quinta-feira, 29 de setembro de 2016

8ª MOTORROMARIA DE MORADA NOVA A CANINDÉ - 29-01-2017 (DOMINGO) - Fé sobre rodas


8ª MOTORROMARIA DE MORADA NOVA A CANINDÉ - FÉ SOBRE RODAS

Olá:
O grupo de Motorromeiros Homens do terço Mãe Rainha, leigos de várias paróquias, convida a comunidade em geral para um ato de fé sobre rodas - 8ª motorromaria de Morada Nova a Canindé.
A Motorromaria está configurada como um evento de fé romeira não atrelado à jurisdição de uma paróquia, mas que congrega esforços e ações para que o homem seja imagem e semelhança de Deus com sua família pela mediação de Maria com o terço e a celebração eucarística.
A motorromaria não tem finalidade de lucro. O valor da inscrição é para o "kit" romeiro. Os patrocinadores bancam por livre vontade a logística e a publicidade do evento.
Pedimos suas orações e que acusem recebimento deste email. Se possível, encaminhem-no a seus amigos.
A Paz de Cristo, nosso Senhor e Salvador, esteja conosco, hoje e sempre. Amém.
Data: 29-01-2017 (domingo)

Inscrições: R$ 25,00 (camisas, mangas e água)

Concentração e benção: praça da Av. das Pizzarias a partir de 04:00 hs da manhã

...................................

Café da manhã ofertado pelas Madrinhas do vaqueido na Pizzaria Família.

1º Desafio Ciclístico de fé com Cláudio do Gás e amigos – Pelos caminhos da fé

Equipe de enfermagem, mecânica, reboque e água.

Visita à estátua de São Francisco, benção dos capacetes e missa.

Sorteio de brindes na chegada de retorno a Morada Nova para motorromeiros cadastrados até 27-01-2017 (sexta-feira) e presentes no anfiteatro da praça das pizzarias.

.....................................

Locais de inscrição

Maniele na Gen Perfumes

Dedé Moura nas Vazantes

Alípio na Vivi Cell da R. Mâncio Rodrigues

Edson e Júnior no DG Motos no Centro

Valnir mecânico no Roberto Motos

Eliane no Setor 7 (PIMN)

Lauro na Papelaria Vera

Professor Benedito Alves

...................................

Contatos: Benedito Francisco Alves (membro da coordenação do evento)

Telefones: (85)-9-9617-8216 (TIM) / (88)-9-9475-0931 (CLARO) / (88)-9-8871-4407 (OI)

Blog: beneditoetp.blogspot.com


.................................

Realização: GRUPO DE MOTORROMEIROS HOMENS DO TERÇO MÃE RAINHA.

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Para pensar: Geração Coca-cola (Legião Urbana)

Quando nascemos fomos programados
A receber o que vocês
Nos empurraram com os enlatados dos Usa, de 9 às 6

Desde pequenos nós comemos lixo
Comercial e industrial
Mas agora chegou nossa vez
Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês

Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola

Depois de vinte anos na escola
Não é difícil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo
Não é assim que tem que ser?

Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então, vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis

Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola

Depois de vinte anos na escola
Não é difícil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo
Não é assim que tem que ser?

Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então, vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis

Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola

Jornal o povo de 09-09-2016 - resultado do IDEB cearense

77 das 100 melhores escolas do País estão no Ceará, mostra Ideb

As 24 melhores escolas dos anos iniciais do ensino fundamental estão todas no Ceará. As escolas municipais São Joaquim, em Coreaú, e Emílio Sendim, em Sobral, lideram o ranking, com nota 9,8.
.....
No que se refere aos primeiros cinco anos do ensino fundamental, 77 das 100 melhores escolas públicas do Brasil estão no Ceará. Os números que impressionam são do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) relativos a 2015 e foram divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Esse é apenas um dos parâmetros em que o Ceará se destaca na primeira parte do ensino fundamental. As 24 primeiras posições são todas ocupadas por escolas do Estado. Os desempenhos mais significativos são das escolas municipais São Joaquim, em Coreaú, e Emílio Sendim, em Sobral. Ambas lideram o ranking com nota 9,8 no Ideb.


Combate à infrequência, avaliações semanais que baseiam o planejamento da semana seguinte e o ensaio de um tempo integral que oferece reforço escolar no contra-turno são três das ações destacadas pela diretora da Emílio Sendim, Mílvia Carvalho. A escola saiu de uma nota 7,4 na última avaliação, em 2013, para a atual 9,8.


A excelência se dá também, conforme a gestora, pela especialização da escola no nicho determinado do ensino fundamental — dos 702 alunos, apenas 75 são da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Isso faz com que tenhamos a certeza de que o aluno que sai no 5º ano está com a alfabetização consolidada. E nos dá mais garantia de que ele obterá sucesso nas próximas etapas de ensino”, comemora Mílvia.


Outros índices
Tanto nos primeiros anos do ensino fundamental quanto nos finais, do 6º ao 9º, o Ceará é quem apresenta os melhores resultados do Nordeste no Ideb. Na avaliação do 1º ao 5º ano, o Estado é o sexto do País, com nota 5,9, enquanto a média nacional é 5,5 e a do Nordeste 4,8. O Ceará foi também o que mais ultrapassou a meta estipulada, com 1,4 ponto acima dos 4,5 traçados.

Dos 183 municípios cearenses avaliados pelo índice, todos alcançaram a meta. Nesse quesito, apenas o Acre também conseguiu unanimidade nas cidades com meta cumprida para os primeiros cinco anos do ensino fundamental.


Quando são avaliados os dados do intervalo entre 6º e 9º ano, os números até são mais modestos. Mas os 4,8 obtido pelo Ceará ainda nos deixa na quinta posição do País e é superior aos 4,5 da média nacional e aos 4 da região. Além disso, o Ceará foi o único estado do Nordeste que conseguiu superar a meta, com meio ponto acima do objetivo traçado.


Enfocando os dados municipais, Sobral é a cidade com os melhores resultados, liderando o ranking nacional com nota 8,8. Em segundo lugar, outra cidade cearense: Pires Ferreira, com 8,7. Entre os dez municípios do País com melhores notas, quatro são do Ceará. Além das citadas, Deputado Irapuan Pinheiro (5º lugar, com 8,2) e Brejo Santo (6º lugar, com 8,1).


Para alcançar o topo e saltar em um ponto desde a última pesquisa, quando teve nota 7,8, a titular da Secretaria Municipal da Educação de Sobral, Iracema Sampaio, acredita na estruturação da política educacional em três eixos norteadores: fortalecimento da gestão escolar, com escolha de diretores por processo seletivo e autonomia financeira e pedagógica dada ao núcleo gestor; incremento da formação pedagógica, com investimento na formação do núcleo gestor e dos professores e na compra de material didático atualizado; e a valorização do magistério, com gratificações por desempenho.


“Esse terceiro ponto é muito importante porque faz com que os professores se redescubram no oficio de educar”, aponta a secretária. Ela destaca também o alinhamento das políticas do município que fizeram com que todas as escolas apresentem notas muito próximas. “Há um alinhamento no pensamento dos gestores de que é possível fazer, de que os meninos de escola pública têm potencial, desde que seja dada condição a eles de aprender e ao professor de ensinar”, explica.


Outro fator, apontado pelo secretário estadual da Educação, Idilvan Alencar, é a adoção em todos os municípios das medidas preconizadas pelo Programa Alfabetização da Idade Certa (Paic). A formação continuada dos professores, a premiação dos melhores resultados e o apoio aos piores resultados, a determinação do montante de recurso recebido pelo município que deverá ser destinado à educação são algumas das ações destacadas pelo secretário.


“Hoje, uma grande parcela do investimento da Seduc é destinada ao ensino fundamental, porque entendemos que é tarefa do Estado ser parceira do município. Apostar na alfabetização é o que vai nos garantir melhores índices no futuro”, projeta.
http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2016/09/09/noticiasjornalcotidiano,3657675/77-das-100-melhores-escolas-do-pais-estao-no-ceara-mostra-ideb.shtml

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Festa de Santa Teresinha do bairro Girilândia em Morada Nova, Ce - 21-09-2016 até 01-10-2016


TEMA: Seguindo o modelo de vida de Santa Teresinha do Menino Jesus, possamos eternamente cantar e viver as misericórdias do Pai.

 

21-09-2016 (quarta-feira)

18:00 hs: Procissão de abertura a partir da praça Eduardo Girão em direção à capela de Santa Teresinha.

18:20 hs: hasteamento da bandeira.

18:30 hs Celebração eucarística (Pe. Cícero Anastácio)

...........

