sábado, 25 de junho de 2016

Didática e exercícios


Segundo Durhan (s/d, p. 03):

 

Foi apenas no início do século seguinte, em 1808, quando a Coroa portuguesa, ameaçada pela invasão napoleônica da Metrópole, se transladou para o Brasil com toda a corte, que teve início a história do ensino superior no país. Foram fundadas no mesmo ano da chegada do rei português (então regente do trono), três escolas, a de Cirurgia e Anatomia da Bahia (hoje Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia) e de Anatomia e Cirurgia do Rio de Janeiro (hoje Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro) e a Academia de Guarda da Marinha, também no Rio. Dois anos mais tarde, em 1810, foi fundada a Academia Real Militar, que se transform ou em Escola Central, depois Escola Politécnica (hoje Escola Nacional de Engenharia da UFRJ) (Schwartzman, 1991). Em 1927, foram criadas duas Faculdades de Direito, uma em São Paulo e outra em Olinda.

 

Segundo o dicionário Priberan Didática é:

 

1. Arte de ensinar com método os princípios de uma ciência ou as regras e preceitos de uma arte.

2. Ciência que estuda os métodos e técnicas para ensinar.




De acordo com Pacievitch (s/d, s/p):

 

O termo didática foi instituído por Comenius (Jan Amos Komensky) em sua obra Didática Magna (1657), e originalmente significa “arte de ensinar”. Durante séculos, a didática foi entendida como técnicas e métodos de ensino, sendo a parte da pedagogia que respondia somente por “como” ensinar. Os manuais de didática traziam detalhes sobre como os professores deveriam se portar em sala de aula. Tradicionalmente, os elementos da ação didática são: professor, aluno, conteúdo, contexto e estratégias metodológicas.

 

Conforme Silva & Borba (s/d, p. 06):

 

Até o final do século XIX, a Didática encontrou seus fundamentos quase que exclusivamente na Filosfia. Isso pode ser constatado não apenas nos trabalhos de Comenius, mas também nos de Jean Jacques Roussseau (l712-l778), Johann Heinrich Pestalozzi (l746-l827), Johann Friedrich Herbart (l777-1841) e de outros pedagogos desse período.

 

Os mesmos autores acrescentam que (opus cit, p. 07):

 

Com efeito, a partir da segunda década do século XX, a Didática passou a seguir os postulados da Escola Nova. Como essa perspectiva afirmava a necessidade de partir dos interesses espontâneos e naturais da criança, passou-se a valorizar os princípios de atividades, liberdade e individualização. Abandonou-se a visão da criança como um adulto em miniatura para centrar-se nela como um ser capaz de adaptar-se a cada uma das fases de sua evolução.

 

A educação formal apresenta características reprodutivistas favorecidas pela transição do sistema feudal e conservador (de reduzida produtividade e conhecimentos técnicos) para o sistema burguês (donde derivou o capitalismo atual baseado no desenvolvimento do comércio e dos núcleos urbanos trabalho livre e assalariado).

Nessa transição, o sentimento de individualidade foi acirrado no curso do desenvolvimento técnico e científico e dos debates em torno da igualdade e da liberdade do sujeito rodeado por discursos que organizaram novas necessidades e outros valores.

Para Almeida (s/d, p. 01), a “história da didática surge das ações de Comênio (1592-1670), que tinha como objetivo reformar a escola e o ensino” e atualmente já está bastante discutido que “o fazer didático que deve ser aplicado, é o que possibilitará a reflexão em relação a cada situação de aprendizagem, partindo da realidade em que professor e aluno estão inseridos [...]” (opus cit, p. 02).

Almeida (s/d) cobra dos professores a consciência de seu papel para qualificar o processo de ensino-aprendizagem através de um planejamento metodológico e de um diálogo constante entre professor e aluno e recorda que “há um enorme abismo em relação à didática aplicada no ensino básico para o ensino superior, dificultando o desempenho de alunos que não tiveram ensino de qualidade [...]” (opus cit. p. 04).

Já Ferreira (2010, p. 87) concorda que “formar o profissional torna-se uma especificidade da docência do ensino superior” e que “sobretudo o acadêmico, é um sujeito inserido na vida social, com acesso a diferentes linguagens e com apropriação de signos e modos de pensar, próprios da vida escolar” (opus cit. p. 89).

Para o professor que trabalha com sujeitos adultos no ensino superior, Ferreira (opus cit. p. 91) informa ser necessário “um conhecimento pedagógico geral, como, por exemplo, planejamento do conteúdo, organização do tempo, material, espaço de aprendizagem e do grupo [...]”.

O excesso de burocracia e o primado da técnica são desafios a serem questionados pelo professor no exercício docente na educação superior, um sujeito que precisa estar disponível embora haja uma disparidade a ser vencida, pois a taxa percentual do “docente de tempo integral nas universidades públicas é de 35,14% e nas particulares apenas 5,31%”, conforme Ferreira (2010, p. 95) que destaca como sendo um problema a questão da banalização do docente de ensino superior na figura do professor horista.

 

REFERÊNCIAS

 

ALMEIDA, Hélio M de. A didática no ensino superior: práticas e desafios. Estação Científica - Juiz de Fora, nº 14, julho – dezembro / 2015. 08 páginas.

 

FERREIRA, Valéria S. As especificidades da docência no ensino superior. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 10, n. 29, p. 85-99, jan./abr. 2010. P. 85- 99. SSN 1518-3483

 

PACIEVITCH Thais. Didática. Disponível em http://www.infoescola.com/pedagogia/didatica/. Acesso em 24-06-2016, 14:40 hs.

 

DIDÁTICA, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/DLPO/didática [consultado em 24-06-2016].

DURHAN, E. R. O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: PÚBLICO E PRIVADO. Núcleo de Pesquisas sobre Ensino Superior da Universidade de São Paulo.

 

SILVA, Regina N. da & BORBA, Ernesto O. A importância da didática no ensino superior. 29 páginas.

 

 

 

 

Ibicuitinga

Didática do Ensino Superior

Professor Benedito F. Alves (alfransbe@yahoo.com.br)

 

01. A didática envolve a avaliação. Sobre avaliação, marque aquilo que se assemelha a uma avaliação tradicional:

 

(  ) hierarquia                              (  ) aprendizagem significativa          (  ) Memorização                       

(  ) formação integral                  (  )  classificação                                (  ) interdisciplinar

(  ) apto/não apto                        (  ) interiorização de conceitos            (  ) pedagogia da certificação

(  ) padronização                        (  ) motivação intrínseca                     (  ) domínio cognitivo               

(  ) produto final                         (  ) motivação extrínseca                    (  ) questões fechadas

(  ) quantificação                          (  ) nota                                                    (  ) processo de aprendizagem  

(  ) avaliação qualitativa            (  ) inclusão social

 

02. Muitos pesquisadores contribuíram para a organização didática da sala de aula. Com base em seus conhecimentos, identifique os autores:

 

http://walkiriaroque.files.wordpress.com/2010/11/tabela-piaget-vygotsky-e-wallon1.jpg

03. Leia o texto a seguir e comente como a sua prática docente ocorre e/ou poderia ocorrer diante das informações contidas no texto de Girardelli. Em seguida, troque seu texto com um colega

 

GIRARDELLI, Maria de Fátima Qual é a diferença entre multidisciplinaridade, nterdisciplinaridade e transdisciplinaridade? Manaus, AM

 

O mundo é uma totalidade. Mas, sendo tão grande e complexo, seu conhecimento é feito pelas partes. Foi essa idéia de que a fragmentação facilita a compreensão do conhecimento científico que orientou a elaboração dos currículos básicos em um certo número de disciplinas consideradas indispensáveis à construção do saber escolar. Tal simplificação, por outro lado, complicou a compreensão de fenômenos mais complexos.

A solução para o problema foi relacionar as várias disciplinas do currículo.
Segundo Piaget, as relações entre as disciplinas podem se dar em três níveis: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdiciplinaridade. Na multidisciplinaridade, recorremos a informações de várias matérias para estudar um determinado elemento, sem a preocupação de interligar as disciplinas entre si. Assim, ao analisar uma pintura renascentista, podemos usar dados vindos da História, da Química e da Educação Artística. A História conta, por exemplo, quando foi o período chamado Renascimento.

A Química descreve a composição do material usado na pintura. A Educação Artística lida com seus aspectos estéticos — as cores usadas, a disposição dos elementos na tela e daí por diante. Neste caso, cada matéria contribuiu com informações pertinentes ao seu campo de conhecimento, sem que houvesse uma real integração entre elas. Essa forma de relacionamento entre as disciplinas é a menos eficaz para a transferência de conhecimentos para os alunos.

Na interdisciplinaridade, estabelecemos uma interação entre duas ou mais disciplinas. No exemplo anterior, haveria interdisciplinaridade se, ao estudar a pintura, relacionássemos o contexto histórico do Renascimento com os temas usados pelos artistas de então e sobre as técnicas empregadas por eles. A análise do material da pintura poderia ser ampliada para o desenvolvimento tecnológico ao longo do tempo.

O ensino baseado na interdisciplinaridade proporciona uma aprendizagem muito mais estruturada e rica, pois os conceitos estão organizados em torno de unidades mais globais, de estruturas conceituais e metodológicas compartilhadas por várias disciplinas. Na transdisciplinaridade, a cooperação entre as várias matérias é tanta, que não dá mais para separá-las: acaba surgindo uma nova "macrodisciplina".

Um exemplo de transdisciplinaridade são as grandes teorias explicativas do funcionamento das sociedades. Esse é o estágio de cooperação entre as disciplinas mais difícil de ser aplicado na escola, pois há sempre a possibilidade de uma disciplina "imperialista" sobrepor-se às outras.

 


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Sua resposta:

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O comentário de seu colega:

 

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22 comentários:

  1. NO CURRÍCULO ESCOLAR ESSES TRÊS NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DAS DISCIPLINAS TEM GRANDE IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, POIS PROPÕEM A INTEGRAÇÃO DAS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO, PROMOVENDO A UNIFICAÇÃO DOS CONTEÚDOS OFERTADOS E UM ENSINO MAIS GLOBALIZADO, CABENDO AO PROFESSOR INICIAR ESSE PROCESSO A PARTIR DE UM BOM PLANEJAMENTO, FAVORECENDO AOS ALUNOS DISCUSSÕES QUE OS LEVEM A ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE AS DIFERENTES ÁREAS PROPORCIONANDO ASSIM A CONSTRUÇÃO DE UM SABER ESTRUTURADO, MAIS COMPLEXO E MENOS FRAGMENTADO, VISTO QUE FOI EXPLORADO SOB OS MAIS DIFERENTES PONTOS DE VISTA, PERMITINDO AOS EDUCADORES E EDUCANDOS OLHAR PARA OUTRAS DIREÇÕES E NÃO FICAR PRESO A UM SÓ CONTEÚDO ESPECIFICO DO QUE PRETENDE-SE ENSINAR E APRENDER.

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  2. A interdisciplinaridade é muito importante no contexto escolar, porém o professor precisa ter conhecimento da relação entre as disciplinas, ou seja, deve ser um pesquisador capaz de explicar e trabalhar de forma contextualizada os conteúdos mais relevantes em cada disciplinas.

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  3. Na interdisciplinaridade existe uma interação entre as várias disciplinas tornando a aprendizagem mais estruturada e significativa já que os conceitos são organizados por unidades mais globais que são compartilhados por todos essas disciplinas estudadas simultaneamente.

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  4. O currículo é imprescindível para viabilizar as relações entre as disciplinas,visto que pode se dá por três níveis:multidisciplinaridade,transdisciplinaridade e interdisciplinaridade. Portanto, o ensino pautado nesses níveis de ensino aprendizagem é estruturado , satisfatório e significativo,pois,está oportunizando ao educando e ao educador ter um olhar globalizando do ensino dos conteúdos.

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  5. No texto em questão percebemos três níveis de organização das disciplinas: multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade e que tem grande importância no processo de ensino e aprendizagem, favorecendo o estabelecimento das relações entre as diferentes áreas proporcionando assim a construção de um saber estruturado, mais complexo e menos fragmentado, visto que foi explorado sob os mais diferentes pontos de vista, permitindo aos educadores e educandos olhar para outras direções e não ficar preso a um só conteúdo especifico do que pretende-se ensinar e aprender. A interdisciplinaridade é importante no contexto escolar. Na interdisciplinaridade existe uma interação entre as várias disciplinas tornando a aprendizagem mais estruturada e significativa já que os conceitos são organizados por unidades mais globais que são compartilhados por todos essas disciplinas estudadas simultaneamente. O currículo é imprescindível para viabilizar as relações entre as disciplinas, visto que pode se dá por três níveis: multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade. Portanto os níveis de ensino aprendizagem é estruturado, satisfatório e significativo, pois, está oportunizando ao educando e ao educador ter um olhar globalizando do ensino dos conteúdos.

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  6. Alem da sua grande influência na legislação e nas propostas curriculares, a interdisciplinaridade tornou-se cada vez mais presente no discurso e na prática dos professores, como forma de desenvolver integração com diversas áreas do conhecimento contribue também para o aprendizado do aluno. Vale ressaltar que o direcionamento do processo de ensino necessita do conhecimento dos princípios, diretrizes, métodos e procedimentos organizativos.

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  7. Alem da sua grande influência na legislação e nas propostas curriculares, a interdisciplinaridade tornou-se cada vez mais presente no discurso e na prática dos professores, como forma de desenvolver integração com diversas áreas do conhecimento contribue também para o aprendizado do aluno. Vale ressaltar que o direcionamento do processo de ensino necessita do conhecimento dos princípios, diretrizes, métodos e procedimentos organizativos.

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  8. A interdisciplinaridade é muito importante dentro do contexto social, político e educacional, pois ambos os professores precisam ter conhecimento em relação as disciplinas, ou seja, os docentes tem que ser um pesquisador capaz de ensinar os alunos a fazerem pesquisas contextualizadas em ambos as áreas do conhecimento. A não apenas reproduzir meros conhecimentos.

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  9. As discussões em torno da interdisciplinaridade não se configuram num modismo passageiro, e sim em importantes temáticas a serem debatidas e articuladas no trabalho em sala de aula. O modo como o professor conduz o seu trabalho com interdisciplinaridade
    é crucial para que o aluno construa o conhecimento e adquira certas habilidades que lhe permitirão o uso em
    diferentes situações sociais.

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  10. O currículo escolar, a multidisciplinaridade e a interdisciplinaridade tem um papel fundamental no processo ensino aprendizagem. por que proporciona de maneira organizada uma aprendizagem mais estruturada. Com isso cabe ao educador refletir seu papel diante de suas ações e organizar seu planejamento partindo da realidade do aluno, levando-os a participar das aulas com seus comentários estabelecendo assim uma boa relação entre professor e aluno para que possam construir um saber amplo e diversificado tornando-os críticos diante das determinadas situações que ocorrerão num futuro próximo.

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  11. De acordo com o texto estudado há três níveis de organização das disciplinas: multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade. Estes níveis são imprescindíveis no processo de ensino e aprendizagem, visto que promovem a integração das diferentes áreas do conhecimento e o alinhamento das disciplinas voltadas para unificar os conteúdos propostos no currículo escolar. Neste sentido, o professor deve promover esta integração de forma adequada, dinâmica e significativa, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento global do aprendiz.

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  12. Baseado no texto os três níveis de relações das disciplinas, são muito importante, se destacando a interdisciplinaridade, pois proporciona uma aprendizagem mais estruturada e rica. Cabendo ao professor desenvolver as habilidades e promover uma maior interação dos seus alunos diante dos conteúdos aplicados.

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  13. O texto em estudo relata três níveis de organização das disciplinas: multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade. Os três níveis são muito importantes, pois interligam, estabelecem interações entre as disciplinas e sobrepõe-se as outras, destacando a interdisciplinaridade que é mais estruturada e rica onde possibilita um conhecimento mais integrado das disciplinas.

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  14. O texto lido enfatiza os três níveis da organização das disciplinas no currículo segundo Piaget, que são elas: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. A transdisciplinaridade é o estágio de cooperação entre as disciplinas mais difícil de ser aplicado na escola, pois há sempre a possibilidade de uma disciplina "imperialista" sobrepor-se às outras, é o que diz respeito ao que se encontra entre as disciplinas. Já na multidisciplinaridade, recorremos a informações de várias matérias para estudar um determinado elemento, sem a preocupação de interligar as disciplinas entre si e das três a que observo como mais em foco e mais importante para o desenvolvimento do ensino aprendizagem, é a interdisciplinaridade, pois esta perspectiva transcende a justaposição das disciplinas e é na verdade um processo de coparticipação, reciprocidade, mutualidade, diálogo que caracterizam não somente as disciplinas, mas todos os envolvidos no processo educativo.

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  15. De acordo com o texto estudado há estratégias de integração disciplinar para reunir as possibilidades de produção de conhecimento multidisciplinar, interdisciplinar ou transdisciplinar onde são formas possíveis de articulação das diversas disciplinas.
    Multidisciplinar envolve uma ou mais disciplinas e busca solução de um problema imediato sem explorar a articulação. Interdisciplinar envolve mais de uma disciplina e busca a solução dos problemas através da articulação das disciplinas. Transdisciplinar representa um nível de integração e busca superar e conceito de disciplina.

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  16. Percebe-se no texto a importância da interdisciplinaridade No contexto social político e educacional,onde os professores precisam ter muita experiência em relacionar as disciplinas,ou seja os professores devem desenvolver as habilidades promovendo a intenção dos alunos mediante aos conteúdos estudados.

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  17. De acordo com o texto os três níveis de relações interdisciplinar é muito importante no processo de ensino aprendizagem, favorecendo o estabelecimento entre as diferentes áreas de conhecimento, onde o educando construa conhecimentos e adquira novos, podendo assim por suas habilidades em prática em diferentes situações sociais.

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  18. Baseado no texto lido a multidisciplinaridade é a visão menos compartilhada de todas as 3 visões. Para este, um elemento pode ser estudado por disciplinas diferentes ao mesmo tempo uma vez que não proporciona uma sobreposição dos seus saberes no estudo do elemento analisado. Nesta, cada professor contribui com o estudo dentro da sua própria visão, mas não se preocupa em interligar as disciplinas entre si. É Através da interdisciplinaridade que o conhecimento passa de algo setorizado para um conhecimento integrado onde as disciplinas científicas interagem entre si. Sendo esta indispensável para a implantação de um processo inteligente de construção do currículo de sala de aula – informal, realístico e integrado. Para a transdisciplinaridade as fronteiras das disciplinas são praticamente inexistentes.

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  19. Baseado no texto lido que é através da interdisciplinaridade que o conhecimento possa de um conhecimento centralizado para um conhecimento integrado, onde todos se interagem entre si mesmo. O processo de ensino e aprendizagem estabelecem entre elas áreas de diferentes conhecimentos e construção de um conhecimento novo, através de suas habilidades independente de sua situação social...

    Atenciosamente RICARDO PINHEIRO DAMASCENO.

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  20. Intusiasmda e ciente da importância da interdisciplinaridade no contexto escolar,salientoas discussões que v surgindo ao longo do tempo.referente ao tema quero dizer que não se configura em uma passagem pronta e acabada mais sim,na importância das temática a ser debatida e articuladas nos trabalhos de sala de aula,haja visto q a interdisciplinaridade tem um papel importante no processo ensino e aprendizagem.saliento ainda q diacordo com o texto estudado há três níveis de organização de disciplinas: a multidisciplina,transdiciplina e interdisciplinaridade.vale resaltar que estes níveis são imprescindíveis dentro do processo ensino e aprendizagem,visando promover integração nas diferentes áreas do conhecimento e o alinhamento das disciplinas voltadas para unificar os conteúdos inseridos no currículo escolar.nesse sentido destaca a interdisciplinaridade como a estrutura mais dinâmico e acessível possibilitando os conhecimentos integrados das disciplinas,o que contribuem para o conhecimento intelectual e social da demanda da sala de aula.
    Elizabete Rodrigues Nobre

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  21. Intusiasmda e ciente da importância da interdisciplinaridade no contexto escolar,salientoas discussões que v surgindo ao longo do tempo.referente ao tema quero dizer que não se configura em uma passagem pronta e acabada mais sim,na importância das temática a ser debatida e articuladas nos trabalhos de sala de aula,haja visto q a interdisciplinaridade tem um papel importante no processo ensino e aprendizagem.saliento ainda q diacordo com o texto estudado há três níveis de organização de disciplinas: a multidisciplina,transdiciplina e interdisciplinaridade.vale resaltar que estes níveis são imprescindíveis dentro do processo ensino e aprendizagem,visando promover integração nas diferentes áreas do conhecimento e o alinhamento das disciplinas voltadas para unificar os conteúdos inseridos no currículo escolar.nesse sentido destaca a interdisciplinaridade como a estrutura mais dinâmico e acessível possibilitando os conhecimentos integrados das disciplinas,o que contribuem para o conhecimento intelectual e social da demanda da sala de aula.
    Elizabete Rodrigues Nobre

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  22. Intusiasmda e ciente da importância da interdisciplinaridade ,saliento sobre as discussões e debates que vem surgindo ao longo do tempo, referente ao tema

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