Fascículo 01
1-
Mesmo com diferentes marcos históricos que demonstram o pioneirismo
artístico-cultural cearense, a literatura produzida no Ceará ainda margeia o
espaço do campo do poder destinado à Literatura Brasileira. Uma das respostas
que ajuda a entender esse fenômeno é:
Escolha
uma:
a. que
na própria concepção e formação do Estado brasileiro, que, desde o início do
Estado Novo, demonstrou ser um país continental, com múltiplas culturas e
expressões.
b devido
à dificuldade de acesso dos grandes centros urbanos e políticos nacionais,
concentrados majoritariamente nas regiões sul e sudeste do país.
c
que especialmente no século XX, a própria dinâmica editorial no Brasil, também
em efervescência nos eixos norte e nordeste no referido período.
d. que
a diferentes culturas e expressões oriundas de regiões mais prestigiadas
socioeconomicamente não repercutem.
2-
No poema “Sou Cabra da Peste”, de Patativa do Assaré, além de ‘cabra da peste”,
o eu-lírico se define de modo múltiplo, ao apontar que pertence aos seguintes
lugares:
a. Ceará,
Nordeste, Brasil.
b.
Ceará, Norte, Brasil.
c. Nordeste,
Brasil, América Latina.
d.
Ceará, Brasil, América.
03.
Desde o início do século XIX, o Ceará tem-se mostrado pleno de atividades
literárias. Quais foras as associações literárias e intelectuais que se
destacaram no Ceará nas últimas três décadas do século XIX?
Escolha
uma:
a. Academia
Francesa, Grupo Clã, Academia Cearense.
b.
Clube Literário, Fénix Caixeiral, Padaria Espiritual.
c.
Gabinete de Leitura, Padaria Espiritual, Academia Cearense de Letras.
d. Academia
Francesa, Padaria Espiritual, Academia Cearense.
04.
Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:
(1)
José de Alencar.
(2)
Academia Francesa.
(3)
Emília Freitas.
(4)
Rachel de Queiroz
(
) Em 1977, foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras e
a primeira a receber o Prêmio Camões, em 1993.
(
) Em 1899, foi a autora da publicação do primeiro romance fantástico
brasileiro, A rainha do ignoto.
(
) Foi romancista mais representativo do Romantismo brasileiro e o responsável
pelo projeto de identidade nacional da Literatura Brasileira.
(
) No início da década de 1870, foi pioneiro na divulgação da filosofia
positivista no Brasil.
Escolha
uma:a
a. 4,
3, 1, 2.
b. 1,
2, 3, 4.
c. 2,
3, 4, 1.
d.
1, 4, 2, 3.
A
partir das informações acerca das ideias expressas por Gilberto Freyre no
Manifesto Regionalista, de 1926, o único modo de ser nacional no Brasil é ser
primeiro:
Escolha
uma:
a.
cearense.
b. nordestino.
c. provinciano.
d.
regional.
Gabarito
1-
b
2-
a
3-
d
4-
a
5-
d
………………………………….
Fascículo 02
01.
Como consequência da opção pelo imaginoso, os personagens românticos
caracterizavam-se, então, em sua maioria, por serem:
Escolha
uma:
a. alegres
e descontraídos.
b. heroicos
e destemidos.
c. tristes
e fracassados.
d. nacionalistas
e revolucionários.
02.
O Romantismo, enquanto período literário, traz a imaginação como elemento
propulsor de sua escrita. Quais elementos da estética romântica dão a ver esse
pendor imaginativo:
Escolha
uma:
a. a
idealização e a fantasia.
b. a
idealização e o compromisso social.
c. a
fantasia e o nacionalismo.
d. o
cenário urbano e os perfis femininos.
03.
Marque a alternativa que contém dois nomes de autores cearenses que se
destacaram no período romântico:
Escolha
uma:
a.
José Alcides Pinto e José de Alencar.
b. Juvenal
Galeno e Adriano Espínola.
c. Antônio
Sales e Adolfo Caminha.
d. José
de Alencar e Juvenal Galeno.
04.
Além do pendor para a fantasia, o Romantismo no Brasil teve cores locais, com ênfase
na perspectiva nacionalista. Alguns fatos deram suporte para que o Brasil,
ainda em processo de construção de uma identidade, pudesse ter acesso aos
mecanismos culturais e sociopolíticos que permitiram a construção do ideário
nativo.
Coloque
F (Falso) ou V(Verdadeiro) nas alternativas abaixo, que tratam dessa mudança do
cenário social e cultural do país:
(
) A vinda da Família Real portuguesa para o Brasil não alterou o estado
da então colônia, nem promoveu mudanças substanciais.
(
) As missões artísticas, como a Missão Francesa, que trouxe para o
Brasil vários mestres da pintura, deu novos ares ao país, pois incrementou as
possibilidades de desenvolvimento artístico e cultural.
( ) A Proclamação da Independência, que oficialmente emancipou o Brasil
e o tirou da condição de colônia portuguesa, não teve influência nos rumos da
nação.
(
) A vinda da Família Real portuguesa e as missões estrangeiras alteraram
a vida cultural brasileira, uma vez que carrearam para o país uma visão
clássica da arte, além de, futuramente, ter propiciado a fundação de
Universidades.
Escolha
uma:
a. V,
F, V, F.
b. V,
F, V, V.
c. F,
V, F, V.
d. F,
F, V, V.
05.
Uma boa parte dos romances românticos no Brasil foram publicados em jornais.
Marque a(s) alternativa(a) que explicam essa opção.
I.
O parque gráfico brasileiro era quase inexistente, daí ser difícil a publicação
de livros inteiros.
II. O jornalismo já tinha destaque na sociedade de então, por isso publicar nos
jornais era garantia de leitores.
III. Os escritores preferiam publicar em jornais porque era mais barato.
IV. As editoras remuneravam melhor capítulos publicados separadamente nos
jornais.
Escolha
uma:
a. I,
II e IV estão corretas.
b. I
e II estão corretas.
c. I,
III e IV estão corretas.
d. I,
II, III e IV estão corretas.
Gabarito
1-
b
2-
a
3-
d
4-
c
5-
b
………………………………………
Fascículo 03
Leia
o trecho abaixo e assinale a alternativa correta:
“Representa
o momento de maturidade da poesia romântica. Inspirado em Victor Hugo, escreve
sobre a escravidão, como o famoso poema “O navio negreiro”. Por isso ficou
conhecido como “o poeta dos escravos”.
Escolha
uma:
a Antônio
Bezerra.
b. Antônio
Martins.
c. Justiniano
de Serpa.
d. Castro
Alves.
02.
No Brasil, a terceira geração romântica ficou conhecida como Condoreirismo ou
Condorismo, expressão que se associa à imagem do condor, tomada como símbolo de
liberdade e altivez. Sobre essa fase, podemos afirmar que:
I
– Os poetas nutriam preocupação com questões sociais do seu tempo.
II
– O conteúdo poético fugia um pouco do egocentrismo da fase ultrarromântica e
se comprometia, por exemplo, com a campanha abolicionista e republicana.
III
– Os poetas se preocupavam exclusivamente com o conteúdo, com a mensagem de
seus poemas, nunca com a forma poética.
IV
– O poeta baiano Castro Alves é considerado a principal expressão condoreira da
poesia brasileira, tendo influenciado muitos poetas, Brasil a fora.
Estão
corretas as afirmativas:
Escolha
uma:
a. II,
III, IV.
b. I,
II e IV.
c. II
e IV.
d.Todas
as afirmativas estão corretas.
03.
Capistrano de Abreu e Araripe Júnior alcançaram prestígio nacional por suas
obras. O primeiro tornou-se referência como historiador e o segundo, como
crítico literário. Esses dois cearenses participaram ativamente de qual
agremiação literária?
Escolha
uma:
a. Academia
Francesa.
b. Padaria
Espiritual.
c. Fênix
Estudantil.
d Clube
Literário.
04.
Leia e analise o texto abaixo e assinale a alternativa que completa
corretamente as lacunas:
“Barão
de Studart afirma que o poeta __________ também se revelou como dramaturgo,
pois deixou inédito o drama em três atos intitulado __________, escrito em
Maranguape e cujo manuscrito data de 25 de outubro de 1877.
Escolha
uma:
a. Barbosa
de Freitas – Joaquim de Sousa.
b. Joaquim
de Sousa – Barbosa de Freitas.
c. Barbosa
de Freitas – Lendas do Sol.
d. Joaquim
de Sousa – À minha irmã.
05.
Os estudiosos e críticos nos dão notícia da existência, em terras cearenses, de
dois poetas românticos “de envergadura”, cuja expressão poética foi
influenciada pelo chamado Byronismo. Assinale a alternativa correta.
Escolha
uma:
a. Joaquim
de Sousa e Castro Alves.
b. Joaquim
de Sousa e Antônio Bezerra.
c. Joaquim
de Sousa e Barbosa de Freitas.
d. Barbosa
de Freitas e Antônio Martins.
Gabarito
1-
d
2-
b
3-
a
4-
a
5-
c
………………………………………
Fascículo 04
Questão
01
O
romance Rapto jocoso traz como cenário uma aldeia no interior
cearense – Beberibe (CE). Os costumes da época, como bailes, brincadeiras e
casamentos matutos são cuidadosamente descritos, ao passo que as personagens são
construídas nitidamente enraizadas na realidade cearense com o predomínio da
análise psicológica de suas protagonistas. A ação do romance é rápida, o que é
uma novidade para a época, e predominam o humor e as cenas pitorescas que
tornam ainda mais leve e agradável a leitura. O romance Rapto Jocoso foi
escritor por:
Escolha
uma:
a.
Úrsula Garcia.
b. Emília
Freitas.
c. Júlia
Vasconcelos.
d. Anna
Facó.
Questão 2
Para
conhecer a Literatura Cearense e identificar as suas escritoras é essencial a
leitura de algumas obras específicas, marque a opção em que todos os autores
são referências no estudo da Literatura Cearense:
Escolha
uma:
a. Dolor
Barreira, Antônio Cândido, Sílvio Romero e Sânzio de Azevedo.
b. Dolor
Barreira, Alfredo Bosi, Afrânio Coutinho e Sânzio de Azevedo.
c. Dolor
Barreira, Mário Linhares, Sílvio Romero e Sânzio de Azevedo.
d. Dolor
Barreira, Mário Linhares, Barão de Studart e Sânzio de Azevedo.
Questão 3
Por
temer a censura e o preconceito da época, final do século XIX e início do
século XX, algumas escritoras utilizaram pseudônimos para publicar seus textos
na imprensa. Identifique o pseudônimo e o nome da escritora. Relacione a
segunda coluna de acordo com a primeira.
(1)
Maria Rodrigues
Peixe
(2)
Francisca Clotilde Barbosa de
Lima
(3)
Ana
Facó
(4)
Rachel de
Queiroz
(
) Nitia-abá
(
) Alba Valdez
(
) Rita de Queluz
(
) Jane Davy
Marque
a opção que contém a sequência correta, obedecendo a sequência de cima para
baixo. Escolha uma:
Escolha
uma:
a. 1,
2, 3, 4
b. 3,
4, 1, 2
c. 1,
3, 2, 4
d. 3,
1, 4, 2
Questão 4
As
escritoras cearenses foram pioneiras em vários movimentos. Sobre a participação
feminina nos movimentos sociais e intelectuais do Ceará, relacione a segunda
coluna de acordo com a primeira.
