tag:blogger.com,1999:blog-1137628311096885872.post8635252704406817197..comments2023-09-05T06:36:14.721-03:00Comments on Benedito ETP 2010: Para pensar: Geração Coca-cola (Legião Urbana)Beneditohttp://www.blogger.com/profile/00065936409863524190noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-1137628311096885872.post-9940677651804070162016-09-18T17:58:30.783-03:002016-09-18T17:58:30.783-03:00INSTITUTO DOM JOSÉ DE EDUCAÇÃO E CULTURA – IDJ
FAC...INSTITUTO DOM JOSÉ DE EDUCAÇÃO E CULTURA – IDJ<br />FACULDADE DARCY RIBEIRO<br /><br />ALUNAS: MARIA EDILEUSA DE LIMA HURTADO<br />MARIA GISLÂNIA ISRAELA NOBRE DE LIMA<br />MARIA LÚCIA DA SILVA AMORIM RABELO<br /><br />Tendo em vista que a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar, denominada PROVA BRASIL, tem como objetivo a produção de informações sobre os níveis de aprendizagem em Língua Portuguesa – ênfase em leitura, e em Matemática – ênfase em resolução de problemas. Apresenta ainda, indicadores contextuais sobre as condições em que corre o trabalho da escola, os quais devem ser considerados nas análises dos resultados.<br />Os resultados de desempenho nas áreas avaliadas são expressos em escalas de proficiência. As escalas de Língua Portuguesa (leitura) e de Matemática da Prova Brasil são compostas por níveis progressivos e cumulativos. Isso significa uma organização da maior para a menor proficiência. Ainda, quando um percentual de alunos foi posicionado em determinado nível da escala, pode se pressupor que, além de ter desenvolvido as habilidades referentes a este nível, eles provavelmente também desenvolveram as habilidades referentes aos níveis anteriores.<br />Ao analisar os resultados da Escola de Ensino Fundamental Enéas Ferreira Nobre, a equipe escolar verifica o percentual de alunos posicionados em cada nível da escala de proficiência, conferindo a descrição das habilidades referentes a esses níveis, refletindo pedagogicamente sobre os resultados. Verifica ainda o perfil de “escolas similares” que apresenta os resultados com características semelhantes, ou seja, que pertence à mesma microrregião geográfica localiza-se na mesma zona (urbana ou rural) e possuem valores do indicador de socioeconômico próximos.<br /> Neste contexto, convém ressaltar os dados referentes à participação da escola na realização da prova nos 5° anos foi de 96,81% dado bastante relevante tendo em vista todo o trabalho realizado junto a pais, professores e alunos. <br /> Quanto aos resultados obtidos às médias de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática em relação aos anos de 2011, 2013 e 2015 estão abaixo relacionado:<br />Anos Língua Portuguesa Matemática<br />2011 178,89 195,19<br />2013 197,78 213,02<br />2015 207,08 207,00<br /><br /> Pelo exposto, fica claro que a média de proficiência na disciplina de Língua Portuguesa vem avançando gradativamente. Porém, na disciplina de Matemática teve um decréscimo entre os anos de 2013 a 2015 como mostra a tabela anterior. No entanto, apesar destes índices a nossa escola conseguiu ficar no nível intermediário. Diante disso, vale ressaltar que a escola juntamente com os professores, núcleo gestor, coordenadores, alunos e família vem realizando um trabalho voltado para elevar a qualidade de ensino gerando uma aprendizagem significativa que garanta melhorar os índices e garantir a alfabetização dos alunos na idade certa.<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/12942729887798878613noreply@blogger.com