros, ocorrem duas paradas estratégicas para a distribuição de água mineral e para que os motorromeiros possam se alimentar e cuidar de eventuais necessidades.

O deslocamento dos motorromeiros ocorre a uma velocidade média de 70 km/h e conta com a condução de batedores do DEMUTRAN-MN e de porta-bandeiras devidamente identificados.

Por motivos de segurança e controle, a organização do evento realiza um número limitado de inscrições conferido pelo número de camisas produzidas e garrafas de água mineral distribuídas durante o evento mediante fichas específicas.

No ano de 2015, foram realizadas formalmente 350 inscrições, mas estima-se que um contingente de igual número tenha participado sem realizar sua inscrição.

Quando um transporte apresenta falha mecânica, ondutor e/ou passageiros são alocados em carros de apoio. Se o veículo for uma moto, imediatamente, ela é rebocada para ser consertada, quando possível, em Quixadá, Canindé ou Morada Nova.

 

Os efeitos da Motorromaria para o aquecimento do comércio e de prestação de serviços.

 

A Motorromaria de Morada Nova a Canindé, por suas características, consegue aquecer o comércio local e o setor de prestação de serviços entre as cidades de Morada Nova e Canindé.

Casas de peças automotivas e motociclísticas, sapatarias, oficinas postos de gasolina, consórcios de veículos, salões de beleza, lojas de perfumaria, roupa e de artigos religiosos, gráficas, empresas de publicidade, rádios, padarias, lanchonetes e restaurantes são alguns dos estabelecimentos beneficiados com os preparativos, divulgação e com a realização do evento ainda no primeiro mês do ano.

Nas edições de 2014 e 2015, o número de topiqueiros e de ônibus tem se beneficiado do evento ao se dirigirem a Canindé repletos de romeiros mais idosos, de fiéis desprovidos de um veículo particular e de família mais numerosas desejosas de rezar a Deus na terra de São Francisco.

Em 2015, a divulgação do evento contou com propaganda impressa em cartazes e mini outdoors, adesivos, mídia volante e veiculação por meio radiofônico.

A novidade implantada na edição 2015 do evento foi a divulgação da logomarca dos máster patrocinadores nas camisas dos motorromeiros.

Foi produzido um DVD para registrar o evento, a missa e os romeiros e para divulgar, especialmente, o apoio oferecido pelos máster patrocinadores.

A procissão de partida (por volta de 04:30 horas) e de chegada (por volta das 17:00 horas) contribui para alegrar os motorromeiros e para divulgar a logomarca dos patrocinadores.

O próprio estilo e o tecido da camisa estimulam os motorromeiros a vestirem o traje com o qual todos se tornam irmanados pela graça de Jesus Cristo durante suas atividades e momentos de lazer, situação que se reverte em divulgação para o evento e para as empresas patrocinadoras.