Não são máquinas e estruturas que fazem os homens melhores. São os homens que fazem as máquinas as estruturas serem melhores.
A educação melhora quando o aspecto humano é priorizado e valorizado. Bons professores e bom corpo técnico-adimnistrativo resultam em bons alunos e em resultados educacionais satisfatórios. O processo de ensino-aprendizagem está atrelado a fatores subjetivos que constituem as relações interpessoais entre as pessoas envolvidas com a educação.
Parábens a professores, corpo técnico-administrativo, alunos e familiares e à comunidade cearense como um todo pelo sucesso na Prova-Brasil. Que estas palavras sirvam de fonte de reflexão para nossos governantes.
Esperemos que nosssos administradores reconheçam a constitucionalidade, a legalidade e a moradlidade dos pleitos cobrados por todos que fazem a educação cearense.
A metodologia de premiar os "melhores" profissionais por seu desempenho esconde uma postura tão seletiva e segregaconista quanto às cotas para (descendentes de) negros na universidade ou quanto às escolas profissionalizantes (com sua política de priorizar as notas mais altas dos "alunos mais compromissados e alinhados" em detrimento do acesso universal ao novo modelo de escola "padrão MEC")
Respeitemos a carreira dos profissionais da educação e vejamos os frutos resultantes.
Paremos de achar que professor e funcionários de escola pública deve trabalhar por "amor" e não por dinheiro. Caso assim seja que um desembargador trabalhe apenas pela felicidade de manter equilibrada a balanaça da justiça. Se um professor deve trabalhar apenas por amor, um político deve trabalhar sem esperar seu proeminente salário ou suas verbas especiais (auxílio-paletó, cartão corporativo, verba de gabinete, veículo oficial, aposentadoria especial, regime de trabalho diferneciado).
Reconheçamos que a carreira no magistério é uma questão vital (a ser reconhecida e assegurada efetivamente como reza a "Lei do Piso") para que os profissionais da educação possam se empenhar com mais afinco na melhoria dos índices educaionais auferidos pelas avalizações externas/em larga escala.
Defendamos uma escola pública, gratuita e de qualidade, provida dos meios para garantir o acesso universal e a permanência eficiente de todos os rebentos da sociedade em que (sobre)vivemos.
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Ideb do Ceará
As escolas públicas do Ceará ficaram com nota 3,9, enquanto as instituições da rede privada com média 5,9
A média está longe de dez, mas o Estado parece ter passado de ano na avaliação da Prova Brasil 2009. Os dados finais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foram divulgados ontem e dão o valor de 3,9 para o Ensino no Ceará, com seis décimos acima da meta de 3,3. As turmas de 4º, 5º, 8º e 9º anos de toda a rede, pública e privada, foram avaliadas.
O valor deixa o Ceará na liderança, com a melhor nota do Nordeste tanto na totalidade das instituições (3,9) como na rede pública (3,6). A média nacional de 3,6 ficou "coladinha" com a geral do Estado. Já Alagoas teve o pior Ideb das escolas públicas da região, com 2,7.
Apesar de satisfeitos com os resultados, os gestores da educação comentaram que o índice está baixo, poderia estar maior, perto da casa do cinco ou seis.
Um dado é contrastante: a diferença sentida entre os ensinos gratuitos e os particulares. As escolas públicas do Ceará ficaram com nota 3,6, enquanto as instituições da rede privada com média bem acima, de 5,9.
Mais de 250 mil alunos participaram da avaliação em 2009. Uma nova Prova Brasil deve ser realizada até dezembro.
Disparidades
Para o professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Wagner Andriola, especialista em produtividade de pesquisas, os dados devem ser vistos com bastante cautela, pois acabam generalizando o cenário.
"Sendo um valor médio, haverá escolas com desempenho superior e outras com desempenho inferior. Desse modo, caberá aos responsáveis reconhecer o mérito das melhores escolas e resgatar as escolas cujo Ideb esteja aquém da meta" ressalta.
O ideal seria, conforme Andriola, estabelecer ações de modo a se alcançar o pleno desenvolvimento de todos os alunos e escolas, sem exceções.
O vice-presidente do Sindicatos dos Professores e Servidores do Estado (Apeoc), Reginaldo Pinheiro, afirma que os índices poderiam estar melhores sim. "Temos muita capacidade para chegar a uma nota seis ou sete. Quem sabe até um dez nos próximos anos. Falta a gestão pública priorizar mais o financiamento", disse Pinheiro. A categoria está em greve desde o dia 5.
Em Fortaleza, os números revelam alguns avanços. O ensino público municipal de Fortaleza teve uma linha crescente, passando de 3,3, em 2005, para 3,9 em 2009 nas primeiras séries do Ensino Fundamental (EF) e de 2,8 para 3,5 para as últimas séries do EF. A média geral da Capital no Ideb 2009 ficou em 3,3, superior à meta de 2,7.
Para a coordenadora do Departamento de Gestão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME), Flávia Góes, os avanços no setor são lentos e a longo prazo. "Cada ponto que se sobe é algo muito positivo. A melhora está se dando por conta de mais investimentos na área de planejamento e ações de alfabetização", ressalta.
Ela comenta, também, que há ainda muito desnivelamento entre as escolas de Fortaleza, umas teriam uma nota cinco, por exemplo, e outras dois.
A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) informou que os resultados possibilitam perceber que a política pública, com foco na alfabetização, vem corroborando para a melhoria dos índices. No cenário nacional, o Ceará apresenta-se como o que mais cresceu no Ideb entre os anos de 2007 e 2009.
ENSINO FUNDAMENTAL
PNE estipula média 6,0 para o Brasil em 2021
Se o Ceará ficou acima das médias do Nordeste e as nacionais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na Prova Brasil de 2009, o valor, entretanto, ainda está longe das metas estipuladas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), documento que estabelece 20 passos para se ter uma educação de qualidade até 2020.
A meta sete parece bem ousada. Quer que, em 2021, o Brasil tenha um Ideb, da educação nos primeiros anos do Ensino Fundamental (EF), de valor 6,0 e de 5,5 para os anos finais. Para 2011, a estimativa é que o índice fique em 4,6 no 4º e 5º ano do EF e 3,9 para o 8º e 9º ano.
A primeira meta é tentar universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de quatro e cinco anos, e ampliar, até 2020, a oferta de Educação Infantil de forma a atender a 50% das crianças de até três anos. O projeto de lei que cria o PNE foi enviado pelo Governo Federal ao Congresso em 15 de dezembro de 2010. O novo prevê formas de monitoramento das políticas públicas.
IVNA GIRÃO
REPÓRTER
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1030517
23/08/2011, 21:46
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Opinião do Governador Cid Gomes sobre a carreira de professor
Como já é do conhecimento dos professores cearenses, o governador Cid Gomes não esconde o seu desprezo pelos profissionais do magistério da rede estadual de ensino. Ontem (22), na cerimônia de inauguração das novas instalações da EEEP Mons. Expedito da Silveira, em Camocim, Cid disparou mais uma vez contra os professores. Uma comissão formada pelo representante do Sindicato APEOC na região norte, Prof. Antonio Junior, e por docentes dos municípios de Camocim, Granja, Barroquinha e Chaval foi recebida pelo governador a fim de entregar-lhe um documento requerendo a reabertura do processo de negociação garantindo o cumprimento da Lei do Piso dentro da carreira vigente. De pronto, Cid disparou: "Por que vocês fizeram concurso? Por que não foram para a escola privada?". E mais, sendo questionado sobre o esmagamento da carreira proposta nas tabelas apresentadas no final de julho, o executivo declarou: "Por mim, nem carreira existiria!". Sob o olhar pasmo dos que estavam em volta, inclusive da Secretária Izolda Cela, durante mais de 10 minutos a discussão se prolongou entre os grevistas e o governador, que insistia em afirmar que "A escola privada era melhor, pois apresentava os melhores resultados". Finalizando, sem entendimento algum, só foi confirmado aquilo que todos já sabem: Cid, que tem predileção pela escola privada, continuará dando execução ao seu plano de terceirização da escola pública.
http://apeoc.org.br/capital-e-interior/3736-cid-gomes-ataca-qpor-mim-nem-carreira-existiriaq.html
23/08/2011, 21:49
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Frase atribuída a Cid causa polêmica com professores
Fonte: O POVO Online/OPOVO/Politica
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Docentes repudiaram supostas declarações de Cid Gomes (PSB), que teria dito que professores devem dar aula por gosto, não pelo salário. Assessoria do Governo não confirma tais declarações
23.08.2011| 01:30
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Professores da rede estadual estão em greve há 18 dias (GABRIEL GONÇALVES)
Na véspera de encontro que representa uma tentativa de retomada das negociações entre Governo do Estado e docentes em greve, o assunto que dominou a assembleia geral da categoria ontem foi o discurso atribuído ao governador Cid Gomes (PSB), durante um evento sobre experiências com ensino profissionalizante, na cidade de Natal.
“Quem quer dar aula faz isso por gosto e não pelo salário. Se quer ganhar melhor, pede demissão e vai para o ensino privado. Eles pagam mais? Não. O corporativismo é uma praga”, teria dito Cid, durante visita ao Rio Grande do Norte, há duas semanas. A declaração foi veiculada por sites do estado vizinho. A declaração ganhou as redes sociais e repercutiu entre os docentes, durante o evento, no Ginásio Paulo Sarasate.
O encontro foi respaldado pelo apoio dos mais prejudicados com a greve: os estudantes. “A causa é nobre. Por isso os alunos estão apoiando a greve”, afirmou Rodolfo Paz, 19 anos, que integra o Grêmio Estudantil da Escola Profissionalizante Joaquim Nogueira. Segundo ele, por iniciativa própria, alunos de 18 escolas profissionalizantes de Fortaleza estão apoiam a greve.
Na ocasião, por unanimidade, professores que atuam em Fortaleza, além de representantes de vários municípios do Interior, votaram pela continuidade da greve. Segundo o presidente Sindicato dos Professores do Estado do Ceará (Apeoc), Anízio Melo, a paralisação completa hoje 18 dias, atinge 676 escolas, fazendo com que 24 mil professores cruzem os braços, deixando 600 mil alunos sem aula.
“A greve se transformou em um movimento com o apoio dos estudantes e pais. Esperamos que o governador possa reabrir o processo de negociações e discutir a implantação do piso salarial, que repercuta na carreira”, disse Anízio.
A assessoria de comunicação do Governo informou que, durante o evento, o governador estava acompanhado da secretária da Educação, Izolda Cela, e que somente ela poderia confirmar se Cid, realmente, teria feito tais afirmações. Contudo, a assessoria de comunicação da Seduc informou que Izolda estaria incomunicável, no município de Camocim, onde participaria da inauguração de uma escola.
Apoio Radical
Integrante do Instituto Crítica Radical, a ex-vereadora de Fortaleza e professora Rosa da Fonseca, compareceu ao evento, com o objetivo de “apoiar e fortalecer o movimento”. Rosa aproveitou para criticar as supostas declarações de Cid, afirmando que ele foi “extremamente infeliz”.
Também esteve presente foi o vereador João Alfredo (Psol), que considerou o fato um desrespeito com os professores, “uma atitude arrogante com aqueles responsáveis pelo ensino do povo que ele governa”.
O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
As supostas declarações do governador Cid Gomes teriam sido proferidas durante discurso, na cidade de Natal, do qual participou, compartilhando experiências do Estado sobre educação profissionalizante.
Thiago Paiva
thiagopaiva@opovo.com.br
http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2011/08/23/noticiapoliticajornal,2284204/frase-atribuida-a-cid-causa-polemica-com-professores.shtml
23/08/2011. 22:12
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