segunda-feira, 18 de maio de 2020

Aruaru de Morada Nova: Questões para a aprendizagem e a politização de alunas e alunos


01- O “açude do Amaral” – que, segundo representantes da política local de Aruaru, teve serviços de melhoria em sua estrutura neste ano de 2020 – está localizado em:

A- Barra das Flores
B- Bastiões
C- Vila do Abidom
D- Lagoa do Canto
E- Vila São José


............................................................
02- A qualidade de vida de uma população depende de civilidade. A ausência de ações de fiscalização do poder público e a falta de educação de alguns são atitude responsáveis por um problema recorrente em Aruaru:

A- Testes de aeromodelismo
B- Produção de celulares adulterados
C- utilização de plantas medicinais
D- plantio de árvores nativas
E- uso abusivo de "paredões de som".

.....................................
03- Na frase "Moradores da rua Joana Maria, por trás do velho matadouro público de Aruaru, sofrem com recorrentes alagamentos a cada chuva mais intensa", a palavra proparoxítona (antepenúltima sílaba forte) é:

A- público
B- intensa
C- Aruaru
D- rua
E- Maria



………………..
04- É palavra oxítona (última sílaba tônica):

A- público
B- intensa
C- Aruaru
D- matadouro
E- Maria
.........................



05- Os frequentes alagamentos da rua Joana Maria de Aruaru em Morada Nova podem revelar muitas questões sociais, ambientais e econômicas, exceto:

A- ausência de políticas públicas e vontade política para o bem de uma população
B- áreas urbanas que enfrentam problemas hidri-sanitários surgem e se multiplicam quando faltam planejamento urbanístico e consciência política e coletiva por parte do eleitorado.
C- a lama faz parte da rotina de pessoas de elevado poder aquisitivo e grande nível de escolaridade.
D- a escola tem um relevante papel na discussão de propostas para a requalificação de regiões de uma coletividade afetadas por problemas que prejudicam a saúde de seus alunos.
E- o poder público é diretamente responsável pela consolidação de problemas urbanos tratados de forma eleitoreira por alguns e de forma insuficiente, improvisada ou precária por outros.
………………………….
06- O nome do distrito moradanovense Aruaru faz referência à presença do aruá (Pomacea canaliculata) nas lagoas da região. O aruá é muito comum na memória de quem já se banhou nas águas dos córregos e riachos do distrito de Aruaru. É parte do ecossistema de uma região que está sofrendo com a ausência de políticas ambientais para resguardar o frágil equilíbrio de uma região afetada pela ação antrópica.



A sequência correta de associação sobre a classificação científica do aruá é:

(1) Reino; (2) Filo; (3) Classe; (4) Ordem; (5) família; (6) Gênero; (7) espécie

(_) Ampullaridae; (_) Mesogastropoda; (_) Pomacea; (_) Mollusca; (_) P. canaliculata; (_) Animalia; (_) Gastropoda


A- 2; 3; 5; 6; 1, 7; 4
B- 5; 4; 6; 2; 7; 1; 3
C- 1; 5; 7; 2; 4; 3; 6
D- 7; 5; 3; 1; 2; 6; 4
E- 4; 6; 1; 7; 3; 2; 5

http://assunapontadalingua.blogspot.com/2014/08/nomes-potiguares.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Aru%C3%A1
………………………….
Admirável gado novo – Zé Ramalho

Ôôô, boi

Vocês que fazem parte dessa massa / Que passa nos projetos do futuro / É duro tanto ter que caminhar / E dar muito mais do que receber

E ter que demonstrar sua coragem / À margem do que possa parecer / E ver que toda essa engrenagem  Já sente a ferrugem lhe comer

Ê, ô, ô, vida de gado / Povo marcado, ê! / Povo feliz! / Ê, ô, ô, vida de gado / Povo marcado, ê! / Povo feliz!

Lá fora faz um tempo confortável / A vigilância cuida do normal / Os automóveis ouvem a notícia / Os homens a publicam no jornal

E correm através da madrugada / A única velhice que chegou / Demoram-se na beira da estrada / E passam a contar o que sobrou!

Refrão

O povo foge da ignorância /Apesar de viver tão perto dela / E sonham com melhores tempos idos / Contemplam essa vida numa cela

Esperam nova possibilidade / De verem esse mundo se acabar /A arca de Noé, o dirigível /Não voam, nem se pode flutuar

Não voam, nem se pode flutuar / Não voam, nem se pode flutuar

Refrão

07- Muitos problemas atrapalham a existência de uma democracia madura, inclusive em Aruaru. Existe uma expressão popular que pode ser associada ao conteúdo da música e às mazelas (dificuldades) da política brasileira no que diz respeito à ação impensada do eleitor que vota em massa. Na “boca do povo”, costuma-se falar em:

A- Curral eleitoral
B- Coeficiente eleitoral
C- Horário eleitoral
D- Justiça eleitoral
E- Palanque eleitoral
…………………………
Uma estratégia que fortalece o “voto de cabresto” em um cacique (chefe) político ou panelinha (coletivo organizado) é aquele que favorece a alternância entre dois grupos majoritários de poder organizados como coligações eleitorais. Por exemplo, nos Estados Unidos da América há os elefantes (partido republicano) e os jumentos (partido democrata). Em Morada Nova, há a disputa entre Castros (Caboré) e Girões (Coruja) atualizada para Galo e Jacaré (13 – PT – e 15 – PMDB), animais do popular (e ilegal) “jogo do bicho”.

08- Em termos de município, uma estratégia eleitoreira para garantir o poder de influência do executivo sobre o legislativo e, ao mesmo tempo, conquistar votos que definam a vitória de um grupo de vários partidos coligados numa eleição direta é:

A- apresentar (financiar direta ou indiretamente) a maior quantidade possível de candidatos ao cargo de vereador para que a soma dos votos dos pequenos candidatos ajude na (re)eleição de um prefeito e de seus vereadores mais representativos a partir da questão do “coeficiente eleitoral” – que garante uma quantidade de vagas no parlamento proporcional à relação entre o número de eleitores e o tamanho de uma coligação eleitoral).
B- realizar debates eleitorais junto aos membros da sociedade
C- impedir a participação de corruptos arrependidos ou de quem se utiliza de igrejas e religiões para uma eleição.
D- analisar o processo de financiamento e os financiadores de campanhas eleitorais
E- respeitar as necessidades populares e não as vontades eleitoreiras.
………………………….

09- É um discurso comum entre os governos eleitos o problema da fonte de recursos para realização das atividades básicas de uma administração pública eficiente. Qual das alternativas a seguir não contribui para a história política propositiva e dinâmica dos representantes políticos de uma comunidade para com o povo em geral?

A- Ampliar a ação e melhorar rotineiramente a estrutura e as equipes profissionais do Centro de Educação Infantil Maria Nadir Barbosa e das escolas José Francisco Sampaio e Joana Paula de Moraes.
B- Combater e promover espaços de reflexão em torno de questões como a gravidez na adolescência, o consumo de drogas (lícitas ou ilícitas), o emprego de ciclomotores como brinquedo por motoristas inconsequentes e o endividamento da população
C- Ampliar a ação e melhorar rotineiramente a estrutura e as equipes de profissionais das Unidades Básicas de Saúde
D- Destruir ou sucatear as garantias sindicais, previdenciárias e trabalhistas ou lutar contra um Plano de Cargos e Carreiras do funcionalismo público sob o discurso da existência de regalias incompatíveis com o modelo das empresas privadas e da meritocracia.
E- Valorizar uma administração transparente e sensível às demandas dos diversos segmentos da sociedade em nome de uma administração voltada para a equidade como princípio norteador.


………….
O Distrito de Aruarú, oficialmente foi criado pelo Decreto Estadual nº 1.156, de 04 de dezembro de 1933, com o nome de São João do Pirangí, porém, modificado para São José do Pirangí, pelo Decreto Estadual nº 378, de 20 de outubro de 1938, porém, face a divisão administrativa realizada em 1933, o nome do distrito foi modificado para Aruarú (Aruarú significa lagoa da Aruá), por força do Decreto Lei Estadual nº 1.114, de 30 de dezembro de 1943 que fixou o Quadro Administrativo do Estado.

10- Dentre as 10 classes de palavras da língua portuguesa, estão os numerais. Em 2083, Aruaru vai comemorar seu primeiro sesquicentenário, isto é:

A- 250 anos
B- 450 anos
C- 350 anos
D- 550 anos
E- 150 anos

 …………………….
Gabarito

1- D
2- E
3- A
4- C
5- C
6- B
7- A
8- A
9- D
10- E

Nenhum comentário:

Postar um comentário