22-09-2016 (quinta-feira) – 1º encontro

SUB-TEMA: Quem é esse homem sobre quem ouço falar estas coisas?

18:00 hs: Adoração ao Santíssimo

19:00 hs: Celebração da palavra com a participação da capela de São Francisco do bairro homônimo e ruas Paulino Maçaranduba, Manoel Roberto e Joaquim Lira Saraiva.

...........

23-09-2016 (sexta-feira) – 2º encontro

SUB-TEMA: Sejamos exemplos fieis do pai da misericórdia.

18:30 hs: Louvor e oração

19:00 hs: Celebração da palavra com a participação da capela de N.S. do Perpétuo Socorro do bairro Pe. Assis Monteiro e ruas Raimundo Carneiro Girão, Quinca Gomes, e Francisco Gomes de Andrade.

...........

24-09-2016 (sábado) – 3º encontro

SUB-TEMA: Vivamos e pratiquemos a misericordia do pai.

18:30 hs: Ofício de Nossa Senhora.

19:00 hs: Celebração da palavra com a participação da capela N.S. de Fátima do Bairro Dois de Agosto, capela de Santo Expedito do Setor K e ruas José de Castro e José Bezerra de Andrade.

18:30 hs:

...........

25-09-2016 (domingo) – 4º encontro

SUB-TEMA: Jesus amante dos pobres.

18:30 hs: Louvor e oração

19:00 hs: Celebração da palavra com a participação da capela de Santa Luzia do bairro Parque de Exposição, capela de São Joaquim da Lagoa dos bois e ruas Sousa Girão, Máximo Saraiva e Secundino Freire.

...........

26-09-2016 (segunda-feira) – 5º encontro

SUB-TEMA: Sejamos totalmente dependentes da misericórdia do Pai.

18:00 hs: Terço mariano

19:00 hs: Celebração da eucaristia (Pe. José Peixoto) com a participação da capela de São Pedro do bairro Vazantes, capela da Sagrada Família do bairro DNOCS e ruas Cel. Tibúrcio e Prefeito Eduardo Girão.

...........

27-09-2016 (terça-feira) – 6º encontro

SUB-TEMA: Elevemos ao Pai nossa prece de misericórdia.

18:30 hs: Louvor e oração

19:00 hs: Celebração da eucaristia (Pe. Gledson) com a participação da capela de N.S. do Carmo do bairro “Populares” e ruas São João e Pastor Teixeira Rego.

...........

28-09-2016 (quarta-feira) – 7º encontro

SUB-TEMA: A exemplo de Santa Teresinha, elevemos nossas preces ao Pai.

18:30 hs: Louvor e oração

19:00 hs: Celebração da eucaristia (Pe.Israel) com a participação da capela de N.S. do Carmo do Setor “O”, capela de N.S. Aparecida do bairro N.S. da Conceição (Açude Velho) e ruas Epitácio Pessoa e Capitão Manoel Antônio.

20.30 hs: Show de prêmios

...........

29-09-2016 (quinta-feira) – 8º encontro

SUB-TEMA: Com todos os anjos, cantemos eternamente as misericórdias do Pai.

18:00 hs: Adoração ao Santíssimo.

19:00 hs: Celebração da eucaristia (Pe. Teobaldo) com a participação da capela de Santa Luzia do capela de N.S. Aparecida do Sítio Caraúnas e rua Salustiano de Castro.

...........

30-09-2016 (sexta-feira) – 9º encontro

SUB-TEMA: Motivados por Santa Teresinha, escutemos a voz do Pai da misericórdia.

18:30 hs: Louvor e oração

19:00 hs: Celebração da eucaristia (Pe. Marcos Alves) com a participação da capela de Santa Teresinha do bairro Girilândia, escola Capitão José R. Evangelista, Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais de Morada Nova, Unidade Básica de Saúde, Creche Pinóquio, Centro de Atenção Psicossocial, rua Mundico Regino e praça Prefeito Educardo Girão.

...........

01-10-2016 (sábado) – FESTA

SUB-TEMA: Seguindo o modelo de vida de Santa Teresinha do Menino Jesus, possamos eternamente cantar e viver as Misericórdias do Pai.

05:30 hs: Procissão de encerramento a partir da praça Prefeito Eduardo Girão para a capela de Santa Teresinha.

06:00 hs: Café partilhado na capela de Santa Teresinha

07:00 hs: Celebração eucarística (Pe. Josiel Mota).

 

 

 

 

 

 

terça-feira, 13 de setembro de 2016

1997 – 2017: BODAS DE PORCELA DA TURMA DE PORTUGUES/INGLES DA FAFIDAM/UECE


FATOS E DATAS MARCANTES

EDUCAÇÃO

Ingresso na FAFIDAM/UECE da turma 1997-I da Licenciatura plena em Português e Inglês por ocasião do CENTÉSIMO aniversário de fundação da cidade de Limoeiro do Norte (aniversário em 30 de agosto).

..................

ESPORTES

08 de junho de 1997 - Gustavo Kuerten vence o espanhol Sergi Bruguera por 3x0 (6/3 6/4 6/2) e conquista seu primeiro título em Roland Garros.

28 de junho de 1997 – Mike Tyson morde a orelha de Evander Holyfield

29 de junho de 1997 – Brasil vence a Bolívia por 3 a 1 e conquista a Copa América no estádio Hernando Siles, em La Paz na Bolívia.

26 de outubro de 1997 – Jacques Villeneuve vence o campeonato de Fórmula 1 de 1997, pela Williams-Renault –– Grande Prêmio da Europa de 1997 – 17ª e última etapa temporada disputada em Jerez de la Frontera, na Espanha.

14 de dezembro de 1997 e 21 de dezembro de 1997 – Tricampeonato brasileiro do Vasco da Gama (duplo empate em zero a zero com o Palmeiras) e Bi-rebaixamento do Fluminense.

21 de dezembro de 1997 – Brasil vence a Austrália por 6 a 0 e conquista a copa das confederações no estádio rei Fahd em Riad na Arábia Saudita.

.........

POLÍTICA E ECONOMIA

4 de junho de 1997 – A emenda constitucional nº 16 instaura a reeleição no Brasil pós-ditadura e constituição de 1988 em pleno governo Fernando Henrique Cardoso do PSDB. Vide http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc16.htm

23 de outubro de 1997 – A Bolsa de Hong Kong cai 10%, leva as bolsas do mundo a caírem de uma vez e marca o início da crise financeira asiática.

.......

VIOLÊNCIA

07 de março de 1997 – na Favela Naval, em Diadema, São Paulo capital do estado homônimo, o mecãnico Mário Josino é morto pelo PM Otávio Lourenço Gambra, o Rambo como comprovam imagens exibidas na TV aberta em 31 de março do mesmo ano pelo Jornal Nacional da Rede Globo.

20 de abril de 1997 – Cinco jovens de classe média de Brasília ateiam fogo no índio Pataxó Galdino dos Santos que morre em consequência das queimaduras.

......

CIÊNCIA

23 de fevereiro de 1997 – anunciado o nascimento da ovelha Dolly, o primeiro mamífero clonado do mundo.

........

BRASIL

02 a 06 de outubro de 1997 – quarta e última visita do papa João Paulo II ao Brasil.

13 e 14 de outubro de 1997 – visita do presidente Bil Clinton ao Brasil.

.......

ENTRETENIMENTO

17 de fevereiro a 10 de outubro de 1997 – “A Indomada”, produzida e exibida pela Rede Globo, substitui a novela “O rei do gado”.

24 de maio de 1997 – A dupla Sandy & Junior lança seu sétimo álbum, Sonho Azul.

26 de junho de 1997 – lançamento de Harry Potter e a pedra filosofal, primeiro da série.

Outubro de 1997 - A paranaense Débora Rodrigues, ex-MST, recebe o título de "Musa dos Sem-Terras" ao posar para a Playboy (edição 267).

19 de dezembro de 1997 – lançamento nos Estados Unidos do filme Titanic.

............

FALECIMENTOS

02 de fevereiro de 1997 – Chico Science

04 de fevereiro de 1997 – Paulo Francis

17 de fevereiro de 1997 – Darcy Ribeiro

19 de fevereiro de 1997 – Deng Xiaoping

24 de março de 1997 – Walter Clark

2 de maio de 1997 – Paulo Freire

9 de agosto de 1997 – Herbert de Souza

31 de agosto de 1997 – Princesa Diana -

5 de setembro de 1997 – Madre Teresa de Calcutá -

12 de setembro de 1997 – João Paulo (cantor)

sábado, 3 de setembro de 2016