Responsável:
Professor .....
Público-alvo:
alunos do Ensino Fundamental
Introdução
Para
o Brasil, é princípio fundamental,
consagrado pela Constituição Federal de 1988, a tríplice
organização do estado democrático de direito. Assim,
conforme o artigo 2º da
CF 1988, “São Poderes
da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o
Executivo e o Judiciário”.
Fortaleza,
capital do Ceará, é uma grande metrópole brasileira que congrega
várias instituições ligadas direta ou indiretamente aos três
poderes e, portanto, é um espaço-tempo de decisões que afetam a
vida de homens e mulheres nos mais variados contextos de suas vidas.
Quando
a turma de oitava série da escola “Centro
de Educação
Básica xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx” começaram
a estudar sobre iluminismo, surgiu a vontade entre os alunos de
conhecerem na prática as estruturas e a organização dos três
poderes que sustentam o exercício contemporâneo da democracia e da
república brasileira.
A
passagem do absolutismo monárquico para o modelo republicano ainda é
algo abstrato para vastas parcelas da sociedade, especialmente para
os mais empobrecidos e para os que assumem o partido dos
trabalhadores que pululam em busca de respeito e valorização.
Justificativa
Vivenciar
a realidade de um poder estatal tripartido é uma experiência sui
generis. Compreender que todo indivíduo se torna cidadão ao
refletir possibilidades para o desenvolvimento de uma democracia
livre de revanchismos e oportunismos eleitoreiros ou salvacionistas é
uma questão que envolve a participação popular em espaços
inconstitucionalizados de poder.
A
oportunidade de estar presente em espaços
institucionalizados é bastante rica e permite o desenvolvimento de
um caráter mais politizado, especialmente, entre os filhos e as
filhas de trabalhadores e trabalhadoras cujas vidas são regidas pela
organização dos três poderes.
Dessa
forma, estudar a organização e a história dos três poderes é uma
possibilidade de interpretação do desenvolvimento e da história do
povo e do estado do Ceará.
Objetivos
Compreender
como se estruturam os três poderes (Executivo, Legislativo e
Judiciário) e como sua existência está em contato direto com o
desenvolvimento das construções históricas, dos sujeitos e das
relações políticas e econômicas que concretizam historicamente o
povo cearense e sua capital.
Roteiro
de visitas da aula
de campo
1
– Cambeba
2
– Assembleia Legislativa
3
– Tribunal estadual
4
– Museu do Ceará
Avaliação
1
– Preparação de um relatório escrito e individual e/ou coletivo
2
– Construção de um mural de fotos
3
– Apresentação da aula de campo na “Feira Cultural Escolar"
Recursos
da Viagem
1
– Ônibus da prefeitura
2 -
Almoço (por conta dos alunos)
3
– Lanche (por conta do professor e/ou diretor escolar)
4
– Contribuição para o motorista (alunos, professores e/ou diretor
escolar)
Considerações
finais
O
surgimento e a consolidação dos três
poderes influenciaram a construção do atual modelo de governo que a
democracia republicana adota.
O
desejo de conhecer in
loco os locais em que
os três poderes são legalmente exercidos é prova de que a
juventude da terra do vaqueiro é uma sociedade pacífica que
valoriza o processo de ensino-aprendizagem mediado por um professor
que se preocupa em explicar e apresentar, com
o máximo rigor metodológico, como atuam em nível estadual e
interagem o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, entidades que
consolidam o aparato estatal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário