segunda-feira, 26 de junho de 2017

Meio ambiente - uma proposta para orientar a elaboração de projeto de intervenção


Projeto escolar e interdisciplinar de preservação do Meio Ambiente para Morada Nova – Ceará

DEFINIÇÃO
O desenvolvimento da humanidade mantém relação com o meio natural modificado no decorrer da história humana e da manifestação das formas de organização social e cultural afetadas por questões de ordem econômica radicalizadas pela produção em larga escala e pela cultura do consumismo e do supérfluo que estão exaurindo rapidamente os recursos naturais.
Como as determinações do poder econômico valorizam o lucro e a produção em escala industrial, há uma crise ambiental que o planeta experimenta e cujos efeitos têm agravado a relação do homem com a noção do tempo, do espaço e da natureza.
O projeto escolar e interdisciplinar de preservação do Meio Ambiente para Morada Nova – Ceará não é contra os avanços econômicos ou o desenvolvimento técnico-científico para a satisfação dos povos, mas se coloca a favor das necessidades dos países subdesenvolvidos, como o Brasil, e a favor de manifestações mais locais que possam combater ações antrópicas.

ASPECTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DA QUESTÃO AMBIENTAL
A questão histórica e georáfica sobre o meio ambiente é uma construção recente no território brasileiro. Assim, conforme o site “Portal Educação”:

Com a vinda da Família Real para o Brasil foi criado o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, em 13 de junho de 1808. Atualmente, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro é uma fundação vinculada ao Ministério do Meio Ambiente
Até a década de 50, não havia no Brasil uma preocupação precípua com os aspectos ambientais; as normas existentes limitavam-se aos aspectos relacionados com o saneamento, a conservação e a preservação do patrimônio natural, histórico e artístico, e à solução de problemas provocados por secas e enchentes.
O período compreendido entre 1930 a 1950 caracterizou-se pela industrialização com base na substituição de importações. Nesse período o país foi dotado de instrumentos legais e de órgãos públicos que refletiam as áreas de interesse da época e que, de alguma forma, estavam relacionados à área do meio ambiente, tais como: o Código de Águas - Decreto nº 24.643, de 10 de julho de 1934; o Departamento Nacional de Obras de Saneamento (DNOS); o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS); a Patrulha Costeira e o Serviço Especial de Saúde Pública (SESP).

OBJETIVOS GERAIS
Ressignificar o processo de conscientização cidadã e ecológica da comunidade sobre questões ambientais para a preservação e desenvolvimento sustentável.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Despertar a necessidade de preservação da natureza para a preservação da humanidade;
  • Sensibilizar a sociedade sobre a possibilidade de utilização sustentável dos recursos naturais;
  • Propor soluções para as questões ambientais do cotidiano escolar e de suas comunidades.

ELEMENTOS
Este projeto procura ser uma ferramenta para auxiliar o Plano Diretor vigente da cidade de Morada Nova a fim de reorganizar a ação antrópica dos munícipes de Morada Nova quanto à utilização dos recursos da água, da terra e do ar, quanto ao saneamento urbano e rural por meio de diganósticos de impactos ambientais e campanhas educativas e politizadoras mediadas para e pela população poder gerenciar de maneira prudente a gestão dos recursos ambientais disponíveis.

TEMÁTICAS
  • Qualidade ambiental
  • Conservação da biodiversidade
  • Uso e ocupação do solo
  • Coleta, tratamento e disposição de resíduos sólidos
  • Preservação de mananciais de água potável e matas ciliares
  • Potencial econômico, turístico e ecológico das pequenas cidades e localidades
  • Hidroponia e recursos de irrigação contemporânea
  • Combate à pesca e caça ilegais.
  • O papel da Agenda 21 para as ações do homem em nível global e em nível local.

METODOLOGIA
  • Sensibilização da comunidade escolaridade
  • Arregimentação e composição das equiṕes de trabalho
  • Constituição de grupos de discussão
  • Produção e divulgação de textos argumentativos sobre o resultado das discussões.
  • Diagnóstico da realidade ambiental localizado
  • Constituição de uma agenda ambiental propositiva
INDICADORES A SEREM OBSERVADOS PARA DIAGNÓSTICO AMBIENTAL
1. os indicadores de qualidade ambiental e ecológico;
2. os indicadores habitacionais e de mobilidade
3. os indicadores urbanos;
4. os sanitários;
5. os sócio-econômicos.

CULMINÂNCIA
  • Apresentação de informações discutidas nos fóruns
  • Visita à região de mangue do litoral do Vale do Jaguaribe
REFERÊNCIAS
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo, IMESP, 1988. Cap. II Art. 196 e Cap. IV art. 225,1988.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Plano nacional de saúde e ambiente no desenvolvimento sustentável diretrizes para implantação. Brasília, DF, 1995.

PELICIONI, Maria C. F. P. Educação ambiental, qualidade de vida e sustentabilidade. Revista Saúde e sociedade. 7(2): 19-31, 1998. Disponível em: , Acesso em: 26 junho 2017.

Portal Educação. Meio ambiente no Brasil históricos. Disponível em: . Acesso em: 26 junho 2017.
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