09/06/2011
Jason Gomes
Do que depende o sucesso do aluno?
O fato de um professor não acreditar no sucesso de seus alunos pode influenciar no rendimento e na permanência deles na escola? Segundo reportagem publicada na Folha de S. Paulo (Cotidiano, 06/06/2011), dados extraídos da Prova Brasil - instrumento de avaliação e diagnóstico desenvolvido pelo Inep/MEC - revelam que apenas 38% dos professores da rede pública acreditam que seus alunos concluirão o ensino médio. Quando perguntados sobre o ensino superior, esse número, que já impressiona por ser baixo, chega a apenas 4%. Ou seja, os professores não acreditam no sucesso escolar de praticamente a totalidade de seus alunos.
A reportagem traz a tona uma discussão importante e delicada: se há, por um lado, dados que revelam que o professor está sendo realista (apenas 38% dos jovens entre 18 e 24 anos concluíram o ensino médio – IBGE), a descrença no sucesso pode contribuir de forma negativa no desenvolvimento escolar de nossos estudantes.
Basear nossas expectativas em imagens preconcebidas, estereótipos, preconceitos é um movimento prejudicial não apenas na sala de aula, mas nos diversos contextos da vida: em relações interpessoais, no trabalho, na clínica. Trata-se de um equívoco que aconteceu em diversos momentos da história do ser humano e que, infelizmente continua acontecendo, tomando muitas vezes a frente de nossas ações.
No âmbito da educação, a parceria saudável entre professor e aluno, isenta de preconceitos, é um aliado importante no processo de aprendizado. Experiências na educação nos mostram que as condições socioeconômicas não são decisivas para o sucesso dos alunos. Acesso a um ensino de qualidade, escolas e professores que os acolham em suas necessidades e particularidades e que busquem estratégias para a superação das dificuldades naturais a todo processo de aprendizado se mostram muito mais eficientes.
http://ifono.com.br/ifono.php/do-que-depende-o-sucesso-do-aluno
17/09/2011, 12:59
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