sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Geografia 2º ano: Capítulo 04 - Globalização, comércio mundial e blocos econômicos (p. 90, 91, 93, 94)

GEOGRAFIA – 2º ano

 


 

O comércio internacional é uma parcela considerável do comércio entre países: fretes, turismo global, serviços de informática, atividades culturais e desportivas, prestação de serviços a empresas (telemarketing, call center, contabilidade, consultoria), entre outras

 

Para inserir-se no mercado global os países abdicam a possibilidade de efetuar uma política nacional, tanto

econômica quanto social.

 

A OMC (Organização Mundial do Comércio) criada em 1995, tenta estabelecer as normas das relações comerciais, também em relação a propriedade intelectual e patentes (documento que atesta o direito de uma pessoa ou empresa a um invento, por exemplo a fórmula de um medicamento).

 

Os países desenvolvidos criam barreiras não tarifárias (protecionismo disfarçado) através da:

 

Defesa Comercial - o dumping (prática internacional em quesão comercializados mercadorias com os preços  muitos baixos).

Imposição de Cotas – Medida que limita a quantidade que pode ser importada de um certo produto.

Defesa técnica - o produto não apresenta tecnologia adequada.

Subsídios – Ocorre na forma de ajuda financeira (direta ou indireta) do governo a certos setores produtivos, com o intuito de torná-los mais competitivos.

Barreiras fitossanitárias – Medidas aplicadas principalmente sobre produtos agropecuários com o estabelecimento de rigorosas normas justificadas por questões sanitárias. A importação de produtos pode ser

impedida quando são detectadas doenças em rebanhos, ou produtos agrícolas que foram cultivados com excesso de agrotóxicos, fertilizantes, etc.

 

Um Bloco Regional é uma organização entre países com o objetivo de se fortalecerem economicamente;

Estabelecem relações econômicas e sociais, com certos privilégios a partir de interesses comuns;

 

Essa regionalização da economia ganhou força no mundo todo a partir da década de 90, e hoje grupos economicamente fortes dominam o cenário internacional;

 

Geralmente o fator geográfico favorece a criação do bloco, promovendo a integração entre países vizinhos;

 

Há também blocos que ultrapassam os limites de seu continente e países que fazem parte de mais de um bloco econômico ao mesmo tempo.

 

ETAPAS PARA A FORMAÇÃO DE BLOCOS REGIONAIS

Zona de Livre Comércio, União Aduaneira, Mercado comum, União monetária e econômica

 

Atividade

1. Por que um mesmo carro é mais barato em alguns estados do Brasil do que em outros?

2. A união entre países de um bloco econômico não significa fechamento a outras parcerias. Por quê?

3. Por que desenvolvimento econômico sem justiça social é ruim para o desenvolvimento global?

4. Como as religiões e as decisões de governo interferem nos blocos econômicos?

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