LIÇÃO VIII –
MAGISTRA SENTENTIAS LEGIT PUELLIS
Sempronia
pulchras sententias poetarum legit discipulis. Puellae sententias describunt et
discunt. Ecce sententiae:
I. Non scholae,
sed vitae discimus
II.
Historia est magistra vitae.
III.
Aquila non captat muscas.
IV.
Melius est iniuriam accipere quam facere.
Sententiae
poetarum placent puellis.
VOCAULÁRIO
accipio,
-is, -ere = receber, sofrer
Capto,
-as, -are = apanhar, capturar
Describo,
-is, -ere = copiar
Disco,
-is, -ere = aprender
Ecce
= eis
facio,
-is, ere = fazer
Iniuriam/as
= injúria (s)
Lego,
-is, -ere = ler
Melius
= melhor
Placeo,
-es, ere = agradar
Pulchram/as
= bonita (s)
quam
= (do) que
Vita/ae
= vida
*14.
A TERCEIRA CONJUGAÇÃO tem o infinitivo em ere (e pronunciado brevemente). Um
grupo apresenta a 1ª pessoa do singular do presente simples terminando em “o”
como em LEGERE (lego). Já o
outro finda em “io” como CAPERE (capio).
Modelo
LEGERE:
Presente do
indicativo:
leg-O, leg-IS,
leg-IT, leg-IMUS, leg-ITIS, leg-UNT
Presente do imperativo
lege (lê)
/leg-ITE (lede)
------….------…..------…..
Modelo
CAPERE:
Presente do
indicativo:
capi-O,
capi -S, capi -T, capi -MUS, capi -TIS, capi -UNT
Presente do imperativo
cape
(prende) / capi -TE (prendei)
*15.
Em Latim há muitas terminações repetidas para casos diferentes. Uma análise
lógica da sentença é a chave do sucesso.
EXERCÍCIOS
1.
Conjugar no presente do indicativo e do imperativo:
a)
DISCERE: disc-o,
b)
PLACERE: place-o,
c)
DESCRIBERE: describ-o,
d)
ACCIPERE: accipi-o,
e)
FACERE: faci-o,
2.
Associe:
(a)
Discipula sedula amicitia magistrarum gaudet.
(b)
Magistra sententias dictat puellis.
(c)
Dsicipulae scholae recitant fabulas poetarum servae.
(d)
Puellae gaudent sententiis.
(e)
Amicae, legite historiam
aquilae et muscae.
(f)
Puella fabulas poetarum pigrarum discit.
(g)
Historiae poetae valde placunt
puellae et servis.
(
) Amigas, lede a história da águia e da mosca.
(
) As alunas da escola recitam fábulas dos poetas às servas.
(
) As meninas se alegram com as sentenças.
(
) As histórias do poeta agradam muito a menina e as servas.
(
) A aluna atenta se alegra com a amizade das professoras.
(
) Uma menina aprende as fábulas dos poetas preguiçosos.
(
) A professora dita frases para as alunas.
LIÇÃO IX – VITA
AGRICOLARUM
Agricolae
semper sub divo vivunt. Parum dormiunt, mature surgunt. Terram arant, plantas
aqua rigant. Aviculas audiunt, umbra silvarum gaudent.Diligentia agricolarum
patriam nutrit. Poetae laudant vitam agricolarum.
VOCABULÁRIO
Aro,
-as, -are = lavrar, arar
Audio,
-is, -ire = ouvir, escutar
Aviculam/as
= passarinho
Diligentia/ae
= diligência
Dormio,
-is, -ire = dormir
Mature
= cedo
Nutrio,
-is, -ire = nutrir, alimentar
Parum
= pouco
Silva/ae
= selva(s)
Sub
divo = ao ar livre
Surgo,
-is, -ere = levantar-se.
Terram/as
= terá(s)
Umbra
= sombra
Vivo,
-is, -ere = viver
*16.
QUARTA CONJUGAÇÃO
Modelo:
AUDIRE (ouvir)
Presente do
indicativo
audi-O,
audi-S, audi-T, audi-MUS, audi-TIS, audi-UNT.
Presente do
imperativo
.audi
(ouve), audi-TE (ouvi)
*17.
DECLINAÇÕES são o conjunto de casos de uma palavra. Em Latim, há cinco
declinações.
*18.
1ª DECLINAÇÃO: modelo rosa/ae.
CASO
|
FUNÇÃO
|
SINGULAR
|
PLURAL
|
Nominativo
|
Sujeito/predicativo
|
ros-a
|
ros-ae
|
Vocativo
|
Interpelação
|
ros-a
|
ros-ae
|
Acusativo
|
Obj.
direto
|
ros-am
|
ros-as
|
Genitivo
|
Adj.
Restritivo
|
ros-ae
|
ros-arum
|
Dativo
|
Obj.
indireto
|
ros-ae
|
ros-is
|
Ablativo
|
Adj.
circunstancial
|
ros-a
|
ros-is
|
EXERCÍCIOS
1.
Conjugue no presente do indicativo e do imperativo:
a)
DORMIRE: dormi-O,
b)
NUTRIRE: nutri-O,
2.
Associe:
(a)
Diligentia servarum dominas nutrit.
(b)
Agricolae terram patriae amant.
(c)
Discipulae aviculas silvae audiunt.
(
) Os lavradores amam a terra da pátria.
(
) As alunas escutam os passarinhos da floresta.
(
) A diligência das escravas nutre as senhoras.
3.
Decline a palavra “magistra”:
CASO
|
FUNÇÃO
|
SINGULAR
|
PLURAL
|
Nominativo
|
Sujeito/predicativo
|
|
|
Vocativo
|
Interpelação
|
|
|
Acusativo
|
Obj.
direto
|
|
|
Genitivo
|
Adj.
Restritivo
|
|
|
Dativo
|
Obj.
indireto
|
|
|
Ablativo
|
Adj.
circunstancial
|
|
|
4.
Identifique a conjugação dos verbos:
a)
lego, describo, disco.
b)
accipio, facio, capio.
c)
amare, cantare, volare.
d)
gaudere, tacere, habere
e)
audire, nutrire, dormire.
LIÇÃO X – DE
ARANEA ET MUSCA
Aranea
supra fenestram habitat. Telam texit et cenam exspectat.
E
via musca parva per fenestram advolat. Dum pulchram texturam coonsiderat,
súbito in telam incidit.
Aranea
accurrit, bestiolam curiosam corript.
Propter
imprudentiam musca vitam amittit.
VOCABULÁRIO
accuro,
-is, ere = acorrer
Advolo,
-as, -are = voar para dentro
Amitto,
-is, ere = perder
Aranea,
-ae = aranha
bestiolam,
-as = inseto
Coonsidero,
-as, -are = examinar
corripio,
-is, -ere = agarrar
curiosam,
-as = curiosa
Dum
= enquanto
E
(prep. abaltivo) = de, do lado de
fenestram,
-as = janela, fresta
habito,
-as, -are = habitar
Imprudentiam,
-as = imprudência
in
(prep. acus. ou de abla)
incido,
-is, -ere = cair
Parva
= pequena
Per
(prep. de acusativo) = através de
Propter
(prep. de acus.) = por causa de
súbito
= de repente, subitamente
supra
= sobre (prep. de acususativo)
Telam,
-as = teia
Texo,
-is, -ere = tecer
Texturam,
-as = tecido
Via,
-ae = via, rua
*19.
As cinco declinações são reconhecidas pelo genitivo singular: -ae (I), -i (II), is (III), -us (IV), -ei (V).
*20.
Em Latim, há gêneros gramaticais. A primeira declinação é composta de femininos
exceto nomes de homens (Ex.: poeta).
*21.
Os adjetivos femininos declinam-se como substantivos.
*22.
As preposições podem reger o ablativo (de,
e ...) ou o acusativo (per, propter,
supra ...) ou ambos (in).
EXERCÍCIOS
1.
Circule apenas os masculinos: magistra, poeta, agricola,nauta.
2.
Decline musca parva como no modelo:
CASO
|
SINGULAR
|
PLURAL
|
Nominativo
|
Arane-a
mal-a
|
Arane-ae
mal-ae
|
Vocativo
|
Arane-a
mal-a
|
Arane-ae
mal-ae
|
Acusativo
|
Arane-am
mal-am
|
Aranes-as
mal-as
|
Genitivo
|
Arane-ae
mal-ae
|
Arane-arum
mal-arum
|
Dativo
|
Arane-ae
mal-ae
|
Arane-is
mal-is
|
Ablativo
|
Arane-a
mal-a
|
Arane-is
mal-is
|
3.
Associe.
(a)
Propter vitam aquila volat.
(b)
Propter amicitiam magistram puellae laborant
(c)
Duae muscae supra mensam sunt.
(d)
Discipulae sedulae fabulam de schola recitat.
(e)
Muscae parvae per fenestram advolat.
(f)
Diligentiae araneae e via telas texunt.
(g)
Agricolae fabulas de magistris cogitant.
(_)
As alunas atentas recitam uma fábula acerca da escola.
(_)
As meninas trabalham por causa da amizade da professora.
(_)
As moscas pequenas voam através das janelas.
(_)
A águia voa por causa da vida.
(_)
Agricultores meditam fábulas acerca das professoras
(_)
Duas moscas estão sobre a mesa.
(_)
Aranhas diligentes tecem teias do lado da rua.
LIÇÃO XI – DE
DOMINIS ET SERVIS
Romani
opulenti multi servos habebant.
Rufus
quoque dominus multorum servorum erat. Servi rufi amabant dominum, quia bonus
erat. Servi Rufi amabant dominum, quia bonus erat: servis sedulis pecuniam
dabat, ne malos quidem verberabat., sicut multi.
Servi
dominorum severorum vitam misere trahebant, saepe vapulabant et esuriebant.
Raro servi dominis, domini servis contenti erant.
VOCABULÁRIO
bônus,
-i = bom
Contentus,
-i = contente
dominus,
-i = senhor
Esurio,
-is, -ire = estar faminto ou passar fome
Habebant
=
Misere
= miseravelmente
Multus,
-i = muito
Ne
... quidem = nem sequer
Opulentus,
-i = opulento, rico
pecuniam,
-as = dinheiro
quia
= porque
Raro
= raramente
Romanus,
-i = (o) romano
sedulus,
-i = atentos
Servus,
-i = servo, escravo.
Severus,
-i = severo
Sicut
= assim como
Traho,
-is, -ere = arrastar
Vapulo,
-as, -are = ser açoitado, apanhar
Verbero,
as, -are = açoitar, espancar
*23.
Segunda declinação (nomes terminados
em -us):
são gramaticalmente termos masculinos, exceto os nomes de árvores e plantas.
Singular: nominativo (–us)/genitivo (-i).
NOM.
|
dominUS-I
|
hortUS-I
|
oculUS-I
|
VOC.
|
dominE-I
|
hortE-I
|
oculE-I
|
ACU.
|
dominUM-OS
|
hortUM-OS
|
oculUM-OS
|
GEN.
|
dominI-ORUM
|
hortI-ORUM
|
oculI-ORUM
|
DAT.
|
dominO-IS
|
hortO-IS
|
oculO-IS
|
ABL.
|
dominO-IS
|
hortO-IS
|
oculO-IS
|
......
*24.
Pretérito imperfeito do indicativo
I conjugação
|
II conjugação
|
III conj. “A”
|
III conj. “B”
|
ama-BAM
ama-BAS
ama-BAT
ama-BAMUS
ama-BATIS
ama-BANT
|
vide-BAM
vide
-BAS
vide
-BAT
vide
-BAMUS
vide
-BATIS
vide
-BANT
|
leg-EBAM
leg-EBAS
leg-EBAT
leg-EBAMUS
leg-EBATIS
leg-EBANT
|
capi-EBAM
capi-EBAS
capi-EBAT
capi-EBAMUS
capi-EBATIS
capi-EBANT
|
........
IV conjugação
|
Verbo
irregular “ESSE”
|
audi-EBAM
audi
-EBAS
audi
-EBAT
audi -EBAMUS
audi -EBATIS
audi -EBANT
|
Eram
Eras
Erat
Eramus
Eratis
Erant
|
EXERCÍCIOS
1.
Conjugue no pretérito imperfeito do indicativo:
a)
1ª conj.: dare, verberare, vapulare
b)
2ª conj.: habere, gaudere, parere
c)
3ª conj. A: trahere, describere discere
d)
3ª conj. B.: faccere, accipere, corripere
e)
4ª conj.: esurire, dormire, nutrire
LIÇÃO XII – DE
SCHOLA ORBILII PUPILLI
Scholam
Orbilli Pupilli multi discipuli frequentabant. Sextus, Aulus et Lucius
discipuli Orbili erant. Orbilius quotidie docebat pueros. Magister vir severus
erat. Saepe pueris dicebat:
– Non scholae, sed vitae
discimus, pueri.
Magister
discipulos malos non diligebat et frequenter eos castigabat. Ideo pueri pigri
magistrum “Orbilium Plagosum” vocabant.
VOCABULÁRIO
Dico,
-is, -ere = dizer
Diligo,
-is, -ere = amar, gostar de
doceo, -es, -
ere = ensinar
eos (pron) =
os
frequenter
= frequentemente
Ideo
= por isso
Magister, -tri (masc) = professor
Piger,
-gri = preguiçoso
Plagosus,
-i = espancador
puer,
-i (masc) = menino
quotidie
= diariamente
Vir,
-i (masc) = homem
Voco,
-as, -are = chamar
*25.
Segunda declinação (nomes terminados
em -ER
e -IR).
NOM.
|
puER-I
|
magistER-TRI
|
vir-I
|
VOC.
|
puerE-I
|
magistER-TRI
|
vir-I
|
ACU.
|
puerUM-OS
|
magistrUM-OS
|
virUM-OS
|
GEN.
|
puerI-ORUM
|
magistrI-ORUM
|
virI-ORUM
|
DAT.
|
puerO-IS
|
magistrO-IS
|
virO-IS
|
ABL.
|
puerO-IS
|
magistrO-IS
|
virO-IS
|
*26.
VIR é o único substantivo com tal
terminação na II declinação. A família de puer
engloba gener (genro), socer (sogro), líber (livre), miser
(miserável) etc. A família de magister
(mestre) tem liber (livro), ager (campo) pulcher (bonito), piger (preguiçoso).
EXERCÍCIOS
1.
Associe:
(a)
Pirus et ulmus bonae erant.
(b)
Pigri discipuli fabulas non discebant sub divo.
(c)
Socer librum genero dabat.
(d)
Saepe agricolae terra arabant.
(e)
Servus domini severi vitam misere trahebant.
(f)
Saepe historiae soceri non líber erant.
(g)
Dominus et dominae malos servos verberabant.
(h)
Magister discipulos malos non diligebat et eos castigabat.
(i)
Servi et servae dominos bonos amant.
(j)
Discipuli vehementer gaudet amicitia magistro.
(_)
Os escravos e as escravas estimam os senhores bons.
(_)
Os alunos se alegram muito com a amizade do professor.
(_)
O professor não gostava de discípulos maus e os castigava.
(_)
Os senhores e as senhoras açoitavam os maus escravos.
(_)
As pereiras e os olmeiros do jardim eram bons.
(_)
Os alunos preguiçosos não aprendiam fábulas ao ar livre.
(_)
Os agricultores muitas vezes lavravam as terras.
(_)
O sogro dava diariamente um livro ao genro.
(_)
O servo de um senhor severo levava uma vida miserável.
(_)
Muitas vezes as histórias dos sogros não eram livres.
LIÇÃO XIII – VERBA
VOLANT, SCRIPTA MANENT
Quintus
Horatius Flaccus scholam Orbilii frequentat. Puer parvus praecepta magistri
observat, semper diligenter discit. Quintus collegis exemplo est. Magister Bono
discípulo librum dono dat. Flacus olim Magnus poeta erit.
Orbilius
saepe pulchra proverbia dictat discipulis. Pueri proverbia describunt, quia
“verba volant, scripta manent”. Ecce primum proverbium:
“Avarum irritat, non satiat pecunia”.
VOCABULÁRIO
Avarus,
-i (masc) = avarento
Colega,
-ae = colega
Donum,
-i = presente, dom
Erit
= será
Exemplum,
-i (neutro) = exemplo
Irrito,
-as, -are = irritar, excitar
Magnus,
-i = grande
Maneo,
-es, -ere = ficar
Observo,
-as, -are = observar, cumprir
Olim
= um dia
Parvus,
-i (neutro) = pequeno
Praeceptum,
-i (neutro) = preceito, recomendação
Primum
= primeiro
Proverbium,
ii (neutro) provérbio
Satio,
-as, -are = saciar
Scriptum,
-i (neutro) = (o) escrito
Verbum,
-i (neutro) = palavra
*27.
Segunda declinação – neutros com terminação em “UM”.
NOM
|
verb-UM/A
|
exempl-
UM/A
|
pulchr- UM/A
|
VOC
|
ver-
UM/A
|
exempl-
UM/A
|
pulchr- UM/A
|
ACU
|
ver-
UM/A
|
exempl-
UM/A
|
pulchr- UM/A
|
GEN
|
ver-I/ORUM
|
exempl- I/ORUM
|
pulchr- I/ORUM
|
DAT
|
ver-O/IS
|
exempl- O/IS
|
pulchr- O/IS
|
ABL
|
ver-O/IS
|
exempl- O/IS
|
pulchr- O/IS
|
*28.
Declinação dos neutros: os neutros da II, III e IV declinações sempre em “a” no
plural do nominativo, vocativo e acusativo.
EXERCÍCIOS
1.
Complete:
a)
Os nomes da I declinação são femi_____s, exceto os que designam
homens como “nauta”.
b)
Os substantivos da II declinação que terminam em “US” no nominativo singular
são masculinos, exceto os nomes de _r_ores.
c)
Os nomes da II declinação terminados em “ER” são ____linos.
d)
Os nomes da II declinação terminados em “UM” são ne_tr_s.
2.
Associe:
(a)
Puer parvus praecepta magistri observat,
(b)
Magister bono discípulo librum dono dat.
(c)
Nauta olim magnus poeta erit.
(d) Verba
volant, scripta manent.
(e) Avarum irritat, non satiat pecunia.
(_)
As palavras voam, os escritos permanecem.
(_)
O professor dá um livro ao bom aluno.
(_)
O dinheiro não sacia, atiça o avarento.
(_)
O menino pequeno observa o preceito do mestre.
(_)
O marinheiro um dia será um grande poeta.
LIÇÃO XIV – PUERI IN
HORTO RUFI
Pueri
cum magistro hortum rufi visitant. Quam pulcher est hortus! Ubique rosae rubrae
redolent, narcissi flavi rident,lilia alba oculus delectant. Pueri laeti
saltant, cantant, pila ludunt, currunt, statuam dei hortorum coronis ornant.
VOCABULÁRIO
Cum
(prep. de ablat.)= com
Hortus,
-i (masc) = jardim, horto
Visito,
-as, -are = visitar
Quam
= quão
Ubique
= por toda parte
Ruber,
-bra, -brum = rubro, vermelho
Redoleo,
-es, -ere = cheirar
Narcissus,
-i = narciso
Flavus,
-a, -um = amarelo
Lilium,
-ii, (neutro) = lírio
Albus,
-a, -um = branco, alvo
Laetus,
-a, -um = alegre
Ludus, -is, -ere = brincar
Curro,
-is, -ere = correr
Statua,
-ae (femin.) = estátura
Deus,
-i = deus
Corona,
-ae (femin.) = coroa
*29.
A primeira classe dos adjetivos latinos
termina em “-us” ou “-er” no masculino, “-a” no feminino e “-um” no neutro.
*30.
Concordância de adjetivos e substantivos
em gênero, número e caso, não significa concordância de terminação.
Substantivos masculinos da I declinação são acompanhados por adjetivos
terminados em “us” ou “-er”. Exemplo: Poeta
bonus et pulcher (o
poeta bom e bonito). Substantivos femininos da II declinação são acompanhados
de adjetivos terminados em “-a”. Exemplo: Pirus
pulchra (a pereira bonita).
CASO
|
MASC.
|
FEMI.
|
NEUT.
|
NOM.
|
bon-us/i
|
bon-a/ae
|
bon-um/a
|
VOC.
|
bon-e/i
|
bon-a/ae
|
bon-um/a
|
ACU.
|
bon-um/os
|
bon-am/as
|
bon-um/a
|
GEN.
|
bon-i/orum
|
bon-ae/arum
|
bon-i/orum
|
DAT.
|
bon-o/is
|
bon-ae/is
|
bon-o/is
|
ABL.
|
bon-o/is
|
bon-a/is
|
bon-o/is
|
...
CASO
|
MASC.
|
FEMI.
|
NEUT.
|
NOM.
|
piger/pigr-i
|
pigr-a/ae
|
pigr-um/a
|
VOC.
|
piger/pigr-i
|
pigr-a/ae
|
pigr-um/a
|
ACU.
|
pigr-um/os
|
pigr-am/as
|
pigr-um/a
|
GEN.
|
pigr-i/orum
|
pigr-ae/arum
|
pigr-i/orum
|
DAT.
|
pigr-o/is
|
pigr-ae/is
|
pigr-o/is
|
ABL.
|
pigr-o/is
|
pigr-a/is
|
pigr-o/is
|
...
1.
Associe:
(a)
Puer curiosus pirum magnum magistros rigat.
(b)
Ulmus parva horti virum laetum delectat.
(c)
Nauta bonus sub divo vivit et parum dormit.
(d)
Agricolae seduli, libros poetarum bonorum legite.
(_)
Agricultores atentos, lede os livros dos bons poetas!
(_)
O menino curioso regava a grande pereira dos professores.
(_)
O pequeno olmeiro do jardim deleita os homens alegres.
(_)
Um bom marinheiro vive ao ar livre e dorme pouco.
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