quinta-feira, 21 de maio de 2020

Egidia Cavalcante Chagas - Sociologia 1º ano - Produção de conhecimento / A sociologia e a relação entre indivíduo e sociedade - 21 05 2020


SOCIOLOGIA – 1ª ANO

Unidade 1

CAPÍTULO 1 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Os métodos de análise sociológica da realidade (p. 28 a 34)

A- O funcionalismo de Émile Durkheim
Procura explicar a sociedade, as ações coletivas e individuais, a partir de causalidades, ou seja, de funções de um organismo cujos órgãos funcional sistemicamente ou uma máquina em que as peças e engrenagens trabalham coordenamente.
Outros funcionalistas: Hebert Spencer, Talcott Parsons e Robert Merton.
As instituições estatais, a família, os grupos sociais e demais atores que formam a sociedade exercem sua função pelo consenso que garante a estabilidade e a participação social e os valores comuns de uma sociedade.
Esta metodologia influenciou muito o campo de estudos da antropologia. Um de seus principais autores, Bronislaw Malinowski, buscava compreender as instituições sociais de uma perspectiva universalista. Focou o comportamento social e as relações sociais em seu contexto cultural concreto
Objeto de análise: Fato social
Objeto formal: Função social
A sociedade determina os indivíduos
FATOS SOCIAIS (exteriores ao indivíduo, coercitivos e gerais)
Solidariedade social (mecânica ou orgânica)
Anomia: incapacidade do organismo social de regular a conduta individual e garantir a continuidade da sociedade
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B - A sociologia Compreensiva de Max Weber
O conceito “ação social”: uma ação social constitui-se como ação a partir da intenção de seu autor em relação à resposta que deseja de seu interlocutor.
As crenças e os valores catalizam as mudanças sociais em uma realidade onde os indivíduos dispunham de liberdade para agir e modificar a sua realidade.

Tipos de AÇÃO SOCIAL:
a) ação racional com relação a fins,
b) ação racional com relação a valores morais
c) ação afetiva quando um sujeito age por seus sentimentos sem considerar o fim.
d) ação tradicional baseada no costume, no hábito, na tradição sem o apoio da razão.

·         Racionalização do mundo social” ante o capitalismo dos meios urbanos modernos.
·         racionalidade marcou o Estado, os governos e o plano cultural, social e individual do sujeito moderno.
·         A racionalidade formal relacionada às regras burocráticas (metódicas e calculistas e hierárquicas) do sistema jurídico e econômico das sociedades e instituições modernas.
·         A racionalidade substantiva relacionada ao contexto social e racional ao redor.
·         Tipos ideais: parâmetro de observação e análise.

Objeto de análise: ação social
Objeto formal: compreensão
Os indivíduos determinam a sociedade.

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C- O materialismo histórico-dialético de Marx e Engels 

Para Marx e Engels, os trabalhadores devem subverter a ordem vigente, isto é, tomar consciência de classe, unir-se, efetivar a revolução do proletariado, tomar o poder das fábricas das mãos da burguesia e o poder do Estado, que serve à burguesia. Este é o caminho para a ditadura do proletariado e para a utopia de uma socieadade comunista.
A exploração organizada pelos donos dos meios de produção (burguesia) sobre os produtores (os proletários) gera a riqueza de poucos (a mais-valia), a apropriação indevida da força de trabalho de quem sobrevive de um salário (fração das riquezas materiais produzidas e distribuidas de forma desigual.
A humanidade é definida por sua produção material. Sua história é a LUTA DE CLASSES (burguesia e proletariado) relacionadas dialeticamente.
Objeto de análise: Produção social
Objeto formal: Infraestrutura/superestrura
A sociedade e os indivíduos se afetam mutuamente.
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Fontes pesquisadas
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CAPÍTULO 02 – A SOCIOLOGIA E A RELAÇÃO ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE

A relação entre indivíduo e sociedade: perspectivas sociológicas clássicas.
O conceito de fato social e a relação entre indivíduo e sociedade.

Durkheim
Weber
Marx
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A relação entre indivíduo e sociedade: perspectivas sociológicas contemporâneas (p. 50)
A. Sociologia contemporânea
  • Novas relações paradigmáticas entre progresso, modernização e tecnologia
  • Velocidade das transformações
  • Mecanização do trabalho
  • Urbanização e tecnologização dos espaços geográficos
  • mais geopolítica, humanística e transversal
  • Superação da dicotomia indivíduo-sociedade
B. O mundo contemporâneo
  • Totalitarismos
  • Conflitos bélicos em escala global
  • Circulação de sujeitos, bens, serviços, discursos e ideologias
  • Acirramento das manifestações de miséria e da concentração de renda e oportunidades.
  • Transição de um padrão de dominação bipolar para multipolar.
  • Luta por direitos sociais e formas de participação popular.

C. O sociólogo alemão Norbert Elias
  • Sociologia histórica ou de longa duração.
  • Figuração/Configuração social.
  • A ação de cada sujeito é limitada pela do outro.
  • Processo civilizatório.
  • Relação entre natureza e cultura.
  • Pressão social e coisificação/objetificação das ações e do ser do indivíduo.
  • A cultura humana insiste na produção de dicotomias (divisão binária entre duas metadas distintas) e antagonismos (oposição incompatível entre elementos singulares).
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Vídeo: [Soc] II. a sociologia, o indivíduo e a sociedade: a relação entre individuo e sociedade - https://www.youtube.com/watch?v=wyUWzARtPj4


EXERCÍCIO DE SOCIOLOGIA 1º ANO

1. (Uel 2014) – Weber compreende a cidade como uma expressão tipicamente ligada à racionalidade ocidental. Com base nos conhecimentos da sociologia weberiana sobre a racionalidade ocidental, considere as afirmativas a seguir
I. A compreensão da cidade ocidental moderna é possível quando se considera uma sequência causal universal na história. 
II. A existência do capitalismo como sociedade específica do mundo ocidental moderno explica o surgimento das cidades. 
III. A explicação da cidade no Ocidente exige compreender a existência de diferentes formas do poder e da dominação. 
IV. Um dos traços fundamentais da cidade no Ocidente é a constituição de um corpo burocrático administrativo regular. 

São corretas, apenas as afirmaativas. 

a) I e II 
b) I e IV 
c) III e IV 
d) I, II e III 
e) II, III e IV 

2. (Uel 2014) – Antigamente nem em sonho existia tantas pontes sobre os rios, nem asfalto nas estradas. Mas hoje em dia tudo é muito diferente com o progresso nossa gente nem sequer faz uma ideia. 
Tenho saudade de rever nas currutelas as mocinhas nas janelas acenando uma flor. Por tudo isso eu lamento e confesso que a marcha do progresso é a minha grande dor. Cada jamanta que eu vejo carregada transportando uma boiada me aperta o coração. E quando olho minha traia pendurada de tristeza dou risada pra não chorar de paixão
(Adaptado de: Nonô Basílio e Índio Vago. Mágoa de Boiadeiro.) 

O texto aproxima-se sociologicamente da leitura teórica de 

a) Comte, que defende a necessidade de formas tradicionais de vida em detrimento da desilusão do progresso. 
b) Durkheim, que analisa o progresso como elemento desagregador da vida social ao provocar o enfraquecimento das instituições. 
c) Marx, que condena o desenvolvimento das forças produtivas por seus efeitos alienantes sobre o homem. 
d) Spencer, que tem uma leitura romântica da sociedade e vê o passado como mais rico culturalmente. 
e) Weber, para quem a modernização e a racionalização é acompanhada pelo desencantamento do mundo. 

3. (Ufu 2013) – Ao contrário de outros pensadores sociológicos anteriores, Weber acreditava que a Sociologia deveria se concentrar na ação social e não nas estruturas
GIDDENS, Anthony. Sociologia. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 33.

De acordo com esta assertiva, Weber considera que 

a) as ideias, os valores e as crenças têm o poder de ocasionar transformações. 
b) o conflito de classes é o fator mais relevante para a mudança social. 
c) as estruturas existem externamente ou independentemente dos indivíduos. 
d) os fatores econômicos são os mais importantes para as transformações sociais. 
e) a relatividade pode ser ampla restrita, mas o ponto de vista é imutável.

4. (Ufu 2013) – Em artigo intitulado “Clientelismo ainda domina política no interior do Brasil”, da BBC, de 27 de outubro de 2002, o jornalista Paulo Cabral desenha o painel de parte da política nacional. Ele destaca que, em comício de uma certa deputada, um grande churrasco foi oferecido para os eleitores de uma vila: “Sob um sol escaldante, um caminhão de som tocava o jingle – forró da candidata a todo o volume, a população sentia o cheiro da carne sendo assada trancada dentro de uma casa. Comida, só quando chegasse a candidata”

A relação descrita entre os eleitores e a candidata aproximase, na matriz teórica weberiana, de um tipo puro de relação de dominação, uma vez que 

a) inscreve-se como relação de poder em que a candidata aproveita-se de uma probabilidade de impor sua vontade, ainda que sem legitimidade. 
b) estabelece-se, retirando das relações os elementos não racionais, isto é, em evidente processo de desencantamento do mundo. 
c) sua natureza remonta uma tradição inimaginavelmente antiga e conduz ou orienta a ação habitual do eleitor para o conformismo. 
d) expõe características típicas das formas carismáticas de dominação, demonstrada pelo dom da graça extraordinário e pessoal manifesto nas práticas clientelistas. 
e) a política local possui diferenças ideológicas e técnicas em relação aos mecanismos de organização social dos indivíduos coletivizados no começo da vida adulta.

5. (Unioeste 2013) – A Sociologia de Max Weber é considerada uma ciência compreensiva e explicativa. Na sua concepção, compete ao sociólogo compreender e interpretar a ação dos indivíduos, assim como os valores pelos quais os indivíduos compreendem suas próprias intenções pela introspecção ou pela interpretação da conduta de outros indivíduos

Sobre a sociologia compreensiva de Max Weber, é correto afirmar que 

a) segundo o método da sociologia compreensiva de Max Weber, há uma ênfase metodológica sobre a sociedade como a unidade inicial da explicação para se chegar a significados objetivos de ação social. 
b) na sociologia compreensiva de Max Weber, a primeira tarefa da sociologia é reformar a sociedade ou gerar algum tipo de teoria revolucionária. Weber herda efetivamente um ponto de vista sociológico compreensivo imputado à escola marxista. 
c) para Max Weber, a sociologia está voltada unicamente para a compreensão dos fenômenos sociais. Na sociologia compreensiva, o homem não consegue compreender as intenções dos outros em termos de suas intenções professadas. 
d) no método compreensivo de Weber, os fenômenos sociais são considerados como a simples expressão de causas exteriores que se impõem aos indivíduos. Weber define a sociologia compreensiva em termos de fatos sociais e não em termos de atividade ou ação. 
e) Max Weber entende por sociologia compreensiva uma ciência que se propõe a compreender a atividade social e, deste modo, explicar causalmente seu desenrolar e seus efeitos. Para explicar o mundo social, importa compreender também a ação dos seres humanos do ponto de vista do sentido e dos valores. 

6. De acordo com Émile Durkheim, os fatos sociais são características que moldam o comportamento dos indivíduos em sociedade. Os fatos sociais são definidos pelo autor como sendo:

a) Exteriores ao indivíduo, coercitivos e generalizados.
b) Generalizados, expressivos e naturais.
c) Exteriores ao indivíduo, expressivos e generalizados.
d) Coercitivos, naturais e expressivos.
e) argumentativos, aperitivos, coordenativos

7. A sociologia, para Durkheim, deveria ocupar-se do estudo das sociedades para:

a) conhecer a fundo o ser humano e suas diversas facetas perante a sua interação com o outro, priorizando sua individualidade.
b) desenvolver um conhecimento dogmático e mítico acerca das questões escatológicas que estão ao redor do desenvolvimento animal.
c) Descobrir e tratar todos os males humanos que afligem a sociedade, tendo como objetivo a formação de uma raça humana perfeita.
d) A criação de uma seita científica, com o objetivo de construir o verdadeiro conhecimento em busca da perfeição humana.
e) Entender a fundo os processos sociais que formam a realidade social do Homem, atentando principalmente aos aspectos gerais, e não aos individuais.

8. É um dos conceitos basilares do marxismo, onde Marx busca denunciar as desigualdades sociais, contra a falsa idéia de igualdade política e jurídica proclamada pelos liberais. Assinale a alternativa que corresponde a tal conceito:

a) Classe social.
b) Ação social.
c) Fato social.
d) Alienação.
e) Mais-valia.

9. A expressão estratificação deriva de estrato, que quer dizer camada. Por estratificação social entendemos, exceto:

a) A distribuição de indivíduos em grupos e grupos em camadas hierarquicamente superpostas dentro de uma sociedade.
b) Por exemplo, que na sociedade capitalista contemporânea, as posições sociais são determinadas basicamente pela situação dos indivíduos no desempenho de suas atividades produtivas.
c) Que essa distribuição dos indivíduos se dá pela posição social, a partir das atividades que exercem e dos papéis que desempenham na estrutura social.
d) Que em determinadas sociedades podemos dizer que as pessoas estão distribuídas pelas camadas alta (classe A), média (classe B) ou inferior (classe C), que correspondem a graus diferentes de poder, riqueza e prestígio.
e) O processo de aquisição é assimilação dos valores, das normas, regras, leis, costumes e as tradições do grupo humano do qual fazemos parte.


10. Leia o texto:

"Para Marx, esse conceito básico, não é puramente teórico, porque se manifesta na vida real quando o produto do trabalho deixa de pertencer a quem produziu. Isso ocorre porque na economia capitalista prevalece a lógica do mercado, em que tudo tem um preço, ou seja, adquire um valor de troca, diferentemente de quando fabricamos o que é necessário para a existência, tais como, casas, roupas ou livros, produtos que tem utilidade vital, valor de uso."

O texto se refere ao conceito de:

a) Alienação.
b) Ideologia.
c) Reificação.
d) Fetichismo.
e) Mais-valia.
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Fontes pesquisadas
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GABARITO

1- c
2- e
3- a
4- c
5- e
6- a
7- e
8- a
9- e
10- a

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