sexta-feira, 24 de junho de 2016

Pensadores da educação e sua influência para a didática em sala de aula


Santo Agostinho - Embora tenha vivido nos últimos anos da Idade Antiga - que se encerrou com a queda do Império Romano, no ano de 476 -, Santo Agostinho (354-430) foi o mais influente pensador ocidental dos primeiros séculos da Idade Média (476-1453). A ele se deveu a criação de uma filosofia que, pela primeira vez, deu suporte racional ao cristianismo. Com o pensamento de Santo Agostinho, a crença ganhou substância doutrinária para orientar a educação, numa época em que a cultura helenística (baseada no pensamento grego) havia entrado em decadência e a nova religião conquistava cada vez mais seguidores, mesmo se fundamentando quase que exclusivamente na fé e na difusão espontânea.


À medida que a Igreja se tornava a instituição mais poderosa do Ocidente, a filosofia de Santo Agostinho definia a cultura de seu tempo. Educação e catequese praticamente se equivaliam - as escolas eram orientadas para a formação de membros do clero, ficando em segundo plano a transmissão dos conteúdos tradicionais. O conhecimento tinha lugar central na filosofia de Santo Agostinho, mas ele se confundia com a fé. Diante disso, a educação daquela época - conhecida como patrística, em referência aos padres que a ministravam - estimulava acima de tudo a obediência aos mestres, a resignação e a humildade diante do desconhecido. O objetivo era treinar o controle das paixões para merecer a salvação numa suposta vida após a morte.


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Tomás de Aquino - Depois de oito séculos marcados por uma filosofia voltada para a resignação, a intuição e a revelação divina, a Idade Média cristã chegou a um ponto de tensão ideológica que levou à inversão quase total desses princípios. O personagem-chave da reviravolta foi São Tomás de Aquino (1224/5-1274), o grande nome da filosofia escolástica (leia quadro abaixo), cujo pensamento privilegiou a atividade, a razão e a vontade humana.


Segundo Tomás, há dois tipos de conhecimento: o sensível, captado pelos sentidos, e o intelectivo, que se alcança pela razão. Pelo primeiro tipo, só se pode conhecer a realidade com a qual se tem contato direto. Pelo segundo, pode-se abstrair, agrupar, fazer relações e, finalmente, alcançar a essência das coisas, que é o objeto da ciência. O processo de abstração que vai da realidade concreta até a essência universal das coisas é um exemplo da dualidade entre ato e potência, princípio fundamental tanto para Aristóteles quanto para a filosofia escolástica.


Tomás de Aquino - Para extrair das coisas sua essência, é necessário transformar em ato algo que elas têm em potência. Disso se encarrega o que Tomás de Aquino chama de inteligência ativa - em complementação a uma inteligência passiva, com a qual cada um pode formar os próprios conceitos. A idéia, transportada para a educação, introduz um princípio pedagógico moderno e revolucionário para seu tempo: o de que o conhecimento é construído pelo estudante e não simplesmente transmitido pelo professor [...].

Como o filósofo vê em todo ser a potência e o ato (apenas Deus está acima da dicotomia, sendo "ato puro"), a noção de transformação por meio do conhecimento é fundamental em sua teoria. Cada ser humano, segundo ele, tem uma essência particular, à espera de ser desenvolvida, e os instrumentos fundamentais para isso são a razão e a prudência - esse, para Tomás de Aquino, era o caminho da felicidade e também da conduta eticamente correta.


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Comênio - Quando se fala de uma escola em que as crianças são respeitadas como seres humanos dotados de inteligência, aptidões, sentimentos e limites, logo pensamos em concepções modernas de ensino. Também acreditamos que o direito de todas as pessoas - absolutamente todas - à educação é um princípio que só surgiu há algumas dezenas de anos. De fato, essas idéias se consagraram apenas no século 20, e assim mesmo não em todos os lugares do mundo. Mas elas já eram defendidas em pleno século 17 por Comênio (1592-1670), o pensador tcheco que é considerado o primeiro grande nome da moderna história da educação.

A obra mais importante de Comênio, Didactica Magna, marca o início da sistematização da pedagogia e da didática no Ocidente.

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No livro, o pensador realiza uma racionalização de todas as ações educativas, indo da teoria didática até as questões do cotidiano da sala de aula. A prática escolar, para ele, deveria imitar os processos da natureza. Nas relações entre professor e aluno, seriam consideradas as possibilidades e os interesses da criança. O professor passaria a ser visto como um profissional, não um missionário, e seria bem remunerado por isso. E a organização do tempo e do currículo levaria em conta os limites do corpo e a necessidade, tanto dos alunos quanto dos professores, de ter outras atividades.


