terça-feira, 25 de março de 2014

BRAIT, Beth. Bakhtin: conceitos-chave (org.). 5ª edição, 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2013.


“Toda pesquisa que envolve o estudo dos atos humanos  envolve dois planos, a saber, o dos atos concretos, irrepetíveis, praticados  por sujeitos concretamente definidos, e o dos atos como atividade, ou seja, daquilo que há  em comum, e o dos atos como atividade, ou seja, daquilo que há em comum, e que é portanto repetível, entre os vários de uma dada atividade (…)”. (SOBRAL, 2013, p. 11).

 

Atitudes distintas na teoria do conhecimento (p. 12-13)

 

Empirismo
Privilégio da “natureza ontológica da realidade”
Racionalismo
Privilégio dos “processos do conhecimento'.
Síntese
Relação entre a “ontologia do existente” e os “processos epistemológicos de apreensão”

 

Bakhtin aborda o dado (físico-material), o postulado (o proposto pela apreensão/compreensão do sujeito), o processo do ato ético, responsável e responsível de maneira histórica e sócio-histórica de constituir novos sentidos a partir daquilo que já existe, de constituir uma unidade de sentido passível de generalização.

 

Para Aristóteles (Metafísica, livro IX, e Física, livro III) ato é a realização da potência, que é a possibilidade de vir a ser. Para Tomás de Aquino, Deus é ato puro e não contingente. Para Husserl, ato relaciona-se à vivências intencionais.

 

Para Bakthin, o ato é envolto por uma arquitetônica responsível e responsável, de caráter estético e ético atrelada a um agir não indiferente, intencional, e situado (perspectiva husserliana) de um sujeito capaz de realizar potencialidades (perspectiva aristotélica) e que deve ir além das aparências (perspectiva platônica).

 

O pensamento bakhtiniano considera, a partir da teoria marxista, a materialidade mediada de uma vida na qual a consciência do sujeito vai se definindo a partir de uma vida vivida ao mesmo tempo singular e generalizante, vida marcada pela força do valor atrelado aos atos concretos e vividos e pelo inacabamento de tal ato humano.

 

“O sensível é o plano de apreensão ‘intuitiva’ do mundo sem elaboração teórica, o plano do dado, das ‘impressões totais’ (ou ‘globais’). O inteligível é o plano da elaboração do apreendido. Enquanto o sensível privilegia o processo o processo de percepção e de ação como criador de impressões, o inteligível privilegia a transformação dessas impressões numa unidade de conteúdo, num conceito. O sensível é, portanto, o plano da multiplicidade, da descontinuidade; e o inteligível, o da busca da unidade, da continuidade” (p. 23-24).

 

Atualização e concretude ideológica e sócio-cultural do ato vivido e consciente.

 

“Portanto, para o círculo, todo ato integra conteúdo e forma, significação e tema, elaboração teórica e materialidade concreta, ser no mundo e categorização do mundo, repetibilidade e irrepetibilidade. A ênfase recai sempre na situação concreta em que ocorrem os atos com a conseqüente recusa da dissociação entre conteúdo e processo” (p. 26).

 

“Evento distingue-se de fato: o evento ocorre num dado lugar e num dado espaço; os fatos por ele gerados permanecem no tempo e no espaço. Se os eventos são individualizáveis, as propriedades que nele se repetem são universalizáveis, o que não implica necessariamente abstração” (p. 27).

 

Para Bakhtin, há atividade-tipo (potência) e atividade-ocorrência (realização), há a necessidade de averiguar o processo e o conteúdo do ato na inteireza contingente de um contexto pleno de sujeitos.

 

REDES DE INTERLOCUÇÃO, FORMAS COMPOSICIONAIS, CENÁRIO ENUNCIATIVO, e IMPERATIVOS DE INTERPELAÇÃO.

 

“A decisão dita ética depende assim da posição, do caráter situado do sujeito, em vez de impor-se a partir de fora e de modo abstrato a um sujeito transcendental, desengajado, sem interesses específicos” (p. 31).

 

“Ética, ato, atividade, ação, avaliação, responsabilidade e participatividade constituem assim, em Bakhtin, bases de uma proposta filosófico-cultural mais ampla, [baseada] no agir situado, não indiferente, ali onde não há álibi na existência” (p. 33).

 

SOBRAL, ADAIL. Ato/atividade e evento. In BRAIT, Beth. Bakhtin: conceitos-chave (org.). 5ª edição, 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2013. p. 11-36.

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Para Bakhtin autor-pessoa é o escritor e autor-criador é uma voz sócio-histórica de caráter estético-formal que engendra a unidade de uma obra, é uma posição axiológica e sócio-histórico. “O autor-criador é, assim, uma posição refratada e refratante. Refratada porque se trata de uma posição axiológica conforme recortada pelo viés valorativo do auto-pessoa; e refratante porque é a partir dela que se recorta e se reordena esteticamente os eventos da vida” (p. 39). O “discurso do autor-criador não é a voz direta do escritor, mas um ato de apropriação refratada de uma voz social qualquer de modo a poder ordenar um todo estético” (p. 40).

 

Heteroglossia envolve pluralidade de formações verbo-axiológicas não presas pelo aspecto mítico de uma língua unitária, mas revestidas de uma materialidade verbal de caráter semiótico-cultural.

 

Princípio de exterioridade, de autocontemplação, de alteridade, de complementaridade via o outro, necessidade deslocamento entre as posições do mundo vivido e do possível, e excedente de visão e de conhecimento são necessários para o acabamento estético da obra.

 

A palavra do outro, o ponto de vista inconcluso do outro em interação tensa, situada e axiológica no estabelecimento das imagens, das ações e das consciências do autor, do receptor e do herói que se colocam em relação “por meio do contraponto dialógico com outras consciências plenivalentes” (.p. 47).

 

Hegel: o eu para mim, o eu para o outro.

 

Os índices sociais de valor dominam as formas semântico-léxico-gramaticais.

 

FARACO, Carlos A. Autor e autoria. In BRAIT, Beth. Bakhtin: conceitos-chave (org.). 5ª edição, 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2013. p. 37-60.

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Em perspectiva linguístico-enunciativa, enunciação é um processo social ehistórico-culturalmente situado e valorativo de produção de sentidos materializados genericamente como um enunciado concreto, uma realidade translinguística, intersubjetiva e ideológica única marcada pela materialidade de uma teia de relações entre sujeitos com pontos de vista e possibilidades de agência singulares.

 

Aspectos de natureza mais lingüística e outros de natureza metalingüística se relacionam no e pelo processo da enunciação para se materializar em um enunciado vivo repleto do ponto de vista do enunciador e de seu interlocutor, um enunciado que só alcança sua relativa plenitude em cada espaço de circulação que exige o estabelecimento de relações intertextuais para vir a significar, de maneira situada e valorada, potencialidades reiteráveis de maneiras articulares para o eu que enuncia e para o outro que percebe sua condição de destinatário.

 

O destinatário pode ser presumido e não apenas alguém fisicamente concreto.

 

A co-ocorrência do aspecto verbal e de outros aspectos perceptíveis (imagéticos, sonoros etc) alteram e constituem novas semioses, novas relações significatórias, nos enunciados que transitam entre sujeitos marcados por pontos de vista específicos no espaço-tempo de suas vidas ordinárias.

 

“Nessa perspectiva, o enunciado e as particularidades de sua enunciação configuram, necessariamente, o processo interativo, ou seja, o verbal e o não verbal que integram a situação e, ao mesmo tempo, fazem parte de um contexto maior histórico, tanto no que diz respeito a aspectos (enunciados, discursos, sujeitos etc) que antecedem esse enunciado específico quanto ao que ele projeta adiante (...)” (p. 67).

 

A existência material de um enunciado concreto é dependente da interação das trocas entre os enunciadores, do conhecimento que partilham e da situação em que é produzido e para qual prepara o jogo significatório entre o que já foi enunciado e o que ainda poderá a vir enunciado na materialidade de um gênero lingüístico-discursivo.

 

BRAITH, B. &, MELO, R. de. Enunciado/Enunciado concreto/Enunciação. In BRAIT, Beth. Bakhtin: conceitos-chave (org.). 5ª edição, 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2013. p. 61-78.

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O estilo está atrelado a unidades temático-composicionais situadas e valorativas e, “longe de se esgotar na autenticidade de um indivíduo, inscreve-se na língua e nos usos historicamente situados” (p. 83).

 

O estilo não é algo próprio apenas do espaço artístico, pois ele está presente nos usos individualizados que os sujeitos realizam em suas interações sócio-semióticas. Bakhtinianamente, “nem todos os gêneros são igualmente propícios ao estilo individual: os mais propícios são os literários, na medida em que o estilo individual faz parte do empreendimento enunciativo. Os menos favoráveis são os gêneros do discurso que, na comunicação cotidiana, requerem forma padronizada, como acontece com a formulação do documento oficial (...) (p. 89)”

 

Por necessidades político-argumentativas singulares, os sujeitos enunciadores podem utilizar gêneros discursivo-enunciativos que assumam acabamentos mestiços de estilo. Daí que a vivacidade expressiva dos enunciados depende da relação do enunciado para com seu objeto, seu destinatário, seu enunciador e para com outros enunciados.

 

O estilo é uma dimensão textual-discursiva e histórico-cultural de acabamento que se materializa verbo-visualmente na e pela cadeia comunicativa sob a forma de elos enunciativos contingentes inseridos em formas genéricas ora mais livres, ora mais convencionais, dimensão que deriva da “relação que se estabelece entre uma pessoa e seu grupo social” (p. 83), da maneira avaliativa como a realidade é apreendida e discursivizada.

 

A concepção bakhtiniana de linguagem “implica sujeitos que instauram discursos a partir de seus enunciados concretos, de suas formas de enunciação, que fazem história e a são a ela submetidos. Assim a singularidade estará necessariamente em diálogo com o coletivo em que textos verbais, visuais ou verbo-visuais, deixam ver, em seu conjunto, os demais participantes da interação em que se inserem e que, por força da dialogicidade, incide sobre o passado e sobre o futuro” (p. 98).

 

BRAITH, B. Estilo. In BRAIT, Beth. Bakhtin: conceitos-chave (org.). 5ª edição, 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2013. p. 79-102.

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Bakhtin teoriza sobre “ato-tipo (ou  ato-atividade) e ato-ocorrência, aquele da ordem do geral e do repetível e este da ordem do particular e irrepetível” (p. 104).

 

Ato responsível é sinônimo de ato ético e envolve o conteúdo, o processo e a valoração do ato de um sujeito sem álibi, sem justificativa a priori e sem possibilidade de agência fora de um mundo de relações situadas histórico-culturalmente.

 

O individual em Bakhtin contempla o social e o histórico porque não é subjetivista e autônomo (o cogito cartesiano) nem assujeitado (subsumido ante o social).

 

A arquitetônica identitária do sujeito bakhtiniano é cronotópica, é baseada na investigação dos sentidos que vão surgindo contingente e processualmente no ato concreto composto pela movimentação situada entre o geral e o particular de atos concretos materializados dialogicamente.

 

Filosofia humana do processo.

 

O dialogismo é um princípio composicional geral do agir intersubjetivo de sujeitos banhados em um determinado nível de agência e do processo de produção/compreensão discursivo-enunciativa realizados concretamente em contextos instanciados por uma força de agência não autárquica, não trancendental, não a-histórica, não pré-determinada ou imutável.

 

A “consciência depende da linguagem para formar-se manifestar-se. E como a linguagem se acha imersa no mundo, a consciência não é uma instância que imponha suas categorias ao mundo, precisando, em vez disso, desse mundo para se constituir, ao tempo que também o ‘constrói’. As situações vividas chegam à consciência individual por meio da linguagem, no âmbito do processo de interiorização do signo ideológico.” (p. 107).

 

A apreensão do mundo dado é sempre sócio-historicamente situada e articulada.

 

“Bakthin e seu círculo ressignificam, como foi dito, as ‘razões’ kantianas: a razão pura (o teórico), a razão prática (o ético) e o juízo (o estético)” (p. 108). Em outras palavras, o bakhtinianismo teoriza respectivamente sobre o produto (logos), o processo (métis) e a valoração (mythos).

