quinta-feira, 14 de março de 2013

PosLA - tópicos em Pragmática


Fichamentos das aulas do professor Ruberval.
Para entender a referência deve-se imergir do grupo social e compartilhar, gerar efeito no outro pelos atos de fala: visão holística de Quine.
Comntradição, aporia: dilema do fazer antropológico é que o externo não pode falar sem pertencer e o interno tem dificuldades de falar metalinguisticamente sobre o fato.
Naturalização por meio de processos históricos de caráter significatório.
Davidson e a perspectiva historicista dos estudos pragmáticos.
Externalismo: os conteúdos mentais são influenciados por um mundo exterior em relações causais. Fundamentos da linguagem como prática social contemporânea.
Teoria da consciência: a coerência interna e não a verdade sustenta um sistema interpretativo.
O novo pragmatismo de Rorty e a questão da verdade e da aparência.
Filosofia de Rorty: não cair na tentação da atemporalidade e da imutabilidade.
Características da filosofia de Rorty: ataque a profissionalização da filosofia e do discurso privilegiado da filosofia. Recusa de uma teoria geral da representação. Abandono da teoria da verdade como correspondência com a realidade.
Ruptura da forma de enxergar as coisas como dicotomias: convergência entre as teorias do pragmatismo e da desconstrução.
HIPOSTASIA
Fato e valor: dicotomia kantiana criticada pr Davidson e Rorty.
Todo discurso filosófico surge como resposta a transformaçṍes culturais
Iconoclastia voltada contra os pilares do pensamento tradicional.

domingo, 10 de março de 2013

Latim III


LIÇÃO VIII – MAGISTRA SENTENTIAS LEGIT PUELLIS

Sempronia pulchras sententias poetarum legit discipulis. Puellae sententias describunt et discunt. Ecce sententiae:

I. Non scholae, sed vitae discimus

II. Historia est magistra vitae.

III. Aquila non captat muscas.

IV. Melius est iniuriam accipere quam facere.

Sententiae poetarum placent puellis.

 

VOCAULÁRIO

accipio, -is, -ere = receber, sofrer

Capto, -as, -are = apanhar, capturar

Describo, -is, -ere = copiar

Disco, -is, -ere = aprender

Ecce = eis

facio, -is, ere = fazer

Iniuriam/as = injúria (s)

Lego, -is, -ere = ler

Melius = melhor

Placeo, -es, ere = agradar

Pulchram/as = bonita (s)

quam = (do) que

Vita/ae = vida

 

*14. A TERCEIRA CONJUGAÇÃO tem o infinitivo em ere (e pronunciado brevemente). Um grupo apresenta a 1ª pessoa do singular do presente simples terminando em “o” como em LEGERE (lego). Já o outro finda em “io” como CAPERE (capio).

Modelo LEGERE:

Presente do indicativo:

leg-O, leg-IS, leg-IT, leg-IMUS, leg-ITIS, leg-UNT

Presente do imperativo

lege (lê) /leg-ITE (lede)

------….------…..------…..

Modelo CAPERE:

Presente do indicativo:

capi-O, capi -S, capi -T, capi -MUS, capi -TIS, capi -UNT

Presente do imperativo

cape (prende) / capi -TE (prendei)

*15. Em Latim há muitas terminações repetidas para casos diferentes. Uma análise lógica da sentença é a chave do sucesso.

 

EXERCÍCIOS

 

1. Conjugar no presente do indicativo e do imperativo:

a) DISCERE: disc-o,

b) PLACERE: place-o,

c) DESCRIBERE: describ-o,

d) ACCIPERE: accipi-o,

e) FACERE: faci-o,

 

2. Associe:

(a) Discipula sedula amicitia magistrarum gaudet.

(b) Magistra sententias dictat puellis.

(c) Dsicipulae scholae recitant fabulas poetarum servae.

(d) Puellae gaudent sententiis.

(e) Amicae, legite historiam aquilae et muscae.

(f) Puella fabulas poetarum pigrarum discit.

(g) Historiae poetae valde placunt puellae et servis.

( ) Amigas, lede a história da águia e da mosca.

( ) As alunas da escola recitam fábulas dos poetas às servas.

( ) As meninas se alegram com as sentenças.

( ) As histórias do poeta agradam muito a menina e as servas.

( ) A aluna atenta se alegra com a amizade das professoras.

( ) Uma menina aprende as fábulas dos poetas preguiçosos.

( ) A professora dita frases para as alunas.

 

 

LIÇÃO IX – VITA AGRICOLARUM

Agricolae semper sub divo vivunt. Parum dormiunt, mature surgunt. Terram arant, plantas aqua rigant. Aviculas audiunt, umbra silvarum gaudent.Diligentia agricolarum patriam nutrit. Poetae laudant vitam agricolarum.

 

VOCABULÁRIO

 

Aro, -as, -are = lavrar, arar

Audio, -is, -ire = ouvir, escutar

Aviculam/as = passarinho

Diligentia/ae = diligência

Dormio, -is, -ire = dormir

Mature = cedo

Nutrio, -is, -ire = nutrir, alimentar

Parum = pouco

Silva/ae = selva(s)

Sub divo = ao ar livre

Surgo, -is, -ere = levantar-se.

Terram/as = terá(s)

Umbra = sombra

Vivo, -is, -ere = viver

 

*16. QUARTA CONJUGAÇÃO

Modelo: AUDIRE (ouvir)

Presente do indicativo

audi-O, audi-S, audi-T, audi-MUS, audi-TIS, audi-UNT.

Presente do imperativo

.audi (ouve), audi-TE (ouvi)

*17. DECLINAÇÕES são o conjunto de casos de uma palavra. Em Latim, há cinco declinações.

*18. 1ª DECLINAÇÃO: modelo rosa/ae.

CASO
FUNÇÃO
SINGULAR
PLURAL
Nominativo
Sujeito/predicativo
ros-a
ros-ae
Vocativo
Interpelação
ros-a
ros-ae
Acusativo
Obj. direto
ros-am
ros-as
Genitivo
Adj. Restritivo
ros-ae
ros-arum
Dativo
Obj. indireto
ros-ae
ros-is
Ablativo
Adj. circunstancial
ros-a
ros-is

 

EXERCÍCIOS

1. Conjugue no presente do indicativo e do imperativo:

a) DORMIRE: dormi-O,

b) NUTRIRE: nutri-O,

 

2. Associe:

(a) Diligentia servarum dominas nutrit.

(b) Agricolae terram patriae amant.

(c) Discipulae aviculas silvae audiunt.

( ) Os lavradores amam a terra da pátria.

( ) As alunas escutam os passarinhos da floresta.

( ) A diligência das escravas nutre as senhoras.

 

3. Decline a palavra “magistra”:

CASO
FUNÇÃO
SINGULAR
PLURAL
Nominativo
Sujeito/predicativo
 
 
Vocativo
Interpelação
 
 
Acusativo
Obj. direto
 
 
Genitivo
Adj. Restritivo
 
 
Dativo
Obj. indireto
 
 
Ablativo
Adj. circunstancial
 
 

 

4. Identifique a conjugação dos verbos:

a) lego, describo, disco.

b) accipio, facio, capio.

c) amare, cantare, volare.

d) gaudere, tacere, habere

e) audire, nutrire, dormire.

LIÇÃO X – DE ARANEA ET MUSCA

Aranea supra fenestram habitat. Telam texit et cenam exspectat.

E via musca parva per fenestram advolat. Dum pulchram texturam coonsiderat, súbito in telam incidit.

Aranea accurrit, bestiolam curiosam corript.

Propter imprudentiam musca vitam amittit.

 

VOCABULÁRIO

 

accuro, -is, ere = acorrer

Advolo, -as, -are = voar para dentro

Amitto, -is, ere = perder

Aranea, -ae = aranha

bestiolam, -as = inseto

Coonsidero, -as, -are = examinar

corripio, -is, -ere = agarrar

curiosam, -as = curiosa

Dum = enquanto

E (prep. abaltivo) = de, do lado de

fenestram, -as = janela, fresta 

habito, -as, -are = habitar

Imprudentiam, -as = imprudência

in (prep. acus. ou de abla)

incido, -is, -ere = cair

Parva = pequena

Per (prep. de acusativo) = através de

Propter (prep. de acus.) = por causa de

súbito = de repente, subitamente

supra = sobre (prep. de acususativo)

Telam, -as = teia

Texo, -is, -ere = tecer

Texturam, -as = tecido

Via, -ae = via, rua

 

*19. As cinco declinações são reconhecidas pelo genitivo singular: -ae (I), -i (II), is (III), -us (IV), -ei (V).

*20. Em Latim, há gêneros gramaticais. A primeira declinação é composta de femininos exceto nomes de homens (Ex.: poeta).

*21. Os adjetivos femininos declinam-se como substantivos.