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Martinho Lutero - Movido pela indignação e pela discordância com os costumes da Igreja de seu tempo, o monge alemão Martinho Lutero (1483-1546) foi o responsável pela reforma protestante, que originou uma das três grandes vertentes do cristianismo (ao lado do catolicismo e da Igreja Ortodoxa). O nascimento do protestantismo teve profundas implicações sociais, econômicas e políticas. Na educação, o pensamento de Lutero produziu uma reforma global do sistema de ensino alemão, que inaugurou a escola moderna. Seus reflexos se estenderam pelo Ocidente e chegam aos dias de hoje.

A idéia da escola pública e para todos, organizada em três grandes ciclos (fundamental, médio e superior) e voltada para o saber útil nasce do projeto educacional de Lutero. "A distinção clara entre a esfera espiritual e as coisas do mundo propiciou um avanço para o conhecimento e o exercício funcional das coisas práticas", diz o pastor Walter Altmann, presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

26 comentários:

  1. Cada um deles tem sua contribuição voltada para o contexto da sala de aula,mas o foco de suas teorias está voltada para a didática. Para que nós professores possamos compreender e usar de uma melhor metodologia, para que os nossos alunos possam ter um aprenndizado e tornar os alunos cidadãos críticos e conscientes na sociedade. Mas como podemos perceber, os pensadores deixam a desejar nas suas contribuições na educação em relação ao ensino, pois ambos se preocupavam com a religião. Diferente de Lutero fez a distinção entre ensino e religião.

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  2. Ao analisarmos as teorias dos pensadores, percebemos que que as opiniões dos mesmos estão interligadas, pois ambos fazem parte do processo histórico da prática pedagógica na educação em que sempre se fazem necessárias mudanças e transformações.Portanto percebemos as teorias dos mesmos eram voltadas mais para a religião entre eles Martinho Lutero,que fez a distinção entre religião e ensino.

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  3. Grata pelo compreensão durante a aula.

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  4. Fazendo uma analise do contexto dos nossos pensadores podemos perceber tal grande foi a contribuição de ambos nesse processo de ensino, tão marcante que podemos perceber até hoje suas influências.É percebível que todos eles doutrinavam através da fé, filosofia usada para doutrinar e educar, ambas se interligam para melhor se compreendida e trabalhada. Numa imensidão de séculos e numa batalha constante para ser fixada o bem maior da humanidade, o conhecimento. a partir dele todos os outros processos religiosos e humanitário progrediam, pois era exatamente essa lógica que era trabalhada, ensinar para conhecer. Conhecer para se educar e assim, com efeitos dar frutos, na maior obra do universo, o conhecimento.

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  5. Ao fazermos uma análise sobre os pensadores da educação percebemos que cada um deles tem sua contribuição no processo de ensino,sempre voltadas para a religião,apenas Martinho Lutero fez a distinção entre o ensino e a religião.

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  6. Ao fazer um paralelo sobre o assunto abordado é notável a grande contribuição desses pensadores na educação. muito embora todos eles tivessem a igreja como referencial a prática pedagógica desenvolvida nas escolas se voltavam para atender os princípios ideológicos daquele período.Lutero ao discordar de outros filósofos provoca profundas implicações sociais, econômicas e políticas dando origem a escola moderna, ao qual seus reflexos se expandiram pelo Ocidente persistindo até os dias atuais.

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  7. Ao analisar o texto que aborda a contribuição desses pensadores e sua influência para a didática em sala de aula é possível percebermos que apesar de estarem voltados para dogmas religiosos, estes tiveram grande importância para a história da educação e a influênciaram por séculos.Somente a partir da Reforma Protestante a educação sofreu impactos determinantes que passaram a valorizar a formação do homem em todos os aspectos.

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  8. Cada um desses pensadores tiveram sua contribuição para a educação, onde as escolas adotavam a catequese, ficando em segundo plano a transmissão dos conhecimentos. Porém se não fosse Lutero indignado com os costumes da igreja não teria acontecido a reforma no sistema de ensino que vem dando certo até hoje.

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  9. Os teóricos se fudamentavam em teorias que defendiam os momentos historicos de suas épocas criando pressupostos de cunho ideológico voltado para crença religiosa e também enfatizava o processo de ensino e aprendizagem como foco principal em suas teses.

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  10. Mediante os textos estudados fica claro que os pensadores fundamentaram-se na questão religiosa ao defenderem suas ideias que mais tarde influenciaram a educação daquele perdido.

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  11. Ao estudarmos os referidos teóricos, percebemos a grandiosa contribuição de todos no processo de ensino-aprendizagem. As teorias de ambos voltavam-se para a religião, atendendo aos principios da época e tiveram grande influência na educaçao.

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  12. Ao fazer uma análise dos textos percebemos que os pensadores em questão deram enorme contribuição para a educação de um modo geral. Pois os mesmos fundamentaram-se na questão religiosa ao defenderem suas ideias que mais tarde influenciaram a educação.

