quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012
Jornada Mundial da Juventude no Brasil em 2013
A logomarca da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2013, que acontecerá no Rio de Janeiro, foi apresentada na noite desta quarta-feira, no auditório da Arquidiocese do Rio. O desenho do designer Gustavo Huguenin, de 25 anos, foi o vencedor do concurso, que contou com mais de 200 trabalhos enviados de todas as partes do mundo para o Conitê Organizador Local (COL).
"Para mim, é uma alegria muito grande saber que o meu trabalho vai ser usado no maior evento católico do mundo, ainda mais com a presença do Santo Padre, e que essa imagem estará associada ao encontro pessoal que os jovens do mundo inteiro terão com Jesus Cristo", comemorou Huguenin.
O símbolo escolhido tem as cores da bandeira brasileira e assemelha-se a um coração. A imagem traz o Cristo Redentor como figura central e ainda faz referências ao Pão de Açúcar e ao litoral brasileiro.
De formação católica, Huguenin frequenta a paróquia Santíssimo Sacramento, da diocese de Nova Friburgo. Ele é formado em Design Gráfico pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) e possui um escritório próprio.
"Foi uma atitude de fé participar desse concurso", afirmou o jovem designer, natural do município de Cantagalo, região serrana do Rio.
Mais de 100 bispos de todo país vieram ao Rio de Janeiro para cerimônia de apresentação da logomarca. O evento também contou com a presença do governador Sérgio Cabral, que estava acompanhado do prefeito Eduardo Paes e do seu secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame.
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/igreja-apresenta-logo-da-jornada-mundial-da-juventude-2013
08/02/2012, 10:01
................
História da Jornada Mundial da Juventude
A Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo Papa João Paulo II em 1985, e consiste numa reunião de centenas de milhares de pessoas católicas, sobretudo jovens. O evento é celebrado a cada dois ou três anos, numa cidade escolhida para celebrar a grande jornada em que participam pessoas do mundo inteiro. Nos anos intermédios, as Jornadas são vividas localmente, no Domingo de Ramos, por algumas dioceses ao redor do mundo. Para cada Jornada, o Papa sugere um tema.
Jornadas Mundiais da Juventude
1986 - Roma, Itália
1987 - Buenos Aires, Argentina
1989 - Santiago de Compostela, Espanha
1991 - Częstochowa, Polônia
1993 - Denver, Estados Unidos
1995 - Manila, Filipinas
1997 - Paris, França
2000 - Roma, Itália
2002 - Toronto, Canadá
2005 - Colónia, Alemanha
2008 - Sydney, Austrália
2011 - Madrid, Espanha
2013 - Rio de Janeiro, Brasil
Cruz da JMJA Cruz da JMJ ficou conhecida por diversos nomes: Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina, muitos a chamam de Cruz dos Jovens porque ela foi entregue pelo papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo.
A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final daquele ano, depois de fechar a Porta Santa, o Papa João Paulo II deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem a recebeu, em nome de toda a juventude foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço em Roma. Estas foram as palavras do Papa naquela ocasião:
"Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção". (Sua Santidade João Paulo II, Roma, 22 de abril de 2004).
O Ícone de Nossa Senhora
Em 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz da JMJ: o Ícone de Nossa Senhora, "Salus Populi Romani", uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no ocidente, Santa Maria Maior.
"Hoje eu confio a vocês… o Ícone de Maria. De agora em diante ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a Cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o Apóstolo João, a acolhe-la em suas vidas" (Roma, 18ª Jornada Mundial da Juventude, 2003)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jornada_Mundial_da_Juventude
08/02/2012, 09:47
....................................
World Youth Day (commonly abbreviated to WYD) is a youth-oriented Catholic Church event. While the event itself celebrates the Catholic faith, the invitation to attend extends to all youth, regardless of religious convictions.
World Youth Day was initiated by Blessed Pope John Paul II in 1985. It is celebrated diocesan level annually, and at a week-long international level every two to three years at different locations. The international level events attract hundreds of thousands of youth from almost every country on the planet.
http://en.wikipedia.org/wiki/World_Youth_Day
08/02/2012, 09:49
............................
La Jornada Mundial de la Juventud (JMJ) es un evento organizado por la Iglesia Católica que convoca a los jóvenes de todo el mundo en torno a la figura del papa
Esta iniciativa tuvo su origen en la idea del papa Pablo VI, que en el Año Santo de 1975 reunió en Roma a varios miles de jóvenes en representación de numerosos países, tras su participación en la "I Marcha Internacional de la Reconciliación Cristiana" que recorrió el camino de San Francisco, entre Asís y Roma. En 1984 durante el papado de Juan Pablo II se llevó a cabo una nueva convocatoria mundial, para incentivar la participación juvenil en la Iglesia, llegando a reunir a más de cinco millones de personas durante la edición de 1995, realizada en Manila, Filipinas.[
http://es.wikipedia.org/wiki/Jornada_Mundial_de_la_Juventud
08/02/2012, 09:51
.................................
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário