segunda-feira, 20 de abril de 2020

Trump e Jair - reflexões para o ENEM



1. Na frase “Aarny and Bjorny – I want you to meet my good buddy Jair here” da charge, “Aarny and Bjorny” exercem a função sintática de:
A) Sujeito simples
B) Vocativo
C) Adjunto adnominal
D) Complemento nominal
E) Predicativo do objeto
Site: https://www.theguardian.com/commentisfree/picture/2019/aug/27/steve-bells-if-jair-bolsonaro-joins-the-trump-team#img-51
………………….
2. Na frase “I want you to meet my good buddy Jair here” da charge:
A) “Here” é um exemplo de adjetivo.
B) “Good” é um adjetivo possessivo.
C) “Want” é um pronome possessivo.
D) “Meet” é um pronome pessoal.
E) “I” é um pronome sujeito.
……………………………………
3. Na frase “I think you’ll agree”, o tempo verbal é o:
A) presente contínuo
B) presente perfeito
C) futuro simples
D) passado contínuo
E) condicional
……………………………………..
4. Na charge há o diálogo entre dois ursos polares trajados para um ambiente ensolarado de praia e as figuras caricatas do presidente Donald Trump (EUA) e Jair Bolsonaro (Brasil). A imagem discute a postura de chefes de governo diante dos rumos das áreas polares do planeta. Sobre o fato é impossível afirmar que:

A) O urso polar é encontrado no círculo polar Ártico e áreas continentais adjacentes. Sua área de distribuição inclui o território de cinco países: Canadá (o lar de cerca de 60% dos ursos polares do mundo), os EUA (Alaska), Groenlândia, Rússia e Noruega.
B) Atualmente estima-se que a população mundial de ursos polares seja de 20.000 - 25.000 indivíduos, divididos em 19 populações que vivem em quatro regiões do Ártico.
C) Vivem ao longo das águas cobertas de gelo do Ártico e seu alcance é limitado pela extensão do gelo marinho, os ursos não parecem ter territórios definidos como os outros grandes carnívoros, o que faz sentido, pois seu habitat está sempre em movimento e mudando.
D) Animais carnívoros não conseguem sobreviver ao frio do Saara nem a suas tempestades de areia com ventos capazes de causar destruição e ameaça concreta aos beduínos.
E) Embora seja comum encontrar imagens de ursos polares e pinguins juntos, os dois vivem em polos opostos. Os ursos polares vivem no Ártico, um enorme mar congelado cercado por continentes. Pinguins vivem na Antártida, um continente coberto de gelo cercado por oceanos.
http://www.aquariodesp.com.br/ursopolar/faq/component/content/category/9-distribuicao

…………………………………......

5. Scandium, Yttrium, Lanthanum, Terbium, Praseodymium, Europim, Gadolinium, Neodymium, Lutetium, Cerium, Dysprosium, Holmium, Erbium, Thulium, Ytterbium, Samarium and Promethium são:

A) Falhas geológicas
B) Elementos químicos
C) Zonas erógenas
D) Rituais místicos
E) Classes morfológicas
………………………………………
6. Parte do planeta costuma associar a imagem do presidente Jair Bolsonaro à truculência das armas por causa de sua origem e por suas decições e posturas. Servidos e acomodados em uma mesa, Carlos, Flávio, Eduardo e Jair são um retrato da família branca que sonha com o American Way of Life da imperialista nação tornada independente em 1776.

Imagem: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2020/04/19/milho-com-ketchup-chocolate-e-ak-47-eduardo-posta-foto-no-qg-bolsonarista.htm - 19-04-2020.

A partir das contradições que o presidente Jair defende, apesar de seus esforços, é imcompatível o que está registrado no item:



A) Sua relação com o governo Trump apresentam marcas de uma “tietagem” que beira a subserviência uma vez que não há reciprocidade na interação entre os governantes.
B) O presidente Jair ouve as orientações da águia americana com fervorosa atenção sob a desculpa de melhoria das relações comerciais entre as duas nações americanas.
C) Se for levado em conta que os EUA estão acima do Brasil no planisfério geopolítico contemporâneo, a recorrência do caráter de ouvinte atribuído a Jair pode colocar em dúvida quem é o “Deus acima de todos” de sua campanha.
D) Definir-se cristão e estar numa sala marcada pela presença de um símbolo de morte, destruição,  violência e poder como uma metralhadora é compatível, pois não é contraditório na medida em que promove uma intensa apologia à violência da sociedade.
E) A influência das figuras masculinas de três filhos (políticos) sobre Jair Messias Bolsonaro parece ser mais intensa do que aquilo que sua esposa possa agregar. Tal situação em que a voz masculina é mais numerosa e influente expõe o machismo patriarcal da sociedade.
…………………………………………..


As duas imagens fazem parte de um trabalho do artista plástico Cildo Meireles, intitulado “Inserções em Circuitos Ideológicos – Projeto Cédula (1970-2013)” e referem-se a dois episódios marcantes da história recente do Brasil: a morte do jornalista Vladimir Herzog, em 1975, e o desaparecimento do pedreiro Amarildo de Souza, em 2013.

Disponível em: https://vestibular.ifsuldeminas.edu.br/attachments/article/250/prova_superior_espanhol_2016-2.pdf

7. (ADAPTADA) Sobre as imagens e sua relação com os contextos históricos que representam é CORRETO afirmar que:

A) as imagens representam contextos históricos análogos no Brasil, ambos marcados pela existência de um Estado de exceção.
B) as imagens e os episódios por elas representados permitem supor a permanência de determinadas práticas de violência estatal, mesmo no contexto democrático.
C) as imagens sugerem que a morte de Vladimir Herzog e o desaparecimento do pedreiro Amarildo de Souza se devem à origem social de ambas as vítimas.
D) a semelhança entre os dois episódios retratados pela obra de Cildo Meireles, nos permite supor que não há diferenças estruturais entre a ditadura civil-militar e a atual democracia brasileira.
E) Imaginar ser possível a existência da violência como mecanismo patrocinado ou protegido por setores poderosos de um regime de governo para conservação do status quo opressor é uma ilusão, uma teoria da conspiração inventada pela grande Mídia liderada pelas organizações Globo e pela esquerda nojenta.

…………………………………………..
GABARITO

1) A
2) E
3) C
4) D
5) B
6) D
7) B
.....................................................................
Aquele que acredita na força das armas prepara a sociedade para a barbárie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário