quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Egídia 2017 - o espaço geográfico e o meio ambiente


No tocante à problemática da constante e oportuna revitalização dos espaços da escola Egídia, a proposta se vê atrelada ao desejo e à compreensão de que um ambiente organizado e limpo começa em nosso local de trabalho e nos espaços em que homens e mulheres exercem suas atividades sociais e culturais com o propósito de aproveitar o mundo natural transformado e mediado pela ação ideológica (social e cultural) de sujeitos conscientes de seu ser no processo histórico.
Na medida em que, segundo Alves (1999), o espaço “é produto das relações entre homens e dos homens com a natureza, e ao mesmo tempo é fator que interfere nas mesmas relações que o constituíram. O espaço é, então, a materialização das relações existentes entre os homens na sociedade”.
Outrossim, a escola Egídia é uma amostra de como a comunidade pode transformar ao longo dos anos, a reflexão em ação. Quando os alunos começam a ouvir e presenciar ações de combate às arboviroses (Dengue, Zika e Chicungunha) que assolam endemicamente vastas áreas do Nordeste brasileiro, ocorre uma “faísca” que acaba sendo respondida em níveis e momentos diversos pela ação e pelos discursos de alunos e comunidade em geral tanto quanto forem as oportunidades de discussão para tanto.
Mais do que reformar o aspecto estrutral e material, a escola Egídia C. Cavalcante tem investido na ressiginificação dos discursos e das práticas envolvidas no espaço de trânsito e de interação acerca das questões ambientais e ecológicas, ornamentais e arquitetônicas. Tal estratégia confirma a opção da comunidade escolar em experienciar uma práxis de reordenamento das condições e dos espaços em que os alunos e as alunas vivem.
Como uma semente que precisa ser cuidada, o tratamento dos espaços e das relações sociais, a valorização de uma cultura da reciclagem, reutilização e da reinvenção do que já foi utilizado é uma experiência cujos efeitos estão sendo projetados para o futuro e para a sociedade em torno da escola. Especificamente, no caso de Morada Nova, isso vai ajudar a combater o problema da desertificação e empobrecimento da zona rural, da destruição dos recursos aquíferos do município originado ao redor do rio Banabuiú e da Lagoa da Salina e das questões que envolvem o descarte e destinação adequados de todos os resíduos decorrentes da ação humana.
Referências
ALVES, Glória da Anunciação. Cidade, Cotidiano e TV. In: CARLOS, A. F.(org.) A geografia na sala de aula. In: DUARTE, M. de B. (et all) Reflexões sobre o espaço geográfico a partir da fenomenologia. Revista eletrônica: Caminhos de Geografia 17 (16) 190-196. UFU, 2005.


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