1
- Alba Valdez
2
– Francisca Clotilde .
3-
Ana
Facó
4-
Rachel de Queiroz
(
) Diretora do primeiro Grupo Escolar de Fortaleza.
(
) Fundadora da Liga Feminista Cearense, em 1904
(
) A primeira mulher a ingressar na ABL.
(
) Primeira professora da escola Normal em Fortaleza.
Marque
a opção que contém a sequência correta, obedecendo a sequência de cima para
baixo. Escolha uma:
Escolha uma:
a. 3,
4, 2, 1
b. 3,
1, 4, 2
c. 2,
1, 3, 4
d. 2,
1, 4, 3
Questão 5
A
Belle Époque ocorrida no período de 1860 a 1930 no Ceará é marcada pela
influência da:
a. Língua
europeia.
b. Política
europeia.
c. Educação
europeia.
d. Cultura
europeia.
Gabarito
1-
d
2-
d
3-
d
4-
b
5-
d
………………………………………
Fascículo 05
Questão
01
Segundo
Sânzio de Azevedo “Rodolfo Teófilo [...] havia composto versos românticos na década
anterior [1870], mas haveria de firmar-se como romancista”. Considerando a
prosa literária desse autor, marque a opção que traz uma informação correta:
Escolha
uma:
a A
fome, de 1890, trata do êxodo rural, com a migração cearense para a Amazônia.
b. O
romance O paroara, de 1889, concentra-se na tragédia da epidemia
vivenciada quando o autor tinha nove anos de idade.
c. Os
Brilhantes, de 1895, traz a figura do cangaceiro para a ficção.
d Maria
Rita, de 1897, é uma ficção científica naturalista.
Questão 2
Houve
um grande avanço cultural no panorama literário cearense nas duas últimas
décadas do século dezenove. Notável, nesse período, foi a organização de
agremiações e periódicos literários. Que exemplos são pertinentes a esse
período?
I
- Grupo Clã.
II
- Academia Francesa.
III
- Centro Literário.
IV
- Clube Literário.
V
- Padaria Espiritual.
Estão
corretas as opções:
Escolha
uma:
a. I,
II, III.
b. II,
III, IV.
c. III,
IV, V.
d. II,
IV, V.
Questão 3
Para
Eça de Queirós, sempre existiu a oposição entre a arte realista e a idealista.
A realista se baseia na observação dos fatos; a idealista decorre da
imaginação. Assim, tanto pode haver autores do Romantismo de tendência
realista, como autores idealistas no período identificado como do Realismo e Naturalismo.
A propósito dessa polarização proposta por Eça de Queirós, que autores e obras
se identificam com a tendência realista:
1.
Juvenal Galeno – Lendas e canções populares
2.
Oliveira Paiva – Dona Guidinha do Poço
3.
Antônio Sales – Versos Diversos
4.
Fraklin Távora – O Cabeleira
5.
Rodolfo Teófilo – Violação
Que
opção apresenta a correta identificação:
Escolha
uma:
a.
1, 2, 3
b. 2,
3, 4
c. 2,
4, 5
d. 3,
4, 5
Questão 4
O
Naturalismo transitou para o _______________, tendência estética que resulta numa
arte mais introspectiva e rica em efeitos estilísticos e sugestões sensoriais.
Tais características avançam sobre o século vinte, tendo repercussões no
segundo momento do Modernismo, a exemplo do romance regionalista de
_______________.
Que
opção preenche satisfatoriamente as lacunas do parágrafo acima?
Escolha
uma:
a. Romantismo
– Antônio Sales.
b. Neonaturalismo
– Adolfo Caminha.
c. Parnasianismo
– Alfredo Miranda de Castro.
d. Impressionismo
– Raquel de Queirós.
Questão 5
Ainda
não
O
ano de 1894 foi duplamente contemplado nas letras do Ceará. No dia 15 de
agosto, era fundada a _______________ e, no dia 27 de setembro, surgia
o_______________.
