SOCIOLOGIA – 1ª ANO
Unidade 1
CAPÍTULO 1 –
PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
Os métodos de
análise sociológica da realidade (p. 28 a 34)
A- O funcionalismo de Émile Durkheim
Procura explicar
a sociedade, as ações coletivas e individuais, a partir de causalidades, ou
seja, de funções de um organismo cujos órgãos funcional sistemicamente ou uma
máquina em que as peças e engrenagens trabalham coordenamente.
Outros funcionalistas: Hebert
Spencer, Talcott Parsons e Robert Merton.
As instituições estatais, a
família, os grupos sociais e demais atores que formam a sociedade exercem sua
função pelo consenso que garante a estabilidade e a participação social e os
valores comuns de uma sociedade.
Esta metodologia influenciou muito
o campo de estudos da antropologia. Um de seus principais autores, Bronislaw
Malinowski, buscava compreender as instituições sociais de uma perspectiva
universalista. Focou o comportamento social e as relações sociais em seu
contexto cultural concreto
Objeto
de análise:
Fato social
Objeto
formal:
Função social
A
sociedade determina os indivíduos
FATOS
SOCIAIS
(exteriores ao indivíduo, coercitivos e gerais)
Solidariedade
social
(mecânica ou orgânica)
Anomia: incapacidade do
organismo social de regular a conduta individual e garantir a continuidade da
sociedade
………………………………………………………………………………….
B - A sociologia Compreensiva de Max Weber
O conceito “ação
social”: uma ação social constitui-se como ação a partir da intenção de seu
autor em relação à resposta que deseja de seu interlocutor.
As crenças e os valores catalizam as mudanças
sociais em uma realidade onde os indivíduos dispunham de liberdade para agir e modificar a sua realidade.
Tipos de AÇÃO SOCIAL:
a) ação racional com relação a fins,
b) ação racional com relação a valores
morais
c) ação afetiva quando um sujeito age por
seus sentimentos sem considerar o fim.
d) ação tradicional baseada no costume,
no hábito, na tradição sem o apoio da razão.
·
“Racionalização do mundo social”
ante o capitalismo dos meios urbanos modernos.
·
A racionalidade
marcou o Estado, os governos e o plano cultural, social e individual do sujeito
moderno.
·
A racionalidade formal relacionada às regras
burocráticas (metódicas e calculistas e hierárquicas) do sistema jurídico e
econômico das sociedades e instituições modernas.
·
A racionalidade substantiva relacionada ao
contexto social e racional ao redor.
·
Tipos ideais: parâmetro de observação e análise.
Objeto
de análise:
ação social
Objeto
formal:
compreensão
Os
indivíduos determinam a sociedade.
……………………………………………………………………………………….
C- O materialismo histórico-dialético de Marx e Engels
Para Marx e Engels, os trabalhadores devem subverter
a ordem vigente, isto é, tomar consciência de classe, unir-se, efetivar a revolução do proletariado, tomar o poder das fábricas das
mãos da burguesia e o poder do Estado, que serve à burguesia. Este é o caminho
para a ditadura do proletariado e para a utopia de uma socieadade comunista.
A exploração organizada pelos donos
dos meios de produção (burguesia) sobre os produtores (os proletários) gera a
riqueza de poucos (a mais-valia), a apropriação indevida da força de trabalho de
quem sobrevive de um salário (fração das riquezas materiais produzidas e
distribuidas de forma desigual.
A humanidade é definida por sua
produção material. Sua história é a LUTA
DE CLASSES (burguesia e proletariado) relacionadas dialeticamente.
Objeto
de análise:
Produção social
Objeto
formal:
Infraestrutura/superestrura
A
sociedade e os indivíduos se afetam mutuamente.
……………………………………………………..
Fontes
pesquisadas
………………………….
CAPÍTULO 02 – A
SOCIOLOGIA E A RELAÇÃO ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE
A
relação entre indivíduo e sociedade: perspectivas sociológicas clássicas.
O
conceito de fato social e a relação entre indivíduo e sociedade.
Durkheim
Weber
Marx
…………………………
A
relação entre indivíduo e sociedade: perspectivas sociológicas contemporâneas
(p. 50)
A. Sociologia contemporânea
- Novas
relações paradigmáticas entre progresso, modernização e tecnologia
- Velocidade
das transformações
- Mecanização
do trabalho
- Urbanização
e tecnologização dos espaços geográficos
- mais geopolítica,
humanística e transversal
- Superação
da dicotomia indivíduo-sociedade
B. O mundo contemporâneo
- Totalitarismos
- Conflitos
bélicos em escala global
- Circulação
de sujeitos, bens, serviços, discursos e ideologias
- Acirramento
das manifestações de miséria e da concentração de renda e oportunidades.
- Transição de
um padrão de dominação bipolar para multipolar.
- Luta por
direitos sociais e formas de participação popular.
C. O sociólogo alemão Norbert Elias
- Sociologia
histórica ou de longa duração.
- Figuração/Configuração
social.
- A ação de
cada sujeito é limitada pela do outro.
- Processo
civilizatório.
- Relação
entre natureza e cultura.
- Pressão
social e coisificação/objetificação das ações e do ser do indivíduo.
- A cultura
humana insiste na produção de dicotomias
(divisão binária entre duas metadas distintas) e antagonismos (oposição incompatível entre elementos singulares).
…………………………………
Vídeo: [Soc] II. a
sociologia, o indivíduo e a sociedade: a relação entre individuo e sociedade
- https://www.youtube.com/watch?v=wyUWzARtPj4
EXERCÍCIO
DE SOCIOLOGIA 1º ANO
1. (Uel 2014) – Weber compreende a
cidade como uma expressão tipicamente ligada à racionalidade ocidental. Com
base nos conhecimentos da sociologia weberiana sobre a racionalidade ocidental,
considere as afirmativas a seguir.
I. A compreensão da cidade ocidental moderna é possível quando
se considera uma sequência causal universal na história.
II. A existência do capitalismo como sociedade específica do
mundo ocidental moderno explica o surgimento das cidades.
III. A explicação da cidade no Ocidente exige compreender a
existência de diferentes formas do poder e da dominação.
IV. Um dos traços fundamentais da cidade no Ocidente é a
constituição de um corpo burocrático administrativo regular.
São corretas,
apenas as afirmaativas.
a) I e II
b) I e IV
c) III e IV
d) I, II e III
e) II, III e
IV
2. (Uel 2014) – Antigamente nem em sonho existia tantas
pontes sobre os rios, nem asfalto nas estradas. Mas hoje em dia tudo é muito
diferente com o progresso nossa gente nem sequer faz uma ideia.
Tenho saudade de rever nas currutelas as mocinhas nas janelas
acenando uma flor. Por tudo isso eu lamento e confesso que a marcha do
progresso é a minha grande dor. Cada jamanta que eu vejo carregada
transportando uma boiada me aperta o coração. E quando olho minha traia pendurada
de tristeza dou risada pra não chorar de paixão.
(Adaptado de:
Nonô Basílio e Índio Vago. Mágoa de Boiadeiro.)
O texto aproxima-se sociologicamente da leitura teórica de
a) Comte, que defende a necessidade de formas tradicionais de
vida em detrimento da desilusão do progresso.
b) Durkheim,
que analisa o progresso como elemento desagregador da vida social ao provocar o
enfraquecimento das instituições.
c) Marx, que
condena o desenvolvimento das forças produtivas por seus efeitos alienantes
sobre o homem.
d) Spencer,
que tem uma leitura romântica da sociedade e vê o passado como mais rico
culturalmente.
e) Weber, para
quem a modernização e a racionalização é
acompanhada pelo desencantamento do mundo.
3. (Ufu 2013) – Ao contrário de outros pensadores
sociológicos anteriores, Weber acreditava que a Sociologia deveria se
concentrar na ação social e não nas estruturas.
GIDDENS, Anthony. Sociologia. 4.ed.
Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 33.
De acordo com esta
assertiva, Weber considera que
a) as ideias, os
valores e as crenças têm o poder de ocasionar transformações.
b) o conflito de classes é o
fator mais relevante para a mudança social.
c) as estruturas existem
externamente ou independentemente dos indivíduos.
d) os fatores econômicos são
os mais importantes para as transformações sociais.
e) a relatividade pode
ser ampla restrita, mas o ponto de vista é imutável.
4. (Ufu 2013) – Em artigo intitulado “Clientelismo ainda
domina política no interior do Brasil”, da BBC, de 27 de outubro de 2002, o
jornalista Paulo Cabral desenha o painel de parte da política nacional. Ele
destaca que, em comício de uma certa deputada, um grande churrasco foi
oferecido para os eleitores de uma vila: “Sob um sol escaldante, um caminhão de
som tocava o jingle – forró da candidata a todo o volume, a população sentia o
cheiro da carne sendo assada trancada dentro de uma casa. Comida, só quando
chegasse a candidata”.
A
relação descrita entre os eleitores e a candidata aproximase, na matriz teórica
weberiana, de um tipo puro de relação de dominação, uma vez que
a)
inscreve-se como relação de poder em que a candidata aproveita-se de uma
probabilidade de impor sua vontade, ainda que sem legitimidade.
b) estabelece-se, retirando
das relações os elementos não racionais, isto é, em evidente processo de
desencantamento do mundo.
c) sua natureza remonta uma
tradição inimaginavelmente antiga e conduz ou orienta a ação habitual do
eleitor para o conformismo.
d) expõe características
típicas das formas carismáticas de dominação, demonstrada pelo dom da graça
extraordinário e pessoal manifesto nas práticas clientelistas.
e) a
política local possui diferenças ideológicas e técnicas em relação aos
mecanismos de organização social dos indivíduos coletivizados no começo da vida
adulta.
5. (Unioeste 2013) – A Sociologia de Max Weber é considerada uma
ciência compreensiva e explicativa. Na sua concepção, compete ao sociólogo
compreender e interpretar a ação dos indivíduos, assim como os valores pelos
quais os indivíduos compreendem suas próprias intenções pela introspecção ou
pela interpretação da conduta de outros indivíduos.
Sobre a
sociologia compreensiva de Max Weber, é correto afirmar que
a)
segundo o método da sociologia compreensiva de Max Weber, há uma ênfase
metodológica sobre a sociedade como a unidade inicial da explicação para se
chegar a significados objetivos de ação social.
b) na sociologia
compreensiva de Max Weber, a primeira tarefa da sociologia é reformar a sociedade
ou gerar algum tipo de teoria revolucionária. Weber herda efetivamente um ponto
de vista sociológico compreensivo imputado à escola marxista.
c) para Max Weber, a
sociologia está voltada unicamente para a compreensão dos fenômenos sociais. Na
sociologia compreensiva, o homem não consegue compreender as intenções dos
outros em termos de suas intenções professadas.
d) no método compreensivo de
Weber, os fenômenos sociais são considerados como a simples expressão de causas
exteriores que se impõem aos indivíduos. Weber define a sociologia compreensiva
em termos de fatos sociais e não em termos de atividade ou ação.
e) Max Weber entende por
sociologia compreensiva uma ciência que se propõe a compreender a atividade
social e, deste modo, explicar causalmente seu desenrolar e seus efeitos. Para
explicar o mundo social, importa compreender também a ação dos seres humanos do
ponto de vista do sentido e dos valores.
6. De acordo com Émile Durkheim, os fatos sociais são
características que moldam o comportamento dos indivíduos em sociedade. Os
fatos sociais são definidos pelo autor como sendo:
a)
Exteriores ao indivíduo, coercitivos e generalizados.
b)
Generalizados, expressivos e naturais.
c) Exteriores ao indivíduo,
expressivos e generalizados.
d)
Coercitivos, naturais e expressivos.
e)
argumentativos, aperitivos, coordenativos
7. A sociologia, para Durkheim, deveria
ocupar-se do estudo das sociedades para:
a)
conhecer a fundo o ser humano e suas diversas facetas perante a sua interação
com o outro, priorizando sua individualidade.
b) desenvolver um conhecimento
dogmático e mítico acerca das questões escatológicas que estão ao redor do
desenvolvimento animal.
c)
Descobrir e tratar todos os males humanos que afligem a sociedade, tendo como
objetivo a formação de uma raça humana perfeita.
d) A criação de uma seita
científica, com o objetivo de construir o verdadeiro conhecimento em busca da
perfeição humana.
e)
Entender a fundo os processos sociais que formam a realidade social do Homem,
atentando principalmente aos aspectos gerais, e não aos individuais.
8. É um dos
conceitos basilares do marxismo, onde Marx busca denunciar as desigualdades
sociais, contra a falsa idéia de igualdade política e jurídica proclamada pelos
liberais. Assinale a alternativa que corresponde a tal conceito:
a)
Classe social.
b)
Ação social.
c)
Fato social.
d)
Alienação.
e)
Mais-valia.
9.
A expressão estratificação deriva de estrato, que quer dizer camada. Por
estratificação social entendemos, exceto:
a)
A distribuição de indivíduos em grupos e grupos em camadas hierarquicamente
superpostas dentro de uma sociedade.
b)
Por exemplo, que na sociedade capitalista contemporânea, as posições sociais
são determinadas basicamente pela situação dos indivíduos no desempenho de suas
atividades produtivas.
c)
Que essa distribuição dos indivíduos se dá pela posição social, a partir das
atividades que exercem e dos papéis que desempenham na estrutura social.
d)
Que em determinadas sociedades podemos dizer que as pessoas estão distribuídas
pelas camadas alta (classe A), média (classe B) ou inferior (classe C), que
correspondem a graus diferentes de poder, riqueza e prestígio.
e)
O processo de aquisição é assimilação dos valores, das normas, regras, leis,
costumes e as tradições do grupo humano do qual fazemos parte.
10. Leia o texto:
"Para Marx, esse conceito básico, não é puramente teórico, porque se manifesta na vida real quando o produto do trabalho deixa de pertencer a quem produziu. Isso ocorre porque na economia capitalista prevalece a lógica do mercado, em que tudo tem um preço, ou seja, adquire um valor de troca, diferentemente de quando fabricamos o que é necessário para a existência, tais como, casas, roupas ou livros, produtos que tem utilidade vital, valor de uso."
O texto se refere ao conceito de:
a) Alienação.
b)
Ideologia.
c)
Reificação.
d)
Fetichismo.
e)
Mais-valia.
…………………………………………………………………
Fontes pesquisadas
………………………………………………………………
GABARITO
1- c
2- e
3- a
4- c
5- e
6- a
7- e
8- a
9- e
10- a
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