quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Linguagem e resistência - escola Egídia na FAFIDAM

Egídianews - edição digital desta manhã de quinta-feira (19-09-2019).

Escola Egídia na FAFIDAM com Rajagopalan

Com o esforço pessoal de seis abnegados/as docentes  (Valéria, Priscika, Rubenita, Jeimes, Edson e Benedito) e a inestimável anuência e




colaboração da diretora Sílvia Helena Claudino Brandão, a Pioneira das escolas estaduais de Morada Nova foi representada na noite desta última quarta-feira (18-09-2019) durante palestra com o eminente linguista Kanavilil Rajagopan.
A octagenária escola foi abrilhantada pelo que seus docentes contemplaram quase com ares de fãs enleados pela vigorosa teia argumentativa do afável e aguerrido Rajan em seu esforço para a construção de políticas linguísticas de resistência aos discursos de opressão que as elites estão mantendo.
A presença ilustre da coordenadora do MIHL-FECLESC/FAFIDAM, a doutora Ana Maria, e de discentes do curso de Letras da FAFIDAM, ex-alunos e comunidade em geral é um eloquente testemunho da grandiosa presença cuja apresentação ficou a cargo da querida doutora Claudiana Alencar, membro do PosLA / UECE.
Enriquecida pela presença da professora Eliana Batista, representante da Décima Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação  (CREDE 10) de Russas, Ceará, a palestra de Rajan quebrou os protocolos sisudos da academia com uma apresentação destrutivamente viva e sagaz tão ao gosto daquilo que a alegria da carnavalização (conceito bakhtiniano) defende como recurso para destronar a pompa austera e elitista dos que procuram reinar sobre este mundo.
Adornada com a belíssima elocução poética da professora Claudiana a palestra foi finalizada com a certeza de que RESISTIR é a única possibilidade de existir em meio ao desamor. E essa posso é LINGUAGEM.
Escola Egídia, a pioneira das estaduais de Morada Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário