quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Escola Egídia Cavalcante Chagas: Festival de ciências 2012

Sob a coordenação da professora Gisele Soares, PCA de ciências da natureza e Matemática a escooa Egídia realiza no início de dezembro seu tradicional festival de ciências.
Conhecimento em forma de atividades práticas e lúdicas.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

IV Motorromaria do terço dos homens de Morada Nova.

Eis a arte produzida pelos irmãos André Girão e por Tarcísio para a IV Motorromaria sdo terço dos homens da Paróquia do Divino Espírito Santo de Morada Nova - Ce.
Data do evento:
 27 de janeiro de 2013 (domingo)

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

III Natal Solidário: 2012

 
Artes produzidas pelo aluno Jesiel Silva do 1º B com esboço a mão e arte-finalização por meio de computador

Natal Solidário para mim:
É poder ajudar as pessoas que precisam quando estiverem necessitando.
Professora Gracinha - responsável pelo livro de ponto dos professores

É pensar no outro se dedicando a fazer alguém feliz nessa data.
Professora Suetônia  - responsável pelo livro de ponto dos professores

Solidariedade

Solidariedade não é apenas ajudar, mas ajudar com amor, carinho e humildade as pessoas. Nem todos ajudam com humildade, mas para serem reconhecidos e ganharem algo em troca. São poucas as pessoas que ajudam sem querer algo em troca.

Por Gabriel Cavalcante Oliveira – 1º C, tarde, 2012.







quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Creio em Deus Pai - em inglês

Credo (em Inglês) The Apostles Creed The Apostles Creed (English) I believe in God, the Father Almighty, Creator of heaven and earth. I believe in Jesus Christ, his only Son, our Lord. He was conceived by the power of the Holy Spirit and born of the Virgin Mary. He suffered under Pontius Pilate, was crucified, died, and was buried. He descended to the dead. On the third day he rose again. He ascended into Heaven, and is seated at the right hand of the Father. He will come again to judge the living and the dead. I believe in the Holy Spirit, the holy catholic Church, the communion of saints, the forgiveness of sins, the resurrection of the body, and life everlasting. Amen. http://www.acheoracao.com.br/oracoes/110.html 07/11/2012. 20:58

EEFM Egídia Cavalcante Chagas: Natal Solidário 2012

A EEFM Egídia Cavalcante Chagas realizou uma palestra no dia 23/10/2012 (terça) com a assistente social Marizô Quinto do CRAS de Morada Nova. Foi uma oportunidade de apresentar aos jovens alunos da escola e aos funcionários e professores a importância de se ensinar e aprender o valor de se importar com o próximo. A palestra contou um público dos três turnos da escola, cerca de 40 ouvintes e contou a participação da professora Meirinha, prata da casa. Todos ficaram cientes da rede proteção e assistência social de Morada Nova - Ce e perceberam que o cidadão comum pode ajudar as entidades governamentais a cuidar de todos que se encontram em situação de necessidade e vulnerabilidade sócio-econômica mais aentuada.

EEFM EGIDIA CAVALCANTE CHAGAS NATAL SOLIDÁRIO 2012


EEFM EGIDIA CAVALCANTE CHAGAS
NATAL SOLIDÁRIO 2012

DEFINIÇÃO
O Natal Solidário constitui-se em uma ação escolar inovadora desenvolvida por alunos e comunidade escolar da EEFM EGÍDIA CAVALCANTE CHAGAS de Morada Nova, Ceará de caráter interventivo sobre questões de cunho sócio-econômico que excluem famílias da periferia de Morada Nova de alcançarem um patamar suficiente de dignidade perante o conjunto da sociedade local. Sua tônica não é mero assistencialismo, mas o desenvolvimento do sentido de importar-se com o próximo.

JUSTIFICATIVA
Não basta dialogar com o conhecimento dos livros de maneira majoritariamente teórica. Há de se fazer necessário uma ação mais incisiva e prática em questões de desigualdade e subalternidade tornadas endêmicas. Por isso, os alunos da escola Egídia tocados por um senso de justiça social e de responsabilidade coletiva se engajam em atividades voltadas para diminuir assimetrias entre pessoas e seus grupos familiares marcados por uma injustificável desassistência por parte dos poderes públicos.

METODOLOGIA
O trabalho é coordenado pelo núcleo gestor da escola Egídia e divide-se em ações internas e externas para conscientizar e otimizar o binômio teoria e prática a ser maturado na consciência do aluno da escola Egídia. O trabalho em 2012 estrutura-se em:
  • Palestra motivacional com a assistente Marizô Quinto do CENTRO DE REREFERÊNCIA À ASSITÊNCIA SOCIAL do município de Morada Nova, Ce.
  • Visita às comunidades a serem beneficiadas com cestas básicas e kits de higiene pessoal.
  • Aplicação de questionário sócio-econômico por parte dos alunos.
  • Escolha de um desenho para se tornar a logomarca do NaATAL SOLIDÁRIO 2012.
  • Registro fotográfico e/ou vídeográfico das famílias a serem assistidas.
  • Produção de slides, paródias, poesias, gráficos, vídeos e/ou material impresso para publicizar o projeto e motivar a comunidade escolar a se engajar.
  • Arrecadação de alimentos e material de higiene pessoal
  • Separação e organização dos itens a serem doados a pelos menos 25 famílias carentes.
  • “Aulão” de cidadania realizado por alunos e professores da escola Egídia em praça pública para as famílias a serem atendidas com o material arrecadado.
  • Doação do material arrecadado às famílias selecionadas.

CULMINÂNCIA
Local: Praça da Matriz
Data: 15/12/2012 (sábado Letivo referente a uma sexta-feira)
Horário: a partir de 07:30h.
Ação: entrega de cestas básicas e kits de higiene a pelo menos 25 famílias

RESULTADOS ESPERADOS
A escola pretende aproveitar a energia produzida pelo protagonismo juvenil para exercer uma ação questionadora sobre as razões que mascaram as assimetrias que sustentam as relações ideológicas de poder estabelecido na forma como são praticadas pelos discursos assumidos pelo indivíduo em contextos de intersubjetivos de relações sociais e histórico-culturais específicas.

sábado, 3 de novembro de 2012

IV Motorromaria do terço dos homens da paróquia do Divino Espírito Santo de Morada Nova, Ceará: Fé sobre rodas até Canindé

Dicas para os motorromeiros que vão pilotar motos em direção a Canindé:
Bruno Parisi
Quem acredita no ditado que “moto foi feita para correr, não para brecar” está redondamente enganado. Assim como o motor, o sistema de freios é um componente essencial para a motocicleta.

Além de ter duas rodas a menos que os carros, as motocicletas têm pouca área de atrito entre os pneus e o chão, tornando a frenagem mais complexa. Mas o que fazer para garantir o bom funcionamento do sistema de freios?

O que realmente faz a motocicleta parar é a superfície em que o pneu está em contato. Nada adianta um freio potente se a moto está rodando em uma pista lisa feita sabão. A moto não irá parar e as chances de uma queda são grandes.

Tipos de freio
Em motos antigas ou de baixa cilindrada o sistema de freio utilizado é a tambor. Sua manutenção é mais barata, porém sofrem mais em condições adversas como chuva e freios mal regulados. Há o mito de que os freios a tambor são ineficazes. Mas se bem regulados funcionam tão bem quanto o sistema a disco.

No caso de entrar água dentro do tambor as lonas podem acumular sujeira e gerar ruídos durante a frenagem. Também há o risco de vitrificação da lona, ou seja: a lona perde a aspereza necessária para entrar em atrito com o cubo da roda, diminuindo o poder de frenagem. Para reverter essa situação, basta lixar as lonas com uma lixa de ferro para voltarem a ficar ásperas. O trabalho pode ser feito em casa ou na oficina.

Os freios a disco, utilizados em motos mais potentes, são compostos basicamente por pastilhas, pistão, fluido de freio e disco. Seu funcionamento é hidráulico. Ou seja, ao acionar o manete ou o pedal, o fluido de freio se move em direção a pastilha e “empurra” o pistão; esse, por sua vez move a pastilha para entrar em contato com o disco.

Motos com freios a disco oferecem uma resposta mais rápida que o sistema a tambor, mas o motociclista também gasta mais em sua manutenção. Por ficarem expostos os discos estão sujeitos a avarias.

Em uso constante, como por exemplo em uma longa descida de serra, os freios apresentam o tradicional “fading”, ou fadiga. As respostas ficam mais lentas em função da alta temperatura alcançada pelo fluido de freios, que pode evaporar e retardar o tempo de resposta do freio. Ou seja, motocicleta precisa de mais espaço para realizar a frenagem.

Dicas

Para manter o correto funcionamento dos freios, seguem algumas dicas para o motociclista poder fazer a manutenção em casa:

- Verificar e ajustar a folga dos manetes e pedais conforme o manual do proprietário da motocicleta;

- No caso de freio dianteiro a tambor é recomendável observar o estado do cabo de acionamento, se necessita de lubrificação ou troca.

- Ruídos metálicos vindos das rodas é sinal de que as pastilhas estão gastas e podem danificar os discos;

- No caso de freios a tambor, conferir a regulagem dos freios próxima ao cubo das rodas;

- Regular a “altura” do manete conforme a preferência do piloto, em motos com regulagem do manete;

- Verificar o nível de fluido de freio em motos com freio a disco;

- Conferir se o sistema de freios produz algum ruído incomum. É sinal de avarias no sistema;

- Colocar a motocicleta no cavalete central (se tiver) e girar as rodas para conferir se há algum empeno nos discos;

- Freios com acionamento “borrachudo” muitas vezes tem solução realizando sangria do sistema de fluido de freio.

 http://www.moto.com.br/motodicas/conteudo/para_frear_melhor-19179.html
03/11/2012, 10:34

Voz passiva em espanhol

Vozes Verbais (Las Voces del Verbo)
A voz do verbo indica se o sujeito pratica a ação (voz ativa) ou se ele recebe a ação (voz passiva).

Voz ativa: Juan cruzó la calle corriendo. (Juan cruzou a rua correndo.)
Aqui, o sujeito Juan pratica a ação de cruzar. Neste caso, dizemos que é um sujeito ativo.
Voz passiva: Esta casa ha sido proyectada por un arquitecto. (Esta casa foi projetada por um arquiteto.)
Aqui, o sujeito Esta casa recebe a ação de haber sido proyectada. Neste caso, dizemos que o sujeito é paciente, passivo.

Formação da Voz Passiva

verbo auxiliar ser + particípio do verbo principal + por + agente
Los alumnos fueron detenidos por la profesora. (Os alunos foram detidos pela professora.)
La escuela ha sido destruida por un incendio. (A escola foi destruída por um incêndio.)

partícula se + verbo transitivo na 3ª pessoa do singular/plural Se alquilan apartamentos. (Alugam-se apartamentos.)
Em espanhol normalmente a voz passiva se forma com verbos transitivos diretos, ou seja, que admitem um complemento (objeto direto):
Voz ativa: Las mujeres alimentaron los hijos pequeños. (As mulheres alimentaram os filhos pequenos.)
Voz passiva: Los hijos pequeños fueron alimentados por las mujeres. (Os filhos pequenos foram alimentados pelas mulheres.)
Repare que o sujeito Las mujeres, da voz ativa, torna-se agente na voz passiva; o objeto direto los hijos pequeños, da voz ativa, torna-se paciente na voz passiva.

Atenção!
Salimos muy temprano para el viaje.
Ando por la calle Florida todas las tardes.

Repare que em nenhuma das frases acima é possível formar voz passiva, pois os verbos destacados são intransitivos.

Tipos de Voz Passiva (Tipos de Voz Pasiva)

Pasiva Refleja Forma-se com se + verbo transitivo + sujeito paciente.
Se espera el médico. (passiva refleja) (Espera-se o médico.)
El médico es esperando. (passiva com verbo SER) (O médico é esperado.)