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  13. Analisada sob a ótica dessas teorias, a aprendizagem ocorre a partir das relações de fé,religião e a filosofias de troca que o indivíduo estabelece com seu contexto sociocultural, com as pessoas e com objetos de conhecimento como,por exemplo, a leitura e a escrita. O motor dessas trocas são as situações desafiadoras impostas pelo meio, que provocam no aprendiz a necessidade de mudança de comportamento, ampliação de conhecimento e consequentemente um maior desenvolvimento mental.

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  14. Com base na leitura podemos perceber a contribuição que cada um desses pensadores tiveram no processo histórico da prática pedagógica, vale ressaltar que as teorias na verdade eram baseadas na religião e com isso a transmissão pedagógica ficava em segundo plano. Mas Lutero movido pela indignação, produziu uma reforma global no sistema de ensino que se reflete até o dia de hoje.

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  15. Sobre os autores pode-se afirmar que ambos defendiam ideias com ênfase na fé e na religiosidade. Deste modo, criaram uma filosofia com pressupostos voltados para orientar a educação em diferentes momentos da história. Baseado em suas concepções eles aprimoraram os conhecimentos do seu tempo, influenciaram no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para a didática em sala de aula.

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  16. Baseado na leitura do texto,pode se perceber as contribuições de cada pensador para a didática do professor em sala de aula.Todos tiveram grande importância para a história da educação no processo ensino aprendizagem,embora alguns deles, dentro do contexto da filosofia da doutrina através da fé ,ideologias religiosas da época. Portanto ,somente Lutero fez a distinção entre o ensino e religião ,provocando profundas mudanças significativas que perdura até os dias atuais.

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  17. De acordo com texto lido, pode-se analisar que os autores tiveram um grande influência e contribuição na educação e ambos voltavam-se para a religião, mas, entre eles destaca-se Martinho Lutero que foi o responsável pela reforma protestante e que produziu uma reforma global no ensino dando origem a escola moderna que faz distinção entre religião e o avanço do conhecimento.

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  18. Mediante a leitura do texto é notório observar que os autores contribuíram de forma significativa para a educação, mas que destaca-se o monge alemão Martinho Lutero, que foi o grande responsável pela reforma protestante que deu origem a escola moderna e se estendeu no Ocidente e chega aos dias de hoje. Lutero diferente dos outros autores distingue a religião do ensino aprendizagem e propicia assim um avanço ao conhecimento e exercício funcional das coisas práticas.

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  19. Os pensadores já pensavam bem a frente de nós e da época.Como educadores, devemos fazer a diferença diante de momentos difíceis e pensar longe diante das dificuldades. Enquanto ficarmos só lamentando o tempo passa e não fazemos o que é realmente preciso.O nosso apoio são os nosso alunos.

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  20. Diante de cada um desses pensadores podemos ver que suas opiniões estão interligadas, pois os mesmos fazem parte do processo histórico da prática pedagógica, através deles que outros processos religiosos e humanitário se desenvolveram. Mas somente Martinho Lutero fez a distinção entre o ensino aprendizagem e a religião.

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  21. percebi entre cada pensador que suas opiniões estão coerente umas com as outras, pois fazem parte do processo histórico pratico pedagógico e que por meio deles, ou seja, baseado neles outros processos religiosos e humanitário se desenvolva. Assim como as palavras do grande pensador LUTERO que protestava e produzia reforma global, para que as escolas modernas produzam um sistema de ensino que venha a contribuir para a didática e o desenvolvimento em sala de aula... Atenciosamente RICARDO PINHEIRO DAMASCENO.

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  22. Fazendo uma reflexão e analisando as teorias dos pensadores,percebemos que ambos tem a mesma linha de pensamento com suas divergências, visto que quando Piaget defende a teoria da aprendizagem observamos que os demais pensadores fazem as mesmas observações com convergências e divergências.Quero destacar Martinho Lutero como líder e responsável pela reforma protestante,dando origem a escola moderna estendendo se ocidente chegando aos dias atuais.Lutero diferente dos outros autores, ele fez a distinção entre religião e ensino aprendizagem.Promovendo um avanço e exercício dentro do processo educacional. Elizabete Rodrigues Nobre

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  23. Fazendo uma reflexão e analisando as teorias dos pensadores,percebemos que ambos tem a mesma linha de pensamento com suas divergências, visto que quando Piaget defende a teoria da aprendizagem observamos que os demais pensadores fazem as mesmas observações com convergências e divergências.Quero destacar Martinho Lutero como líder e responsável pela reforma protestante,dando origem a escola moderna estendendo se ocidente chegando aos dias atuais.Lutero diferente dos outros autores, ele fez a distinção entre religião e ensino aprendizagem.Promovendo um avanço e exercício dentro do processo educacional. Elizabete Rodrigues Nobre

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