quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Egídia - Semana da Cultura Negra - 18-23/11/2019 - exercícios

Escola Egídia Cavalcante Chagas – EJA 2019
Aluno: __________________________________

1) (ENEM-2007) A identidade negra não surge da tomada de consciência de uma diferença de pigmentação ou de uma diferença biológica entre populações negras e brancas e(ou) negras e amarelas. Ela resulta de um longo processo histórico que começa com o descobrimento, no século XV, do continente africano e de seus habitantes pelos navegadores portugueses, descobrimento esse que abriu o caminho às relações mercantilistas com a África, ao tráfico negreiro, à escravidão e, enfim, à colonização do continente africano e de seus povos.
K. Munanga. Algumas considerações sobre a diversidade e a identidade negra no Brasil. In: Diversidade na educação: reflexões e experiências. Brasília: SEMTEC/MEC, 2003, p. 37.

Com relação ao assunto tratado no texto acima, é correto afirmar que
a) a colonização da África pelos europeus foi simultânea ao descobrimento desse continente.
b) a existência de lucrativo comércio na África levou os portugueses a desenvolverem esse continente.
c) o surgimento do tráfico negreiro foi posterior ao início da escravidão no Brasil.
d) a exploração da África decorreu do movimento de
expansão européia do início da Idade Moderna.
e) a colonização da África antecedeu as relações comerciais entre esse continente e a Europa.
…………………………………………
2) É correto dizer que o tráfico negreiro transatlântico contou, em grande parte, com a participação decisiva:

a) dos nativos africanos que, voluntariamente, ofereciam-se ao processo de escravidão.
b) dos poderosos reinos africanos, que já praticavam a escravidão há séculos.
c) dos poderosos reinos pré-colombianos, que já haviam dado início à escravização de africanos antes mesmo do descobrimento da América.
d) dos chineses, que também tinham interesse no uso da mão de obra escrava negra em suas plantações de soja.
e) dos japoneses, que também tinham interesse no uso da mão de obra escrava negra em suas plantações de arroz.
………………………………………………….
3) Além da política que estimulava a imigração de europeus para o Brasil, um dos efeitos do fim do tráfico negreiro transatlântico foi:
a) o início da negociação de escravos entre o Brasil e o Sul dos Estados Unidos.
b) a intensificação da atividade da Ku Klux Klan em solo brasileiro.
c) a intensificação do tráfico negreiro interprovincial em solo brasileiro.
d) a intensificação do processo de alforria em massa dos escravos negros nascidos no Brasil.
e) a ação de traficantes clandestinos (piratas) que vendiam os negros em um mercado paralelo.
………………………………………………………
Escola Egídia Cavalcante Chagas – EJA 2019
Aluno: __________________________________

Quem canta a música “Perdoa”?

Perdoa, por eu ter te escolhido, para ser pra sempre a minha companhia,
Perdoa por eu ter acreditado neste sonho todo dia,
Perdoa por eu ter te perdoado, na hora que devia te esquecer,
Perdoa por eu ter me preparado e me guardado pra você

a) Martinho da Vila     b) Raça Negra       c) Jojô Maronttinni
d) Alcione                   e) Luiz Caldas       f) Luis Caldas
………………………………..

Quem canta “Que tiro foi esse”?

Que tiro foi esse? / Que tiro foi esse que 'tá um arraso!
Que tiro foi esse? / Que tiro foi esse que 'tá um arraso!

a) Martinho da Vila     b) Raça Negra       c) Jojô Maronttinni
d) Alcione                   e) Luiz Caldas       f) Luis Caldas
…………………………………

Quem canta “Qui nem jiló?”

Se a gente lembra só por lembrar
Do amor que a gente um dia perdeu
Saudade inté que assim é bom
Pro cabra se convencer / Que é feliz sem saber

a) Martinho da Vila     b) Raça Negra       c) Jojô Maronttinni
d) Alcione                   e) Luiz Caldas       f) Luis Caldas
……………………………………

Quem canta “Mulheres”?

Já tive mulheres de todas as cores

Escola Egídia Cavalcante Chagas – EJA 2019
Aluno: __________________________________

1) (ENEM-2007) A identidade negra não surge da tomada de consciência de uma diferença de pigmentação ou de uma diferença biológica entre populações negras e brancas e(ou) negras e amarelas. Ela resulta de um longo processo histórico que começa com o descobrimento, no século XV, do continente africano e de seus habitantes pelos navegadores portugueses, descobrimento esse que abriu o caminho às relações mercantilistas com a África, ao tráfico negreiro, à escravidão e, enfim, à colonização do continente africano e de seus povos.
K. Munanga. Algumas considerações sobre a diversidade e a identidade negra no Brasil. In: Diversidade na educação: reflexões e experiências. Brasília: SEMTEC/MEC, 2003, p. 37.

Com relação ao assunto tratado no texto acima, é correto afirmar que
a) a colonização da África pelos europeus foi simultânea ao descobrimento desse continente.
b) a existência de lucrativo comércio na África levou os portugueses a desenvolverem esse continente.
c) o surgimento do tráfico negreiro foi posterior ao início da escravidão no Brasil.
d) a exploração da África decorreu do movimento de
expansão européia do início da Idade Moderna.
e) a colonização da África antecedeu as relações comerciais entre esse continente e a Europa.
…………………………………………
2) É correto dizer que o tráfico negreiro transatlântico contou, em grande parte, com a participação decisiva:

a) dos nativos africanos que, voluntariamente, ofereciam-se ao processo de escravidão.
b) dos poderosos reinos africanos, que já praticavam a escravidão há séculos.
c) dos poderosos reinos pré-colombianos, que já haviam dado início à escravização de africanos antes mesmo do descobrimento da América.
d) dos chineses, que também tinham interesse no uso da mão de obra escrava negra em suas plantações de soja.
e) dos japoneses, que também tinham interesse no uso da mão de obra escrava negra em suas plantações de arroz.
………………………………………………….
3) Além da política que estimulava a imigração de europeus para o Brasil, um dos efeitos do fim do tráfico negreiro transatlântico foi:
a) o início da negociação de escravos entre o Brasil e o Sul dos Estados Unidos.
b) a intensificação da atividade da Ku Klux Klan em solo brasileiro.
c) a intensificação do tráfico negreiro interprovincial em solo brasileiro.
d) a intensificação do processo de alforria em massa dos escravos negros nascidos no Brasil.
e) a ação de traficantes clandestinos (piratas) que vendiam os negros em um mercado paralelo.
………………………………………………………
Escola Egídia Cavalcante Chagas – EJA 2019
Aluno: __________________________________

Quem canta a música “Perdoa”?

Perdoa, por eu ter te escolhido, para ser pra sempre a minha companhia,
Perdoa por eu ter acreditado neste sonho todo dia,
Perdoa por eu ter te perdoado, na hora que devia te esquecer,
Perdoa por eu ter me preparado e me guardado pra você

a) Martinho da Vila b) Raça Negra c) Jojô Maronttinni
d) Alcione e) Luiz Caldas f) Luis Caldas
………………………………..

Quem canta “Que tiro foi esse”?

Que tiro foi esse? / Que tiro foi esse que 'tá um arraso!
Que tiro foi esse? / Que tiro foi esse que 'tá um arraso!

a) Martinho da Vila b) Raça Negra c) Jojô Maronttinni
d) Alcione e) Luiz Caldas f) Luis Caldas
…………………………………

Quem canta “Qui nem jiló?”

Se a gente lembra só por lembrar
Do amor que a gente um dia perdeu
Saudade inté que assim é bom
Pro cabra se convencer / Que é feliz sem saber

a) Martinho da Vila b) Raça Negra c) Jojô Maronttinni
d) Alcione e) Luiz Caldas f) Luis Caldas
……………………………………

Quem canta “Mulheres”?

Já tive mulheres de todas as cores
De várias idades de muitos amores
Com umas até certo tempo fiquei
Pra outras apenas um pouco me dei

a) Martinho da Vila b) Raça Negra c) Jojô Maronttinni
d) Alcione e) Luiz Caldas f) Luis Caldas
……………………………………
Quem canta “Garoto maroto”?

Garoto Maroto / Travesso no jeito de amar
Faz de mim / Seu pequeno brinquedo
Querendo brincar / Garoto! / Vem amor!

a) Martinho da Vila b) Raça Negra c) Jojô Maronttinni
d) Alcione e) Luiz Caldas f) Luis Caldas
……………………………………..
Quem canta “Nega do cabelo duro”?

Nega do cabelo duro / Que não gosta de pentear
Quando passa na baixa do tubo / O negão começa a gritar

a) Martinho da Vila b) Raça Negra c) Jojô Maronttinni
d) Alcione e) Luiz Caldas f) Luis Caldas
……………………………………..

Escola Egídia Cavalcante Chagas – EJA 2019
Aluno: __________________________________

Com base nos cognatos (palavras conhecidas), encaixe cada frase em seu devido lugar:

The Best – Tina Turner


Take my heart and make it strong baby
You come to me, come to me wild and wild
Give me everything I need
I call you when I need you, my heart's on fire
Give me a lifetime of promises and a world of dreams
Speak a language of love like you know what it means
When you come to me
And it can't be wrong

Eu ligo para ti quando preciso, meu coração está em chamas
________________________________________________.
Você vem até mim, até mim selvagem e selvagem
________________________________________________.
Quando você vem até mim
________________________________________________.
Me dar tudo que preciso
________________________________________________.
Me dar uma vida de promessas e um mundo de sonhos
________________________________________________.
Fala uma língua do amor como se soubesse o que significa
________________________________________________.
E não pode está errado
________________________________________________.
Leve meu coração e faça-o forte querido
________________________________________________.
………………………………………………….
Associe:

(a) Michele Obama (b) Dwayne Johnson
(c) Michael Jackson (d) Usain Bolt
(e) Martim L. King (e) Nelson Mandela

(__) is a Jamaican sprinter.
(__) was an American singer and dancer.
(__) also known by as The Rock.
(__) is Barack Obama’s wife.
(__) was a South African revolutionary and political leader.
(__) was a leader in the Civil Rights Movement
…………………………………………………..
O único herói que não é negro:

a-Falcon b-Luke Cage
c-Blade d-Black Panther
e-Cyborg f-Hulk
…………………………………………………..



Escola Egídia Cavalcante Chagas – EJA 2019
Aluno: __________________________________

Escreva sua opinião sobre as informações a seguir:

"Temos uma política de segurança pública equivocada, que aponta suas armas para a população pobre e negra. Isso é o resultado do racismo estrutural que a gente vive no Brasil. Nesse momento estamos em um governo fascista, que tem deixado claro nas suas entrevistas que o que ele chama de minorias terão que se adequar a maioria. É muito complicado", afirmou.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
………………………………………………………………
No Brasil, a violência, a criminalização e a pobreza “continuam a ter uma cor”, afetando de forma desproporcional a população negra do país. Esta foi a constatação da relatora especial das Nações Unidas sobre questões de minorias, Rita Izsák, que apresentou nesta terça-feira (15) suas avaliações sobre a conjuntura brasileira ao Conselho de Direitos Humanos da ONU.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
https://nacoesunidas.org/brasil-violencia-pobreza-e-criminalizacao-ainda-tem-cor-diz-relatora-da-onu-sobre-minorias/
………………………………………………………………
O perfil das mulheres que mais sofrem violência é de jovens, com menos de 30 anos, e na maioria dos casos negras  e pardas. Mulheres com até 29 anos compõem 83,7% das vítimas de estupro , 63,6% das vítimas de tentativa de estupro e 67,7% do somatório das vítimas de assédio sexual, ato obsceno e importunação ofensiva ao pudor. A cada 100 mil mulheres negras, 6,8 foram vítimas de homicídio doloso, mais do que o dobro constatado para cada 100 mil mulheres brancas, que foi de 2,7 vítimas.
https://oglobo.globo.com/sociedade/mais-de-80-das-mulheres-vitimas-de-estupro-no-rio-tem-ate-30-anos-23630490
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

Com umas até certo tempo fiquei
Pra outras apenas um pouco me dei

a) Martinho da Vila     b) Raça Negra       c) Jojô Maronttinni
d) Alcione                   e) Luiz Caldas       f) Luis Caldas
……………………………………
Quem canta “Garoto maroto”?

Garoto Maroto / Travesso no jeito de amar
Faz de mim / Seu pequeno brinquedo
Querendo brincar / Garoto! / Vem amor!

a) Martinho da Vila     b) Raça Negra       c) Jojô Maronttinni
d) Alcione                   e) Luiz Caldas       f) Luis Caldas
……………………………………..
Quem canta “Nega do cabelo duro”?

Nega do cabelo duro / Que não gosta de pentear
Quando passa na baixa do tubo / O negão começa a gritar

a) Martinho da Vila     b) Raça Negra       c) Jojô Maronttinni
d) Alcione                   e) Luiz Caldas       f) Luis Caldas
……………………………………..

Escola Egídia Cavalcante Chagas – EJA 2019
Aluno: __________________________________

Com base nos cognatos (palavras conhecidas), encaixe cada frase em seu devido lugar:

The Best – Tina Turner

Take my heart and make it strong baby
You come to me, come to me wild and wild
Give me everything I need
I call you when I need you, my heart's on fire
Give me a lifetime of promises and a world of dreams
Speak a language of love like you know what it means
When you come to me
And it can't be wrong

Eu ligo para ti quando preciso, meu coração está em chamas
________________________________________________.
Você vem até mim, até mim selvagem e selvagem
________________________________________________.
Quando você vem até mim
________________________________________________.
Me dar tudo que preciso
________________________________________________.
Me dar uma vida de promessas e um mundo de sonhos
________________________________________________.
Fala uma língua do amor como se soubesse o que significa
________________________________________________.
E não pode está errado
________________________________________________.
Leve meu coração e faça-o forte querido
________________________________________________.
………………………………………………….
Associe:

(a) Michele Obama              (b) Dwayne Johnson  
(c) Michael Jackson             (d) Usain Bolt
(e) Martim L. King               (e) Nelson Mandela

(__) is a Jamaican sprinter.
(__) was an American singer and dancer.
(__) also known by as The Rock.
(__) is Barack Obama’s wife.
(__) was a South African revolutionary and political leader.
(__) was a leader in the Civil Rights Movement
…………………………………………………..
O único herói que não é negro:

a-Falcon                      b-Luke Cage
c-Blade                       d-Black Panther 
e-Cyborg                     f-Hulk
…………………………………………………..



Escola Egídia Cavalcante Chagas – EJA 2019
Aluno: __________________________________

Escreva sua opinião sobre as informações a seguir:

"Temos uma política de segurança pública equivocada, que aponta suas armas para a população pobre e negra. Isso é o resultado do racismo estrutural que a gente vive no Brasil. Nesse momento estamos em um governo fascista, que tem deixado claro nas suas entrevistas que o que ele chama de minorias terão que se adequar a maioria. É muito complicado", afirmou.
https://www.otempo.com.br/cidades/manifestantes-protestam-em-belo-horizonte-contra-a-morte-da-juventude-negra-1.2242658
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
………………………………………………………………
No Brasil, a violência, a criminalização e a pobreza “continuam a ter uma cor”, afetando de forma desproporcional a população negra do país. Esta foi a constatação da relatora especial das Nações Unidas sobre questões de minorias, Rita Izsák, que apresentou nesta terça-feira (15) suas avaliações sobre a conjuntura brasileira ao Conselho de Direitos Humanos da ONU.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
https://nacoesunidas.org/brasil-violencia-pobreza-e-criminalizacao-ainda-tem-cor-diz-relatora-da-onu-sobre-minorias/
………………………………………………………………
O perfil das mulheres que mais sofrem violência é de jovens, com menos de 30 anos, e na maioria dos casos negras  e pardas. Mulheres com até 29 anos compõem 83,7% das vítimas de estupro , 63,6% das vítimas de tentativa de estupro e 67,7% do somatório das vítimas de assédio sexual, ato obsceno e importunação ofensiva ao pudor. A cada 100 mil mulheres negras, 6,8 foram vítimas de homicídio doloso, mais do que o dobro constatado para cada 100 mil mulheres brancas, que foi de 2,7 vítimas.
https://oglobo.globo.com/sociedade/mais-de-80-das-mulheres-vitimas-de-estupro-no-rio-tem-ate-30-anos-23630490
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

Nenhum comentário:

Postar um comentário