*22. As preposições podem reger o ablativo (de, e ...) ou o acusativo (per, propter, supra ...) ou ambos (in).

 

EXERCÍCIOS

1. Circule apenas os masculinos: magistra, poeta, agricola,nauta.

 

2. Decline musca parva como no modelo:

CASO
SINGULAR
PLURAL
Nominativo
Arane-a mal-a
Arane-ae mal-ae
Vocativo
Arane-a mal-a
Arane-ae mal-ae
Acusativo
Arane-am mal-am
Aranes-as mal-as
Genitivo
Arane-ae mal-ae
Arane-arum mal-arum
Dativo
Arane-ae mal-ae
Arane-is mal-is
Ablativo
Arane-a mal-a
Arane-is mal-is

3. Associe.

(a) Propter vitam aquila volat.

(b) Propter amicitiam magistram puellae laborant

(c) Duae muscae supra mensam sunt.

(d) Discipulae sedulae fabulam de schola recitat.

(e) Muscae parvae per fenestram advolat.

(f) Diligentiae araneae e via telas texunt.

(g) Agricolae fabulas de magistris cogitant.

(_) As alunas atentas recitam uma fábula acerca da escola.

(_) As meninas trabalham por causa da amizade da professora.

(_) As moscas pequenas voam através das janelas.

(_) A águia voa por causa da vida.

(_) Agricultores meditam fábulas acerca das professoras

(_) Duas moscas estão sobre a mesa.

(_) Aranhas diligentes tecem teias do lado da rua.

LIÇÃO XI – DE DOMINIS ET SERVIS

Romani opulenti multi servos habebant.

Rufus quoque dominus multorum servorum erat. Servi rufi amabant dominum, quia bonus erat. Servi Rufi amabant dominum, quia bonus erat: servis sedulis pecuniam dabat, ne malos quidem verberabat., sicut multi.

Servi dominorum severorum vitam misere trahebant, saepe vapulabant et esuriebant. Raro servi dominis, domini servis contenti erant.

 

VOCABULÁRIO

 

bônus, -i = bom

Contentus, -i = contente

dominus, -i = senhor

Esurio, -is, -ire = estar faminto ou passar fome

Habebant =

Misere = miseravelmente

Multus, -i = muito

Ne ... quidem = nem sequer

Opulentus, -i = opulento, rico

pecuniam, -as = dinheiro

quia = porque

Raro = raramente

Romanus, -i = (o) romano

sedulus, -i = atentos

Servus, -i = servo, escravo.

Severus, -i = severo

Sicut = assim como

Traho, -is, -ere = arrastar

Vapulo, -as, -are = ser açoitado, apanhar

Verbero, as, -are = açoitar, espancar

 

*23. Segunda declinação (nomes terminados em -us): são gramaticalmente termos masculinos, exceto os nomes de árvores e plantas. Singular: nominativo (–us)/genitivo (-i).

NOM.
dominUS-I
hortUS-I
oculUS-I
VOC.
dominE-I
hortE-I
oculE-I
ACU.
dominUM-OS
hortUM-OS
oculUM-OS
GEN.
dominI-ORUM
hortI-ORUM
oculI-ORUM
DAT.
dominO-IS
hortO-IS
oculO-IS
ABL.
dominO-IS
hortO-IS
oculO-IS

......

*24. Pretérito imperfeito do indicativo

I conjugação
II conjugação
III conj. “A”
III conj. “B”
ama-BAM
ama-BAS
ama-BAT
ama-BAMUS
ama-BATIS
ama-BANT
vide-BAM
vide -BAS
vide -BAT
vide -BAMUS
vide -BATIS
vide -BANT
leg-EBAM
leg-EBAS
leg-EBAT
leg-EBAMUS
leg-EBATIS
leg-EBANT
capi-EBAM
capi-EBAS
capi-EBAT
capi-EBAMUS
capi-EBATIS
capi-EBANT

........

IV conjugação
Verbo irregular “ESSE”
audi-EBAM
audi -EBAS
audi -EBAT
audi -EBAMUS
audi -EBATIS
audi -EBANT
Eram
Eras
Erat
Eramus
Eratis
Erant

 

EXERCÍCIOS

1. Conjugue no pretérito imperfeito do indicativo:

a) 1ª conj.: dare, verberare, vapulare

b) 2ª conj.: habere, gaudere, parere

c) 3ª conj. A: trahere, describere discere

d) 3ª conj. B.: faccere, accipere, corripere

e) 4ª conj.: esurire, dormire, nutrire

LIÇÃO XII – DE SCHOLA ORBILII PUPILLI

Scholam Orbilli Pupilli multi discipuli frequentabant. Sextus, Aulus et Lucius discipuli Orbili erant. Orbilius quotidie docebat pueros. Magister vir severus erat. Saepe pueris dicebat:

– Non scholae, sed vitae discimus, pueri.

Magister discipulos malos non diligebat et frequenter eos castigabat. Ideo pueri pigri magistrum “Orbilium Plagosum” vocabant.

 

VOCABULÁRIO

 

Dico, -is, -ere = dizer

Diligo, -is, -ere = amar, gostar de

doceo, -es, - ere = ensinar

eos (pron) = os

frequenter = frequentemente

Ideo = por isso

Magister, -tri (masc) = professor

Piger, -gri = preguiçoso

Plagosus, -i = espancador

puer, -i (masc) = menino

quotidie = diariamente

Vir, -i (masc) = homem

Voco, -as, -are = chamar

 

*25. Segunda declinação (nomes terminados em -ER e -IR).

NOM.
puER-I
magistER-TRI
vir-I
VOC.
puerE-I
magistER-TRI
vir-I
ACU.
puerUM-OS
magistrUM-OS
virUM-OS
GEN.
puerI-ORUM
magistrI-ORUM
virI-ORUM
DAT.
puerO-IS
magistrO-IS
virO-IS
ABL.
puerO-IS
magistrO-IS
virO-IS

 

*26. VIR é o único substantivo com tal terminação na II declinação. A família de puer engloba gener (genro), socer (sogro), líber (livre), miser (miserável) etc. A família de magister (mestre) tem liber (livro), ager (campo) pulcher (bonito), piger (preguiçoso).

 

EXERCÍCIOS

1. Associe:

(a) Pirus et ulmus bonae erant.

(b) Pigri discipuli fabulas non discebant sub divo.

(c) Socer librum genero dabat.

(d) Saepe agricolae terra arabant.

(e) Servus domini severi vitam misere trahebant.

(f) Saepe historiae soceri non líber erant.

(g) Dominus et dominae malos servos verberabant.

(h) Magister discipulos malos non diligebat et eos castigabat.

(i) Servi et servae dominos bonos amant.

(j) Discipuli vehementer gaudet amicitia magistro.

(_) Os escravos e as escravas estimam os senhores bons.

(_) Os alunos se alegram muito com a amizade do professor.

(_) O professor não gostava de discípulos maus e os castigava.

(_) Os senhores e as senhoras açoitavam os maus escravos.

(_) As pereiras e os olmeiros do jardim eram bons.

(_) Os alunos preguiçosos não aprendiam fábulas ao ar livre.

(_) Os agricultores muitas vezes lavravam as terras.

(_) O sogro dava diariamente um livro ao genro.

(_) O servo de um senhor severo levava uma vida miserável.

(_) Muitas vezes as histórias dos sogros não eram livres.

LIÇÃO XIII – VERBA VOLANT, SCRIPTA MANENT

Quintus Horatius Flaccus scholam Orbilii frequentat. Puer parvus praecepta magistri observat, semper diligenter discit. Quintus collegis exemplo est. Magister Bono discípulo librum dono dat. Flacus olim Magnus poeta erit.

Orbilius saepe pulchra proverbia dictat discipulis. Pueri proverbia describunt, quia “verba volant, scripta manent”. Ecce primum proverbium:

“Avarum irritat, non satiat pecunia”.

 

VOCABULÁRIO

Avarus, -i (masc) = avarento

Colega, -ae = colega

Donum, -i = presente, dom

Erit = será

Exemplum, -i (neutro) = exemplo

Irrito, -as, -are = irritar, excitar

Magnus, -i = grande

Maneo, -es, -ere = ficar

Observo, -as, -are = observar, cumprir

Olim = um dia

Parvus, -i (neutro) = pequeno

Praeceptum, -i (neutro) = preceito, recomendação

Primum = primeiro

Proverbium, ii (neutro) provérbio

Satio, -as, -are = saciar

Scriptum, -i (neutro) = (o) escrito

Verbum, -i (neutro) = palavra

 

*27. Segunda declinação – neutros com terminação em “UM”.

NOM
verb-UM/A
exempl- UM/A
pulchr- UM/A
VOC
ver- UM/A
exempl- UM/A
pulchr- UM/A
ACU
ver- UM/A
exempl- UM/A
pulchr- UM/A
GEN
ver-I/ORUM
exempl- I/ORUM
pulchr- I/ORUM
DAT
ver-O/IS
exempl- O/IS
pulchr- O/IS
ABL
ver-O/IS
exempl- O/IS
pulchr- O/IS

*28. Declinação dos neutros: os neutros da II, III e IV declinações sempre em “a” no plural do nominativo, vocativo e acusativo.

 

EXERCÍCIOS

1. Complete:

a) Os nomes da I declinação são femi_____s, exceto os que designam homens como “nauta”.

b) Os substantivos da II declinação que terminam em “US” no nominativo singular são masculinos, exceto os nomes de _r_ores.

c) Os nomes da II declinação terminados em “ER” são ____linos.

d) Os nomes da II declinação terminados em “UM” são ne_tr_s.

 

2. Associe:

(a) Puer parvus praecepta magistri observat,

(b) Magister bono discípulo librum dono dat.

(c) Nauta olim magnus poeta erit.

(d) Verba volant, scripta manent.

(e) Avarum irritat, non satiat pecunia.

(_) As palavras voam, os escritos permanecem.

(_) O professor dá um livro ao bom aluno.

(_) O dinheiro não sacia, atiça o avarento.

(_) O menino pequeno observa o preceito do mestre.

(_) O marinheiro um dia será um grande poeta.

LIÇÃO XIV – PUERI IN HORTO RUFI

Pueri cum magistro hortum rufi visitant. Quam pulcher est hortus! Ubique rosae rubrae redolent, narcissi flavi rident,lilia alba oculus delectant. Pueri laeti saltant, cantant, pila ludunt, currunt, statuam dei hortorum coronis ornant.

 

VOCABULÁRIO

Cum (prep. de ablat.)= com

Hortus, -i (masc) = jardim, horto

Visito, -as, -are = visitar

Quam = quão

Ubique = por toda parte

Ruber, -bra, -brum = rubro, vermelho

Redoleo, -es, -ere = cheirar

Narcissus, -i = narciso

Flavus, -a, -um = amarelo

Lilium, -ii, (neutro) = lírio

Albus, -a, -um = branco, alvo

Laetus, -a, -um = alegre

Ludus, -is, -ere = brincar

Curro, -is, -ere = correr

Statua, -ae (femin.) = estátura

Deus, -i = deus

Corona, -ae (femin.) = coroa

 

*29. A primeira classe dos adjetivos latinos termina em “-us” ou “-er” no masculino, “-a” no feminino e “-um” no neutro.

*30. Concordância de adjetivos e substantivos em gênero, número e caso, não significa concordância de terminação. Substantivos masculinos da I declinação são acompanhados por adjetivos terminados em “us” ou “-er”. Exemplo: Poeta bonus et pulcher (o poeta bom e bonito). Substantivos femininos da II declinação são acompanhados de adjetivos terminados em “-a”. Exemplo: Pirus pulchra (a pereira bonita).

CASO
MASC.
FEMI.
NEUT.
NOM.
bon-us/i
bon-a/ae
bon-um/a
VOC.
bon-e/i
bon-a/ae
bon-um/a
ACU.
bon-um/os
bon-am/as
bon-um/a
GEN.
bon-i/orum
bon-ae/arum
bon-i/orum
DAT.
bon-o/is
bon-ae/is
bon-o/is
ABL.
bon-o/is
bon-a/is
bon-o/is

...

CASO
MASC.
FEMI.
NEUT.
NOM.
piger/pigr-i
pigr-a/ae
pigr-um/a
VOC.
piger/pigr-i
pigr-a/ae
pigr-um/a
ACU.
pigr-um/os
pigr-am/as
pigr-um/a
GEN.
pigr-i/orum
pigr-ae/arum
pigr-i/orum
DAT.
pigr-o/is
pigr-ae/is
pigr-o/is
ABL.
pigr-o/is
pigr-a/is
pigr-o/is

...

1. Associe:

(a) Puer curiosus pirum magnum magistros rigat.

(b) Ulmus parva horti virum laetum delectat.

(c) Nauta bonus sub divo vivit et parum dormit.

(d) Agricolae seduli, libros poetarum bonorum legite.

(_) Agricultores atentos, lede os livros dos bons poetas!

(_) O menino curioso regava a grande pereira dos professores.

(_) O pequeno olmeiro do jardim deleita os homens alegres.

(_) Um bom marinheiro vive ao ar livre e dorme pouco.