Título
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Autoria
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Endereço
eletrônico
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Asunto
abordado
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O
PIBID e a mediação na configuração de sentidos
sobre
a docência
|
Claudia
Gomes
Universidade
Federal de Alfenas – Alfenas – MG – Brasil
Vera
Lucia Trevisan de Souza
Pontifícia
Universidade Católica de Campinas – Campinas – SP – Brasil |
http://www.scielo.br/pdf/pee/v20n1/2175-3539-pee-20-01-00147.pdf |
“os
espaços de configuração de sentidos da docência” |
A
Formação na e para a Pesquisa no PIBID: possibilidades e
fragilidades |
Rosenilde
Nogueira Paniago Teresa Sarmento |
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362017000200771&lng=pt&nrm=iso |
“construção
da identidade docente como professores pesquisadores e reflexivos,
no contexto de um Instituto Federal de Ciências, Educação e
Tecnologia, por meio de narrativas e análise documental”. |
CONTRIBUIÇÕES
DO PIBID À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA COMPREENSÃO DE
LICENCIANDOS BOLSISTAS |
RAUSCH,
Rita Buzzi
FRANTZ,
Matheus Jurgen |
DOI
http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n2p620-641 |
“contribuições
do PIBID à formação inicial de professores nos dizeres dos
licenciandos pibidianos” |
FORMAÇÃO
DE PROFESSORES: CONEXÕES ENTRE SABERES DA
UNIVERSIDADE
E FAZERES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
|
Jerônimo
Sartori
|
http://www.ufrgs.br/prograd/pibid/anais-do-evento/salas-de-debate/Formacao%20de%20professores_conexoes%20entre%20saberes%20da%20universidade%20e%20fazeres%20na%20educacao%20basica.pdf |
“[…]
se
e
como
o
processo
vivenciado
no PIBID possibilita o desenvolvimento
do
licenciando e sua integração com
professores
da rede pública de ensino e com os alunos da educação básica”.
|
RELAÇÕES
PEDAGÓGICAS SOCIALMENTE COMPARTILHADAS ENTRE
BOLSISTA
DE INICIA
ÇÃO
À
DOCÊNCIA PIBID PEDAGOGIA E PROFESSOR
A
COLABORADORA:
ELEMENTOS FORMADORES DA ATUAÇÃO DOCENTE NOS
ANOS
INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
|
MAIRA
RICCI
|
http://wwws.fclar.unesp.br/agenda-pos/educacao_escolar/3806.pdf |
“O
estudo
teve por objetivo identificar, analisar e discutir quais são os
elementos
formadores
para atuação docente provenientes da gestão da matéria e da
gestão de classe no
âmbito
da sala de aula, presentes nas relações pedagógicas socialmente
compartilhadas entre
bolsist
a
de iniciação à docência e professora colaboradora” |
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1. Qual o viés
politizador dos discursos sobre o PIBID para alunos, estagiários,
supervisores e para as instituições que administram o projeto?
2. O discurso sobre
o tripé “Ensino-Pesquisa-Extensão acontece efetivamente nas
práticas do PIBID?
3. Como os alunos
beneficiados pela presença de estagiários do PIBID compreendem as
atividades e potencialidades do projeto?
4. De que maneira é
trabalhado o desenvolvimento de proficiẽncia leitora e de escrita
no contexto de salas de aula que vivenciam o projeto PIBID?
5. Quais os limites
da integração entre os estagiários e os professores regentes do
PIBID?
Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) -
http://portal.mec.gov.br/pibid
O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.
A intenção do programa é unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas, a favor da melhoria do ensino nas escolas públicas em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) esteja abaixo da média nacional, de 4,4. Entre as propostas do Pibid está o incentivo à carreira do magistério nas áreas da educação básica com maior carência de professores com formação específica: ciência e matemática de quinta a oitava séries do ensino fundamental e física, química, biologia e matemática para o ensino médio.
Os coordenadores de áreas do conhecimento recebem bolsas mensais de R$ 1,2 mil. Os alunos dos cursos de licenciatura têm direito a bolsa de R$ 350 e os supervisores, que são os professores das disciplinas nas escolas onde os estudantes universitários vão estagiar, recebem bolsa de R$ 600 por mês.
Podem apresentar propostas de projetos de iniciação à docência instituições federais e estaduais de ensino superior, além de institutos federais de educação, ciência e tecnologia com cursos de licenciatura que apresentem avaliação satisfatória no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Os estabelecimentos devem ter firmado convênio ou acordo de cooperação com as redes de educação básica pública dos municípios e dos estados, prevendo a participação dos bolsistas do Pibid em atividades nas escolas públicas.
O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.
A intenção do programa é unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas, a favor da melhoria do ensino nas escolas públicas em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) esteja abaixo da média nacional, de 4,4. Entre as propostas do Pibid está o incentivo à carreira do magistério nas áreas da educação básica com maior carência de professores com formação específica: ciência e matemática de quinta a oitava séries do ensino fundamental e física, química, biologia e matemática para o ensino médio.
Os coordenadores de áreas do conhecimento recebem bolsas mensais de R$ 1,2 mil. Os alunos dos cursos de licenciatura têm direito a bolsa de R$ 350 e os supervisores, que são os professores das disciplinas nas escolas onde os estudantes universitários vão estagiar, recebem bolsa de R$ 600 por mês.
Podem apresentar propostas de projetos de iniciação à docência instituições federais e estaduais de ensino superior, além de institutos federais de educação, ciência e tecnologia com cursos de licenciatura que apresentem avaliação satisfatória no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Os estabelecimentos devem ter firmado convênio ou acordo de cooperação com as redes de educação básica pública dos municípios e dos estados, prevendo a participação dos bolsistas do Pibid em atividades nas escolas públicas.
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