sexta-feira, 4 de abril de 2014

VERBO GUSTAR


REGRA GERAL:

gusta + substantivo no singular ou verbo no infinitivo

gustan + substantivo no plural

 

Usamos "gusta" quando o sujeito da frase pertence à terceira pessoa do singular (la playa, la música, la pintura...) ou é un infinitivo (cantar, bailar, cocinar...)

Usamos "gustan" quando o sujeito da frase pertence à terceira pessoa do plural (las motos, los libros de aventura, los animales...)

Exemplos:

A ella le gusta el invierno. (3ª do singular)
(Ela gosta do inverno.)

 

A ti te gusta cantar en karaoke. (infinitivo)
(Você gosta de cantar em karaokê.)

 

A mí me gustan las motos. (3ª do plural)
(Eu gosto de motos.)

.................

 

1ª observação: Outros verbos que se conjugam como "gustar": "apetecer, interesar, fascinar, encantar, agradar, molestar, importar, doler".

 

2ª observação: Sujeito composto.

 

a) Quando o sujeito está formado por dois (ou mais) substantivos usamos "gustan”.

A mí me gustan el helado y el chocolate. (dois substantivos)
(Gosto do sorvete e do chocolate.)

 

b) Quando o sujeito está formado por dois (ou mais)  infinitivos usamos "gusta".

A ella le gusta cantar y bailar. (dois infinitivos)
(Eu gosto de cantar e dançar.)

 

3ª observação: Conjugação especial.

 

O verbo "gustar" se conjuga como qualquer outro verbo quando:

1. O gostado é uma pessoa.

 

Tú me gustas mucho.
(Gosto muito de você.)

 


2. O verbo "gustar" leva um objeto preposicional, ou seja, quando é introduzido por uma preposição, geralmente "de".

 

Ella gusta de montar a caballo. (caso #2)
(Ela gosta de montar a cavalo.)

 

4ª observação: Pronomes.

Os pronomes átonos (me, te, le, nos, os, les) são de uso obrigatório na estrutura do verbo "gustar" apresentada no quadro do início e portanto, nunca devem ser omitidos. Somente podemos omitir (a mí, a ti, a él...) quando a intenção não é destacar à pessoa gramatical. A omissão de (a mí, a ti, a él...) não muda o significado da frase e é muito comum entre os hispanos.

Exemplos:

A mí gusta el helado. (errado)
(Gosto de sorvete.)

 

A mí me gusta el helado. (correto)
(Gosto de sorvete.)

 

A mí me gusta el helado. = Me gusta el helado.
(Gosto de sorvete.)

 

Para fazer frases negativas com o verbo "gustar" somente devemos adicionar o advérbio de negação "no" antes de "me, te, le, nos, os, les".

Exemplos:

A mí no me gusta la música pop.
(Eu não gosto de música pop)

 

A mí no me gustan las frutas.         
(Eu não gosto de frutas.)

 

5ª observação: o verbo “encantar”.

O verbo "encantar" conjuga-se da mesma forma que o verbo "gustar", usa-se também para expressar gostos pessoais, mas nunca pode ser usado com ADVÉRBIOS.

Exemplos:

Le encanta MUCHO la música clásica. (errado)
(Adora música clássica.)

 

Le encanta la música clásica. (correto)
(Adora música clássica.)

 

Le gusta mucho la música clásica. (correto)
(Gosta de música clássica.)

 

6ª observação: Concordância ou discordância.

 

Com o verbo "gustar" e seus similares, para expressar que concordamos com a opinião de alguém, usamos em frases afirmativas a expressão "a mí también" e em frases negativas a expressão "a mí tampoco".
Para expressar que não concordamos com a opinião de uma pessoa em frases negativas usamos a expressão "a mí sí" e em afirmativas a expressão "a mí no".

 

Exemplos:

A: Me gusta mucho bailar. B: A mí también. C: A mí no.
(A: Gosto muito de dançar. B: Eu também. C: Eu não.)

A: No me gusta mucho bailar. B: A mí tampoco. C: A mí sí.
(A: Não gosto muito de dançar. B: Eu também não gosto. C: Eu sim.)

 

a) A mí me _______________ caminar por la calle.

b) A nosotros nos _______________ los caramelos y los refrescos.

c) A Luis le _______________ comer pescado.

d) ¿A ti te _______________ los gatos?

e) A Mariana le _______________ los plátanos, las manzanas y las uvas.

f) Voy a llevar estas botas. Son las que a mí me _______________.

g) A mí me _______________ mucho aquellos patines.

h) No nos _______________ los pasteles con crema./

i) A mi prima le _______________ pasear en bicicleta.

j) A ellos les _______________ jugar al fútbol los sábados.

k ) A Joana le _______________ ir al cine.

l) ¿A vosotros os _______________ los shopping centers?

m) A nosotros no nos _______________ las tardes de domingos.

n) A ellas no les _______________ conjugar los verbos irregulares

o) A mi papá le _______________ los frijoles negros.

p) ¿A quiénes les _______________ los helados de fresa?

q) ¿A quién le _______________ bailar tango?



 
http://teteraidiomas.com.br/habla/preterito-indefinido-dos-verbos-regulares-em-espanhol/
04/03/2014, 10:53.
Coleção RADIX – 7º ano



 

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário