terça-feira, 1 de setembro de 2015

SOUZA, Ana Lúcia Silva. Letramentos de Reexistência: culturas e identidades no movimento hip-hop.

De acordo com Souza (2009, p. 32), letramentos de reexstência dizem respeito ao processo histórico de “incorporar, criar, ressignificar e reinventar os usos sociais da linguagem, os valores e intenções [...]”.
.......

Souza (2009, 39) trata das “produções híbridas, nascidas nos intercruzamentos de culturas, como combinações de transgressões, submissões, negociações, interdições, trocas, rupturas e subversões.
......



Souza (2009, p. 57) denomina como “relações dialógicas de reexistências inscritas em um processo que envolve negociação, reinvenção e subversão de relações assimétricas de poder.
................
 
interações realizadas em um fluxo contínuo de contatos [...]” (p. 61).
...........
 
Souza (2009, p. 71) define como “formas de participação e de valorização de práticas culturais, politizando o cotidiano, mostrando significativa capacidade de mobilização para influenciar leis e políticas públicas”.
...........
Souza (2009, p. 87), à “sustentação de práticas de letramentos capazes de responder às suas demandas e interesses, bem como aos da comunidade em que vivem”.
 
Souza (2009, p. 88) organizam “um espaço de práticas que, sem ser fixo ou suficientemente institucionalizado, engendra possibilidades de usos da linguagem em práticas letradas”, um espaço rasgado por apreciações que “envolvem tanto os usos socialmente valorizados como os não valorizados da linguagem e, necessariamente, dizem respeito às intenções e objetivos compartilhados e, sobretudo, reinventados(idem, p. 89)”.
...........
materialização enunciativa de “práticas sócio-culturais e posicionamentos singulares de uso da linguagem” (p. 121).
.............
“A alteridade é constitutiva de nossa identidade, e por isso nossas vozes estão impregnadas pelo outro, pelo dizer do outro, pela palavra do outro em uma relação de aproximação, distanciamento, tensão e conflito.” (p. 137).
.............
“[...] práticas de letramentos situadas e marcadas pela resistência e pela subversão.” (p. 142).
............

“[...] modos de argumentar que permitem identificar a construção identitária dos ativistas quando em interação em diferentes situações comunicativas.” (p. 153).
........
Souza (2009, p. 155) denomina como “atributos sociais e modos de dizer não aceitos ou socialmente desvalorizados.
.............


“[...] não tem dado conta de reconhecer e legitimar a presença de outras culturas e de outros letramentos”, segundo Souza (2009, p. 186).
 
SOUZA, Ana Lúcia Silva. Letramentos de Reexistência: culturas e identidades no movimento hip-hop. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem.Campinas, SP. 2009. 206 pág.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário