Projeto escolar e
interdisciplinar de preservação do Meio Ambiente para Morada Nova –
Ceará
DEFINIÇÃO
O desenvolvimento da humanidade mantém relação com o meio natural
modificado no decorrer da história humana e da manifestação das
formas de organização social e cultural afetadas por questões de
ordem econômica radicalizadas pela produção em larga escala e pela
cultura do consumismo e do supérfluo que estão exaurindo
rapidamente os recursos naturais.
Como as determinações do poder econômico valorizam o lucro e a
produção em escala industrial, há uma crise ambiental que o
planeta experimenta e cujos efeitos têm agravado a relação do
homem com a noção do tempo, do espaço e da natureza.
O projeto escolar e interdisciplinar de preservação do Meio
Ambiente para Morada Nova – Ceará não é contra os avanços
econômicos ou o desenvolvimento técnico-científico para a
satisfação dos povos, mas se coloca a favor das necessidades dos
países subdesenvolvidos, como o Brasil, e a favor de manifestações
mais locais que possam combater ações antrópicas.
ASPECTO
HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DA
QUESTÃO AMBIENTAL
A questão histórica e georáfica
sobre o meio ambiente é uma construção recente no território
brasileiro. Assim, conforme o site “Portal Educação”:
Com a vinda da
Família Real para o Brasil foi criado o Jardim Botânico do Rio de
Janeiro, em 13 de junho de 1808. Atualmente, o Jardim Botânico do
Rio de Janeiro é uma fundação vinculada ao Ministério do Meio
Ambiente
Até
a década de 50, não havia no Brasil uma preocupação precípua com
os aspectos ambientais; as normas existentes limitavam-se aos
aspectos relacionados com o saneamento, a conservação e a
preservação do patrimônio natural, histórico e artístico, e à
solução de problemas provocados por secas e enchentes.
O
período compreendido entre 1930 a 1950 caracterizou-se pela
industrialização com base na substituição de importações. Nesse
período o país foi dotado de instrumentos legais e de órgãos
públicos que refletiam as áreas de interesse da época e que, de
alguma forma, estavam relacionados à área do meio ambiente, tais
como: o Código de Águas - Decreto nº 24.643, de 10 de julho de
1934; o Departamento Nacional de Obras de Saneamento (DNOS); o
Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS); a Patrulha
Costeira e o Serviço Especial de Saúde Pública (SESP).
OBJETIVOS
GERAIS
Ressignificar o processo
de conscientização cidadã e ecológica da comunidade sobre
questões ambientais para a preservação e desenvolvimento
sustentável.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Despertar a necessidade de preservação da natureza para a preservação da humanidade;
- Sensibilizar a sociedade sobre a possibilidade de utilização sustentável dos recursos naturais;
- Propor soluções para as questões ambientais do cotidiano escolar e de suas comunidades.
ELEMENTOS
Este projeto procura ser uma ferramenta para auxiliar o Plano Diretor
vigente da cidade de Morada Nova a fim de reorganizar a ação
antrópica dos munícipes de Morada Nova quanto à utilização dos
recursos da água, da terra e do ar, quanto ao saneamento urbano e
rural por meio de diganósticos de impactos ambientais e campanhas
educativas e politizadoras mediadas para e pela população poder
gerenciar de maneira prudente a gestão dos recursos ambientais
disponíveis.
TEMÁTICAS
- Qualidade ambiental
- Conservação da biodiversidade
- Uso e ocupação do solo
- Coleta, tratamento e disposição de resíduos sólidos
- Preservação de mananciais de água potável e matas ciliares
- Potencial econômico, turístico e ecológico das pequenas cidades e localidades
- Hidroponia e recursos de irrigação contemporânea
- Combate à pesca e caça ilegais.
- O papel da Agenda 21 para as ações do homem em nível global e em nível local.
METODOLOGIA
- Sensibilização da comunidade escolaridade
- Arregimentação e composição das equiṕes de trabalho
- Constituição de grupos de discussão
- Produção e divulgação de textos argumentativos sobre o resultado das discussões.
- Diagnóstico da realidade ambiental localizado
- Constituição de uma agenda ambiental propositiva
INDICADORES
A SEREM OBSERVADOS PARA DIAGNÓSTICO AMBIENTAL
1.
os indicadores de qualidade ambiental e ecológico;
2.
os indicadores habitacionais e de mobilidade
3.
os indicadores urbanos;
4.
os sanitários;
5.
os sócio-econômicos.
CULMINÂNCIA
- Apresentação de informações discutidas nos fóruns
- Visita à região de mangue do litoral do Vale do Jaguaribe
REFERÊNCIAS
BRASIL.
Constituição da República Federativa do Brasil. São
Paulo, IMESP, 1988. Cap. II Art. 196 e Cap. IV art. 225,1988.
MINISTÉRIO
DA SAÚDE. Plano nacional de saúde e ambiente no
desenvolvimento sustentável diretrizes para implantação.
Brasília, DF, 1995.
PELICIONI,
Maria
C. F. P. Educação
ambiental, qualidade de vida e sustentabilidade.
Revista Saúde e sociedade. 7(2): 19-31, 1998.
Disponível em: ,
Acesso em: 26 junho 2017.
Portal
Educação. Meio ambiente no Brasil históricos. Disponível
em:
.
Acesso em: 26 junho 2017.
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