segunda-feira, 17 de agosto de 2020

FDR - Curso de Literatura Cearense - prova resolvida (erradas 08, 16 e 17) - 17 08 2020

 

Prova Benedito PROVA

 

Questão 1

Os primeiros registros de atividades literárias no Ceará, em 1813, ocorridos durante o governo de Manuel Inácio de Sampaio, foram por meio de reuniões palacianas denominadas de:



Escolha uma:

a. Padaria Espiritual.

b. Academia Francesa.

c. Clube Literário.

d. Oiteiros.

 

Questão 2

No poema “Sou Cabra da Peste”, de Patativa do Assaré, o eu-lírico se define como “cabra da peste”, expressão nordestina que apresenta o sentido de:



Escolha uma:

a. Homem cearense, agricultor e sofredor.

b. Homem valente, corajoso e batalhador.

c. Homem nordestino, poeta e destemido.

d. Homem enfraquecido, raquítico e sofredor.

 

Questão 3

 

O Romantismo no Brasil também se organizou a partir da pesquisa sobre a cultura popular. Esse dado pode ser compreendido na manifestação do folclore nacional, tão rico em suas narrativas. Juvenal Galeno foi um folclorista de destaque e essa vertente pode ser percebida sobretudo no livro:



Escolha uma:

a. Quem com ferro fere com ferro será ferido.

b. A machadada: poema fantástico.

c. Lendas e canções populares.

d. Canções da escola.

 

Questão 4

Nos trechos a seguir, excertos do romance O guarani, identifique as características estéticas predominantes: “Peri, primeiro de todos, tu és belo como o sol, e flexível como a cana selvagem...”; “ A nação Goitacá tem cem guerreiros fortes como Peri; mil arcos ligeiros como o voo do gavião.”



Escolha uma:

a. O personagem ocupa um lugar de liderança na hierarquia e sua valentia está expressa na comparação com elementos da natureza.

b. Os elementos medievais dão o tom da descrição, simbolizada no ideário de castelo e guerreiros.

c. A escolha dos nomes próprios está sedimentada na tradição africana e nos elementos trazidos da natureza da África.

d. O herói é um símbolo do homem branco refinado e sofisticado, que se situa no cenário cosmopolita das cidades.

 

Questão 5

Leia as afirmativas abaixo e assinale “V” para Verdadeiro e “F” para falso.

 

(  ) Castro Alves foi a principal expressão do Condoreirismo no Brasil. Joaquim de Sousa e Barbosa de Freitas foram por ele influenciados.

(  ) O poeta britânico Byron influenciou muitos poetas brasileiros da segunda fase romântica. Entre eles, Antônio Bezerra, Justiniano de Serpa e Antônio Martins.

(  ) Capistrano de Abreu e Araripe Júnior foram membros da Academia Francesa, bem como Rocha Lima e Xilderico de Faria.

(  ) Barbosa de Freitas e Joaquim de Sousa publicaram juntos a coletânea Três liras, com poemas de cunho abolicionista.

A alternativa que contém a resposta correta, observando a sequência de cima para baixo, é:



Escolha uma:

a. F, F, V, F.

b. V, V, V, F.

c. F, F, F, V.

d. V, F, F, F.

 

Questão 6

Sobre o Byronismo, marque “V” para Verdadeiro e “F” para falso.

(  ) George Gordon Byron, ou simplesmente Lord Byron, é um poeta britânico e uma das figuras mais influentes do Romantismo no mundo. “Don Juan” e “A peregrinação de Childe Harold”, poemas narrativos, são duas de suas publicações mais conhecidas.

(  ) Joaquim de Sousa foi jocosamente apelidado de “Byron da Canalha”, pelas características byronianas de sua poética e pelo acento satânico de seus versos.

(  ) Barbosa de Freitas escreveu o poema “Dom Juan Cacique”; pelo próprio título do poema percebe-se a influência direta de Byron.

(  ) O poema intitulado “À minha irmã”, de autoria de Joaquim de Sousa, é considerado por Sânzio de Azevedo um dos melhores poemas do autor e de todo o Romantismo cearense.

 

A alternativa que contém a resposta correta, observando-se a sequência de cima para baixo é:

 

Escolha uma:

a. F, F, V, V.

b. V, V, V, F.

c. F, F, F, V.

d. V, V, V, V.

 

Questão 7

O periódico “O Astro” criado em 1902 em Baturité e que anos depois transferiu-se para Fortaleza, era editado por duas irmãs que foram pioneiras na imprensa cearense. São elas:

Escolha uma:

a. Henriqueta Galeno e Júlia Galeno.

b. Abigail Sampaio e Maria Sampaio.

c. Adelaide Correia do Amaral e Júlia Correia do Amaral.

d. Amélia de Alencar Mattos e Olga de Alencar Mattos.

 

Questão 8

Nos séculos XIX e início do século XX, no Ceará, algumas vozes femininas que enfrentaram a sociedade conservadora, época em que somente os homens poderiam se destacar tanto nas letras como na educação. E muitas, sofreram por causa das rupturas que fizeram para realizar o sonho de liberdade. É a partir dos meados do século XIX, no movimento literário do Romantismo, que passamos a ter a presença de mulheres atuando nesse território da intelectualidade tão dominada pelos homens, mas ainda timidamente. Porém, com o advento do Realismo e do Naturalismo e a literatura realizada por mulheres tomou um impulso maior no Brasil. Destacam-se na escola romântica cearense as seguintes escritoras:

Escolha uma:

a. Ana Facó, Rachel de Queiroz, Francisca Clotilde e Emília Freitas.

b. Francisca Clotilde, Ana Miranda, Emília Freitas e Socorro Acióli.

c. Serafina Pontes, Ana Facó, Emília Freitas e Francisca Clotilde.

d. Emília Freitas, Francisca Clotilde, Heloneida Studart e Ana Facó. ERRADA

 

Questão 9

Leia o seguinte parágrafo, no qual se descreve a hesitação da protagonista do romance Luzia-Homem, de Domingos Olímpio:

“Sentia-se incapaz de amar; carecia-lhe a fraqueza sublime, essa languidez atributiva da função da mulher no amor, a passividade pudica, ou aviltante da fêmea submissa ao macho, forte e dominador, irresistível, como aprendera na intuitiva lição da natureza; essa comovente timidez de novilha ante a investida brutal do touro lascivo, sem prévios afagos sedutores, sem carícias de beijos correspondidos, como nos idílios das rolas mimosas. Não; não fora destinada à submissão. Dera-lhe Deus músculos possantes para resistir, fechara-lhe o coração para dominar, amando como os animais fortes: procurar o amor e conquistá-lo; saciar-se sem implorar, como onça faminta caindo sobre a presa, estrangulando-a, devorando-a.”

Sobre o trecho, marque a opção que lhe dá a melhor interpretação:

 

Escolha uma:

a. A personagem, influenciada pela leitura de romances românticos, tem uma concepção fantasiosa do amor.

b. A descrição cientificista nega radicalmente os valores românticos.

c. A personagem vive uma crise religiosa, sentido-se uma pecadora.

d. A descrição introspectiva mescla uma concepção romântica de feminilidade ao determinismo biológico naturalista.

 

Questão 10

Em que local nasceu a ideia da criação da Padaria Espiritual:

Escolha uma:

a. No Café Elegante.

b. No Café Java.

c. No Café do Comércio.

d. No Café Iracema.

 

Questão 11

Antônio Nobre, poeta português, influenciou os dois poetas simbolistas da Padaria Espiritual. Quais são eles:

Escolha uma:

a. Sabino Batista e Álvaro Martins.

b. Lopes Filho e Lívio Barreto.

c. Tibúrcio de Freitas e Ulisses Bezerra.

d. Antônio de Castro e X. de Castro.

 

Questão 12

A capa da capa da primeira edição de Pauliceia desvairada, de Mário de Andrade é de autoria do escritor:

 

Escolha uma:

a. Oswald de Andrade.

b. Jáder de Carvalho.

c. Sidney Netto.

d. Guilherme de Almeida.

 

 

Questão 13

Maracajá e Cipó de Fogo são considerados:

 

Escolha uma:

a. Dois suplementos literários de teor modernista do Jornal O Povo.

b. Duas peças teatrais.

c. Dois livros modernistas cearenses.

d. Dois poemas modernistas de Sânzio de Azevedo.

 

 

Questão 14

A primeira edição do Salão de Abri, em 1943, foi realizada por qual entidade/grupo?



Escolha uma:

a. Sociedade Cearense de Artes Plásticas (Scap).

b. União Estadual de Estudantes (UEE).

c. Centro Cultural de Belas Artes (CCBA).

d. Clube de Literatura e Arte (Clã).

 

Questão 15

Escolha entre as alternativas abaixo aquela que, obedecendo a sequência do texto, preenche corretamente os espaços.

“Essa geração representa uma volta da poesia à sua depuração formal e à restauração de certos gêneros fixos como o__________. Existe uma certa preocupação no sentido de selecionar temas e expressões formais, vigiando a emoção por um esforço de ______________.”



Escolha uma:

a. Soneto e a crônica, subjetivismo e universalismo.

b. Soneto e a ode, objetivismo e intelectualismo.

c. Poema e a ode, objetivismo e universalismo.

d. Poema e a prosa, subjetivismo e regionalismo.

 

Questão 16

Sobre o poeta José Alcides Pinto, leia as seguintes afirmações e marque a sequência correta:

 

I. No Ceará, o poeta e ficcionista José Alcides Pinto (1923-2008) foi, em 1960, o principal responsável pela inserção do movimento no estado.

II. Alcides Pinto se correspondia frequentemente com os irmãos Haroldo e Augusto de Campos através de cartas.

III. Além de precursor do concretismo cearense, transitou por diversos gêneros: foi poeta, ficcionista, teatrólogo, crítico literário, ensaísta, contista e memorialista.

IV. É conhecido por muitos como o poeta “maldito”, pois cultivava temas relacionados com a morte, o diabo e a miséria humana.

 

Estão corretas as afirmativas:



Escolha uma:

a. I, II e IV.

b. I, II, III e IV.

c. I, III e IV. ERRADA

d. II, III e IV.

 

Questão 17

Três contos da literatura cearense ilustram o evento fantástico, de diferentes modos, por meio de quadros e suas gravuras. Sobre eles é correto afirmar:

 

( I ) “O homenzinho que entrou numa tela”, de Rosemberg Cariry, conta a história de um homem que entra numa tela para se integrar à paisagem, mas é expulso por um leão feroz.

( II ) Em “Escadaria”, de Mônica Serra Silveira, a personagem entra no cenário de um desenho, depois retorna à realidade, como se o a viagem não implicasse à transgressão do real.

( III ) No conto “Quadros em movimento”, de Lourdinha Leite Barbosa, “os personagens” saem das telas pintadas, deixando-as completamente brancas.

Estão corretas as alternativas:

Escolha uma:

a. I e II.

b. I, II e III.

c. II e III.

d. I e III. ERRADA

 

Questão 18

Embora sejam ambos gêneros poéticos populares, o cordel e a poesia matuta se distinguem por uma série de fatores, entre os quais:

 

Escolha uma:

a. A poesia-matuta mistura-se aqui e ali com a prosa.

b. O cordel não trata de questões ligadas ao sertão nordestino, que é uma marca central da poesia matuta.

c. O cordel não é escrito de improviso, ao contrário da poesia matuta.

d. O poeta matuto procura reproduzir a fala muito própria do sertanejo (muié, cuié, etc.).

 

Questão 19

Assinale a alternativa abaixo que completa o texto a seguir:

O jornal __________ desempenhou papel importante para que se desenvolvesse em __________ um ambiente propício à floração do cordel. Nesse processo, através da seção __________, trouxe aos poucos letrados de Juazeiro poemas em cordel do paraibano __________ e do alagoano __________. Ao mesmo tempo, serviu de espaço para a difusão da criação poética de autores cearenses locais.

 

Escolha uma:

a. O Rebate; Juazeiro do Norte; “Lyra Popular”; Leandro Gomes de Barros; Pacífico Pacato Cordeiro Manso.

b. O Correio do Ceará; Juazeiro do Norte; “Poesia Popular”; Leandro Gomes de Barros; Patativa do Assaré.

c. O Rebate; Crato; “Poesia Popular”; José Bernardo da Silva; Expedito Sebastião da Silva.

d. O Correio do Ceará; Crato; “Lyra Popular”; José Bernardo da Silva; Pacífico Pacato Cordeiro Manso.

 

Questão 20

Por que o escritor e professor de literatura Peter Hunt afirma que escrever literatura é ainda mais difícil?

 



Escolha uma:

a. Porque é preciso usar uma linguagem muito difícil e com um vocabulário rebuscado.

b. Porque é preciso escrever livros muito extensos, com infinitas páginas.

c. Porque é preciso escrever um texto muito curto sem nenhuma qualidade literária.

d. Porque é preciso manter uma preocupação estética mesmo quando há a exigência de limitação em relação à extensão do texto e ao emprego de vocabulário acessível.

 

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