segunda-feira, 16 de outubro de 2017

PANORAMA PARA REFLEXÃO E AÇÃO DIALÓGICAS E RESPONSIVAS.

PANORAMA PARA REFLEXÃO E AÇÃO DIALÓGICAS E RESPONSIVAS.
É difícil acreditar em diversos elementos do Congresso Nacional. É difícil não acreditar na parcialidade de um congresso rápido para julgar o caso Delcídio e lento para tratar do caso Aécio (que confessou ter recebido 2 milhões para "pagar advogados"). É difícil imaginar idoneidade prosperar num espaço de articulações feitas sob o império do financiamento e dos interesses de grupos empresariais.
O artifialismo e o isolamento de Brasília, patrimônio arquitetônico mundial de onde emana a lei que "prende os miúdos e solta os graúdos", favorecem os absurdos que mancham a democracia e a República.
Um congresso "chapa-branca" conhecido por não fiscalizar os atos do executivo e por se vender por emendas parlamentares não é legítimo representante dos proletários senão de interesses desviados e nada populares.
No dia das crianças, vários representantes do congresso praticam traquinagens enquanto o povo (ainda desorganizado) continua sustentado o mundo de oportunismos e "berço esplêndido" de partidos e políticos em relações familiares e/ou nebulosas com grupos capitalistas que ainda hoje fortalecem as classes dominantes estabelecidas a partir de 1500.
Desde antes do aparecimento tricentenário da padroeira da nação brasileira, a terra de Macanuaíma carece de decisões menos ufanistas ou populistas e mais realistas e fraternas, mais populares e menos elitistas. Como já foi cantado, "Brasil, mostra a tua cara".
Pelo bem da República, da democracia e de cada um dos indivíduos desta terra tão castigada por discursos e atos de empobrecimento e de concentração de renda e oportunidades, a sociedade e os três poderes precisam dialogar e corrigir problemas interligados e históricos. São esses problemas
que desonram as instituições do Estado democrático de direito e impedem um desenvolvimento mais equânime e sistemático especialmente para os proletários de todo o mundo neste centenário da revolução russa.
FIAT LUX.
....
A globalização pos-moderna é a mesma que fortalece paixões desenfreadas por personalismos ou por práticas totalitárias ou populistas, por exemplo. Globalização que gera frutos de ignorância quando não nos reunirmos regularmente para avivar e realizar o sonho de sermos aprendizes da liberdade.
FIAT LUX.
........
Vejamos as opiniões propositivas como algo construtivo, portanto como uma oportunidade de orientar nossa comunidade em geral.
Se algo é pronunciado apenas agora, não significa que antes não era percebido.
Em se tratando da conjuntura contemporanea (global e local) um comentário propositivo não deve ter a intenção de machucar o outro ou promover personalismos.
Dessa forma, uma atitude genuína e questionadora de quem tem uma posição firme e polida indica ser cabível manifestar de forma respeitosa e ajuizada uma opinião.
Ser companheiro é "compartilhar" fraternalmente um mesmo "pão" em busca de um ativismo propositivo.
Por isso, quem vive sua vida de forma ordeira e cidadã como professor, agente de trânsito, doméstica ou qualquer outra profissão tem o direito, a obrigação e a inalienável responsabilidade social de propor questões e respostas.
De acordo com o exposto, quem trabalha com ética, por exemplo, é um companheiro que vive sua cidadania e que testemunha o quanto é saudável para a sociedade manifestar uma opinião ponderada para opinar ou discordar de uma situação que afeta cada sujeito de uma mesma comunidade.
Independente de filiação político-partidária, credo religioso, plataforma de governo ou condição econômica e social, quem tem algo oportuno para ser dito que seja bendito a fim de que aquilo que esteja "abandonado" ou tenha ficado perdido por qualquer administrador seja recuperado.
Sobre as palavras semeadas, o ensinamento político e inspirador de Cristo assevera: "não se acende uma lâmpada para escondê-la, mas para que todos vejam sua luz" (Lucas 11, 33).
A questão é não manifestar opinião dogmática como o faria um santo de altar nem como um rei, um ditador ou um governo ilegítimo ou golpista.
O problema é manifestar opiniões como qualquer um pode fazer democraticamente para o bem comum.
Quem vive egresso das várias escolas da vida e das relações dialógicas valoriza a atitude responsiva e responsável.
Contra o embuste e a indiferença, o remédio é o diálogo franco de opiniões. Por isso, todo sujeito de diálogo recorda e considera as palavras de suas várias famílias de relacionamentos que orientam um testemunho político em casa e nos diversos ambientes de relacionamento e atividade laboral e/ou artística.
FIAT LUX.
....
A escola é hoje um ambiente sem igual. Um espaço que cuida do social e do cognitivo de cada sujeito, um espaço em que a criança é convidada a se desenvolver para além do mundo do cordão umbilical é uma instituição digna de respeito.
Para o mundo contemporâneo, urbano e capitalista ao redor das crianças, as vivências lúdicas iniciadas na Educação Infantil são um novo fio de Ariadne para que cada pequeno Teseu possa adentrar o labirinto de suas futuras lutas adultas contra uma diversidade de Minotauros.
Por isso, louvemos o esforço docente que alcança o melhor de cada criança.
Para o professor, fica o respeito e o carinho de quem acredita e reconhece seus esforços.
Que as autoridades públicas e a sociedade comecem a valorizar concretamente todos os docentes que estão na base de uma sociedade mais fraterna e de um futuro Ensino Superior melhor.
FIAT LUX.
.....
As incongruências dos nossos governantes são fonte de dor para a população mais pobre.
Incongruência no personalismo exagerado com que os representantes do legislativo propagam seus méritos após destinarem recursos para suas bases eleitorais por meio do expediente de emendas parlamentares.
Incongruência na substituição de trabalho técnico por rateio de verba pública na forma de emendas parlamentares.
Incongruência na tentativa de favorecer a população com a construção de casas próprias em vez de favorecer a geração de emprego e renda para cada trabalhador poder construir seu lar através de seu esforço.
Incongruência na maliciosa atitude de silêncio no que tange ao enfrentamento da longa e severa estiagem que ameaça largas áreas do Nordeste.
Incongruência ou maquiavelismo?
FIAT LUX.
....
Apagar o fato histórico e gerar um perigoso limbo do esquecimento: jamais.
Apagar as ações deletérias ocasionadas por decisões oportunistas e golpistas para reescrever novos caminhos mais democráticos, legais e legítimos: sim.
FIAT LUX.
....
A realidade de todos que vivem a dinâmica de uma secretaria escolar vem sendo incrementada por uma infinidade de questões e demandas capazes de interferir na qualidade do serviço prestado.
Para agravar esta problemática contemporânea, existe um contingente expressivo de funcionários despreparados para auxiliar as atividades de quem está responsável por secretariar as atividades documentais referentes à vida da instituição, de funcionários e alunos do presente e do passado.
Além disso, diante da inextrincável responsabilidade que circunda as rotinas de cada secretário escolar, a ausência de um plano de Cargos e Carreiras e a opção parva do estado por negar concurso público são problemas severos que oneram e desgastam a força e a disponibilidade de trabalho de homens e mulheres cujos esforços dignificam todas as células e instâncias da SEDUC, CREDES e escolas.
FIAT LUX.
.......
Para refletir e discutir:
Crise?
Cortemos os privilégios dos parlamentares e ajustemos o tratamento fiscal e tributário dispensado para ricos e pobres.
.........
O empobrecimento e abandono do campo revelam que o problema não é a seca e a natureza, mas a insensibilidade governamental.
........
As águas do São Francisco vão chegar no sertão apenas quando os latifúndios expropriarem os empobrecidos?
.......
Se o aluno estudou o conteúdo e foi aprovado ao final do ensino médio, por que vestibular e ENEM?
.........
Nossos companheiros professores das universidades visitam pouco e pesquisam menos ainda o ambiente de cada unidade da Educação Básica. As secretarias de Ciência, as instituições de ensino superior os governos e as secretarias de educação básica ainda não começaram a efetivar um processo consistente de integração do nível acadêmico e do nível básico de educação.
FIAT LUX.
.......
Para refletir:
A ação de catadores/as de recicláveis é uma alternativa para preservação do meio ambiente urbano. Poder público, seja parceiro.
..........
Que o tratamento dispensado aos prédio das câmaras de vereadores aconteça nas escolas e unidades de saúde.
..........
Basta de prédio escolar sujo, desgastado, apagado, sem reparos, sem biblioteca, sem quadra e material esportivo.
.........
As comunidades e as secretarias de governo precisam estar dentro das escolas públicas. "Areninhas esportivas"? A reforma física e requalificação da função e dos equipamentos e prédios públicos;
o investimento na formação continuada dos profissionais que trabalham nos prédios públicos a serviço do povo;
a valorização das expressões literárias, musicais, teatrais e artísticas;
a integração entre os esforços e agendas das secretarias de governo (esporte, juventude, ação social, saúde e educação)
Entretanto, qualquer mudança depende de união de esforços, constante discussão e um planejamento não imediatista nem irrealista.
As estratégias elencadas são possíveis para combater o ócio, a violência e a morte dos sonhos de futuro de muitos.
A militarização das ações de defesa da sociedade e o crescente aporte no orçamento das polícias não podem frear a beligerância da sociedade nem favorecer uma cultura de paz.
FIAT LUX.
.........
Quantos pais de família precisam ficar desempregados para a sociedade perceber que muitos políticos trabalham para o capital?
......
O povo do Perímetro Irrigado de Morada Nova, Ce, clama pela atenção do governo. Chega da poeira do abandono.
.....
É mais difícil suportar a seca da ética entre muitos políticos que a seca do Nordeste.
......
É mais difícil suportar a seca da ética entre muitos políticos que a seca do Nordeste.
.......
IMORAL: os gastos públicos foram congelados por 20 anos em prol de 3,6 bilhões para eleição.
FIAT LUX.
.........
Os conceitos de nação , Estado ou federação acabam machucados pela manipulação dos que se fazem donos das tecnologias. Se no passado, a construção de estradas para deslocamento ágil dos exércitos significou a supremacia de Roma, se as tecnologias náuticas e as grandes navegações favoreceram a Europa, hoje as tecnologias de informação e de comunicação estão permitindo novas transformações nas relações sociais e econômicas. A comunicação gerada pela imagem simbólica do "monstruoso pato da FIESP" durante as manifestações de massa há pouco tempo indicam que a reinvenção do Brasil depende do exercício da palavra. Falta uma pitada, no mínimo, das palavras de Francisco de Assis (..."pois é dando que se recebe") para reorganizar a disposição política e o engajamento da população esquecida por seus representantes (?) que se encastelam em suntuosos gabinetes ou se mudam para a parte opulenta, distante e artificial de Brasília. Utilizando uma metáfora cantada na música brasileira: a transformação de relações sociais, econômicas e políticas é como fazer amor porque requer a habilidade, o tesão e a sensibilidade de parceiros amantes. Do contrário, a transformação se torna um estupro ideológico que beneficia apenas um. Pior ainda é quando o projeto de transformação, não sendo nada além de sexo, se torna um bacanal de clientelismos oportunistas, uma suruba juridicamente legal ou uma depravação do corpo do outro. Mudar é preciso, mas fundo bilionário nenhum pode trazer transformação democrática sem compromisso, partilha e respeito às vozes de empobrecidos empobrecidas e ao grito de excluídos e excluídas.
FIAT LUX.
......
É incrível como existem grandes homens e mulheres que inspiram a espiritualidade, a religiosidade, o diálogo e o ativismo político. Homens cujos verbos e exemplos permanecem vigorosos e atuais: Madre Teresa, Zé Maria do Tomé, M. L. King, D. Helder Câmara, Mahatma Gandhi e cada pai ou mãe de família que luta pela sobrevivência revelam que é a comunhão organizada de esforços e reflexões que pode apontar solução para problemas que o mundo capitalista, o populismo e as várias formas de fascismo, teocracias e regimes armados (militares ou de guerrilha) vem acirrando sob discursos de desenvolvimento (para quem e a qual preço?) e de (pseudo)segurança (nacional, hídrica, alimentar...)
FIAT LUX.
..........
A privatização da Vale e da Telebras não democratizou a distribuição da riqueza brasileira.
DESENVOLVIMENTO SEM JUSTIÇA SOCIAL É CRIMINOSO.
A onda de privatização do governo Temer vai reeditar o projeto de governo FHC e entregar o patrimônio público à iniciativa privada.
O discurso do deficit das contas públicas não impediu a imoral compra de parlamentares para sustentar o atual governo (legal mas) golpista.
Os problemas da economia não impediram a existência de um "mensalào pantaneiro" sob a marca de um ministro federal e reconhecido latifundiário.
O atual processo de reformas e de privatizações revela o servilismo dos parlamentares ao cabresto do mercado.
Não às privatizações.
Não ao esfacelamento das garantias trabalhista e previdenciária.
Não aos corruptos e investigados.
Não ao nepotismo (mulher, filho ou parente de político eleito ocupando cargo público ou comissionado?).
Não ao silêncio das ruas.
Não ao "burguês níquel".
FIAT LUX.
.....
EM TEMPO:
Matéria do jornal "El País".
Oi, pessoal.
Sou o aluno do século XXI, beneficiado pelo programa nacional do livro didático e pelo cardápio escolar.
Aprendi a operar uma expressão polinomial e a classificar os elementos essenciais da oração. Compreendi a história dos grandes conflitos mundiais e a geopolítica das relações internacionais. Entendi como a fita de DNA é complexa e que força ê diferente de trabalho. Sei balancear uma equação química, traduzir mais de 100 verbos irregulares do inglês e domino os heterossemânticos do espanhol. Faço uma Redação legal e respeito a Sociologia e Filosofia. Quando terminar a educação básica, o que a sociedade, os governos que pregam a pacificação, a CDL, FIESP, FIEC, ONU, UECE e outras siglas podem ofertar para meu futuro?
FIAT LUX.
......
Um exemplo para orientar a interação humana.
Escola de cidadania acontece através de um processo de ensino e aprendizagem filosófico em busca pela satisfação do diálogo e do conhecimento.
O ato se estar diante do outro e manusear a palavra dialogada é ponto de partida para transformar informação em conhecimento e para oportunizar uma diferenciação entre um senso comum e um senso crítico compartilhado.
Juntos somos mais fortes.
Por exemplo: cada professor se sente mais forte e realizado ao ser ouvido por seus alunos. Cada aluno se regozija de poder receber uma atenção especial por parte de seus professores.
No final, a felicidade e o agradecimento são de cada um por poder fazer parte de um momento da vida de quem está perto dos sentimentos e dos pensamentos em forma de palavra-acão.
FIAT LUX.
......
Oi, povo que ainda não cansou de sonhar por uma luta de classes que permita o exercício de um equilíbrio tenso de forças, de teorias e de práticas.
Oi, povo que fica indignado com a possibilidade de apoiadores de militares no poder.
Ordem não rima com beligerância nem com paz armada.
Oi, povo que percebe a necessidade de diálogo.
FIAT LUX.
......
O investimento em estádios e complexos esportivos custeados com dinheiro público por si só não é ruim. O problema é a centralização dos investimentos públicos em ações insuficientes para o benefício da população que paga seus impostos.
FIAT LUX.
....
Na época do regime militar brasileiro, o Perímetro Irrigado de Morada Nova foi construído à custa de expropriações e a o sonho da ordem foi regado a partir da tortura, da prisão e da morte como ferramentas legais de gestão da sociedade. Isso é uma cultura do medo e da opressão.
Como defender uma paz armada e castradora? E quanto à filosofia enunciada em torno da premissa do resgate da "ovelha perdida", no Brasil representada por milhões de empobrecidos como, por exemplo, os catadores e as catadoras de reciclagem sempre pouco ou nada considerados/as pelas políticas públicas?
FIAT LUX.
......
Ainda não sabemos a receita para garantir a limpeza por inteiro das manchas de nossa história de tal forma que falhas do passado não contaminem o futuro nem provoquem animosidades ou o surgimento de totalitarismos, fascismos, populismos ou burguesismos.
No entanto, que ninguém duvide: uma metodologia de governo baseada na lei de Talião e na falácia da predervação da ordem a partir da presença do coturno e das armas não é opção.
FIAT LUX.
............
Paz e desenvolvimento são conquistas, mas não prosperam em um sistema baseado na submissão forçada da vontade alheia nem são fundamentados na morte ou violência.
FIAT LUX
........
*Notas sobre a educação brasileira*
O salto de qualidade da educação vai ocorrer não apenas pelo poder da caneta, mas pela valorização do professor e do aluno. Na verdade, desacredito de mudanças que não favorecem um processo de ensino e aprendizagem realizado a partir da interação entre ensino, pesquisa e extensão.
Universalização do acesso e da permanência do aluno não significa massificação. Programa nacional do livro didático (realizado trianualmente) não é suficiente.
Professor de educação básica sem incentivo para continuar estudando e pesquisando ou que acaba tratado de forma inferior (quanto ao prestígio e ao salário) em relação aos colegas do Ensino Superior não é algo salutar para o exercício profissional.
