segunda-feira, 13 de abril de 2020

O tempo - questões interdisciplinares para o Ensino Médio

Estudiar en casa en tiempos de coronavirus – Gustavo Laies

La casa está revolucionada, convivimos todos, todo el tiempo, y ese no es un desafío menor. Al mismo tiempo, la escuela se ha incorporado a la conversación familiar, todos los días llegan tareas para que los chicos resuelvan, las prácticas que ocurrían en las aulas se han trasladado a cada hogar. Y esta situación requiere un movimiento que debe ser pensado y ordenado. Para la escuela es un trabajo enorme, también para los padres y los chicos.
Es bueno tomar en cuenta algunas cuestiones que ayudan a los chicos, al vínculo familiar y a las tareas que deben realizar.
Lo primero es distinguir la cuarentena de un tiempo de vacaciones, debemos plantear un orden que marque las características de las actividades en el tiempo que debemos enfrentar. Horarios, cambios de ropa, baño, horarios de tarea, de juego, de consulta, pautar las características de ese tiempo. No se trata de hacer lo que quieran en cada momento, es importante que haya una pauta que ordene las actividades.
https://www.clarin.com/opinion/estudiar-casa-tiempos-coronavirus_0_-XCtJc0sE.html

1) A sequência de associação é:

(1) baño
(2) chico
(3) hogar
(4) Vacaciones

(  ) Casa o domicilio
(  ) Hijoespecialmente en la infancia o en la juventud
( ) Descanso temporal de una actividad habitualprincipalmente del trabajo remunerado o delos estudios.
(  ) Acción y efecto de someter el cuerpo o parte de él al influjo intenso o prolongado de
unagente físicoya sea calorfríovaporsollodo.

A) 1, 3, 4, 2
B) 3, 1, 1, 2
C) 4, 3, 2, 1
D) 1, 2, 3, 4
E) 3, 2, 4, 1
……………………….
Uma reflexão sobre o tempo - Marcos Kayser

Um dos maiores desejos do homem moderno foi medir e controlar o tempo, com o sonho de poder dominá-lo. Na Antigüidade, o tempo era medido de acordo com os ciclos da natureza: o dia e a noite, as quatro estações. Foi apenas no século XIII que o homem inventou o relógio mecânico. A grande revolução que o relógio permitiu foi a possibilidade de ordenar a vida das pessoas com precisão (horas, minutos e segundos). Uma revolução que foi aperfeiçoada com o relógio digital e mudou para sempre a organização do trabalho e da sociedade. A vida passou a ser determinada pelo ritmo incessante do relógio. Uma invenção para dar conta de outra, se considerarmos o tempo como uma invenção humana.
Mas, afinal, o tempo acabou sendo dominado? Não! Muito pelo contrário, o tempo é quem nos domina cada vez mais. Hoje ele faz parte do nosso corpo, está no pulso, no bolso, na bolsa e é soberano na determinação de quando um compromisso inicia e termina. Onde quer que estejamos, ele está nos avisando que está passando, que temos menos tempo para viver e realizar nossos sonhos.

02) A partir da leitura do texto, é possível afirmar que:

A) O tempo é uma questão fundamental para a nossa existência. Inicialmente, os primeiros homens a habitar a terra determinaram a contagem desse item por meio da constante observação dos fenômenos naturais.
B) As últimas referências de contagem do tempo estipulavam que o dia e a noite, as fases da lua, a posição de outros astros, a variação das marés ou o crescimento das colheitas pudessem metrificar “o quanto de tempo” se passou.
C) Em algumas civilizações, a ideia de que houve um fim em que o mundo e o tempo se conceberam juntamente vem seguida pela terrível expectativa de que, algum dia, esses dois itens alcancem jamais encontre seu começo. Já outros povos entendem que o início e o fim dos tempos se repetem por meio de uma compreensão cíclica da existência.
D) O tempo empregado pelos historiadores é o chamado “tempo cronológico”, que possui uma importante diferença do tempo histórico. 
E) Enquanto os calendários trabalham com constantes e medidas inexatas e desproporcionais de tempo, a organização feita pela ciência cronológica leva em consideração os eventos de curta e longa duração.
………………………….
Ecclesiastes 3, 1-8
There is a time for everything, and a season for every activity under the heavens: 2a time to be born and a time to die, a time to plant and a time to uproot, 3 a time to kill and a time to heal, a time to tear down and a time to build, a time to weep and a time to laugh, a time to mourn and a time to dance,  5 a time to scatter stones and a time to gather them, a time to embrace and a time to refrain from embracing, a time to search and a time to give up, a time to keep and a time to throw away, a time to tear and a time to mend, a time to be silent and a time to speak, 8 a time to love and a time to hate,
a time for war and a time for peace.

03) Uma teoria afirma que o livro do Eclesiastes foi escrito por um rei e pode ser datado por volta do ano 900 A.C. Nesta perspectiva histórica, era rei de Israel unificado:

A) Emanuel
B) Pilatos
C) Salomão
D) Mardoqueu
E) Saul

04) Um recurso poético do trecho bíblico .é:

A) A utilização de palavras rimadas no interior de cada versículo
B) A utilização de versículos marcados por palavras iniciadas com consoante ou vogal
C) A preferência por vírgulas no final dos versículos no lugar de pontos de exclamação.
D) A interação entre elementos paradoxais, isto é, contrários entre si.
E) A opção exclusiva por verbos para iniciar e finalizar as frases ímpares



05) “Kill” significa matar. Na charge publicada pelo Dayly News, jornal dos EUA, o presidente Donald Trump conduz um elefante (símbolo do partido republicano do presidente) de paletó até uma situação perigosa. A charge foi publicada na versão online de 29 de março de 2019 (https://www.dailynews.com/2019/03/29/killing-obamacare-political-cartoons/). Desde então, o tempo mudou as discussões nos EUA. Podemos compreender que:

A) O elefante é um paquiderme como o pinguim e o pernilongo australianos.
B) Destruir a política de saúde do ex-presidente Obama é algo perigoso para quem a pisa.
C) O elefante está prestes a erguer o “Obama Care”, mas pode machucar o presidente.
D) Os americanos preferem eleger elefantes loiros para ajudar o “Obama Care”.
E) A cabeça e o rosto do paquiderme estão marcadas por curativos de enfeite.




Gabarito
1) E
2) A
3) C
4) D

5) B

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