quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Egídia 2E Português 02 09 2020 Conjunção e Romantismo Benedito

 

Escola Egídia Cavalcante Chagas – 02 09 2020


Conjunção é a palavra invariável que liga duas orações ou dois termos semelhantes de uma mesma oração.


Uma locução conjuntiva é um conjunto de duas ou mais palavras que, juntas, atuam como uma conjunção, ligando orações.

A maior parte das locuções conjuntivas é formada por uma preposição, um particípio ou um advérbio seguido da partícula que.


O telefone parou de tocar assim que cheguei a casa.

Continuaremos amigas mesmo que você se mude do Brasil.

Falei com todos pessoalmente para que não houvesse confusões.

Não obstante meus esforços, o plano não funcionou.

Já posso ir embora, um vez que você já chegou.

Conjunções Coordenativas: ligam orações de sentido completo e independente ou termos da oração com a mesma função gramatical.


Classificação

Conjunções

Significados

Exemplos

Aditivas

e, nem (= e não),

não só... mas também,

não só... como também,

bem como,

não só... mas ainda,

Adição

A poesia de Castro Alves é clara e objetiva.

……………….

Ela não só dcombateu a escravidão como também questionou os fundamentos da exploração.

Adversativas

mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante

Contraste ou compensação

Tentei ler Álvares de Azevedo sem sentimento, mas não consegui

……

O indianismo é uma vertente antiga da literatura, contudo atual.

Alternativas

ou,

ou... ou,

ora... ora,

já... já,

quer... quer,

seja... seja,

talvez... talvez

Alternância ou escolha

Ou reconheço a influência das revoluções Francesa e industrial sobre a literatura do século XIX ou não posso me aprofundar na temática.

………….

Quer leia “O Guarani”, quer leia “Iracema”, meu sentimento de alegria é o mesmo.

Conclusivas

logo, pois (depois do verbo), portanto, por conseguinte, por isso, assim

Conclusão ou consequência

Iracema estava armada com seu arco, portanto não tinha medo de Martim.

Explicativas

que, porque, pois (antes do verbo), porquanto

Justificativa de uma ideia

A segunda geração romântica ganhou o gosto do público porque valorizava um intenso sentimento.


Conjunções subordinativas: ligam uma oração principal e uma subordinada. A oração dependente, introduzida pelas conjunções subordinativas, recebe o nome de oração subordinada.


Classificação

Conjunções

Significados

Exemplos

Integrantes

que

se

Completam ou integram o sentido da principal. Em termos de morfologia, equivalem a substantivos.

Espero que você leia Fagundes Varela. (Espero sua leitura.)
Não sei
se o Condor romântico ainda voltará. (Não sei da sua volta.)









Escola Egídia Cavalcante Chagas – 02 09 2020


Conjunções subordinativas adverbiais: indicam que a oração subordinada é um adjunto adverbial da principal.



Classificação

Conjunções

Significados

Exemplos

Causais

porque, que, como (= porque, no início da frase), pois que, visto que, uma vez que, porquanto, já que, desde que...

São causa da oração principal

Ele não fez a pesquisa sobre a primeira geração romântica porque não dispunha de tempo.


Concessivas


embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto...

Expressa ideia oposta à da oração principal, mas não impedem sua realização.

Embora chovesse, Peri visitou seu amor.

Condicionais

se, caso, contanto que, salvo se, a não ser que, desde que, a menos que, sem que...

Indica a hipótese ou a condição de ocorrência da oração principal.

Se precisar da Família Real, fala-me.

Conformativas

conforme, como (= conforme), segundo, consoante

Significam conformidade.

O combate à escravidão ocorreu como Castro Alves poetizou..

Finais

para que,

a fim de que,

que, porque (= para que),

que

Expressam finalidade..

Estude para que o conteúdo do Romantismo seja mais fácil.

Proporcionais

à medida que,

à proporção que,

ao passo que

quanto mais... (mais),

quanto menos... (menos),

quanto menos... (mais),

quanto menos... (menos)...

Expõem proporcionalidade.

O Romantismo fica mais claro à medida que fatos históricos são relacionados.

Temporais

quando, enquanto, antes que, depois que, logo que, todas as vezes que, desde que, sempre que, assim que, agora que, mal (= assim que),

Indicam tempo

A estética romântica começou assim que o século XIX foi nascendo.

Comparativas

como,

assim como,

tal como,

como se,

(tão)... como,

tanto como,

tanto quanto,

do que,

quanto,

que nem,

que (com menos ou mais)

Manifestam comparação

Peri agia com nobreza tal como o cavaleiro medieval fazia.

Consecutivas

de sorte que,

de modo que,

sem que (= que não),

de forma que,

de jeito que,

que (tendo como antecedente na oração principal uma palavra como tal, tão, cada, tanto, tamanho)

Expressam consequência

A idealização do índio no romantismo era tão elaborada que este personagem acabou revestido de características do cavalheiro europeu.


https://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf86.php

https://www.normaculta.com.br/locucao-conjuntiva/

https://exercicios.mundoeducacao.uol.com.br/exercicios-gramatica/exercicios-sobre-conjuncoes.htm#resposta-168

https://descomplica.com.br/artigo/resumao-romantismo/4cD/

https://descomplica.com.br/artigo/geracoes-do-romantismo-and8211-poesia/4MN/

Escola Egídia Cavalcante Chagas – 02 09 2020


A poesia romântica é marcada pelo uso de formas mais livres em comparação ao soneto (gênero fixo).


1ª GERAÇÃO

Principais características:

  • Nacionalismo – exaltação da pátria; Indianismo – índio idealizado como um herói; Religiosidade – poemas retratam a manifestação de Deus na natureza; saudosismo.


Principais poetas:

Gonçalves Dias

  • Autor de Canção do Exílio, um dos poemas românticos mais conhecidos.

Minha terra tem palmeiras, / Onde canta o Sabiá; / As aves, que aqui gorjeiam,/ Não gorjeiam como lá.(…)”

  • Suas obras contribuíram bastante para a construção de uma cultura essencialmente brasileira.

  • I-Juca Pirama e Os timbiras são os dois grandes poemas épicos escritor pelo autor.

Gonçalves de Magalhães

  • O autor do de Suspiros poéticos e saudade, marco inicial do Romantismo brasileiro. É no prólogo dessa obra que Gonçalves de Magalhães anuncia a grande revolução que o período romântico faria na literatura.


2ª GERAÇÃO – ULTRA-ROMANTISMO

Principais características:

  • Marcada pelo “mal do século” – conjunto de tédio, incerteza, pessimismo, apego às bebidas, aos vícios, aos ambientes noturnos e à morte.

  • Egocentrismo exacerbado – referência constante a si próprio.

  • Pessimismo

  • Atração pela morte – a morte é percebida como uma forma de protestar contra a vida burguesa.

  • Percepção da morte como fuga da realidade.

  • Medo” da realização amorosa

Principais poetas:

Álvares de Azevedo

  • A contradição e o “medo de amar” também estão presentes na obra do autor.

  • O poeta trabalha com pares opostos como escuridão e claridade, amanhecer e anoitecer, o sonho e o real. Em Lira dos Vinte Anos, sua principal obra essa dualidade fica clara.

  • A ironia também está presente na obra do poeta como um protesto ao mundo burguês.

Casimiro de Abreu

  • Apesar de associado à Segunda Geração, Casimiro de Abreu retratou temas como a infância, a pátria, a saudade e a natureza. Seu poema mais conhecido Meus oito anos ilustra exatamente isso.

Oh! que saudades que tenho / Da aurora da minha vida,/ Da minha infância querida / Que os anos não trazem mais!

Que amor, que sonhos, que flores, / Naquelas tardes fagueiras / À sombra das bananeiras, / Debaixo dos laranjais!(…)”

Fagundes Varela

  • Sua poesia ilustra preocupação espiritual

  • Ainda há o caráter pessimista, mas há também traços que apontam para a terceira geração, como a preocupação com os problemas sociais.


3ª GERAÇÃO – CONDOREIRISMO

Essa geração é chamada de condoreira devido ao condor, ave capaz de voar muito alto, que foi adotada como símbolo de liberdade pelos poetas.

Principais características

  • Poesia de cunho político e social em defesa de uma nova ordem social

  • Os poemas condenavam as desigualdades sociais e o sistema monárquico.

  • O tema da abolição da escravatura foi muito abordado por essa geração

Prinicipais poetas:

Castro Alves

  • Conhecido como “poeta dos escravos”, pois produziu vários poemas sobre a escravidão. O mais conhecido deles é O navio Negreiro

São os filhos do deserto, / Onde a terra esposa a luz. / Onde vive em campo aberto / A tribo dos homens nus… / São os guerreiros ousados / Que com os tigres mosqueados / Combatem na solidão. / Ontem simples, fortes, bravos. / Hoje míseros escravos, / Sem luz, sem ar, sem razão…”

  • O poeta também escreveu sobre temas amorosos. Em sua obra, a mulher amada aparece de modo bem menos idealizado e mais sensual.

Escola Egídia Cavalcante Chagas – 02 09 2020


O Romantismo, nascido na Alemanha e na Inglaterra e depois expandido  por toda a Europa, surgiu em um contexto marcado por fatos históricos como a Revolução Francesa e as consequências da  Revolução Industrial.(Vale a pena dar um pulinho no Desconversa/historia e rever essas duas revoluções)


RUPTURA COM O CLÁSSICO

A visão de mundo romântica negava os valores defendidos pela tradição clássica  e apresentava novos. Assim, esse período enfatiza:

o sentimento em detrimento da razão

a arte em detrimento da ciência

a subjetividade em detrimento da objetividade

o conflito emocional em detrimento da impessoalidade

O Romantismo rompeu com a tradição clássica e inaugurou uma nova etapa na literatura, pois conseguiu criar uma linguagem verdadeiramente nova e relacionada ao contexto histórico e político do período e  à vida cotidiana do homem burguês, novo público consumidor da Literatura e das artes em geral.


E COMO FOI NO BRASIL?


Aqui no Brasil, o Romantismo surge um pouco depois de nossa independência. Os artistas nacionais tinham o objetivo de definir a cultura brasileira com traços que fossem verdadeiramente nossos e de produzir uma arte que não fosse baseada nos modelos portugueses. Por isso, o nacionalismo é o traço principal do nosso Romantismo.

A obra Suspiros poéticos e saudade, de Gonçalves de Magalhães é considerada o marco inicial do Romantismo brasileiro.

Na prosa, nossos escritores retrataram o índio como o “bom selvagem” a fim de criar uma identidade brasileira. As principais obras que exemplificam essa tendência ao romance indianista são O Guarani, Iracema e Ubirajara (Você já leu alguma delas? Se ainda não leu, vale a pena ler!). Além dos romances indianistas, existiram também os romances urbanos e os romances regionalistas. Os romances urbanos retratavam personagens em situações do cotidiano. As obras A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo; Senhora, Lucíola, Cinco minutos, todos de José de Alencar, pertencem a esse gênero. Os romances regionalistas retratavam aspectos sociais de diferentes áreas do Brasil. Eles funcionaram como uma espécie de mapeamento das diferentes culturas existentes no interior do país, contribuindo para a construção da identidade nacional.  As obras de José de Alencar O Gaúcho que retrata os pampas e O Sertanejo que retrata o Nordeste são exemplos desse gênero.

Já na poesia os escritores são tradicionalmente divididos em 3 gerações.


Exercícios


01_ Marcos enfrentou congestionamento no trânsito e perdeu o início da reunião.

A conjunção “e”, além de indicar ideia de adição, também indica ideia de:

a) condição.

b) oposição.

c) consequência.

d) adversidade.

e) comparação.


02_ (PUC-SP) No período: "Da própria garganta saiu um grito de admiração, que Cirino acompanhou, embora com menos entusiasmo", a palavra destacada expressa uma ideia de:

a) explicação.

b) concessão.

c) comparação.

d) modo.

e) consequência.


03_ Sobre as conjunções, é correto afirmar:

a) As conjunções apenas introduzem a ideia de função gramatical de um elemento.

b) As conjunções apresentam uma ideia de circunstância e atuam como adjunto adverbial em uma oração.

c) As conjunções podem ser utilizadas no lugar de um nome, referir-se a ele acompanhá-lo ou qualificá-lo.

d) As conjunções podem constituir, por si, verdadeiras orações.

e) As conjunções coordenativas e subordinativas. objetivam reunir orações em um mesmo enunciado.

Como tarefa suplementar, acessem:
https://www.youtube.com/watch?v=2hr7Uqu6G80 - música Tempo perdido (Legião urbana).
https://www.youtube.com/watch?v=_x6Yv_grEtw - ÁLVARES DE AZEVEDO - Sonhando (poema recitado)


Gabarito

01- c

02- b

03- e

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