.......
Souza (2009, 39) trata das “produções híbridas, nascidas nos intercruzamentos de culturas, como combinações de transgressões, submissões, negociações, interdições, trocas, rupturas e subversões.”
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Souza
(2009, p. 57) denomina como “relações
dialógicas de reexistências inscritas em um processo que envolve negociação,
reinvenção e subversão de relações assimétricas de poder.”
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“interações realizadas em um fluxo contínuo de contatos [...]” (p. 61).
Souza
(2009, p. 71) define como “formas
de participação e de valorização de práticas culturais, politizando o
cotidiano, mostrando significativa capacidade de mobilização para influenciar
leis e políticas públicas”.
...........
Souza (2009, p. 87), à “sustentação de práticas de letramentos capazes
de responder às suas demandas e interesses, bem como aos da comunidade em que
vivem”.
Souza (2009, p. 88) organizam “um espaço de práticas que, sem ser fixo ou suficientemente
institucionalizado, engendra possibilidades de usos da linguagem em práticas
letradas”, um espaço rasgado por apreciações que “envolvem tanto os usos
socialmente valorizados como os não valorizados da linguagem e,
necessariamente, dizem respeito às intenções e objetivos compartilhados e, sobretudo,
reinventados(idem, p. 89)”.
...........
materialização
enunciativa de “práticas sócio-culturais e posicionamentos
singulares de uso da linguagem” (p. 121).
.............
“A alteridade é constitutiva de nossa identidade, e por isso nossas
vozes estão impregnadas pelo outro, pelo dizer do outro, pela palavra do outro
em uma relação de aproximação, distanciamento, tensão e conflito.” (p. 137).
.............
“[...] práticas de letramentos situadas e marcadas pela resistência e pela subversão.” (p. 142).
“[...] modos de argumentar que permitem identificar a construção identitária
dos ativistas quando em interação em diferentes situações comunicativas.” (p. 153).
........Souza (2009, p. 155) denomina como “atributos sociais e modos de dizer não aceitos ou socialmente desvalorizados.”
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“[...] não tem dado conta de reconhecer e legitimar a presença de outras
culturas e de outros letramentos”, segundo Souza (2009, p. 186).
SOUZA, Ana Lúcia
Silva. Letramentos de Reexistência:
culturas e identidades no movimento hip-hop. Tese
(doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da
Linguagem.Campinas,
SP. 2009. 206 pág.
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