terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Tecnologias para aprender - Carla Viana COSCARELLI (2016)

 "É necessário incluir no contexto escolar uma pedagogia que valorize e reconheça o universo multimidiático e multissemiótico marcado pelos ambientes digitais (...)" (p. 20).


O letramento refere-se a "mecanismos de produção, reprodução e difusão da linguagem" (p. 21).


"não é suficiente equipar as salas de aula com recursos tecnológicos variados, mas repensar os ambientes de aprendizagem para que eles levem em conta novas formas de organizar os saberes e de lidar com textos de diferentes mídias" (p. 24).


Sobre "uso das mídias digitais nas práticas escolares, nos confrontamos com as crenças dos professores [...]. Essas crenças, muitas vezes, baseiam-se em métodos prescritivos, que ressaltam a transmissão de conteúdos e priorizam a aquisição de conceitos pouco vinculados à realidade e à vida cotidiana" (p. 27).


ZACHARIAS, Valeria R. de C. Letramento digital: desafios e possibilidades para o ensino. (p. 15-30). In COSCARELLI, Carla Viana. *Tecnologias para aprender* (org.). São Paulo. Parábola Editorial, 2016. 192p. (Linguagens e tecnologias; 3).


****""""****""""""*****"""""

"Para o mundo de hoje, com uma 'paisagem comunicacional' muito diversa e complexa, seria ideal que pudéssemos mobilizar muitas linguagens e manejá-las com muitas modulações, com bastante consciência dos recursos a serem usados e dos efeitos desejados para ficarmos mais íntimos da produção do texto, mesmo o mais sutilmente multimodal, como uma redação do ENEM, por exemplo (que não admitiria desenhos)" (p. 41).


RIBEIRO, Ana E. Leitura, escrita e tecnologia: questões, relações e provocações. (p. 31-42).

****----****-----****


"[...] modo semiótico é a materialidade utilizada na produção de um texto" (p. 43).


"Os conjuntos de habilidades de leitura que um sujeito possui formam uma matriz de habilidades recursivas, das quais o leitor lança mão, à medida que lê o texto" (p. 48).


"[...] não saber inferir prejudica a leitura em qualquer meio" (p. 59).


A escola é a "agência da qual se espera a promoção sistematizada de letramentos significativos" (p. 59). 


PAIVA, Francis A. Leitura de imagens em infográficos (p. 43-60).

xxxxxxxxxxxxx


"[...] não podemos desconsiderar o contexto social no qual a leitura acontece, assim como também não podemos deixar de considerar a identidade, a história e as experiências do leitor. Esses aspectos são essenciais para a leitura porque direcionarão o processo de construção de significado, que é, sobretudo, um processo inferencial" (p. 68).


Os conceitos de leitura e navegação de textos digitais/online "são parte de uma concepção mais ampla e mais atual de leitura" (p. 80).


COSCARELLI, Carla V. Navegar e ler na rota do aprender (p. 61- 80).

.......


"[...] a discussão sobre textos e suportes ainda apresenta alguns conflitos, principalmente devido à multiplicidade de formas que os textos têm assumido com as tecnologias digitais" (p. 83).


"[...] um bom navegador é aquele que reconhece e compreende a lógica que subjaz às interfaces, ou as marcas que orientam rotinas e as tornam mais coerentes e estáveis" (p. 85).


"Compreender a sintaxe a partir da qual operam as interfaces gráficas digitais auxilia, portanto, a navegação por esses ambientes" (p. 86).


NOVAIS, Ana E. Lugar das interfaces digitais no ensino de leitura. (p. 81-94).

.........


"Mais que saber ler e escrever, ser letrado é ser capaz de desenvolver com habilidade a leitura e a escrita em diferentes situações sociais" (p. 102).


"A linguagem não verbal é significativa e, no meio digital, isso tomou proporção ainda maior, já que as possibilidades e facilidades de apresentação de conteúdos de leitura com diferentes modos de representação de sentidos foram ampliadas pelas novas tecnologias" (p. 112).


AZEVEDO, Ranielli. *INTERAÇÃO.GOV.BR: exercício de leitura e cidadania (p. 95-114).

............


"'Letramento em marketing' é a capacidade/habilidade de compreender e analisar criticamente os 'textos' de marketing, considerados em sua linguagem verbal, imagética, sonora, auditiva e como campo discursivo, revelando as estratégias retóricas usadas nas mensagens de caráter publicitário" (p. 118).


"Se a educação deve, idealmente, privilegiar a reflexão crítica, valorizar as responsabilidades individuais perante a coletividade, dar uma noção histórica à vida das pessoas, ou seja, o que ocorreu no passado e o que se pode fazer hoje para melhorar o futuro, essa postura vai contra o consumo desenfreado, a intensa individualidade e o narcisismo, a crescente presença das marcas e suas mensagens de estímulo às compras, à mercantilização das relações sociais" (p. 134).


BETHÔNICO, Jônio M.; FRADE, Isabel C. A. da S. Formação de consumidores críticos: letramento em marketing. (p. 115-134).

..........


"[...] o processo de 'letramento digital' implica a formação de leitores aptos a intervir nos sites da chamada web 2.0, ou seja, em ambientes digitais que se caracterizam não só pela intensa participação dos envolvidos, mas também por se modificarem em função das negociações e apropriações estabelecidas pelos produsers"  (p. 144).


D'ANDRÉA, Carlos. Processos editoriais na Wikipedia: desafios e possibilidades da edição colaborativa. (p. 135-144)

...........

"O brincar, atividade lúdica por excelência, é uma necessidade do ser humano e proporciona a socialização do indivíduo no ambiente onde ele vive, sendo considerado como meio de expressão e de aprendizado" (p. 146).


"[...] o brincar sempre esteve presente entre os diferentes grupos como uma atividade repleta de sentidos, configurando, portanto, uma ocupação vital" [...] (p. 146).


"O brincar também envolve atividades físicas, mentais, sociais, comunicativas e emocionais, fundamentais para o desenvolvimento humano" (p. 147).


"[...] a criança interage com o mundo, vivenciando formas especificamente infantis de inteligibilidade, representação e simbolização" (p. 149).


"O uso de jogos, brincadeiras e materiais digitais devem ser garantidos na escola como forma de qualificação da prática pedagógica" (p. 158).


GOMES, Suzana dos S. Infância e tecnologias. (p. 145-158).

........................

"Muitos se apropriam de [...] recursos multimidiáticos apenas como 'adornos' para as aulas, na esmagadora maioria das vezes, sem definir objetivos didático-pedagógicos para seu uso nem relacioná-los aos conteúdos de ensino" (p. 161).


""O letramento digital deve ser pensado como 'letramentos digitais', que envolvem inúmeras práticas sociais e concepções [...]" (p. 163).


"[...] novas interfaces para participar de outras práticas sociais em ambiente digital" (p. 174).


RIBEIRO, Andréa L. Jogos online no ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. (p. 159-174).

Nenhum comentário:

Postar um comentário