segunda-feira, 29 de abril de 2019

Escola Egídia na luta para compreensão do autismo

Egídianews - edição digital desta tarde de segunda-feira (29-04-2019)

A pioneira das estaduais participa de evento na Câmara de Vereadores de Morada Nova, Ceará

Em um momento de formação, alunos acompanhados pela psicóloga Nadja Evangelista e pela professora Osenir Melo participaram de palestra sobre autismo.

O quebra-cabeças da vida é grande e dinâmico. Precisa de formação e i



nformação (jamais apartidária ou desprovida de ideologia) como sempre é explicado aos membros da octogenária escola.

Escola Egídia Cavalcante Chagas., a pioneira, rumo ao centenário (2036).
Egídianews - edição digital desta manhã de segunda-feira (29-04-2019)

Parceria firmada entre escola Egídia e Secretaria Municipal de Saúde de Morada Nova, Ceará

Na manhã desta segunda, a pioneira das estaduais de Morada oficializou sua luta contra a disseminação da gripe ao protocolar ofício expedido pela Secretaria de Saúde de Morada Nova , Ceará (na pessoa de Fabíola Mara)
Quinta-feira - 02-05-2019 - Vacina contra a gripe nas dependências da pioneira.
A demanda por saúde em tempos de proliferação do vírus da gripe foi cobrada por funcionários e professores da octagenária escola e atendida pela parceria com a prefeitura de Morada Nova.
Escola Egídia Cavalcante Chagas, rumo ao centenário (2036)



sexta-feira, 26 de abril de 2019

ELABORAÇÃO DA VISÃO DE FUTURO E OBJETIVOS ESTRATÉGICOS e "4º festival Alunos que inspiram

O presente relatório apresenta a Visão de Futuro do Estado do Ceará, englobando os esforços de formulação estratégica que foram desenvolvidos a partir de um conjunto extenso de eventos e oficinas de trabalho. A Visão de Futuro do Estado do Ceará é elaborada com o propósito de indicar um rumo e caminhos para a construção do futuro desejado, que promova um novo padrão de desenvolvimento orientado para o bem-estar da população.

http://www.ceara2050.ce.gov.br/api/wp-content/uploads/2019/01/ceara-2050-produto-3-3-visao_objetivos_indicadores_metas_24-11.pdf

................................
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação, lança a 4ª edição do Festival Alunos que Inspiram, iniciativa que busca desenvolver o potencial artístico, cultural e intelectual dos estudantes da rede pública estadual de ensino. Serão, ao todo, 15 modalidades de expressão, distribuídas em seis categorias: Artes Visuais, Criação Literária, Dança, Música, Teatro e Vídeo.
A principal novidade desta edição é a adoção de um tema norteador para as categorias de Artes Visuais, Criação Literária e Vídeo. As obras deverão ser elaboradas a partir dos eixos do projeto Ceará 2050, que é uma proposta de construção de metas para o desenvolvimento sustentável do Ceará nos próximos 30 anos. Conheça mais sobre o Ceará 2050 no site http://www.ceara2050.ce.gov.br.
As inscrições podem ser feitas de 15 a 30 de abril de 2019, exclusivamente, em formulário eletrônico disponibilizado no Portal Aluno Online (http://aluno.seduc.ce.gov.br/). Poderão participar do Festival os estudantes matriculados nas escolas da rede estadual de ensino do Ceará. Todos os membros do trabalho inscrito devem ser da mesma escola. Cada estudante poderá participar em até três expressões, com uma obra em cada.
A realização do Festival ocorrerá em três fases. A primeira é a escolar, gerenciada pela própria unidade de ensino, que tem a competência de selecionar um trabalho em cada expressão artística para seguir adiante no concurso.
A segunda etapa, de cunho regional, é conduzida por cada Coordenadoria Regional de
Desenvolvimento da Educação (Crede) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor).
A Fase Estadual será realizada pela Seduc, em parceria com as Regionais. A premiação para os primeiros colocados de cada expressão artística consiste na participação em um evento de âmbito nacional referente a cada área.


https://www.seduc.ce.gov.br/2019/04/12/alunos-que-inspiram-festival-incentiva-producao-artistica-de-estudantes-da-rede-estadual/

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Gremio estudantil na escola Egídia - reunião de posse


Governo do Estado do Ceará
10ª Coordenadoria Regional de Educação – CREDE 10
Escola Egídia Cavalcante Chagas – Morada Nova, Ceará
Grêmio Estudantil Novos Tempo de Educação

Que país é esse? (Legião Urbana)

Nas favelas, no Senado / Sujeira pra todo lado / Ninguém respeita a Constituição / Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse?
No Amazonas, no Araguaia iá, iá / Na Baixada Fluminense / Mato Grosso, Minas Gerais / E no Nordeste tudo em paz / Na morte eu descanso / Mas o sangue anda solto / Manchando os papéis, documentos fiéis / Ao descanso do patrão
……………………………………………………………………………………………………………………..
Ser Politizado

"Ser politizado é entender como funcionam as relações de poder em cada sociedade e no mundo em geral. É compreender que, por trás das relações de troca no mercado existem relações de exploração. Que, por trás das relações de voto, existem relações de dominação. Que, por trás das relações de informação, há um processo de alienação.Ser politizado, no mundo de hoje, significa compreendê-lo no marco das relações capitalistas de acumulação e de exploração.
http://madinde.blogspot.com/2007/05/o-que-ser-politizado.html
……………………………………………………………………………………………………………………..
Democracia desde a escola e representatividade

Os órgãos colegiados, como Conselho escolar, a Associação de pais e mestres, o Grêmio estudantil, nas escolas são fundamentais para uma a gestão democrática, pois esses garantem, a prática da participação na escola, a descentralização do poder e da busca por uma educação de qualidade.
http://www.emdialogo.uff.br/content/gestao-democratica-e-orgaos-colegiados
……………………………………………………………………………………………………………………..
Pensando um grêmio estudantil

O Grêmio é a organização que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade.
O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.
https://crede06.seduc.ce.gov.br/index.php/noticias/64-programas-e-projetos/377-gremio-estudantil

Os Grêmios Estudantis compõem uma das mais duradouras tradições da nossa juventude. Pode-se afirmar que no Brasil, com o surgimento dos grandes estabelecimentos de ensino secundário, nasceram também os Grêmios Estudantis, que cumpriram sempre um importante papel na formação e no desenvolvimento educacional, cultural e esportivo da nossa juventude, organizando debates, apresentações teatrais, festivais de música, torneios esportivos e outras festividades.
As atividades dos Grêmios Estudantis representam para muitos jovens os primeiros passos na vida social, cultural e política. Assim, os Grêmios contribuem, decisivamente, para a formação e o enriquecimento educacional de grande parcela da nossa juventude.
http://www.alunos.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=145
…………………………………………………………………………………………………………………….
Atividades que podem ser desenvolvidas com o apoio de um grêmio atuante

Realizar encontro mensais para estudo e/ou articulação de atividades
Planejar, promover e acompanhar atividades lúdicas, artísticas, culturais e esportivas.
Politizar os alunos.
Cumprir e melhorar o regimento escolar.
Favorecer o processo de ensino-aprendizagem da escola.
Representar e problematizar os anseios dos alunos
Estreitar laços com as instituições da sociedade local para
Vivencia atividades que colaborem para o exercício de uma cidadania crítica, responsável e participativa.
……………………………………………………………………………………………………………………..
Leis que amparam o grêmio

Lei Federal n.º 7.398/1985 - Dispõe sobre a organização de entidades representativas dos estudantes de 1º e 2º graus e dá outras providências.
Lei n.º 12.852/2013 - Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve).
Lei n.º 12.933/2013 - Dispõe sobre o benefício do pagamento de meia-entrada para estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens de 15 a 29 anos comprovadamente carentes em espetáculos artístico-culturais e esportivos, e revoga a Medida Provisória no 2.208, de 17 de agosto de 2001.
………………………………………………………………………………………………………………….