terça-feira, 23 de outubro de 2018

Modelo de texto de projeto para aula de campó para a educação básica


Responsável: Professor .....
Público-alvo: alunos do Ensino Fundamental

Introdução
Para o Brasil, é princípio fundamental, consagrado pela Constituição Federal de 1988, a tríplice organização do estado democrático de direito. Assim, conforme o artigo da CF 1988, “São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário”.
Fortaleza, capital do Ceará, é uma grande metrópole brasileira que congrega várias instituições ligadas direta ou indiretamente aos três poderes e, portanto, é um espaço-tempo de decisões que afetam a vida de homens e mulheres nos mais variados contextos de suas vidas.
Quando a turma de oitava série da escola “Centro de Educação Básica xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx” começaram a estudar sobre iluminismo, surgiu a vontade entre os alunos de conhecerem na prática as estruturas e a organização dos três poderes que sustentam o exercício contemporâneo da democracia e da república brasileira.
A passagem do absolutismo monárquico para o modelo republicano ainda é algo abstrato para vastas parcelas da sociedade, especialmente para os mais empobrecidos e para os que assumem o partido dos trabalhadores que pululam em busca de respeito e valorização.

Justificativa
Vivenciar a realidade de um poder estatal tripartido é uma experiência sui generis. Compreender que todo indivíduo se torna cidadão ao refletir possibilidades para o desenvolvimento de uma democracia livre de revanchismos e oportunismos eleitoreiros ou salvacionistas é uma questão que envolve a participação popular em espaços inconstitucionalizados de poder.
A oportunidade de estar presente em espaços institucionalizados é bastante rica e permite o desenvolvimento de um caráter mais politizado, especialmente, entre os filhos e as filhas de trabalhadores e trabalhadoras cujas vidas são regidas pela organização dos três poderes.
Dessa forma, estudar a organização e a história dos três poderes é uma possibilidade de interpretação do desenvolvimento e da história do povo e do estado do Ceará.

Objetivos
Compreender como se estruturam os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e como sua existência está em contato direto com o desenvolvimento das construções históricas, dos sujeitos e das relações políticas e econômicas que concretizam historicamente o povo cearense e sua capital.

Roteiro de visitas da aula de campo
1 – Cambeba
2 – Assembleia Legislativa
3 – Tribunal estadual
4 – Museu do Ceará

Avaliação
1 – Preparação de um relatório escrito e individual e/ou coletivo
2 – Construção de um mural de fotos
3 – Apresentação da aula de campo na “Feira Cultural Escolar"

Recursos da Viagem
1 – Ônibus da prefeitura
2 - Almoço (por conta dos alunos)
3 – Lanche (por conta do professor e/ou diretor escolar)
4 – Contribuição para o motorista (alunos, professores e/ou diretor escolar)

Considerações finais
O surgimento e a consolidação dos três poderes influenciaram a construção do atual modelo de governo que a democracia republicana adota.
O desejo de conhecer in loco os locais em que os três poderes são legalmente exercidos é prova de que a juventude da terra do vaqueiro é uma sociedade pacífica que valoriza o processo de ensino-aprendizagem mediado por um professor que se preocupa em explicar e apresentar, com o máximo rigor metodológico, como atuam em nível estadual e interagem o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, entidades que consolidam o aparato estatal.

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