Aluno que "come" poeira com o sol no zênite sobre estradas de terra batida ou que não tem acesso aos benefícios do teatro, das artes e da prática esportiva não podem ser plenamente beneficiado por nenhuma Base Nacional Curricular Comum. Escolas sem reforma estrutural física não é suficiente para que texto legal nenhum cumpra suas boas intenções.
FIAT LUX
....
Há um excesso de demagogia entre os governos que pregam sanções e ameaçam retaliações a quem realiza testes nucleares, balísticos e com armas de "defesa". Demagogia reforçada pelos lucros auferidos com o comércio de instrumentos bélicos e que chega ao Brasil e ao Ceará.
Como se justifica haver tecnologia inovadora restrita para a segurança e não disseminada entre escolas e aparelhos de cultura e lazer?
O Rio de Janeiro possui a presença das três forças armadas, Caveirão, Bope, helicópteros e a violência não cessa.
O Ceará tem RAIO, COTAR, CIOPAER etc, etc... e a população da periferia e da zona rural não goza de segurança.
Portanto, a quem interessa a indústria das armas?
Se a Coréia do Norte traz medo ao mundo, em que a atitude belicosa dos capitalistas que cavalgam a morte e atrelam desenvolvimento à pesquisa científico-militar contribuiu?
http://exame.abril.com.br/…/os-10-paises-que-mais-exportam…/
........
A drástica ação das forças da natureza mata menos que a insensibilidade, o silêncio e a apatia de muitos de nós.
Nossa jornada de trabalho que restringe o hábito da leitura é um crime político.
Nossa ação individual que pulveriza a capacidade de integração entre reflexão e ação é um aborto crítico.
Nossa pouca presença nos espaços de exercício legítimo da democracia é uma barbárie.
O espírito que animou a primavera árabe ainda não renovou a ação do legislativo, do executivo e do judiciário brasileiro.
As escolas da Educação Básica ainda não politizam a população porque estão organizadas mais para o cumprimento de "metas educacionais" do que para um diálogo amplo sobre tudo que a rodeia.
Universalizar e democratizar o acesso e a permanência do indivíduo à educação não é sinônimo de qualidade do ensino e da aprendizagem.
Empregar o serviço de empresas terceirizadas em vez de mão de obra da população carcerária não ajuda a ressocializar o apenado.
Investir em armas de segurança ostensiva e defesa mais que em educação, arte e cultura não garante paz social.
Ouvir autoridades cobrando pacificação nacional e desenvolvimento enquanto operam articulações espúrias para preservação de seu poder é algo nauseante. FIAT LUX.
A quinta-feira, 21-09-2017, foi marcada por mais do mesmo. O STF encaminhou a denúncia contra o atual presidente para a Câmara. Imaginar o vício da barganha de emendas parlamentares em troca da blindagem dos expoentes do governo é doentio.
Entregar dinheiro público ao prazer e conveniência dos nobres representantes do legislativo para gastarem em suas bases parlamentares é imundo.
Perceber a atitude extremamente parcial de um representante do STF favor de um grupo é desalentador.
Ter um chefe de executivo não sacramentado pelo voto popular é ruim.
Favorecer empreendimentos comerciais com benefícios e isenções fiscais em detrimento da população é inaceitável.
Perceber a população calada é ruim.
....
Fetichismo e proselitismo são perigos reais para as instituições democráticas. Perceber a sociedade civil calada diante de um projeto de privatização, diante da voz que se elevou no meio das forças armadas e do arrocho econômico que derivaram da ganância capitalista é motivo para manifestação e organização popular.
Onde está o povo que ocupou a rampa do congresso?
Onde está a multidão das ruas?
Onde está a memória da população beneficiada (e que ainda clama) por políticas de redistribuição de renda e justiça social?
.........
Não precisamos de soluções militares, mas de povo esclarecido e que ame o próximo como a si mesmo.
..........
Povo calado é ótimo para a estagnação da vida.
....
Enquanto as escolas não ferverem com discussão relevante para a comunidade, enquanto a igreja cuidar do pós-vida e do espírito em detrimento de um maior zelo pelo corpo, enquanto os sindicatos utilizarem uma prática mais defensiva que revolucionária, enquanto a rede social não desafiar o povão a postar propostas para melhorar a sociedade, a escola carregará um inconveniente fardo que não permite a politização dialógica de cada um dos seus.
FIAT LUX.
.......
É válido os comerciante se mobilizarem para construção do Q.G. do RAiO. Mas quem vai trabalhar pela Bike, Skate e Atletismo?
.....
O comércio ambulante carece de um espaço limpo e estruturado, apoio governamental... A geração de emprego e renda agradece.
........
Quem permite seu cachorro sujar espaços públicos ou descarta sua garrafa de água no chão é parte dos problemas ambientais.
FIAT LUX.
......
O fato de nossos representantes agirem a partir das demandas populares com a devida celeridade é vital para a correção de problemas que devem ser analisados e tratados antes que a população precise cobrar respostas de nossos representantes.
FIAT LUX.
.....
Cura para quê?
Para a insensibilidade, falta de respeito e diálogo, para o abandono de cães e gatos e sargetas do corpo e da alma.
FIAT LUX.
........
E a favela?
Os conflitos nas favelas (ou "comunidades") das periferias das grandes cidades revelam muitas questões:
1: o poder público e seu aparato estatal está ausente porque os investimentos em infraestrutura e segurança não trazem moradia, emprego, saúde, esporte, cultura e educação escolarizada para as camadas mais pobres da sociedade.
2. A ciência e a tecnologia valorizam mais a indústria bélica do que a pesquisa contra doenças ou a melhoria da qualidade de vida.
3. Existem oportunistas, Judas e Pilatos que se favorecem dos tiroteios em benefício próprio e espúrias tratativas.
4. Experiências como o Caldeirão, como Canudos, como Palmares e como as tribos indígenas ainda não são analisadas e consideradas para um processo de ação e reflexão sobre as condições de sobrevivência e prevalência em que os sujeitos se engajam.
4. Vários assuntos acabam esquecidos sob as paixões de um momento.
5. As grandes exposições e debates, o saneamento básico e a valorização do homem e da mulher ainda não chegaram em áreas de conflagração.
Blindar autoridades ou evitar uma autocrítica não são o caminho para a solução das guerras e dificuldades que pauperizam os mais empobrecidos.
FIAT LUX.
.....
Os morros cariocas estão marcados pela pobreza a que foeam condenados pelos políticos e empresários que sugaram os royalties do petróleo, que mamaram nas tetas da loba do turismo e que se encastelaram em suas salas assépticas, climatizadas e livres das mazelas das ruas e dos odores e movimentos da população.
A violência dos morros encontra eco no pavio de pólvora que é o campo desprovido da presença do Estado. Sem emprego e renda ou esporte, lazer, cultura e escola, a enorme força da sociedade alimenta revoltas e indignação de toda ordem.
O roubo de galinha, o assalto à mão armada e toda uma lista de problemas são agravadas pela opção de boa parte dos políticos e empresários em realizar eventos que alegram os expositores da Expocrato, por exemplo, mas que não trazem alternativas para corrigir a situação de abandono dos Perímetros Irrigados como o de Morada Nova, Ceará, por exemplo, nem para promover concretamente estratégias de convivência com o semi-árido (sob risco de um colapso hidrico iminente e catastrófico).
Se os morros e periferias dos grandes centros urbanos do capitalismo estão vivendo a tragédia de uma guerra bipolar entre Estado e crime organizado é porque não há projeto para qualificar o campo e preservar o homem e a mulher junto às suas origens.
O fluxo de jovens que esvazia a zona rural e superlota áreas urbanas comprova a inércia governamental em articular as forças sociais para que o ato de produzir riqueza e o ato de usufruí-la seja menos egoísta e concentrador de renda.
Enquanto Brasília estiver longe do povo, não há BOPE, HILUX, sistema prisional (que se restringe a ser depósito de pessoas transformadas em lixo) ou coletiva de imprensa que estanque o mar de mostruosidade que a mídia dominante filtra e fantasia.
Que os Perímetros Irrigados e o campo possam ser melhor tratados para que o sangue e as dores das comunidades cariocas e periferias não incendeie os ânimos de empobrecidos nem revolucione o maquiavelismo de oportunistas.
FIAT LUX.
.....
A liberdade é um direito inalienável e constitucional assolado pela insegurança.
....
A possibilidade de uma "escola sem partido" é um escremento sem serventia porque não existe organização humana desprovida de partido.
......
Degeneração é o nome da opção maldosa por uma escola pautada na transmissão de conteúdo sem espaço para que os sujeitos batalhem por suas opiniões.
......
Fazer opção por uma filiação ideológica não significa proselitismo. Ao contrário, significa que os grupos humanos são mais ricos quando o eu e o outro dialogam suas opiniões e apresentam opiniões consistentes de forma democrática.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário