sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Jornal o povo de 09-09-2016 - resultado do IDEB cearense

77 das 100 melhores escolas do País estão no Ceará, mostra Ideb

As 24 melhores escolas dos anos iniciais do ensino fundamental estão todas no Ceará. As escolas municipais São Joaquim, em Coreaú, e Emílio Sendim, em Sobral, lideram o ranking, com nota 9,8.
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No que se refere aos primeiros cinco anos do ensino fundamental, 77 das 100 melhores escolas públicas do Brasil estão no Ceará. Os números que impressionam são do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) relativos a 2015 e foram divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Esse é apenas um dos parâmetros em que o Ceará se destaca na primeira parte do ensino fundamental. As 24 primeiras posições são todas ocupadas por escolas do Estado. Os desempenhos mais significativos são das escolas municipais São Joaquim, em Coreaú, e Emílio Sendim, em Sobral. Ambas lideram o ranking com nota 9,8 no Ideb.


Combate à infrequência, avaliações semanais que baseiam o planejamento da semana seguinte e o ensaio de um tempo integral que oferece reforço escolar no contra-turno são três das ações destacadas pela diretora da Emílio Sendim, Mílvia Carvalho. A escola saiu de uma nota 7,4 na última avaliação, em 2013, para a atual 9,8.


A excelência se dá também, conforme a gestora, pela especialização da escola no nicho determinado do ensino fundamental — dos 702 alunos, apenas 75 são da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Isso faz com que tenhamos a certeza de que o aluno que sai no 5º ano está com a alfabetização consolidada. E nos dá mais garantia de que ele obterá sucesso nas próximas etapas de ensino”, comemora Mílvia.


Outros índices
Tanto nos primeiros anos do ensino fundamental quanto nos finais, do 6º ao 9º, o Ceará é quem apresenta os melhores resultados do Nordeste no Ideb. Na avaliação do 1º ao 5º ano, o Estado é o sexto do País, com nota 5,9, enquanto a média nacional é 5,5 e a do Nordeste 4,8. O Ceará foi também o que mais ultrapassou a meta estipulada, com 1,4 ponto acima dos 4,5 traçados.

Dos 183 municípios cearenses avaliados pelo índice, todos alcançaram a meta. Nesse quesito, apenas o Acre também conseguiu unanimidade nas cidades com meta cumprida para os primeiros cinco anos do ensino fundamental.


Quando são avaliados os dados do intervalo entre 6º e 9º ano, os números até são mais modestos. Mas os 4,8 obtido pelo Ceará ainda nos deixa na quinta posição do País e é superior aos 4,5 da média nacional e aos 4 da região. Além disso, o Ceará foi o único estado do Nordeste que conseguiu superar a meta, com meio ponto acima do objetivo traçado.


Enfocando os dados municipais, Sobral é a cidade com os melhores resultados, liderando o ranking nacional com nota 8,8. Em segundo lugar, outra cidade cearense: Pires Ferreira, com 8,7. Entre os dez municípios do País com melhores notas, quatro são do Ceará. Além das citadas, Deputado Irapuan Pinheiro (5º lugar, com 8,2) e Brejo Santo (6º lugar, com 8,1).


Para alcançar o topo e saltar em um ponto desde a última pesquisa, quando teve nota 7,8, a titular da Secretaria Municipal da Educação de Sobral, Iracema Sampaio, acredita na estruturação da política educacional em três eixos norteadores: fortalecimento da gestão escolar, com escolha de diretores por processo seletivo e autonomia financeira e pedagógica dada ao núcleo gestor; incremento da formação pedagógica, com investimento na formação do núcleo gestor e dos professores e na compra de material didático atualizado; e a valorização do magistério, com gratificações por desempenho.


“Esse terceiro ponto é muito importante porque faz com que os professores se redescubram no oficio de educar”, aponta a secretária. Ela destaca também o alinhamento das políticas do município que fizeram com que todas as escolas apresentem notas muito próximas. “Há um alinhamento no pensamento dos gestores de que é possível fazer, de que os meninos de escola pública têm potencial, desde que seja dada condição a eles de aprender e ao professor de ensinar”, explica.


Outro fator, apontado pelo secretário estadual da Educação, Idilvan Alencar, é a adoção em todos os municípios das medidas preconizadas pelo Programa Alfabetização da Idade Certa (Paic). A formação continuada dos professores, a premiação dos melhores resultados e o apoio aos piores resultados, a determinação do montante de recurso recebido pelo município que deverá ser destinado à educação são algumas das ações destacadas pelo secretário.


“Hoje, uma grande parcela do investimento da Seduc é destinada ao ensino fundamental, porque entendemos que é tarefa do Estado ser parceira do município. Apostar na alfabetização é o que vai nos garantir melhores índices no futuro”, projeta.
http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2016/09/09/noticiasjornalcotidiano,3657675/77-das-100-melhores-escolas-do-pais-estao-no-ceara-mostra-ideb.shtml

6 comentários:

  1. Diante do contexto dos resultados educacional do Ideb de 2015, o Ceará vem apresentando os melhores resultados das escolas públicas de ensino nas séries inicias e finais do ensino fundamental nas referidas escolas cearenses que se destacaram.
    Como podemos perceber o destaque destas escolas foi um processo contínuo, coletivo e apoiado pela Secretaria de Educação, juntamente com toda a comunidade escolar.
    Levando para a nossa realidade, da Escola Manoel Pereira de Oliveira localizada no Alto Vermelho na zona rural do município de Ibicuitinga, que leciono, a professora Maria Aurivania docente da turma do 2°ano desenvolveu um bom trabalho que Deus alunos obtiveram o melhor rendimento de todas escolas do município.Foram desenvolvidos trabalho coletivo como: reforço no contra turno, projetos de leitura e parceria da família e escola.Mediante todas as ações desenvolvidas a turma deve destaque a nível de município.
    Portanto, é válido ressaltar que esforço dos professores, diretora, coordenadores e pais vem desenvolvendo um bom trabalho para que a escola continue avançando nos resultados das avaliações externas e internas e melhorando o nível da Escola.

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  2. Mediante os resultados apresentados do Ideb nos ultimos 5 anos, louvável as ações realizadas pelas Gestão Escolar das referidas escolas que estão em destaque.Vale ressaltar que os resultados só foram possíveis porque foi realizado um trabalho coletivo com a secretaria de Educação das cidades nas quais as escolas estão localizadas.Falando da realidade da escola Manoel Pereira de Oliveira, localizada na localidade de Alto Vermelho na cidade de Ibicuitinga-ce na qual trabalhei no ano de 2015 atuando como Diretora, se destacou a nível de muncípio, com o melhor desempenho, da turma do segundo ano,com muito esforço e compromisso de toda a comunidade escolar,(gestão,pais e alunos),ações também foram realizadas a partir da análise das dificuldades de aprendizagem dos alunos,como:reforço contra-turno,projetos de leitura e acompanhamento da família.
    Espero que os resultados da referida escola continue melhorando,que a nova gestão continue o trabalho de forma responsável e compromissada.
    Roselene Alves Batista Nobre.

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  3. Os números que impressionam são do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), onde aponta que das 100 melhores escolas do País, 77 estão no Ceará. Relativos a 2015, foi divulgado estes resultado pelo INEP. Esse é apenas um dos parâmetros em que o Ceará se destaca na primeira parte do Ensino Fundamental. Aponta ainda, que as 24 primeiras posições são todas ocupadas por escolas do Estado. Mas, o que fez com que as escolas saíssem da nota de 7,4 na ultima avaliação, em 2013, para a atual pontuação de 9,8. A diretora da Escola Emilio Sendim de Sobral, Milvia Carvalho, conta o que trabalharam no diferencial, onde enfoca o combate a infrequência, avaliação semanais que baseiam o planejamento da semana seguinte e o ensaio de um tempo integral que oferece reforço escolar no contra turno, são essas as três ações destacadas.
    Levando o que foi dito pela diretora e analisando a nossa escola, o que tá faltando para que nós também possamos chegar a esses resultados. Combater a infrequência, este é um dos grandes problemas de todas as escolas, não sei como, qual o projeto, metodologia aplicada para essa execução ter dado certo. No meu caso, é identificar o faltante, comunicar a direção da escola e falar como os pais. Sem o apoio dos pais, se torna impossível alcançar essa meta. As avaliações semanais seria um diagnostico da turma que também é feito, só não é semanal, mas mensal. Aulas em contar turno, o ensaio do tempo integral é uma ótima ideia, porem, infelizmente ainda não cabe a nossa realidade, a escola até já tentou, mas falhou por ausência dos alunos e do apoio dos pais. Eu diria que as soluções nós já temos, a força de vontade também, porém, somos vencidos pelas dificuldades, falta de transporte, distância entre escola e a casa do aluno, merenda e principalmente de mão de obra capacitada.


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  4. O texto em estudo nos mostra os resultados educacional apresentado pelo Ideb nos últimos 5 anos,onde o Ceará vem apresentando os melhores resultados nas séries iniciais e finais do ensino fundamental das escolas públicas,mostrando as escolas Cearenses que mais se destacaram.
    Percebe-se que escolas que se destacaram passaram por um processo continuo coletivo com apoio da secretaria de educação e a comunidade escolar.
    Mostrando a nossa realidade irei falar sobre a escola de ensino fundamental Antônio Eduardo Girão, localizada no distrito de viçosa, na cidade de Ibicuitinga-CE, onde exerci a função de diretora geral no ano de 2015, onde a escola conseguiu um melhor desempenho nas turmas de 2° e 5° anos que estavam com um índice muito baixo. Para obter esse resultado tive o apoio da Secretaria de Educação, comunidade escolar, pais e alunos. Para superarmos as dificuldades de aprendizagem realizamos trabalhos coletivos como reforço no contra turno e projetos de leitura.
    Espeto que a nova gestão consiga resultados melhores que os meus, pois sonho com essa escola sendo ainda uma das melhores do estado do Ceará.

    Neusta Nobre de Freitas Pompílio.

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  5. Em linhas gerais é interessante destacar que a Prova Brasil, tem como objetivo a produção de informações sobre os níveis de aprendizagem dos alunos dos 5º e 9º anos nas disciplinas de Língua Portuguesa dando ênfase a leitura e em Matemática enfatizando a resolução de problemas, apresentando indicadores contextuais em relação às condições em que ocorrem o trabalho da escola considerando-se a análise dos resultados.
    A partir das informações o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. No caso da Prova Brasil, ainda pode ser observado o desempenho específico de cada rede de ensino e do sistema como um todo das escolas públicas urbanas e rurais do país.
    Partindo deste pressuposto a Escola de Ensino Fundamental Enéas Ferreira Nobre, analisa os resultados obtidos nas avaliações externas, verificando o percentual da referida escola e dos alunos dos 9º anos nos aspectos referentes à participação e nível de proficiência nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
    Diante disso, é oportuno ressaltar que 93 alunos do 9º ano da nossa escola fizeram essa avaliação, correspondendo a 97,89% na participação dos mesmos e em 2015 a participação da escola foi de 98,95%, ao observar esses dados nota-se que houve um acréscimo de um ano para o outro. A tabela abaixo destaca o nível de proficiência dos alunos do 9º ano da EEF Enéas Ferreira Nobre
    Ano Língua Portuguesa Matemática
    2011 221,61 227,41
    2013 237,71 236,83
    2015 248,54 251,89
    Com base nos dados acima se percebe que houve um avanço na melhoria da aprendizagem no que diz respeito ao nível de proficiência na leitura e na resolução de problemas dos alunos da escola de Ensino Fundamental Enéas Ferreira Nobre no decorrer dos anos acima mencionados. Isso mostra que coordenadores, professores e diretores trabalharam em prol desta avaliação, sensibilizando os pais e alunos sobre a importância da mesma.
    Segundo o documento, as proficiências médias em Língua Portuguesa melhoraram em todos os níveis de ensino de 2013 para 2015, embora uma parte expressiva dos alunos ainda esteja nos níveis mais baixos da Escala de Proficiência, principalmente no 9º ano do Ensino Fundamental Já as proficiências médias em Matemática evoluíram nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.
    Como vemos, embora todas as escolas tenham avançado em todos os níveis entre os anos de 2013 e 2015, a EEF Enéas Ferreira Nobre se encontra no nível intermediário, nos desafiando ter um empenho ainda maior na mobilização de todos que participam desse processo para conquistarmos o nível adequado nas próximas avaliações.

    Alunos do curso de Gestão e Coordenação Pedagógica de Ibicuitinga:
    Maria José da silva
    Maria Leilane castelo do Nascimento Aguiar
    José Cleuton Carneiro de Sousa


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  6. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.
    Com o Ideb, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável nacionalmente e expressa em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo. A combinação de ambos tem também o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb ou Prova Brasil, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema. O Ideb vai de zero a dez.
    O Ideb também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a educação básica. O Plano de Desenvolvimento da Educação estabelece, como meta, que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.

    O Ceará superou as metas propostas pelo Ministério da Educação (MEC) para serem alcançadas em 2015, no ensino fundamental - anos iniciais e ensino fundamental - anos finais, ficando com a primeira posição entre os Estados do Nordeste. Das 100 melhores escolas públicas do Brasil, 77 estão no Ceará. Sobral é o município com o melhor resultado, liderando o ranking nacional das escolas públicas, com nota 8,8.
    Nos anos iniciais (1º ao 5º ano), o Ceará alcançou 5,9 pontos quando a meta prevista era de 4,5. O resultado ultrapassa a meta de 2021 (5,4) e propicia a saída da 11ª posição no Brasil para a 5ª colocação. Nos anos finais (6º ao 9º ano), a meta era de 4,3 e o Ceará conquistou 4,8 pontos, superando a projeção para 2017 (4,6).
    Com relação ao Ensino Médio, o Estado está na 10ª posição em relação às demais unidades da Federação. A média de 2013 foi de 3,6, e em 2015, ficou em 3,7, a mesma pontuação do Brasil.
    Conforme o secretário da Educação, Idilvan Alencar, a evolução do desempenho do Ceará no Ideb é atribuída ao trabalho realizado pelo Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic). "Um avanço significativo pode ser visto desde a implantação dessa política que começou com a alfabetização e foi ampliada, em dezembro do ano passado, pelo governador Camilo Santana, até o 9º ano do ensino fundamental, e recebeu o nome de Mais Paic".
    O Ideb é mais que um indicador estatístico. Ele nasceu como condutor de política pública pela melhoria da qualidade da educação, tanto no âmbito nacional, como nos estados, municípios e escolas. Sua composição possibilita não apenas o diagnóstico atualizado da situação educacional em todas essas esferas, mas também a projeção de metas individuais intermediárias rumo ao incremento da qualidade do ensino.
    ALUNA DO CURSO DE GESTÃO E COORDENAÇAO PEDAGÓGICA: RAIMUNDA QUERRALINE NOBRE FALCÃO AMORIM

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