Marque
a opção que completa corretamente as lacunas do trecho acima:
Escolha
uma:
a. Academia
Brasileira de Letras – Clube Literário.
b. Padaria
Espiritual – Instituto do Ceará.
c. Academia
Cearense – Centro Literário.
d. Academia
Francesa – Clube Literário.
Gabarito
1-
c
2-
c
3-
c
4-
d
5-
c
………………………………………
Fascículo 06
Questão
1
Qual
padeiro tinha o nome de guerra José Marbri:
a. Luís
Sá.
b. José
Maria Brígido.
c. Raimundo
Teófilo de Moura.
d. Artur
Teófilo.
Questão 2
Qual
o único livro publicado pelo grêmio na sua primeira fase:
a. Versos
diversos.
b. Os
Brilhantes.
c. Phantos.
d. Vagas.
Questão 3
A
Padaria Espiritual não era só literária, pois tinha dois músicos e um pintor,
além de diversos escritores. Aponte o item com os nomes dos dois músicos:
a. Álvaro
Martins e Antônio Sales.
b. Sabino
Batista e Ulisses Bezerra.
c. Henrique
Jorge e Carlos Vítor.
d. Jovino
Guedes e Luís Sá.
Questão 4
Qual
membro do grêmio não era escritor, nem músico, mas homem valente:
a. Ulisses
Bezerra (Frivolino Catavento).
b. Joaquim
Vitoriano (Paulo Kandalaskaia).
c. Antônio
de Castro (Aurélio Sanhaçu).
d. Artur
Teófilo (Lopo de Mendoza).
Questão 5
Cite
dois membros da Padaria Espiritual que também eram do Centro Literário:
a. Ulisses
Bezerra e Lopes Filho.
b. Álvaro
Martins e Antônio Sales.
c. Antônio
Bezerra e Sabino Batista.
d. X.
de Castro e Joaquim Vitoriano.
Gabarito
1-
c
2-
c
3-
c
4-
b
5-
a
………………………………………
Fascículo 07
Questão
1
O
livro Fanfarras (1882), de Teófilo Dias, é considerado por
Sânzio de Azevedo e Péricles Eugênio da Silva.
a.
O marco no modernismo cearense.
b. A
obra precursora do simbolismo.
c.
A estreia do parnasianismo brasileiro.
d. O
marco do pré-modernismo cearense.
Questão 2
São
considerados autores cearenses parnasianos, exceto:
a. Jáder
de Carvalho.
b. Antônio
Sales especialmente em Poesia e Minha terra.
c. Júlio
Maciel.
d. Otacílio
de Azevedo.
Questão 3
Relacione
a primeira coluna com a segunda:
(
1 ) Parnasianismo
(
2 ) Pré-Modernismo
(
3 ) Modernismo
(
) Théophile Gautier e Leconte de Lisle.
(
) Alberto de Oliveira e Alf. Castro.
(
) Leão de Vasconcelos e Mário da Silveira.
(
) Jáder de Carvalho, Sidney Netto, Franklin Nascimento e Mozart Firmeza.
A
sequência correta da segunda coluna é:
Escolha
uma:
a. 1,
1, 2, 3.
b. 1,2,2,3.
c.
1,2,1,3.
d. 1,1,2,2.
Questão 4
O
livro marco no modernismo cearense é:
a. O
Canto Novo da Raça (1927).
b. O
Quinze (1930).
c. Os
Sertões (1902).
d. Phantos (1893).
Questão 5
São
consideradas características do Parnasianismo:
(1)
A visão de arte como sinônimo de beleza formal.
(2)
O sentimentalismo excessivo.
(3)
Os rigores formais na sua composição.
Estão
corretos apenas os itens:
Escolha
uma:
a. 1
e 3.
b.
Todos os itens estão corretos.
c. Apenas
o item 1.
d. 1 e 2.
Gabarito
1-
b
2-
a
3-
a
4-
a
5-
a
………………………………………
Fascículo 08
Antes
do surgimento da Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP), os artistas
cearenses já atuavam em quais espaços?
a. Livrarias
e cinemas.
b. Museus
de arte e galerias.
c. Estúdios
de fotografia e ateliês.
d. Bibliotecas
e museus.
Questão
2
Escolha
entre as alternativas abaixo aquela que, obedecendo a sequência do texto,
preenche corretamente os espaços.
“Estreou
nas páginas de Clã uma nova escritora de____________: Lúcia
Fernandes Martins, a única voz feminina do grupo – que também
escreveu sob pseudônimo ___________ – esposa de Fran Martins.
Escolha
uma:
a. Crônicas
e poesias; “Ana Lima”.
b. Poesias
e contos; “Dulce Veiga”.
c. Contos
e novelas; “Sandra Lacerda”.
d. Romances
e sonetos; “Ana Lacerda”.
Questão
3
Além
de literatura, cinema, teatro, música e política, a Revista se destinava a?
a. Divulgar
as realizações da Secretaria de Cultura do Ceará.
b.. Apresentar
os pintores cearenses.
c. Apresentar
os políticos cearenses.
d. Divulgar
as realizações da Secretaria de Educação do Ceará.
Questão
4
Como
se chama o movimento organizado de artistas plásticos, criado em 1941, sob a
liderança do artista Mário Baratta?
a.
Centro Cultural de Belas Artes (CCBA).
b. Sociedade
de Cultura Artística (SCA).
c. Centro
de Cultura e Arte (CCA).
d. Associação
dos Artistas Plásticas do Ceará (AAPC).
Questão
5
Como
se chamava a seção que divulgava e tecia comentários sobre eventos e
lançamentos de livros?
a.
Agenda Cultural.
b. Caderno
de Arte e Cultura.
c. Mundo
das Letras.
d. Vento
Sul, Vento Norte.
Gabarito
1-
c
2-
c
3-
c
4-
a
5-
d
………………………………………
Fascículo 09
Questão
1
Assinale
o item que completa corretamente a lacuna presente na citação a seguir:
Chamamos
de ____________ os poetas das mais variadas tendências que se revelaram ou
firmaram na década que acaba de findar e que apresentam como denominador comum,
a intensa pesquisa no sentido do reajustamento da linguagem às solicitações dos
novos tempos, e o impulso dinâmico da integração do homem e da poesia no
processo histórico em desenvolvimento. (COELHO, 1971, p. 170).
a. Geração
40.
b. Geração
60.
c. Concretistas.
d. Modernistas.
Questão
2
Quando
e onde aconteceu a primeira mostra de arte concreta brasileira?
a. Em
1959, no Clube do Advogado, em Fortaleza.
b. Em
1956, no MAM (Museu de Arte Moderna) de São Paulo.
c. Em
1957, no IBEU, em Fortaleza.
d. Em
1956, no MASP (Museu de Arte de São Paulo).
Questão
3
Qual
foi dos poetas cearenses o responsável pela inserção do movimento concretista
no estado?
a. Antônio
Girão Barroso.
b. José
Alcides Pinto.
c. Pedro
Henrique Saraiva Leão.
d. Horácio
Dídimo.
Questão
4
“Movimento
de ruptura estética que enfatizava o ‘moderno’ em busca do futuro, exaltando a
velocidade dos automóveis, os avanços industriais, a eletricidade, o
desenvolvimento das metrópoles, das engrenagens dos maquinários.”
A
qual movimento esse enunciado está se referindo?
a. Cubismo.
b. Futurismo.
c. Dadaísmo.
d. Surrealismo.
Questão
5
Nelly
Novaes Coelho incluiu, no que denominou de “rótulo” Geração de 60, os seguintes
grupos:
a. O
grupo paulista da Poesia Concreta, o grupo mineiro de Tendência e o movimento
Práxis.
b. O
grupo paulista da Poesia Concreta, o grupo mineiro de Tendência e o movimento
Siriará.
c. O
grupo mineiro da Poesia Concreta, o grupo paulista de Tendência e o movimento
Práxis.
d. O
grupo paulista da Poesia Concreta, o grupo mineiro de Tendência e a Revista O
Saco.
Gabarito
1-
b
2-
b
3-
b
4-
b
5-
c
………………………………………
Fascículo 10
Questão
1
A
coletânea O cravo roxo do diabo, organizada pelo escritor cearense Pedro
Salgueiro:
a. Foi
publicada em 2011, reunindo apenas contos fantásticos de diferentes épocas.
b. Foi
publicada em 2012 e apresentou um panorama de contos e romances fantásticos da
literatura cearense.
c. Foi
publicada em 2012, com esse título, apenas para homenagear o escritor Álvaro
Martins, o “Alvarins”, cofundador da Padaria Espiritual e do Centro Literário,
que tinha.
d. Foi
publicada em 2011 e apresenta um panorama do conto fantástico cearense, bem
como trechos de romances e poemas que podem se inserir no gênero.
Questão 2
No
romance A Casa, de Natércia Campos, a presença do Fantástico se estabelece
a partir do momento em que:
Escolha
uma:
a. A
casa demonstra sentimentos, é a personagem protagonista e a narradora de fatos
que atravessam gerações.
b. Os
personagens são desprovidos de senso lógico e culpam os ancestrais pelos
absurdos que presenciam.
c. O
espaço se dilata e o tempo paralisa, de modo que não se tem noção de como os
fatos transcorrem.
d. A
casa é ameaçada pelas águas da represa que será construída.
Questão 3
O
conto “O Homem de Neandertal”, de Rubens de Azevedo, mostra que o gênero
fantástico pode se configurar:
a. Num
assassinato concretizado após ameaças.
b. Na
escolha por um personagem arqueólogo.
c. Na
iminência de um atentado fatal.
d. Na
ruptura da fronteira entre o presente e o passado.
Questão 4
A
definição mais tradicional do gênero Fantástico afirma que ele se configura
por meio da “hesitação do leitor em ‘aceitar’ ou não os fenômenos
narrados”. Tal definição foi elaborada pelo/a teórico/a:
a. Irene
Bessiére.
b. Roger
Callois.
c. Tzvetan
Todorov.
d. Louis
Vax.
Questão 5
De
acordo com a crítica Nelly Novaes Coelho, o romance de Emília Freitas:
a. Descarta
elementos do folclore nordestino e se afirma como uma narrativa documental.
b. É
um romance essencialmente fantástico.
c. Mostra
uma preocupação crucial com os valores cristãos.
d. Tem
elementos do gótico, do naturalismo e do regionalismo.
Gabarito
1-
d
2-
a
3-
d
4-
c
5-
d
………………………………………
Fascículo 11
Questão
1
Antes
que o cordel se consolidasse no Ceará, algumas personalidades se utilizaram de
poemas de estrutura cordelística para detratarem seus inimigos através dos
jornais. Entre elas, estava Marcos Franco Tranquilo, pseudônimo utilizado por:
a. Manoel
Felipe de Castelo Branco (ou Padre Verdeixa).
b. Padre
Verdeixa (ou Rodolfo Teófilo).
c. Rodolfo
Teófilo ou (Américo Facó).
d. Américo
Facó (ou Patativa do Assaré).
Questão 2
Sobre
a literatura de cordel brasileira, é correto afirmar que:
a. O
cordel produzido no Brasil é exatamente o mesmo que veio da Europa, sem
alterações.
b. A
região Centro-Oeste foi o berço da implantação no Brasil do cordel vindo da
Europa.
c. Recife,
capital de Pernambuco, veio a se consolidar como o principal polo de impressão
dos folhetos populares no século XIX.
d.
Do Piauí, partiram para Recife ainda no século XIX alguns dos poetas pioneiros
do cordel brasileiro, como Santaninha e Silvino de Pirauá.
Questão 3
Que
poeta ligado ao ambiente místico de Juazeiro do Norte motivou-se a ler quando,
aos 13 anos, se encantou com o poema Alonso e Marina (de Leandro
Gomes de Barros) que enrolava uma barra de sabão comprada pelo avô?
a. Manoel
Caboclo.
b. Expedito
Sebastião da Silva.
c. José
Bernardo da Silva.
d. João
de Cristo-Rei.
Questão 4
Qual
era o apelido do oficial da Guarda Nacional João André Teixeira Mendes
(1781-1874), contra quem o padre Verdeixa redigiu um célebre ABC?
a. Canoa
Doida.
b. Canela
Preta.
c. Marcos
Tranquilo.
d. Zé
Melancia.
Questão 5
Devido
à qualidade e variedade de sua obra, como veio a ser considerado o paraibano
Leandro Gomes de Barros (1865-1918)?
a. O
poeta-cantador.
b. O
pai da literatura de cordel brasileira.
c. O
poeta-empresário.
d. O
pai da xilogravura nordestina.
Gabarito
1-
c
2-
c
3-
a
4-
b
5-
b
………………………………………
Fascículo 12
Gabarito
1-
2-
3-
4-
5-
………………………………………
12-
ResponderExcluir1.O Programa Aprendizagem na Idade Certa (MAISPaic) tem como objetivo:
Escolha uma:
a. A elevação da qualidade a apenas da leitura de todos os alunos da rede municipal.
b. A elevação da qualidade apenas da escrita de todos os alunos da rede municipal.
c. A elevação da qualidade da leitura e escrita de todos os alunos da rede municipal.
d. A diminuição da evasão de todos os alunos da rede municipal.
2. Qual foi o primeiro escritor cearense que publicou uma obra destinada ao público infanto-juvenil?
Escolha uma:
a. Joaquim Manoel de Macêdo.
b. Quintino Bocaiúva.
c. Saldanha Marinho.
d. Juvenal Galeno.
3. Qual foi uma das primeiras editoras do estado com mais de 30 anos de exercício que ajudou escritores e escritoras na travessia em começar a escrever também para o público infantojuvenil?
Escolha uma:
a. Armazém da Cultura.
b. Edições Demócrito Rocha.
c. Editora Dummar.
d. Editora Premius.
4. uvenal Galeno, com o seu livro Canções da escola (1871), escreveu a primeira obra destinada ao público infanto-juvenil. Além disso, é correto afirmar que ele:
Escolha uma:
a. Era a favor da palmatória, esse brutal recurso da inépcia do magistério.
b. Foi inspetor na Instrução Pública e adotava a palmatória como método disciplinar.
c. Acreditava que para resolver todo tipo de mal comportamento ou mesmo disciplinar as crianças, elas teriam apenas que cantar.
d. Acreditava que a disciplina era mais importante e necessária do que a literatura.
5. Sobre a Coleção Paic Prosa e Poesia, marque a opção correta:
Escolha uma:
a. A coleção é organizada a partir de concursos públicos anuais de seleção de obras de escritores e ilustradores cearenses com o objetivo de elevar a qualidade da leitura e da escrita de alunos da rede municipal.
b. A coleção é organizada a partir de uma publicação independente, na qual escritores e escritora imprimem a própria obra em gráficas-editoras.
c. A coleção é organizada a partir de uma publicação em livro digital a fim de incentivar a leitura a partir do uso das novas tecnologias.
d. A coleção é organizada com um número pequeno de escritores e escritoras e também com uma tiragem de livros muito pequena, inferior a 1.000 exemplares.
Gabarito:
1. c
2. d
3. b
4. c
5. a