Se vendió la tienda de la esquina. (passiva refleja) (Vendeu-se a loja da esquina.) La tienda de la esquina fue vendida. (passiva com verbo SER) (A loja da esquina foi vendida.)

Pasiva Impersonal

A voz pasiva impersonal não admite a construção en passiva com SER e aceita preposição ou advérbio.
Não possui um sujeito gramatical, nem explícito, nem implícito e acompanha sempre um verbo na 3ª pessoa do singular.
Forma-se com se + verbo transitivo + sujeito paciente indeterminado/coletivo.

Se alquilan pisos amplios. (Alugam-se apartamentos amplos.)
Se llama a los expertos. (Chama-se aos especialistas.)
Se disfruta mucho ahí. (Disfruta-se muito aí.)

Transformação de ativa em passiva (Transformación de activa en pasiva)

Pasiva no impersonal
Voz ativa:
El hombre compró las entradas para el cine. (O homem comprou as entradas para o cinema.)
Voz passiva:
Las entradas para el cine fueron compradas por el hombre. (As entradas para o cinema foram compradas pelo homem.)

1. O sujeito da voz ativa torna-se sujeito agente da voz passiva.
2. O verbo da voz ativa compró passa para a forma passiva fueron compradas e concorda com o novo sujeito paciente (o verbo ser na passiva aparece conjugado no mesmo tempo do verbo principal da ativa.
3. O particípio também concorda em gênero e número com o sujeito paciente.
4. Quando houver objeto direto ativo, ele se transforma em sujeito paciente.

Pasiva Impersonal
Voz ativa: Inaugurarán la tienda el mes de febrero. (Inaugurarão a loja no mês de fevereiro.)
Voz passiva: La tienda será inaugurada el mes de febrero. (A loja será inaugurada no mês de fevereiro.)

1. O verbo na forma ativa passa para a forma passiva e concorda com o novo sujeito.
2. O objeto direto transforma-se em sujeito.
3. Os demais complementos não sofrem alteração.

Voz ativa: Abrirán la tienda el mes de febrero. (Abrirão a loja no mês de fevereiro.)
Voz passiva: Se abrirá la tienda el mes de febrero. (A loja será aberta no mês de fevereiro.)

1. O verbo permanece na forma ativa e concorda com o novo sujeito.
2. Coloca-se a partícula se diante do verbo.
3. O complemento direto passa a ser sujeito.

http://www.soespanhol.com.br/conteudo/vozes_verbais.php
03/11/2012, 10:21

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Escola Egídia Cavalcante Chagas em preparação para o ENEM/2012



A escola Egídia Cavalcante Chagas de Morada Nova, Ceará, em consonância com as determinações estabelecidas pela SEDUC/CREDE 10, realiza uma com empenho, alegria, dedicação e tranquilidade do Exame Nacional do Ensino Médio a ser realizado nos próximo sábado e domingo – 03 e 04 de novembro de 2012.
O dia 01/11/2012, uma quinta feira, contou com a presença da psicóloga Nádia e a equipe do NASF de Morada Nova. Houve um momento de descontração com jogos e brincadeiras na quadra da escola para os alunos interagirem entre si e perceberem que a “tensão pré-ENEM pode ser superada com alegria e o apoio daqueles com quem nos relacionamos cotidianamente.
Nos turnos manhã, tarde e noite, os alunos sentiram a energia positiva que toda a comunidade escolar e seus familiares estão enviando há dias para fortalecer seu espírito juvenil. A esperança, a fé, a caridade, termos bíblicos foram postos em prática com ações para que o corpo discente da esola possa estar focado no ENEM 2012 e atinja seu máximo potencial. Todo o diálogo, todos os sorrisos, todos os simulados, todo o suporte oferecido pelo governo do Estado do Ceará tem como único objetivo tornar o aluno da escola pública da rede estadual de ensino um aluno vitorioso como pessoa e como futuro cidadão de fato e de direito.