
GOVERNO DO ESTADO
DO CEARÁ SECRETARIA DE
EDUCAÇÃO
10ª COORDENADORIA REGIONAL
DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (CREDE 10)
ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EGÍDIA CAVALCANTE CHAGAS
SEMANA DA CULTURA VAQUEIRA 2025
PERÍODO: 19-05-2025 (segunda-feira) até 23-05-2024 (sexta-feira)
LOCAL: EEM Egídia Cavalcante Chagas
TEMA: Desenvolvimento sustentável, historicidade, ecologia
e regionalismo na cultura vaqueira
APRESENTAÇÃO: A cearensidade
que caracteriza a população do Ceará (PORDEUS JÚNIOR, 2003) é alimentada por
desafios histórico e culturais de sobrevivência em situações nem sempre
favoráveis. Em meio ao semiárido nordestino, surgiu um tipo humano afamado por
sua labuta e sua origem mestiça: o vaqueiro, sujeito que alargou as fronteiras
do litoral para os sertões ora modificando, ora se incorporando ao universo
plural do rico ambiente nordestino do qual a caatinga é um rico exemplar. No
rastro das boiadas surgiu uma infinidade de povoamentos sertanejos e todo um
conjunto de saberes baseados no convívio com a fauna e a flora locais. Numa
época sem conhecimentos científicos suficientes, a sobrevivência de homens e
animais foi garantida pela interação com a natureza sob o causticante sol
equatorial de um céu azul alocado sobre densas porções de mata acinzentada e
espinhosa popularmente denominada como caatinga, um bioma genuinamente
brasileiro. O mugido do gado garantiu o povoamento de uma terra, a existência
de um povo e a reunião de saberes ancestrais tributários da relação harmoniosa
entre desenvolvimento e preservação do meio ambiente. De antiga luta pelo pão
suado de cada dia trabalhado até se tornar fenômeno de uma cultura e
manifestação de um modo de vida integrado aos campos, a prática da vaquejada
(por trabalho e/ou lazer) é expressão imaterial da força de uma gente mestiça
que decidiu continuar práticas de vida que dependem do regionalismo e do
desenvolvimento sustentável
JUSTIFICATIVA: O
município de Morada Nova no estado do Ceará é mais um exemplar de que o “Estado
Português nada mais fez do que utilizar os caminhos das boiadas, procurando
capitalizar a atividade pecuarista, exatamente nestas veredas sertanejas, abertas
pelos vaqueiros [...]
(JUCÁ NETO, 2012,
p. 110-111). Nascida
em torno das águas
da Lagoa da Salina, a cidade alcunhada como “Terra do Vaqueiro” manifesta uma
cultura popular calcada principal e historicamente na atividade agropecuária.
De sua fonte econômica de labuta, surgiram grupos políticos e uma manifestação
popular e cultural que confirma o ideário de que “o Sertão é concebido em geral
como uma região interior (em oposição ao litoral), de predominante criação de
gado, desértica e dura, mais ou menos parada num tempo do passado, que se evoca
como lócus mais ou menos sagrado e como
reserva de tradições ancestrais, depósito cultuado de linguagem e costumes
antigos [...]. (MENEZES, 2012, p. 74, grifo do autor). Resguardada por leis
municipais, estaduais e federais, a cultura vaqueira que se diversificou em práticas
culinárias, esportivas e políticas de tal modo que ajudou, inclusive, o mestiço
analfabeto a superar as limitações da linguagem escrita para dialogar com o mundo
ao redor. Cultura
que musicalizou a relação do ser humano
com a zona rural através
das festas de apartação, do
aboio, do forró e das modernizadas pistas de vaquejada. Em comum a todas as
manifestações, a exigência da natureza em favor da saúde de cavalos, bois e
vaqueiros, isto é, de um senso de ecologia e
regionalismo tão característicos da mestiçagem cultural vaqueira cada
vez mais importantes para a sociedade em geral e para o mundo da sala de aula
contemporânea.
OBJETIVO:
Problematizar a relação entre os conhecimentos e experiências vaqueiras e a
preservação do meio ambiente enquanto um continuum de historicidade, saberes e
relações.
METODOLOGIA: Realização de vivências informativas, formativas e pedagógicas de caráter artístico-cultural e sócio- histórico
dentro e/ou fora dos espaços escolares.
INFORMAÇÕES: Escola
Egídia Cavalcante Chagas.
Telefone: (88) 3422-2810.
REFERÊNCIAS:
JUCÁ NETO, Clovis Ramiro.
Primórdios da urbanização no Ceará. Fortaleza: Edições UFC, 2012.
PORDEUS
JÚNIOR, Ismael de Andrade. Cearensidade. In: CARVALHO, Gilmar de. Bonito pra chover: ensaios sobre a cultura
cearense. Fortaleza: Demócrito Rocha, 2003. p. 11-20.
MENEZES,
Eduardo Diathay. Ariano
Suassuna e o imaginário do sertão. Revista do Instituto
do Ceará, Fortaleza, ano 126, p. 73-88, 2012. Disponível em: <https://www.institutodoceara.org.br/revista/Rev-apresentacao/RevPorAno/
2012/02_ ArianoSuassunaeoimaginariodosertao-CORRIGIDO.pdf .
PROGRAMAÇÃO:
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Dia |
Hora |
Evento |
Convidado |
Local |
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19-05 (segunda) |
7h50 |
Prosa de porteira: Cultura vaqueira e as tradições sertanejas |
AVCMN |
Escola Egídia |
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13h50 |
Prosa de Porteira: A cultura
vaqueira e o ambiente sertanejo na literatura |
Multimeios das escolas estaduais de Morada
Nova |
Escola Egídia |
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20h |
Intervalo
no curral: Dicionário
vaqueiro |
Professores |
Escola Egídia |
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20-05 (terça) |
7h50 |
Prosa de Porteira: Desenvolvimento
sustentável e ecologia |
IMAMN |
Escola Egídia |
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13h50 |
Prosa de Porteira: Captação, tratamento, distribuição e uso racional da água na
terra do vaqueiro |
SAAE |
Escola Egídia |
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19h |
Pega de boi pedagógica: Empreendedorismo na terra do vaqueiro |
Empreendedores locais |
Escola Egídia |
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21-05 (quarta) |
7h50 |
Valeu Boi!: Matemática e ENEM para o povo
da terra do vaqueiro |
Professores de
matemática |
Escola Egídia |
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13h50 |
Valeu Boi!: Ciências da Natureza e ENEM para o povo da terra do vaqueiro |
Professores de
Ciências |
Escola Egídia |
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20h |
Intervalo no curral: Vaqueiros e meio ambiente em cartaz |
Professores e alunos |
Escola Egídia |
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22-05 (quinta) |
7h50 |
Prosa de Porteira: Questões de agropecuária e de agricultura familiar para a Terra do Vaqueiro |
SEAGRI |
Escola Egídia |
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13h50 |
Prosa de Porteira: A cultura vaqueira na pista da educação
básica |
SEDUC-MN |
Escola Egídia |
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19h |
Valeu Boi!: Ciências Humanas e ENEM para o povo da terra do vaqueiro |
Professores de
Humanas |
Escola Egídia |
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23-05 (sexta) |
10h |
Desfile Garota
Vaqueiro |
Egidianas |
Escola Egídia |
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13h50 |
Galope da memória: O mundo da
vaqueirama |
Vaqueiros/as da lida,
do esporte ou de índole |
Escola Egídia |
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20h |
Intervalo
no curral: Forró de vaquejada |
Professores e alunos |
Escola Egídia |

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