terça-feira, 10 de setembro de 2019

Escola Egídia Cavalcante Chagas - 10-09-2019 -Descritores do SPAECE - D1 e D2


Governo do Estado do Ceará
Secretaria de Educação
10ª CREDE – Russas
EEM Egídia Cavalcante Chagas

Impróprio à família não é desenho de beijo, mas autoridade promover ódio - Leonardo Sakamoto - 07/09/2019 - 17h37

D 01 - Localizar informação explícita.

Toda vez que uma autoridade aponta o dedo para grupos sociais minoritários e afirma que seu comportamento é inapropriado e inadequado, mesmo quando se trata da simples representação de um beijo entre duas pessoas do mesmo sexo, a mensagem transmitida é que a camada da população que sempre sofreu preconceito pode perder os poucos direitos que conquistou com base em suor, sangue e lágrimas. Pois o poder público apoia esse retrocesso.
Para cada político afirmando que beijo gay é uma conduta questionável e, portanto, deve ser censurada, existem milhares de pessoas dispostas a "censurar" aqueles que são chamados de "abominações". Na rua, na escola, no trabalho, nos estádios de futebol. Na rua, na escola, no trabalho, nos estádios de futebol. Com xingamentos, socos e pontapés, tacos de baseball, cacos de garrafas, ácido, canivetes e pistolas.
Comportamentos como o do prefeito Marcelo Crivella, que ordenou a censura de um gibi que contém o tal beijo entre dois rapazes, e do desembargador Claudio de Mello Tavares, presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que afirmou ser inadequado uma publicação de super-heróis, para crianças e jovens, trazer um beijo gay sem estar lacrada e com aviso, empoderam indivíduos e grupos que não toleram a existência da população LGBTQ+ e estão à espreita.

Disponível em https://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/

01- Segundo os “grupos que não toleram a existência da população LGBTQ+ e estão à espreita”, é questionável

A) Comportamentos como o do prefeito Marcelo Crivella
B) beijo gay 
C) um beijo entre duas pessoas 
D) xingamentos, socos e pontapés, tacos de baseball
E) retrocesso
…………………….
Sobre a morte e o morrer – Rubens Alves
O que é vida? Mais precisamente, o que é a vida de um ser humano? O que e quem a define?
Já tive medo da morte. Hoje não tenho mais. O que sinto é uma enorme tristeza. Concordo com Mario Quintana: “Morrer, que me importa? (…) O diabo é deixar de viver.” A vida é tão boa! Não quero ir embora…
Eram 6h. Minha filha me acordou. Ela tinha três anos. Fez-me então a pergunta que eu nunca imaginara: “Papai, quando você morrer, você vai sentir saudades?”. Emudeci. Não sabia o que dizer. Ela entendeu e veio em meu socorro: “Não chore, que eu vou te abraçar…” Ela, menina de três anos, sabia que a morte é onde mora a saudade.

Disponível em https://www.revistaprosaversoearte.com/sobre-morte-e-o-morrer-rubem-alves/

02 – Segundo o texto, o grande problema é

A) Temer a morte 
B) Acordar
C) Não chorar 
D) Saber o que é a morte
E) Deixar de viver
……………………………….

Setembro amarelo, mês de prevenção ao suicídio

Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, chamado também de Setembro Amarelo. O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação.
O ano de 2017 foi um marco nacional nesse quesito com a ocorrência de alguns fatores que colaboraram a população como um todo a dar mais atenção ao tema e procurar informações. Em 2018, o CVV (www.cvv.org.br), uma das entidades mobilizadoras do Setembro Amarelo no Brasil, programou diversas atividades em todas as cidades nas quais possui um de seus mais de 90 postos de atendimento.
Alguns exemplos são caminhadas, palestras, balões amarelos, pontos turísticos e edifícios públicos iluminados, distribuição de folhetos e atendimentos em locais públicos.

Disponível em https://www.cvv.org.br/blog/setembro-amarelo-mes-de-prevencao-do-suicidio/

03 – O “assunto tabu”, conforme o texto diz respeito a/ao

A) Caminhadas
B) Atividades em todas as cidades
C) Atendimento em locais públicos
D) Prevenção ao suicídio
E) Falta de informação e preconceito
………………………………………

D 02 - Inferir o sentido de palavra ou expressão.

O Castelo das Águias, de Ana Lúcia Merege O Castelo das Águias, romance fantástico de Ana Lúcia Merege, é um lugar especial. Localizado nas Terras Férteis de Athelgard, região habitada por homens e elfos, abriga uma surpreendente Escola de Magia, onde os aprendizes devem se iniciar nas artes dos bardos e dos saltimbancos antes de qualquer encanto ou ritual. Apesar de sua juventude, Anna de Bryke aceita o desafio de se tornar a nova Mestra de Sagas do Castelo. Aprende os princípios da Magia da Forma e do Pensamento e tem a oportunidade de conhecer pessoas como o idealizador da Escola, Mestre Camdell; Urien, o professor de Música; Lara, uma maga frágil e enigmática, e o austero Kieran de Scyllix, o guardião das águias que mantém um forte elo místico com os moradores do Castelo. Enquanto se habitua à nova vida e descobre em Kieran um poço de sentimentos confusos e turbulentos, uma exigência do Conselho de Guerra das Terras Férteis põe em risco a vida e a liberdade das águias. Com o apoio de Kieran, Anna lutará para preservá-las, desvendando uma trama de conspiração e segredos que envolvem importantes magos do Castelo.

04 – De acordo com o texto, infere-se que Anna de Bryke é

A) confusa. 
B) corajosa. 
C) encrenqueira.
D) enigmática. 
E) bagunceira
………………………………………………..

Discurso de posse do presidente eleito em 2018.

Nossa preocupação será com a segurança das pessoas de bem e a garantia do direito de propriedade e da legítima defesa, e o nosso compromisso é valorizar e dar respaldo ao trabalho de todas as forças de segurança.
Pela primeira vez, o Brasil irá priorizar a educação básica, que é a que realmente transforma o presente e faz o futuro de nossos filhos.
Temos que nos espelhar em nações que são exemplos para o mundo que por meio da educação encontraram o caminho da prosperidade.
Vamos retirar o viés ideológico de nossas relações internacionais.
Vamos em busca de um novo tempo para o Brasil e para os brasileiros!
Por muito tempo, o País foi governado atendendo a interesses partidários que não o dos brasileiros. Vamos restabelecer a ordem neste País.
Sabemos do tamanho da nossa responsabilidade e dos desafios que vamos enfrentar. Mas sabemos aonde queremos chegar e do potencial que o nosso Brasil tem. Por isso, vamos, dia e noite, perseguir o objetivo de tornar o nosso País um lugar próspero e seguro para os nossos cidadãos e uma das maiores nações do planeta.
Podem contar com toda a minha dedicação para construir o Brasil dos nossos sonhos.
Agradeço a Deus por estar vivo e a vocês que oraram por mim e por minha saúde nos momentos mais difíceis.
Peço ao bom Deus que nos dê sabedoria para conduzir a nação.
Que Deus abençoe esta grande nação.
Brasil acima de tudo. Deus acima de todos.
Essa é a nossa bandeira, que jamais será vermelha. Só será vermelha se for preciso o nosso sangue para mantê-la verde e amarela.

Disponível em https://www.huffpostbrasil.com/2019/01/01/posse-de-bolsonaro-leia-a-integra-do-discurso-do-novo-presidente-no-planalto_a_23631426/

05- Pode-se compreender que o texto supostamente valoriza uma segurança construída na base da força caso necessário, com base na violência homicida do ESTADO se preciso for. Isto está facilmente situado no trecho

A) Peço ao bom Deus que nos dê sabedoria para conduzir a nação
B) Vamos restabelecer a ordem neste País.
C) Essa é a nossa bandeira, que jamais será vermelha. Só será vermelha se for preciso o nosso sangue para mantê-la verde e amarela.
D) Nossa preocupação será com a segurança das pessoas de bem e a garantia do direito de propriedade e da legítima defesa, e o nosso compromisso é valorizar e dar respaldo ao trabalho de todas as forças de segurança.
E) Vamos retirar o viés ideológico de nossas relações internacionais
………………………………………………….

Fogo e paixão - Wando

Você é luz / É raio estrela e luar / Manhã de sol
Meu iaiá, meu ioiô / Você é "sim" / E nunca meu "não" / Quando tão louca / Me beija na boca /Me ama no chão / Quando tão louca / Me beija na boca / Me ama no chão / Me suja de carmim / Me põe na boca o mel
Louca de amor / Me chama de céu / Oh! Oh! Oh! Oh! Oh!
E quando sai de mim / Leva meu coração / Você é fogo /Ou sou paixão / Você é luz / É raio estrela e luar / Manhã de sol / Meu iaiá, meu ioiô / Você é "sim"
E nunca meu "não"

06 – A expressão “me suja de carmim” significa que a personagem feminina

A) agrediu com uma arma o homem
B) machucou sem razão o corpo do homem
C) beijou com um batom vermelho o homem
D) saiu de perto da companhia do homem
E) escreveu uma música apaixonada.
…………………………………………….
A voz dos catadores de lixo em sua luta pela sobrevivência – Rúbia Gonçalves

Os catadores de lixo são responsáveis por praticamente todo material reciclado nas indústrias brasileiras, colocando o Brasil como um dos maiores países recicladores de alumínio do mundo. Apesar de todas as dificuldades do trabalho, sem apoio do poder público e com o preconceito da sociedade, esses trabalhadores informais, criativamente, conseguem sobreviver e ao mesmo tempo cuidar do meio ambiente, ou
seja, da nossa "casa" comum: a terra. Diante do exposto, podemos denominar os catadores de lixo como agentes ambientais e econômicos, ou melhor, como trabalhadores.

07 – O termo grifado da expressão “Apesar de todas as dificuldades do trabalho, sem apoio do poder público e com o preconceito da sociedade, esses trabalhadores informais, criativamente, conseguem sobreviver e ao mesmo tempo cuidar do meio ambiente […]” apresenta um sentido de
A) Positividade 
B) Remorso 
C) Negatividade
D) Ódio 
E) Indiferença


GABARITO
01 - B
02 - E
03 - D
04 - B
05 - C
06 - C
07 - A
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário