Secretaria de Educação do Estado do Ceará
10ª Coordenadoria Regional de Educação – CREDE 10
EEM Egídia Cavalcante Chagas
Morada Nova – Ceará
Semana do Meio Ambiente – 05 a 09 de junho de 2017
Tema: Um ambiente melhor para
pessoas melhores
PROGRAMAÇÃO
05-06-2017 (segunda)
09:00
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Abertura: palavra da
diretora Sílvia Helena (sala de vídeo)
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09:15
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Abertura do concurso
de poesia sobre o meio ambiente
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09:30
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Game-show sobre meio
ambiente (para representantes de turmas) na sala de vídeo
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10:00
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Relato de
constituição da horta orgânica da escola na sala de vídeo
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15:30
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Game-show sobre meio
ambiente (para representantes de turmas) na sala de vídeo
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06-06-2017 (terça)
07:30
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Palestra: A criação
literária nacional e sua relevância para a consciência
ambiental
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12:00
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Divulgação da
questão ambiental na rádio Salinas FM
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18:30
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Palestra na câmara
municipal sobre resíduos sólidos promovida pelo IMAMN
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07-06-2017 (quarta)
09:00
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Panfletagem sobre
preservação ambiental
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16:30
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Visita à praça da
Lagoa da Salina
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19:00
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Palestra: Desafios
históricos e geográficos para a constituição de uma economia
sustentável
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08-06-2017 (quinta)
09:00
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Exposição:
Reciclagem, fonte de renda, arte e cultura.
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15:00
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Palestra: Aspectos
biológicos e químicos da poluição ambiental para os seres
vivos
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09-06-2017 (sexta)
08:30
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Brigada contra
arboviroses
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09:00
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Palestra: o discurso
de catadores/as no combate à poluição e às formas de
empobrecimento
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15:30
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Culminância do
concurso de poesia
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.....
DICAS ECO-AMBIENTAIS
1. Preserve a vegetação nativa.
2. Cuide dos cursos e reservatórios de água doce.
3. Combata a pesca ou caça ilegal.
4. Abolir o comércio de animais silvestres.
5. Substitua a palavra lixo por resíduo.
6. Viva o reutilizar, reaproveitar e reciclar.
7. Reduza o consumo de água e de energia elétrica.
8. Prefira o transporte público.
9. Valorize a escolha da bicicleta e do ato de caminhar para ir ao trabalho.
10. Compre apenas o necessário e evite o supérfluo e a cultura do desperdício.
11. Separe os resíduos orgânicos dos recicláveis.
12. Não contribua com a poluição sonora e/ou visual.
13. Evite veneno na lavoura ou horta.
14. Não jogue óleo (de cozinha ou automotivo, lubrificantes) no esgoto ou cursos de água.
15. Proponha ações concretas de combate ao assoreamento dos rios e à desertificação do solo.
16. Discuta a substituição dos combustíveis fósseis.
17. Problematize a diversificação da matriz energética de sua região.
18. Valorize os produtos da economia e agropecuária local e de cada estação climática.
19. Aproveite a iluminação e a ventilação naturais.
20. Verifique o uso dos eletroeletrônicos da casa.
1. Preserve a vegetação nativa.
2. Cuide dos cursos e reservatórios de água doce.
3. Combata a pesca ou caça ilegal.
4. Abolir o comércio de animais silvestres.
5. Substitua a palavra lixo por resíduo.
6. Viva o reutilizar, reaproveitar e reciclar.
7. Reduza o consumo de água e de energia elétrica.
8. Prefira o transporte público.
9. Valorize a escolha da bicicleta e do ato de caminhar para ir ao trabalho.
10. Compre apenas o necessário e evite o supérfluo e a cultura do desperdício.
11. Separe os resíduos orgânicos dos recicláveis.
12. Não contribua com a poluição sonora e/ou visual.
13. Evite veneno na lavoura ou horta.
14. Não jogue óleo (de cozinha ou automotivo, lubrificantes) no esgoto ou cursos de água.
15. Proponha ações concretas de combate ao assoreamento dos rios e à desertificação do solo.
16. Discuta a substituição dos combustíveis fósseis.
17. Problematize a diversificação da matriz energética de sua região.
18. Valorize os produtos da economia e agropecuária local e de cada estação climática.
19. Aproveite a iluminação e a ventilação naturais.
20. Verifique o uso dos eletroeletrônicos da casa.
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À LAGOA DA SALINA
(Para Morada Nova-CE) - (Júlio Araújo)
Tuas águas, espelhos cristalinos / Saudades de ti,/sublime e elegante salina.
Coalizadas com a prata do céu / são tuas águas / nas noites encantadoras de lua
Inspiradora da canção, / Musa dos poetas. / Chico Luís tuas lágrimas declamou, / Gilnei padeceu a tua falta, / Foste poemizada por Félix / Deles todos, musa te tornaste.
És dona de águas misteriosas / Durante o dia és puro ouro / À noite, prata formosa
Nem o majestoso Juruá, / paraíso dos botos, / nem os igarapés, estradas dos ribeirinhos, / Igualam-se a ti, / espelho de Deus!
Ao teu lado o teatro reluz / Os artistas acorrem a ti / És para eles, todo o encanto
Na tua frente, contempla-te o Cristo / A pedra do Cristo é teu brinco, menina.
Quantas vezes cantei em tua varanda / e a canção de tuas águas era também a minha canção. / Às tuas águas uniam-se os meus acordes. / Agora, longe estou eu de ti,
Garota do centro da cidade. / Mas embora esteja eu longe, / Não haverá nunca / Águas que mais me fascine, / que mais ame e admire / que as tuas, minha menina. / Lago sublime de águas mansas, / Lagoa da saudade, / Lagoa da Salina.
http://www.julioaraujo.com/wp/julio-araujo-poemas/
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(Para Morada Nova-CE) - (Júlio Araújo)
Tuas águas, espelhos cristalinos / Saudades de ti,/sublime e elegante salina.
Coalizadas com a prata do céu / são tuas águas / nas noites encantadoras de lua
Inspiradora da canção, / Musa dos poetas. / Chico Luís tuas lágrimas declamou, / Gilnei padeceu a tua falta, / Foste poemizada por Félix / Deles todos, musa te tornaste.
És dona de águas misteriosas / Durante o dia és puro ouro / À noite, prata formosa
Nem o majestoso Juruá, / paraíso dos botos, / nem os igarapés, estradas dos ribeirinhos, / Igualam-se a ti, / espelho de Deus!
Ao teu lado o teatro reluz / Os artistas acorrem a ti / És para eles, todo o encanto
Na tua frente, contempla-te o Cristo / A pedra do Cristo é teu brinco, menina.
Quantas vezes cantei em tua varanda / e a canção de tuas águas era também a minha canção. / Às tuas águas uniam-se os meus acordes. / Agora, longe estou eu de ti,
Garota do centro da cidade. / Mas embora esteja eu longe, / Não haverá nunca / Águas que mais me fascine, / que mais ame e admire / que as tuas, minha menina. / Lago sublime de águas mansas, / Lagoa da saudade, / Lagoa da Salina.
http://www.julioaraujo.com/wp/julio-araujo-poemas/
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A Semana do meio ambiente da escola Egídia é uma tentativa de discussão de questões referentes à relação entre o homem e o ambiente natural, social e cultural a seu redor num momento em que a harmonia dessas relações sofre com o descaso de parte da população e de segmentos do setor público e do privado com relação aos benefícios e malefícios da ação humana sobre as transformações que remodelam e ressignificam as características dos ecossistemas com os quais os homens e mulheres vem interagindo ao longo do tempo e do espaço.
Portanto, perceber a forma como as questões naturais, ideológicas (históricas e culturais) e econômicas se relacionam processualmente de maneiras singulares e cotingentes para a constituição de realidades ecológicas e ambientais que interferem no bem estar das formas de vida e nas experiências que interferem na constituição dos significados pelos quais homens e mulheres exercem sua ação e reflexão sobre o meio ambiente ao seu redor.
Justificativa: O ser humano usufrui de sua consciência para exercer seu domínio sobre todos os elementos da natureza. Alguns grupos, infelizmente preferem abusar dos recursos disponíveis de maneira egoista e, por consequência, um substrato perverso, é o empobrecimento das relações entre os sujeitos e a quebra das relações harmônicas entre os sujeitos e o meio ambiente historicamente tratado de maneira leviana por muitos que não reciclam suas atitudes e pensamentos a partir de uma perspectiva mais responsável, fraterna e ecológica.
Objetivos:
Integrar as áreas do conhecimento no debate sobre o meio ambiente.
Favorecer um ambiente de discussão entre alunos, professores, funcionários e comunidade escolar acerca do meio ambiente.
Problematizar o papel de cada sujeito para a limpeza, conservação e requalificação dos ambientes naturais e social.
Enfocar a urgência de cada sujeito estar preocupado com a questão ambiental e exercer seu protagonismo.
Desafiar os membros da comunidade escolar a assumirem a condição de monitores ambientais.
Adotar práticas mais concretas e exequíveis de conservação das instalações escolares.
Fique por dentro:
LEI Nº. 6.938 de 31 de agosto de 1981: Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA)
LEI Nº 7.797, de 10 de julho de 1989: Fundo Nacionaol do meio ambiente
LEI Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997.: Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos,
LEI No 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências.
Decreto nº 6.040, de 7 de fevereiro de 2007.. Institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais.
Coletânea de leis sobre meio ambiente: http://www.mma.gov.br/estruturas/secex_conjur/_arquivos/108_12082008084425.pdf
Portanto, perceber a forma como as questões naturais, ideológicas (históricas e culturais) e econômicas se relacionam processualmente de maneiras singulares e cotingentes para a constituição de realidades ecológicas e ambientais que interferem no bem estar das formas de vida e nas experiências que interferem na constituição dos significados pelos quais homens e mulheres exercem sua ação e reflexão sobre o meio ambiente ao seu redor.
Justificativa: O ser humano usufrui de sua consciência para exercer seu domínio sobre todos os elementos da natureza. Alguns grupos, infelizmente preferem abusar dos recursos disponíveis de maneira egoista e, por consequência, um substrato perverso, é o empobrecimento das relações entre os sujeitos e a quebra das relações harmônicas entre os sujeitos e o meio ambiente historicamente tratado de maneira leviana por muitos que não reciclam suas atitudes e pensamentos a partir de uma perspectiva mais responsável, fraterna e ecológica.
Objetivos:
Integrar as áreas do conhecimento no debate sobre o meio ambiente.
Favorecer um ambiente de discussão entre alunos, professores, funcionários e comunidade escolar acerca do meio ambiente.
Problematizar o papel de cada sujeito para a limpeza, conservação e requalificação dos ambientes naturais e social.
Enfocar a urgência de cada sujeito estar preocupado com a questão ambiental e exercer seu protagonismo.
Desafiar os membros da comunidade escolar a assumirem a condição de monitores ambientais.
Adotar práticas mais concretas e exequíveis de conservação das instalações escolares.
Fique por dentro:
LEI Nº. 6.938 de 31 de agosto de 1981: Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA)
LEI Nº 7.797, de 10 de julho de 1989: Fundo Nacionaol do meio ambiente
LEI Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997.: Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos,
LEI No 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências.
Decreto nº 6.040, de 7 de fevereiro de 2007.. Institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais.
Coletânea de leis sobre meio ambiente: http://www.mma.gov.br/estruturas/secex_conjur/_arquivos/108_12082008084425.pdf
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