segunda-feira, 25 de maio de 2020

ESCOLA EGÍDIA CAVALCANTE CHAGAS – 1º ANO FILOSOFIA - 25-05-2020 a 29-05-2020


Escola Egídia Cavalcante Chagas
Roteiro de estudos – Professora Melícia (licença Maternidade) – 25-05-2020 a 29-05-2020

Melícia
1
2
3
Geografia
H, I, J
C, D, E, G, H
H, I, J
Sociologia
C, E, F, H, I, J
B, C, D, E, F, H

Filosofia
C



ESCOLA EGÍDIA CAVALCANTE CHAGAS – 1º ANO FILOSOFIA

·         Três grandes religiões monoteístas: cristianismo, judaísmo e islamismo
·         Objetivos radicais: Paz, fraternidade, tolerância, perdão, caridade, compaixão… e sangue em nome da (grandiosidade e preservação da) fé.
·         Um mesmo Deus com sua mensagem interpretada de formas distintas e oportunistas. Por exemplo, um ato de suicídio pode ser interpretado não como pecado na tradição islâmica, mas como martírio.
·         Lógica excludente: se há apenas um Deus, os demais são falsos e seus seguidores, pecadores.
·         Os judeus defendem ser o “povo eleito de Deus” há 4 mil anos
·         João Crisóstomo e outros patriarcas católicos no século 4 definiram os judeus como filhos do demônio e inimigos da humanidade.
·         Judeus são culpados pela morte de Cristo em em 325, (1º Concílio de Nicéia).
·         As fogueiras da Inquisição queimaram milhares de judeus
·         Conversão forçada à doutrina cristã e batismo em massa para evitar a morte das perseguições e um pedaço do paraíso.
·         Em 1389, Lazar, léder das forças sérvias, morreu combantendo as invasões muçulmanas e tornou-se mártir. Os turco-otomanos foram o último império muçulmano.
·         Em 1965, o Concílio Vaticano II corrige o julgamento do 1º Concílio de Nicéia que alimentou 2 milênios de acusações e mortes judeias.
·         No século 7, os exércitos do islã saem da Arábia para invadir o Oriente Médio, o norte da África e a Espanha.
·         Em 1906, as cruzadas do papa Urbano II e os esforços espanhóis desde o século VII encharcaram Jerusalém, a Terra Santa, com sangue.
·         Em 1215, o 4º Concílio de Latrão proibiu o exercício de funções públicas pelos judeus e e decretou a obrigatoriedade de uso de um distintivo identificador sobre as roupas – sementes do histórico antissemitismo genocida que alimentou o Holocausto nazista de Adolf Hitler na Alemanha e Europa do século XX.
·         No reinado de Maria I (Maria Tudor, de 1553 a 1558), o derramamento de sangue deu à rainha o título de Maria, a sanguinária (Bloody Mary), executora dos líderes protestantes: Hugh Latimer, Nicholas Ridley e Thomas Cranmer.
·         Nos anos 90 do século XX, nos Bálcãs são gestados desde o “Os atuais bósnios muçulmanos são descendentes de convertidos ao islamismo, por isso são considerados traidores pelos sérvios, cristãos ortodoxos.
·         Em 1989, os discursos do líder sérvio Slobodan Milosevic lideraram uma carnificina balcânica ao relembrar a morte de Lazar.
·         Matar em nome de Deus não é selvageria ou crime.
·         Século 20 - devoção militante popularmente conhecida como fundamentalismo.
·         Modernidade, democracia, pluralismo, tolerância religiosa, diálogo e a separação entre religião e Estado são problemas na visão dos radicais fundamentalistas que lutam contra a “crise moral” causada pela ausência de Deus e a existência de grupos moderados, conforme as religiões monoteístas, o hnduísmo e o budismo.
·         Rabinos do fundamentalismo judaico do grupo ultraortodoxo Naturei Karta apoiam o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad, que prega a destruição do moderno Estado de Israel considerado herético porque sua ideologia fundadora – o sionismo – rejeitaria Deus e a Torá (o livro sagrado).
·         O fundamentalismo islâmico do grupo egípcio Irmandade Muçulmana, fundado em 1928 baseia-se na sharia – a lei islâmica – e inspirou terroristas como os da Al Qaeda.

CONFLITO – Judeus x Muçulmanos
ONDE – Oriente Médio
QUANDO – Em curso desde 1947
RESULTADO – Mais de 7,5 mil mortos de 2000 para cá

Disputa territorial pela criação do Estado de Israel.
…………………………………….
CONFLITO – Hindus x Muçulmanos
ONDE – Índia e Paquistão
QUANDO – Fim da década de 1950
RESULTADO – 500 mil mortos

Disputa territorial, especialmente pela região da Caxemira, após o fim do domínio colonial britânico sobre a Índia, em 1947. Os muçulmanos se negaram a integrar um país com os hindus e criaram o Paquistão.
……………………………………
CONFLITO – Católicos x Protestantes
ONDE – Irlanda do Norte
QUANDO – Décadas de 1960 a 1980
RESULTADO – Quase 4 mil mortos

Diputa territorial: a maioria protestante (unionista) quer continuar ligada ao Reino Unido; a minoria católica (nacionalista) almeja independência.
……………………………………
CONFLITO – Cristãos x Muçulmanos
ONDE – Bálcãs
QUANDO – Décadas de 1980 e 1990
RESULTADO – Mais de 100 mil mortos

Disputa territorial: o ditador comunista Josip Tito manteve as províncias da Iugoslávia unidas à força até sua morte, em 1980, quando sérvios (ortodoxos), bósnios (muçulmanos) e croatas (católicos) começaram um sangrento conflito.

31 out 2016, 18h36 - Publicado em 18 fev 2011, 22h00 Texto Eduardo Szklarz


EXERCÍCIOS

Durante seu programa “Palavra de Vida” da Record, o bispo Sérgio Von Helder chutou a imagem de Nossa Senhora Aparecida em um culto na Igreja Universal do Reino de Deus na madrugada do dia 12 de outubro de 1995.

01. Atitudes violentas ou desrespeitosas favorecem o conflito entre os homens e os afastam da prática da caridade e do exercício sadio de sua espiritualidade e religiosidade. Por quê?
…………………………………………

Comunidades messiânicas – como a de Canudos liderada por Antônio Conselheiro na Bahia (1893-1897) e da região do Contestado liderada pelo monge José Maria de Santo Agostinho entre o Paraná e Santa Catarina (1912-1916) – despertam o medo de governos constituídos quando sentem a força política de movimentos populares organizados por miseráveis em torno das palavras e das atividades de líderes religiosos.

02. Adianta o homem sonhar com um céu distante e reservado após a sua morte sem lutar coletivamente para construir um mundo melhor para si e para as demas gerações desde agora?
…………………………………………
Para a mitologia romana, quando a flecha do cupido atinge um coração, a paixão e o amor florescem conforme a história mitológica. Para algumas versões da mitologia grega, Eros (a atração ardente) é filho de Afrodite (Vênus), a deusa do amor e Ares (Marte), o deus da guerra. Quando Eros se une a Psiquê (alma), nasce Hedonê (volúpia ou prazer).

03. Prazer é algo humano ou divino?
………………………………………….
Uma mulher que engravida na sua primeira relação sexual, uma mulher de 36 anos que já tem nove filhos e cria dois netos ou uma devota proibida de usar métodos anticoncepcionais por ordem de seu padre ou pastor, uma mulher que sofre INFIBULAÇÃO, uma profissional do sexo, uma mulher traída.

04. Nem todas as mulheres conseguem viver o significado de Hedonê e Eros para a saúde de sua vida sexual e conjugal. Qual o motivo?
............................................................
.
Há vozes governamentais contrárias às medidas de isolamento social no combate à pandemia de COVI-19 sob a alegação de que o mais importante é retomar a atividade econômica a fim de preservar empregos. Porém, em fevereiro de 2020, 12,3 milhões de desempregados, dentro da população economicamente ativa, não estavam conseguindo aproveitar as leis do mercado de trabalho formal brasileiro.

05. Identifique o maldoso senso comum que caracteriza a realidade brasileira atual nos discursos deste primeiro semestre de 2020.
……………………………………………


Nenhum comentário:

Postar um comentário