sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Tecnologia e escola - aulas para especialização


IDJ – Jaguaretama – 05-09-14 (sábado)

Tecnologias, Comunic. e Educ. (30 h/a)

Prof: Mestre Benedito F. Alves (alfransbe@yahoo.com.br)
Comentários dos alunos
 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgvN_cUm8IG1508xsQ10MFQQcM6a9NjM4J8gnuj-ntblwG6UjS5C-oUz45FKl-j4YCpo00MDSs6ZXGLGTOkLcEAxpyjRGHVzred_BtuOrspwf3JdEzYiFg5KIFV68YDRuSE1293m-AyxUE/s45/DSC09597.JPG

Valecia29 de agosto de 2014 17:46 A educação é uma ferramenta primordial para intervir, mediar e mudar. Pois tem como função principal transformar pessoas e assim o mundo. Somos mediadores desse processo e devemos ter consciência desse papel nas nossas ações, tanto na sala de aula, dentro e fora da escola, em todos os âmbitos, incentivando uma intervenção democrática e participativa.

....................

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgbE1ICAw9TVYD1J26vd8tyKkVHwhxivfaxVSUrCTgPg9MQwdislg_U0-HIU0OehlgSVFeXwDl26Jx5j-IL3Sg2YyN1gCNP5worKrFlPcPPSzgAdqGvgedV96osoBEV4exnyjP-hVOLKvs/s45/irene.jpg

Irenilde Barreto29 de agosto de 2014 19:30 Concordo com o autor que ensinar não é transmitir conhecimentos é criar condições para que o educando tenha uma participação com liberdade de expressão. Os desafios devem ser encarados com objetividade e bom senso, tendo como foco a socialização, a ética, de forma a envolver e oportunizar ao aluno ser protagonista de suas ações no processo ensino aprendizagem. O professor que ensina por vocação proporciona condições para que o educando se faça sujeito do seu aprendizado

.........................

http://lh6.googleusercontent.com/-gUbxDpe81Xk/AAAAAAAAAAI/AAAAAAAAAis/7Ojr8YqQXr4/s512-c/photo.jpg

Beatriz Sousa 29 de agosto de 2014 19:59 O modo como o professor se relaciona com os alunos em sala de aula ou o modo de como repassa o conteúdo influenciará em como os educandos se comportará na instituição escolar. Dessa forma se cria uma disciplina onde o aluno participa ativamente das atividades escolares, envolvendo-se nas tomadas de decisões e estabelecimentos de regras. Não devemos confundir autoridade com autoritarismo, ou seja, uma autoridade sem limite.


http://lh3.googleusercontent.com/-a5UD9WOCWmM/AAAAAAAAAAI/AAAAAAAAABM/1p6lnLPjX4I/s512-c/photo.jpg

Luana Silva30 de agosto de 2014 00:30 O ambiente escolar deve ser adequado para desenvolvimento das praticas pedagógicas do professor e aprimoramento do aluno, considerando que a maneira como ele conduz suas praticas influenciará o aluno, pois como é colocado pelo autor no exercício da pratica educativa existe um que, ensinando, aprende, outro que, aprendendo, ensina, ou seja, estamos sempre no processo e aprendizagem

.....................


http://lh6.googleusercontent.com/-WDyUSxXqk0g/AAAAAAAAAAI/AAAAAAAAABI/KlNqz3QK6cY/s512-c/photo.jpg

suelany brito30 de agosto de 2014 11:57 Ensinar é um dom,exige segurança,competência profissional,generosidade qualidade indispensável ao professor.O ambiente escolar deve estar propicio para essa interação do professor com o aluno.Paulo Freire nos leva a refletir sobre a arte de ensinar que é indispensável à prática educativa,contribuindo para a formação dos profissionais da educação

........................


http://lh6.googleusercontent.com/-GaC60oROmOk/AAAAAAAAAAI/AAAAAAAAABo/p7zmYsgKieg/s512-c/photo.jpg

Valdilene Lima1 de setembro de 2014 16:58 A educação pode o mundo e uma escola de qualidade se faz levando em consideração todo o contexto a qual ela está inserida, seja social, cultural e econômico. Uma escola se faz com o apoio e colaboração de todos que compõem a comunidade escolar:pais, alunos, professores e núcleo gestor. Uma escola se faz com profissionais conscientes da sua missão que é a de educar para a vida.


............................Excluir

http://lh6.googleusercontent.com/-g1fyt9HcbbM/AAAAAAAAAAI/AAAAAAAAABA/NK6mYONwMNM/s512-c/photo.jpg

SONEIDE SALDANHA2 de setembro de 2014 15:32 O conhecimento é fruto da curiosidade, haja vista que somos seres inacabados é necessário que exercitemos sempre nossa capacidade intelectual a fim de construir o conhecimento e compreensão de mundo consequentimente nos tornarmos educadores autênticos e competentes tornando o espaço educativo um ambiente acolhedor que possibilite ao educando uma formação de qualidade.

.......................


http://lh4.googleusercontent.com/-h117nvDhOK4/AAAAAAAAAAI/AAAAAAAAABA/BeyVyLoyDcI/s512-c/photo.jpg

Regiane Peixoto2 de setembro de 2014 19:47 Através da educação, podemos transformar o mundo, buscando valorizar a importância do processo de ensino aprendizagem. O ensino deve ser encarado como uma forma de preparação para a vida toda. A aprendizagem deve ter a finalidade de capacitar o aluno a mobilizar suas aquisições escolares em qualquer ambiente para que se torne um ambiente pedagógico.

...................


http://lh3.googleusercontent.com/-7-YPqNYItR4/AAAAAAAAAAI/AAAAAAAAAJA/PHuviPgmOk8/s512-c/photo.jpg

FERNANDO FERNANDES2 de setembro de 2014 23:32 Uma escola é autônoma quando possui a capacidade de construir um projeto pedagógico voltado ao benefício dos alunos e com a participação de todos os componentes do processo educativo, ou seja, a autonomia na educação é a busca da qualidade com equidade enquanto meta e o fortalecimento da escola enquanto meio.


........................

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg1pK1CVommdpxf3P-kcSoASXy9Wk8-5TiL3j5_Jc0SuKMYxOmE33yNVBJLvGxwQ1xAGENffqwpd7elZNqH-LhMjW4zkjaJogActQQYIbMrbxa5dTWqrQFkrFxQ-kHuGTj_DbVDac3e1Hw/s45/10563037_646838228757509_1297292624810785512_n%252525281%25252529.jpg

Cleucia Lemos4 de setembro de 2014 07:50 Para fazer uma escola funcionar bem e com qualidade, deve-se sair do comodismo e ter atitude, o sempre foi assim e assim será, é para quem quer se acomodar nas diversas situações conflitantes que surgem em uma escola e não tem a postura de determinação e ação para resolver as situações.


...........................Excluir

http://lh6.googleusercontent.com/-Myd9gBNRrto/AAAAAAAAAAI/AAAAAAAAABs/OfW_cyYNflY/s512-c/photo.jpg

ADÍLIA DIÓGENES5 de setembro de 2014 09:23 Na verdade não é ter um certo ponto de vista, mas absolutizá-lo e desconhecer que, mesmo do acero de seu ponto de vista é possível que a razão ética nem sempre esteja com ele se coloca ao educador ou à educadora de opção democrática é como trabalhar no sentido de fazer possível que a necessidade do limite seja assumida eticamente pela liberdade.

 

 

IDJ – Jaguaretama – 05-09-14 (sábado)

Tecnologias, Comunic. e Educ. (30 h/a)

Prof: Mestre Benedito F. Alves (alfransbe@yahoo.com.br)

 

1. Paulo Freire afirma que “O desemprego no mundo não é, como disse e tenho repetido, uma (__). É antes o resultado de uma globalização da economia e de avanços tecnológicos a que vem faltando o dever ser de uma ética realmente a serviço do ser humano e não do lucro e da gulodice irrefreada das minorias que comandam o mundo” (p. 130).

 

(a) problemática   (c) dúvida

(b) fatalidade        (d) dificuldade

...........

2. Paulo Freire afirma que “O que a humildade não pode exigir de mim é a minha submissão à arrogância e ao destempero de quem me desrespeita. O que a humildade exige de mim, quando não posso reagir à altura da afronta, é enfrentá-la com (__)” (p. 121).

 

(a) cobrança    (c) inimigos

(b) fúria            (d) pesquisas

.............

3. Flávio Dieguez afirma que “a poderosa união do processamento de dados com as comunicações a distância afetará também, e talvez principalmente, a (__) de aprender, pensar e criar das pessoas”

 

(a) importância          (c) capacidade

(b) resolução              (d) possibilidade

............................

4. Fala-se de (__) na era digital quando se quer fazer referência à possibilidade de o homem interagir com a máquina e com outros homens, tendo como intermediário o ciberespaço.

(a) melodrama     (c) inviabilidade

(b) ação                (d) interatividade

..................................

5. É que, ao contrário da eletricidade ou da telefonia, o advento da teleinformática não (__) apenas sobre ferramentas de trabalho, de lazer e comodidade, ou seja, sobre os meios físicos importantes para a sobrevivência dos cidadãos.

(a) incidirá       (c) enfraquecerá

(b) apagará       (d) pertubará

............................

6. Moodle é uma plataforma (software) que permite criar (__) virtuais de aprendizagem (AVA).

(a) ambientes           (c)  sites

(b) pensamentos      (d) redes sociais

.............................

7. (__) "Descarregar para baixo", significa "baixar" esse programa ou arquivo da Internet para o seu computador.

 

(a) Upload        (c) Download

(b) Backup       (d)Hipertexto

..............................

8. (__) "Carregar para cima"; o seu computador que envia dados para um outro, que estará preparado para receber e saber lidar com estes dados. Ao anexar um arquivo a um e-mail, você faz o upload desse arquivo. A mesma coisa acontece ao colocar sua foto num site de relacionamentos. Ao enviar um e-mail, ao enviar uma simples mensagem pela área de contato de um site - você está fazendo o upload de dados.

 

(a) Upload        (c) Download

(b) Backup       (d)Hipertexto

.............................

9. (__) Cópia de segurança, geralmente mantida em disquetes, fitas magnéticas ou CD-R, que permitem o resgate de informações importantes ou programas em caso de falha do disco rígido.

 

(a) Upload        (c) Download

(b) Backup       (d)Hipertexto

...........................

10. (__) Documento capaz de incluir em seu conteúdo ligações com outras partes do mesmo documento ou documentos diferentes. As ligações normalmente são indicadas através de uma imagem ou texto em uma cor diferente ou sublinhado. Ao clicar na ligação, o usuário é levado até o texto ligado.

 

(a) Upload        (c) Download

(b) Backup       (d)Hipertexto

................................

11. (_) Trata-se da desconexão de um sistema de computação, geralmente, selecionando um item de menu ou digitando exit, bye ou logout.

 

(a) email     (c) log in

(b) chat       (d) log off

..................................

12. Marilena Chauí considera que o Senso moral é a forma de avaliar a situação e o comportamento do eu e do outro de acordo com (__) de justiça e de injustiça, certo e errado. Enquanto isso, a Consciência moral é a tomada de decisão, as subseqüentes ações possíveis e responsabilizações de uns perante si e os outros.

 

(a) integridade  (c) relações

(b) exercício     (d) idéias

...................................

13. Violência é o “(__) da força física e da coação psíquica para obrigar alguém a fazer alguma coisa contrária aos seus interesses e desejos, contrária ao seu corpo e à sua consciência, causando-lhe danos profundo e irreparáveis como a morte, a loucura, a autoagressão ou a agressão aos outros.” (CHAUI, 2010, p. 265)

 

(a) integridade  (c) relações

(b) exercício     (d) idéias

..............................

14. “Em nossa cultura, a violência é entendida como violação da (__) física e psíquica, da dignidade humana de alguém.” (CHAUI, 2010, p. 265)

 

(a) integridade  (c) relações

(b) exercício     (d) idéias

.................

15. “O senso moral e a consciência moral dizem respeito a valores, sentimentos, intenções, decisões e ações referidos ao bem e ao mal, ao desejo de felicidade e ao exercício da liberdade. Dizem respeito às (__) que mantemos com os outros e, portanto, nascem e existem como parte de nossa vida com outros agentes morais. O senso e a consciência moral são por isso constitutivos de nossa existência intersubjetiva, isto é, de nossas relações com outros sujeitos morais.” (CHAUI, 2010, p, 264).

(a) integridade  (c) relações

(b) exercício     (d) idéias

...............................

16. “Consciência e responsabilidade são (__) indispensáveis da vida ética.” (CHAUI, 2010, p. 266).

() meios             (c) agentes

(b) condições    (d) sujeitos

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário