Escola Egídia Cavalcante Chagas – 02 09 2020
Conjunção é a palavra invariável que liga duas orações ou dois termos semelhantes de uma mesma oração.
Uma locução conjuntiva é um conjunto de duas ou mais palavras que, juntas, atuam como uma conjunção, ligando orações.
A maior parte das locuções conjuntivas é formada por uma preposição, um particípio ou um advérbio seguido da partícula que.
O telefone parou de tocar assim que cheguei a casa.
Continuaremos amigas mesmo que você se mude do Brasil.
Falei com todos pessoalmente para que não houvesse confusões.
Não obstante meus esforços, o plano não funcionou.
Já posso ir embora, um vez que você já chegou.
Conjunções Coordenativas: ligam orações de sentido completo e independente ou termos da oração com a mesma função gramatical.
Classificação |
Conjunções |
Significados |
Exemplos |
Aditivas |
e, nem (= e não), não só... mas também, não só... como também, bem como, não só... mas ainda, |
Adição |
A poesia de Castro Alves é clara e objetiva. ………………. Ela não só dcombateu a escravidão como também questionou os fundamentos da exploração. |
Adversativas |
mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante |
Contraste ou compensação |
Tentei ler Álvares de Azevedo sem sentimento, mas não consegui …… O indianismo é uma vertente antiga da literatura, contudo atual. |
Alternativas |
ou, ou... ou, ora... ora, já... já, quer... quer, seja... seja, talvez... talvez |
Alternância ou escolha |
Ou reconheço a influência das revoluções Francesa e industrial sobre a literatura do século XIX ou não posso me aprofundar na temática. …………. Quer leia “O Guarani”, quer leia “Iracema”, meu sentimento de alegria é o mesmo. |
Conclusivas |
logo, pois (depois do verbo), portanto, por conseguinte, por isso, assim |
Conclusão ou consequência |
Iracema estava armada com seu arco, portanto não tinha medo de Martim. |
Explicativas |
que, porque, pois (antes do verbo), porquanto |
Justificativa de uma ideia |
A segunda geração romântica ganhou o gosto do público porque valorizava um intenso sentimento. |
Conjunções subordinativas: ligam uma oração principal e uma subordinada. A oração dependente, introduzida pelas conjunções subordinativas, recebe o nome de oração subordinada.
Classificação |
Conjunções |
Significados |
Exemplos |
Integrantes |
que se |
Completam ou integram o sentido da principal. Em termos de morfologia, equivalem a substantivos. |
Espero
que
você leia
Fagundes Varela.
(Espero sua
leitura.) |
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Conjunções subordinativas adverbiais: indicam que a oração subordinada é um adjunto adverbial da principal.
Classificação |
Conjunções |
Significados |
Exemplos |
Causais |
porque, que, como (= porque, no início da frase), pois que, visto que, uma vez que, porquanto, já que, desde que... |
São causa da oração principal |
Ele não fez a pesquisa sobre a primeira geração romântica porque não dispunha de tempo.
|
Concessivas
|
embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto... |
Expressa ideia oposta à da oração principal, mas não impedem sua realização. |
Embora chovesse, Peri visitou seu amor. |
Condicionais |
se, caso, contanto que, salvo se, a não ser que, desde que, a menos que, sem que... |
Indica a hipótese ou a condição de ocorrência da oração principal. |
Se precisar da Família Real, fala-me. |
Conformativas |
conforme, como (= conforme), segundo, consoante |
Significam conformidade. |
O combate à escravidão ocorreu como Castro Alves poetizou.. |
Finais |
para que, a fim de que, que, porque (= para que), que |
Expressam finalidade.. |
Estude para que o conteúdo do Romantismo seja mais fácil. |
Proporcionais |
à medida que, à proporção que, ao passo que quanto mais... (mais), quanto menos... (menos), quanto menos... (mais), quanto menos... (menos)... |
Expõem proporcionalidade. |
O Romantismo fica mais claro à medida que fatos históricos são relacionados. |
Temporais |
quando, enquanto, antes que, depois que, logo que, todas as vezes que, desde que, sempre que, assim que, agora que, mal (= assim que), |
Indicam tempo |
A estética romântica começou assim que o século XIX foi nascendo. |
Comparativas |
como, assim como, tal como, como se, (tão)... como, tanto como, tanto quanto, do que, quanto, que nem, que (com menos ou mais) |
Manifestam comparação |
Peri agia com nobreza tal como o cavaleiro medieval fazia. |
Consecutivas |
de sorte que, de modo que, sem que (= que não), de forma que, de jeito que, que (tendo como antecedente na oração principal uma palavra como tal, tão, cada, tanto, tamanho) |
Expressam consequência |
A idealização do índio no romantismo era tão elaborada que este personagem acabou revestido de características do cavalheiro europeu. |
https://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf86.php
https://www.normaculta.com.br/locucao-conjuntiva/
https://descomplica.com.br/artigo/resumao-romantismo/4cD/
https://descomplica.com.br/artigo/geracoes-do-romantismo-and8211-poesia/4MN/
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A poesia romântica é marcada pelo uso de formas mais livres em comparação ao soneto (gênero fixo).
1ª GERAÇÃO
Principais características:
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Nacionalismo – exaltação da pátria; Indianismo – índio idealizado como um herói; Religiosidade – poemas retratam a manifestação de Deus na natureza; saudosismo.
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Principais poetas:
Gonçalves Dias
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Autor de Canção do Exílio, um dos poemas românticos mais conhecidos.
“Minha terra tem palmeiras, / Onde canta o Sabiá; / As aves, que aqui gorjeiam,/ Não gorjeiam como lá.(…)”
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Suas obras contribuíram bastante para a construção de uma cultura essencialmente brasileira.
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I-Juca Pirama e Os timbiras são os dois grandes poemas épicos escritor pelo autor.
Gonçalves de Magalhães
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O autor do de Suspiros poéticos e saudade, marco inicial do Romantismo brasileiro. É no prólogo dessa obra que Gonçalves de Magalhães anuncia a grande revolução que o período romântico faria na literatura.
2ª GERAÇÃO – ULTRA-ROMANTISMO
Principais características:
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Marcada pelo “mal do século” – conjunto de tédio, incerteza, pessimismo, apego às bebidas, aos vícios, aos ambientes noturnos e à morte.
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Egocentrismo exacerbado – referência constante a si próprio.
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Pessimismo
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Atração pela morte – a morte é percebida como uma forma de protestar contra a vida burguesa.
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Percepção da morte como fuga da realidade.
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“Medo” da realização amorosa
Principais poetas:
Álvares de Azevedo
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A contradição e o “medo de amar” também estão presentes na obra do autor.
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O poeta trabalha com pares opostos como escuridão e claridade, amanhecer e anoitecer, o sonho e o real. Em Lira dos Vinte Anos, sua principal obra essa dualidade fica clara.
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A ironia também está presente na obra do poeta como um protesto ao mundo burguês.
Casimiro de Abreu
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Apesar de associado à Segunda Geração, Casimiro de Abreu retratou temas como a infância, a pátria, a saudade e a natureza. Seu poema mais conhecido Meus oito anos ilustra exatamente isso.
“Oh! que saudades que tenho / Da aurora da minha vida,/ Da minha infância querida / Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores, / Naquelas tardes fagueiras / À sombra das bananeiras, / Debaixo dos laranjais!(…)”
Fagundes Varela
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Sua poesia ilustra preocupação espiritual
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Ainda há o caráter pessimista, mas há também traços que apontam para a terceira geração, como a preocupação com os problemas sociais.
3ª GERAÇÃO – CONDOREIRISMO
Essa geração é chamada de condoreira devido ao condor, ave capaz de voar muito alto, que foi adotada como símbolo de liberdade pelos poetas.
Principais características
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Poesia de cunho político e social em defesa de uma nova ordem social
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Os poemas condenavam as desigualdades sociais e o sistema monárquico.
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O tema da abolição da escravatura foi muito abordado por essa geração
Prinicipais poetas:
Castro Alves
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Conhecido como “poeta dos escravos”, pois produziu vários poemas sobre a escravidão. O mais conhecido deles é O navio Negreiro
“São os filhos do deserto, / Onde a terra esposa a luz. / Onde vive em campo aberto / A tribo dos homens nus… / São os guerreiros ousados / Que com os tigres mosqueados / Combatem na solidão. / Ontem simples, fortes, bravos. / Hoje míseros escravos, / Sem luz, sem ar, sem razão…”
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O poeta também escreveu sobre temas amorosos. Em sua obra, a mulher amada aparece de modo bem menos idealizado e mais sensual.
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O Romantismo, nascido na Alemanha e na Inglaterra e depois expandido por toda a Europa, surgiu em um contexto marcado por fatos históricos como a Revolução Francesa e as consequências da Revolução Industrial.(Vale a pena dar um pulinho no Desconversa/historia e rever essas duas revoluções)
RUPTURA COM O CLÁSSICO
A visão de mundo romântica negava os valores defendidos pela tradição clássica e apresentava novos. Assim, esse período enfatiza:
o sentimento em detrimento da razão
a arte em detrimento da ciência
a subjetividade em detrimento da objetividade
o conflito emocional em detrimento da impessoalidade
O Romantismo rompeu com a tradição clássica e inaugurou uma nova etapa na literatura, pois conseguiu criar uma linguagem verdadeiramente nova e relacionada ao contexto histórico e político do período e à vida cotidiana do homem burguês, novo público consumidor da Literatura e das artes em geral.
E COMO FOI NO BRASIL?
Aqui no Brasil, o Romantismo surge um pouco depois de nossa independência. Os artistas nacionais tinham o objetivo de definir a cultura brasileira com traços que fossem verdadeiramente nossos e de produzir uma arte que não fosse baseada nos modelos portugueses. Por isso, o nacionalismo é o traço principal do nosso Romantismo.
A obra Suspiros poéticos e saudade, de Gonçalves de Magalhães é considerada o marco inicial do Romantismo brasileiro.
Na prosa, nossos escritores retrataram o índio como o “bom selvagem” a fim de criar uma identidade brasileira. As principais obras que exemplificam essa tendência ao romance indianista são O Guarani, Iracema e Ubirajara (Você já leu alguma delas? Se ainda não leu, vale a pena ler!). Além dos romances indianistas, existiram também os romances urbanos e os romances regionalistas. Os romances urbanos retratavam personagens em situações do cotidiano. As obras A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo; Senhora, Lucíola, Cinco minutos, todos de José de Alencar, pertencem a esse gênero. Os romances regionalistas retratavam aspectos sociais de diferentes áreas do Brasil. Eles funcionaram como uma espécie de mapeamento das diferentes culturas existentes no interior do país, contribuindo para a construção da identidade nacional. As obras de José de Alencar O Gaúcho que retrata os pampas e O Sertanejo que retrata o Nordeste são exemplos desse gênero.
Já na poesia os escritores são tradicionalmente divididos em 3 gerações.
Exercícios
01_ Marcos enfrentou congestionamento no trânsito e perdeu o início da reunião.
A conjunção “e”, além de indicar ideia de adição, também indica ideia de:
a) condição.
b) oposição.
c) consequência.
d) adversidade.
e) comparação.
02_ (PUC-SP) No período: "Da própria garganta saiu um grito de admiração, que Cirino acompanhou, embora com menos entusiasmo", a palavra destacada expressa uma ideia de:
a) explicação.
b) concessão.
c) comparação.
d) modo.
e) consequência.
03_ Sobre as conjunções, é correto afirmar:
a) As conjunções apenas introduzem a ideia de função gramatical de um elemento.
b) As conjunções apresentam uma ideia de circunstância e atuam como adjunto adverbial em uma oração.
c) As conjunções podem ser utilizadas no lugar de um nome, referir-se a ele acompanhá-lo ou qualificá-lo.
d) As conjunções podem constituir, por si, verdadeiras orações.
e) As conjunções coordenativas e subordinativas. objetivam reunir orações em um mesmo enunciado.
Como tarefa suplementar, acessem:
https://www.youtube.com/watch?v=2hr7Uqu6G80 - música Tempo perdido (Legião urbana).
https://www.youtube.com/watch?v=_x6Yv_grEtw - ÁLVARES DE AZEVEDO - Sonhando (poema recitado)
Gabarito
01- c
02- b
03- e
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