sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Para pensar: Geração Coca-cola (Legião Urbana)

Quando nascemos fomos programados
A receber o que vocês
Nos empurraram com os enlatados dos Usa, de 9 às 6

Desde pequenos nós comemos lixo
Comercial e industrial
Mas agora chegou nossa vez
Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês

Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola

Depois de vinte anos na escola
Não é difícil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo
Não é assim que tem que ser?

Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então, vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis

Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola

Depois de vinte anos na escola
Não é difícil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo
Não é assim que tem que ser?

Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então, vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis

Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola

Um comentário:

  1. INSTITUTO DOM JOSÉ DE EDUCAÇÃO E CULTURA – IDJ
    FACULDADE DARCY RIBEIRO

    ALUNAS: MARIA EDILEUSA DE LIMA HURTADO
    MARIA GISLÂNIA ISRAELA NOBRE DE LIMA
    MARIA LÚCIA DA SILVA AMORIM RABELO

    Tendo em vista que a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar, denominada PROVA BRASIL, tem como objetivo a produção de informações sobre os níveis de aprendizagem em Língua Portuguesa – ênfase em leitura, e em Matemática – ênfase em resolução de problemas. Apresenta ainda, indicadores contextuais sobre as condições em que corre o trabalho da escola, os quais devem ser considerados nas análises dos resultados.
    Os resultados de desempenho nas áreas avaliadas são expressos em escalas de proficiência. As escalas de Língua Portuguesa (leitura) e de Matemática da Prova Brasil são compostas por níveis progressivos e cumulativos. Isso significa uma organização da maior para a menor proficiência. Ainda, quando um percentual de alunos foi posicionado em determinado nível da escala, pode se pressupor que, além de ter desenvolvido as habilidades referentes a este nível, eles provavelmente também desenvolveram as habilidades referentes aos níveis anteriores.
    Ao analisar os resultados da Escola de Ensino Fundamental Enéas Ferreira Nobre, a equipe escolar verifica o percentual de alunos posicionados em cada nível da escala de proficiência, conferindo a descrição das habilidades referentes a esses níveis, refletindo pedagogicamente sobre os resultados. Verifica ainda o perfil de “escolas similares” que apresenta os resultados com características semelhantes, ou seja, que pertence à mesma microrregião geográfica localiza-se na mesma zona (urbana ou rural) e possuem valores do indicador de socioeconômico próximos.
    Neste contexto, convém ressaltar os dados referentes à participação da escola na realização da prova nos 5° anos foi de 96,81% dado bastante relevante tendo em vista todo o trabalho realizado junto a pais, professores e alunos.
    Quanto aos resultados obtidos às médias de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática em relação aos anos de 2011, 2013 e 2015 estão abaixo relacionado:
    Anos Língua Portuguesa Matemática
    2011 178,89 195,19
    2013 197,78 213,02
    2015 207,08 207,00

    Pelo exposto, fica claro que a média de proficiência na disciplina de Língua Portuguesa vem avançando gradativamente. Porém, na disciplina de Matemática teve um decréscimo entre os anos de 2013 a 2015 como mostra a tabela anterior. No entanto, apesar destes índices a nossa escola conseguiu ficar no nível intermediário. Diante disso, vale ressaltar que a escola juntamente com os professores, núcleo gestor, coordenadores, alunos e família vem realizando um trabalho voltado para elevar a qualidade de ensino gerando uma aprendizagem significativa que garanta melhorar os índices e garantir a alfabetização dos alunos na idade certa.

    ResponderExcluir