 

“Assim, à moral, entendida no sentido de conjunto formal de regras aplicáveis a toda situação, ele opõe a ética como conjunto de obrigações e deveres concretos, naturalmente generalizáveis, porém não erigidos em camisa de força. Os eventos de que sou agente trazem minha ‘assinatura’, não a de instâncias que estabelecem leis abstratas ou objetificante, aquelas pretensamente acima da sociedade e da história (...)” (p. 108) e são revestidos de um ponto de vista exotópico a mais.

 

A idéia de arquitetônica para o Círculo pressupõe a harmonia potencial e significatória entre as partes de um todo a partir de uma postura integradora, não relativista ou absolutista que consiga abarcar a natureza avaliativa, relacional e situada de todo ato humano.

 

A base do trabalho estético é o excedente de visão, o fenômeno da exotopia, acerca do material, da forma e do conteúdo.

“(...) forma arquitetônica é a concepção da obra como objeto estético, ao passo que forma composicional é o modo específico de estruturação da obra externa a partir de sua concepção arquitetônica” (p. 112).

 

 

“O momento arquitetônico, do objeto estético, poderia ser comparado à formação/concepção do gênero, ao passo que o momento composicional, da obra exterior, material, poderia ser pensado como a ‘textualização’ do gênero assim formado/concebido” (p. 113).

 

“Em outros termos, a forma arquitetônica define o ‘gênero’ e a forma de composição, a textualização específica desse gênero, num dado tipo de texto” (p. 113).

 

“(...) se a forma arquitetônica (parte do objeto estético) determina a forma composicional (parte da obra externa), só graças a ela vem aquela a existir – assim como se conhece a potência por meio do ato de sua realização” (p. 113).

 

“O agir do sujeito é um conhecer em vários planos que une processo (o agir no mundo), produto (a teorização) e valoração (o estético) nos termos de sua responsabilidade inalienável de sujeito humano, de sua falta de escapatória, de sua inevitável condição de ser lançado no mundo e ter ainda assim de dar contas de como nele agiu” (p. 118).

 

SOBRAL, Adail. Ético e estético – Na vida, na arte e na pesquisa em ciências Humanas. In BRAIT, Beth. Bakhtin: conceitos-chave (org.). 5ª edição, 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2013. p. 103-122.

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Hetereglossia no ocidente está mais ligada a contato interlinguistico e plurilinguismo liga-se a presença de vozes no romance.

 

Bakhtin “propõe o diálogo entre os seres humanos (...) não como algo garantido, mas como uma meta a ser buscada, precisamente para vencer a intercomunicação a intercomunicação, a ausência da resposta do outro.” (p. 127).

 

A “compreensão como dependente da situação específica do sujeito na história, nas relações com outros sujeitos (...)” (p. 128).

 

“(...) o mundo fala pela boca do autor (...)” (p. 128).

 

Linguagem como processo e não como produto.

 

Legitimidade e práticas de análise, o “modo de investigação e de discussão teórica do Circulo” (p. 133).

 

A abordagem do objeto.

 

O controle epistemológico das teorias.

 

Pontos cegos na interpretação das teorias do círculo por conta da amplitude de contato com variadas correntes filosóficas, o que permitiu o contato entre “a repetibilidade imposta pelas coerções dos gêneros e a singularidade inovadora da arquitetônica de cada autor, na ‘arte’ assim como de cada sujeito, na vida” (p. 134).

 

O eu-para-si e o eu-para-si envolvem a questão da alteridade.

 

Epistemologia: “modos de conhecer o mundo cientificamente e, portanto, o campo da ‘teoria da ciência’ (p. 135)

 

A análise dos fenômenos concretos inseridos em constante tensão.

 

A deialética hegeliana considera o esquema tese-antítese-síntese. Dialógica bakhtiniana considera a generalidade e a singularidade a partir da investigação da tese-tese-síntese, situação que combate o teoreticismo da dialética tradicional e o sociologismo.

 

A universalidade de Kant e a concretude do real de Husserl.

 

O Círculo trabalha com o dado (o sensível) e o postulado (o inteligível) para abalar as bases por meio de um “método socrático bakhtiniano” (p. 137) para operar uma análise de objetos a partir  de suas relações e não de suas dicotomias, para investigar a relação entre o tempo, o espaço, a duração, a causalidade a percepção que vão sendo organizados ideológico-discursivamente, que vão eticamente e arquitetonicamente constituídos pelas “formas de apreensão  do mundo, histórica e socialmente concebidas” (p. 139).

 

O indivíduo como membro ativo de uma determinada classe laborante.

 

Empirismo: mundo dado. Racionalismo: mundo apreendido (postulado)

 

O cogito cartesiano, a substância spinosiana e a razão suficiente de Leibiniz: racionalistas

 

A tabula rasa e passiva de Locke e a inferência causal de Humes: empiristas.

 

O pensamento humeano considera que “(...) dada a contigência das regularidades, não se pode garantir que o futuro seja semelhante ao presente” (p. 144).

 

A apreensão do mundo por meio de catergorias segundo Kant.

 

Simultaneidade e arquitetônica

 

Monismo é “uma forma de ver as relações entre o indivíduo e o mundo histórico e social que os põe em relação de mútua constituição” (p. 147) influenciados por uma arquitetônica ética do cotidiano.

 

SOBRAL, Adail. Filosofias (e filosofia) em Bakhtin. In BRAIT, Beth. Bakhtin: conceitos-chave (org.). 5ª edição, 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2013. p. 123-150.

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Definições de gênero segundo Aristóteles e Platão (a tríade mimética).

 

Dialogismo e manifestação da pluralidade no processo comunicativo que revelam as “manifestações discursivas da heteroglossia, isto é, das diversas codificações não restritas à palavra” no “amplo campo da comunicação mediada” (p. 152).

 

Diferentes realizações discursivas numa cultura letrada onde “as formas discursivas da comunicação interativa em suas combinações favoreçam o avanço da cultura prosaica de valorização das ações cotidianas dos homens comuns e de suas enunciações ordinárias” (p. 153).

 

Prosificação da cultura.

 

A “prosa é uma potencialidade que se manifesta como fenômeno de mediação (...)” (p. 154).

 

“Porque é discurso, a prosa só existe na interação” (p. 154).

 

“(...) práticas significantes de sistemas comunicativos que emergem nas interações dialógicas (...)” (p. 154).

 

“Por ser fenômeno de emergência na linguagem, a prosa não nasceu pronta: ela continua se fazendo, desde o seu surgimento, graças à dinâmica dos gêneros discursivos” (p. 155).

 

“Prosaica é a esfera mais ampla das formas culturais (...)” (p. 155).

 

O contexto da comunicação ordinária em processo dialógico-interativo.

 

Diferentes esferas de atividade comunicacional e de usos situados da linguagem.

 

“Os gêneros discursivos concebidos como uso com finalidades comunicativas expressivas não é ação deliberada, mas deve ser dimensionado como manifestação da cultura. Nesse sentido, não é espécie nem tampouco modalidade de comunicação; é dispositivo de organização, troca, divulgação, armazenamento, transmissão e, sobretudo, de criação de mensagens em contextos culturais específicos” (p. 158).

 

“O gênero não pode ser pensado fora da dimensão espaciotemporal” (p. 158).

 

“Na cultura, tanto a experiência quanto a representação são representações marcadas pela temporalidade” (p. 159).

 

“Não se pode traçar limites absolutos para a cultura” (p. 160).

 

Bakhtin “entende que uma linguagem é sempre uma imagem criada pelo ponto de vista de uma outra linguagem” (p. 161).

 

Os gêneros não se prendem apenas ao verbal porque pertencem à comunicação cultural sócioideológica em um conjunto de relações no espaço-tempo.

 

Interações e expansões sócio-comunicativas dos gêneros enunciativo-discursivos no contexto de espaços, momentos e recursos histórico-culturais únicos e em contato com outros gêneros pelo esforço de sujeitos em contato dialógico-interacional.

 

“(...) as esferas de uso da linguagem podem ser dialogicamente configuradas em função do sistema de signos que as realizam” (p. 165).

 

MACHADO, Irene. Gêneros discursivos. In BRAIT, Beth. Bakhtin: conceitos-chave (org.). 5ª edição, 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2013. p. 151-166.

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Segundo o Círculo de Bakhtin, a ideologia não se encontra na consciência, na natureza ou na transcendentalidade e não há uma ligação direta entre as estruturas socioeconômicas e as superestruturas ideológicas. De acordo com as teorizações do Círculo, a ideologia não é subjetiva/interiorizada nem idealista/psicologizada e está na base da constituição dialógica dos signos, da identidade e da subjetividade a partir de uma tomada de posição singularmente determinada no entremeio entre o estável e o instável.

“Objetos materiais do mundo recebem função no conjunto da vida, advindos de um grupo organizado no decorrer de suas relações sociais, e passam a significar além de suas próprias particularidades materiais” (p. 170).

 

“E todo signo, além [da] dupla materialidade, no sentido físico-material e no sentido sócio-histórico, ainda recebe um ‘ponto de vista’, pois representa a realidade a partir de um lugar valorativo, revelando-a como verdadeira ou falsa, boa ou má, positiva ou negativa, o  que faz o signo coincidir com o domínio do ideológico. Logo, todo signo é signo ideológico. O ponto de vista, o lugar valorativo e a situação são sempre determinados sócio-historicamente. E seu lugar de constituição e de materialização é na comunicação incessante que se dá nos grupos organizados ao redor de todas as esferas das atividades humanas. E o campo privilegiado de comunicação contínua se dá na interação verbal, o que constitui a linguagem como o lugar mais claro e completo e completo da materialização do fenômeno ideológico. A representação do mundo é melhor expressa  por palavras, pois que não precisa de outro meio para ser produzida a não ser o próprio ser humano em presença de outro ser humano” (p. 170).

 

“O signo verbal não pode ter um único sentido, mas possui acentos ideológicos que seguem tendências diferentes” porque os “sujeitos interagentes” são “diversamente orientados” (p. 172).

 

“Vozes diversas ecoam nos signos e nele coexistem contradições ideológico-sociais entre o passado e presente [...]” (p. 172).

 

Há “interações já mais definidas e estáveis, e com condições de estabelecer padrões mínimos de estabilidade nos sentidos postos em circulação” (p. 173).

 

Se por um lado existe o “nível oficial da ideologia”, infiltrando-se progressivamente nos níveis nas instituições ideológicas (imprensa, literatura, ciência, leis, religião)” ocorre também “a refração da ideologia” ao mesmo tempo em que as estruturas hegemônicas procuram intencionam que “os sinais contrditórios ocultos em todo signo ideológico sejam mantidos apagados” (p. 173).

 

A ideologia oficial e a ideologia do cotidiano se constituem como “dois níveis distintos de produção, homogeneização e de circulação da ideologia” (p. 173).

 

A ideologia do cotidiano ocorre em um nível inferior (de encontros ocasionais) e em um nível superior (de tessitura organizacional preliminar) ao passo que a ideologia oficial abarca os “conteúdos ideológicos que já passaram por todas as etapas de objetivação social e agora entraram no poderoso sistema ideológico especializado e formalizado da arte, da moral, da religião, do direito, da ciência etc [...] aceitos pelos jogos de poder [...] e [que] dão o tom hegemônico nas relações sociais [...] A durabilidade da ideologia oficial não é maior que o tempo de duração da ideologia do cotidiano” (p. 174).

 

“O sujeito é uma função das forças sociais” (p. 175).

 

As formas concretas e materiais da comunicação – que ocorre pela manipulação valorativa e consciente de elementos sígnicos exercida pelo homem em relação ao mundo e pelo Eu em relação ao Outro – revelam o modus operandi de infinitas interações sócio-ideológicas entre sujeitos/sentidos.

 

MIOTELLO, Valdemir. Ideologia. In BRAIT, Beth. Bakhtin: conceitos-chave (org.). 5ª edição, 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2013. p. 167-176.

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Estudos sobre a linguagem centravam-se no estudo da palavra

 

GRAMÁTICA
Secção e organização das palavras em função de paradigmas de flexão e de declinação.
FILOLOGIA
Descrição da “evolução histórico-fonética da palavra com a observação de documentos” (p. 177)
LINGUISTICA
Trabalhos divididos na fase de organização das línguas em família e na fase de descrição sistêmico-estrutural das palavras. Na fase de descrição, a semântica foi dividida em semasiologia e onomasiologia.

 

O bakhtinianismo valoriza a historicidade da palavra, a linguagem em uso.

 

“As entoações são valores atribuídos e/ou agregados àquilo dito pelo interlocutor. Esses valores correspondem a uma avaliação da situação pelo locutor posicionado historicamente frente ao interlocutor. [...] A palavra dita, expressa, enunciada, constitui-se como produto ideológico, resultado de um processo de interação na realidade viva” (p. 178).

 

A palavra “apresenta quatro propriedades definidoras: pureza semiótica, possibilidade de interiorização, participação em todo ato consciente, neutralidade. A pureza semiótica refere-se à capacidade de funcionamento e circulação da palavra como signo ideológico, em toda e qualquer esfera [...]. Quanto à interiorização, a palavra constitui o único meio entre o conteúdo interior do sujeito (a consciência) constituído por palavras, e o mundo exterior construído por palavras” (p. 179).

 

“No que diz respeito à participação em todo o ato consciente, a palavra funciona tanto nos processos internos da consciência, por meio da compreensão e a interpretação do mundo pelo sujeito, quanto nos processos externos de circulação da palavra em todas as esferas ideológicas” (p. 179).

 

A “neutralidade da palavra, por sua vez, se estabelece no sentido de que a palavra [...] pode assumir qualquer função ideológica, dependendo da maneira em que aparece num enunciado concreto [...] como signo, como conjunto de virtualidades disponíveis na língua, recebe carga significativa a cada momento de seu uso” (p. 179).

 

“O termo ‘palavra’ em russo (escreve-se slovo e pronuncia-se [Is’lova]”) [é] “gramático-formalmente” neutro (p. 179).

 

A palavra é uma “entidade de uso concreto” (p. 181) inoculada pelo gênero e pela entoação (p. 183) e marcada pelo contexto histórico de sua produção/circulação (p. 185).

 

“O projeto discursivo refere-se ao esgotamento do objeto de sentido, ou seja, o que eu quero dizer deve ser dito, considerando-se os interlocutores e os contextos de circulação específicos. E as palavras escolhidas para constituírem o projeto discursivo, possuem, em seu bojo, traços que permitem sua utilização, de acordo com determinado gênero, em uma determinada situação. [...] o gênero é extremamente dinâmico, porque tanto funciona imediatamente quanto possui uma historicidade que evolui e se adapta às novas condições de utilização” (p. 181).

 

Problemas na difusão e na recepção da teoria do Círculo são motivados por dificuldades de tradução de termos do original para outras línguas e por dispersão de conceitos elaborados por vários autores em circunstâncias e livros nem sempre metodologicamente organizados (p. 183).

 

A palavra “possui traços mais ou menos estáveis de significação, dando-lhe a possibilidade de ser utilizada e entendida em diferentes contextos [de maneira] quase infinita” (p. 186).

 

A “possibilidade de interiorização acontece no confronto entre o signo internamente circulante e as nuances de sentido, de acordo com os valores entoados externamente pelo locutor” (p. 187).

 

Valores sócio-histórico-ideológicos constituem novas significações e transitam na e pela palavra.

 

STELLA, Paulo R. Palavra. In BRAIT, Beth. Bakhtin: conceitos-chave (org.). 5ª edição, 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2013. p. 177-190.

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“À categoria de monológico estão associados os conceitos de monologismo, autoritarismo, acabamento; à categoria de polifônico, os conceitos de realidade em formação, inconclusibilidade, não acabamento, dialogismo, polifonia. [...] O autoritarismo se associa à indiscutibilidade das verdades veiculadas por um tipo de discurso, ao dogmatismo; o acabamento, ao apagamento dos universos individuais das personagens e sua sujeição ao horizonte do autor. [...] O dialogismo e a polifonia estão vinculadas à natureza ampla e multifacetada do universo romanesco, ao seu povoamento por um grande número de personagens [...]” (p. 192).

 

“O monolismo nega a isonomia entre as consciências, não vê nessa relação um meio de chegar à verdade, concebe-a de modo abstrato, como algo acabado, fechado, sistêmico” (p. 192).

 

As categorias bakhtinianas como monologismo, dialogismo e polifonia não são “abstrações desprovidas de conteúdo histórico, social e ideológico” (p. 192).

 

“Mas se, por um laod, o capitalismo reduz os indivíduos à condição de objetos, por outro também provoca a maior estratificação social e o maior número de conflitos da história da sociedade humana, gerando vozes e consciências que resistem a tal redução” (p. 193).

 

A multiplicidade de vozes ou polifonia destaca o ato de o sujeito se tornar senhor “de sua própria consciência” (p. 193) por meio de suas “peculiaridades de falante” (p. 199) em um universo de “convivência e de interação [repleto de] vozes plenivalentes e consciências eqüipolentes” e não um resultado coisificado por um terceiro (p. 194).

 

“No enfoque polifônico, a autoconsciência da personagem é o traço dominante na construção de sua imagem, e isso pressupõe uma posição radicalmente nova do autor na representação da personagem” (p. 193).

 

“O que caracteriza a polifonia é a posição do autor como regente do grande coro de vozes que participam do processo dialógico. (p. 194).

 

No mundo polifônico, a consciência carrega a “marca identitária do indivíduo” e seu não acabamento (p. 195).

 

“A personagem é um dado essencial da relação entre o estético e o real, é um produto da relação de seu criador com a realidade, tem antecedentes concretos e objetivos nessa realidade e é por ela alimentada [...]” (p. 199).

 

BEZERRA, Paulo. Polifonia. In BRAIT, Beth. Bakhtin: conceitos-chave (org.). 5ª edição, 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2013. p. 191-200.

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O “herói, [pode ser] nomeado aqui como tópico ou objeto do enunciado. Juntamente com o falante e o interlocutor, o herói é visto como um dos três participantes essenciais da expressão verbal, quer seja oral, quer escrita, quer literária, quer não literária” (p. 201).

 

A “significação é um estágio inferior da capacidade de significar, e o tema, um estágio superior da mesma capacidade. A significação existe como capacidade potencial de construir sentido, própria dos signos lingüísticos e das formas gramaticais da língua. É o sentido que esses elementos historicamente assumem, em virtude de seus usos reiterados. É, portanto, um estágio mais estável dos signos e dos enunciados, já que seus elementos, como fruto de uma convenção, podem ser utilizados em diferentes enunciações com as mesmas indicações de sentido.

Já o tema é indissociável da enunciação, pois, assim como esta, é a expressão de uma situação histórica concreta. Como decorrência, é único e irrepetível. Participam da construção do tema não apenas os elementos estáveis da significação mas também os elementos extraverbais, que integram a situação de produção, de recepção e de circulação. Dessa forma, o instável e o inusitado de cada enunciação se soma à significação, dando origem ao tema, resultado final e global do processo da construção de sentido. O sistema de significação, entretanto, não se configura como fixo e biunívoco: o tema se incorpora à significação, de modo que o sistema é sempre flexível, mutável, renovável. (p. 202).

 

A “palavra é discurso.Mas palavra também é história, é ideologia, é luta social, já que ela é a síntese das práticas discursivas historicamente construídas” (p. 204).

 

A identificação do tema de um signo depende da observação de uma “situação concreta de enunciação. Identificá-lo exige que se leve em conta não apenas o sentido potencial do signo, mas também o sentido que este assume no momento histórico e na situação específica de enunciação, de acordo com os elementos extraverbais que participam da construção do sentido, como, por exemplo, a identidade e o papel dos interlocutores, a esfera de circulação do signo e a finalidade do ato enunciativo” (p. 206).

 

A “significação está para o signo lingüístico assim como o tema está para o signo ideológico; ou, ainda, que a significação está para a língua assim como o tema está para o discurso e para a enunciação” (p. 218).

 

De acordo com o bakhtinianismo, os estudos da linguagem podem exisitir metodologicamente a partir de uma “semântica de base enunciativa” que considere os “elementos que fazem parte da situação extraverbal: identidade dos interlocutores, finalidade da enunciação, momento histórico, ideologia, discursos que circulam nas enunciações, nos enunciados concretos” (p. 218).

 

CEREJA, William. Significação e tema. In BRAIT, Beth. Bakhtin: conceitos-chave (org.). 5ª edição, 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2013. p. 201-220.

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