segunda-feira, 1 de outubro de 2018

As sementes da escrita e da leitura

As sementes da escrita e da leitura.

Houve um tempo em que a totalidade dos alunos da educação básica apenas recebiam materiais externos à vida de seus sujeitos para que as habilidades de leitura e de escrita fossem exercitadastem sala de aula.
Quando a escola Egídia Cavalcante Chagas, através do trabalho coordenado por sua equipe de profissionais do Centro de Multimeios, abraçou o desafio de publicar o romance juvenil da aluna-escritora Maiara, uma semente foi plantada e vem prosperando como está comprovado pelo conjunto de estatísticas que estão mantendo o livro publicado como um dos mais procurados pelos amantes da boa leitura, gente que se viu representada nas palavras de Maiara.
E agora, mais uma vez, o trabalho pioneiro da octogenária escola irrompe de maneira singela, mas contundente, em prol da valorização do desenvolvimento do processo de leitura e de escrita de seus alunos e alunas.
Dessa vez, a história de um novo primeiro sucesso vem registrada pelas palavras do jovem Marcelo Pinheiro. Diferentemente de Maiara que viajou pelo universo da prosa romanesca, Marcelo enveredou com muita propriedade e sensibilidade pelo mundo da poesia adolescente.
A obra "IntensaMente" é a voz íntima e original de um jovem cheio de sentimentos e esperanças.
Ao mesmo tempo, é a inequívoca manifestação do pendor egidiano para apoiar o protagonismo juvenil de seus alunos, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento de seus dotes literários, e, mais amplamente, de suas habilidades e competências de leitura e de escrita.
A semente literária de Marcelo se consolida ao lado da semente de Maiara. Ambas reatualizam o pensamento latino que anima os esforços da pioneira escola Egídia.
Afinal: "Verba volat, scripta manent".

Nenhum comentário:

Postar um comentário