segunda-feira, 3 de agosto de 2020

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo. Parábola editorial. 2003. Série Aula – 1.

“Não saber tais regularidades [do funcionamento interativo da língua] concorre também para deixar os mais pobres ainda mais excluídos, os quais, ‘coincidentemente’, são os menos escolarizados e os menos preparados para enfrentar as exigências de um mercado de trabalho cada vez mais especializado” (p. 16).

 

“Se o que predomina nas aulas de português continua sendo o estudo inócuo das nomenclaturas e classificações gramaticais, ir à escola e estudar português pode não ter muita importância, principalmente para quem precisa, de imediato, adquirir competências em leitura e em escrita de textos” (p. 16).

 

“A escola, como qualquer outra instituição social, reflete as condições gerais de vida da comunidade em que está inserida. No entanto, é evidente também que fatores internos à própria escola condicionam a qualidade e a relevância dos resultados alcançados” (p. 20).

 

“Talvez seja preferível que os alunos escrevam menos, mas que possam revisar seus textos, até  mais de uma vez, tornando-se essa revisão, assim, um hábito já previsto nas atividades escolares com a escrita” (p. 65).

 

“Quando alguém é capaz de falar uma língua é então capaz de usar, apropriadamente, as regras (fonológicas, morfológicas, sintáticas e semânticas) dessa língua (além, é claro, de outras de natureza pragmática) na produção de textos interpretáveis e relevantes” (p. 85).

 

“[…] a mudança no ensino do português não está nas metodologias ou nas ‘técnicas’ usadas. Está na escolha do objeto de ensino […]” (p. 108) [os] “usos sociais da língua, na forma em que ela acontece no dia a dia da vida das pessoas […] a língua que somente acontece entre duas ou mais pessoas, com alguma finalidade, num contexto específico e sob a forma de um texto – mais ou menos longo, mais ou menos formal, desse ou daquele gênero” (p. 109) – itálicos do original

 

 

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo. Parábola editorial. 2003. Série Aula – 1.

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