quinta-feira, 16 de abril de 2015

Geografia para estudantes da educação Básica

Geografia – espaço e vivência 8º ano
Atual editora
Autores: Levon Boligan, Rogério Martinez, Wanessa Garcia e Andressa Alves
Capítulo 4 – O cenário geopolítico mundial: do bipolar ao multipolar

Após a segunda Guerra, os países europeus foram vítimas de um processo de definhamento. Estados Unidos e União Soviética se levantaram como potências econômicas, militares e nucleares que bipolarizaram o mundo em uma parte capitalista e outra socialista respectivamente de 1945 até 1989, período denominado de tensão armada denominada como Guerra Fria.
Sistemas político-econômicos
Orientam as relações entre os indivíduos, as instituições e os meios de produção.
SISTEMA
ORIGEM
FUNDAMENTOS
PROBLEMAS
CAPITALISMO
Consolidado após a revolução industrial, especialmente na Inglaterra, França e Alemanha dos séculos XVIII e XIX.
Economia de Mercado, formação de cartéis e/ou monopólios, livre concorrência, busca do lucro, valorização da propaganda, predomínio da propriedade privada, meios de produção (terra, indústria, empresas etc) pertencentes a poucos, sociedade dividida em classes.

Distorção da relação Capital X trabalho, devastação da natureza, aumentos das desigualdades sócio-econômicas, desvalorização do ser humano em função dos bens materiais, CONSUMISMO IRRACIONAL, INJUSTIFICADO E DESENFREADO.

SOCIALISMO
Inspirado em Karl Marx e Friedrich Engels na Rússia do século XIX, posto em prática com a revolução que destronou a monarquia russa em 1917 e fortalecido com a criação da União das Repúblicas Socialistas em 1922. Foi adotado por Cuba, China e alguns países da África e da Ásia já no século XX.
Socialização dos meios de produção (a foice – os camponeses – e o martelo – os operários – representam a união de forças para a produção e a partilha dos bens, produtos e serviços), Sociedade sem divisão de classes, economia planificada e controlada pelo estado.
Divergência entre o modelo socialista proposto por Marx e Engels e o modelo que se tornou o SOCIALISMO REAL, excessivamente burocrático e centralizador. Insatisfação popular com medidas isolacionistas e anacrônicas tomadas pelo governo soviético.

Comunidade de Estados Independentes (CEI)
A partir dos anos 1990, a União Soviética foi desmembrada em 15 países. Exceto pelos países bálticos – Estônia, Lituânia e Letônia – os demais formaram a Comunidade de Estados Independentes. Nesse contexto, a Rússia como principal herdeira da extinta União Soviética consolidou sua influência sobre os demais.
O cenário geopolítico atual: o mundo multipolar
O capitalismo se consolidou no panorama mundial. Basicamente, a região dominada por Estados Unidos, União Europeia e Japão são três pontos de poder global num mundo que ainda conta com o crescimento da influência da CEI, da China (por seu acelerado crescimento econômico) e do Oriente Médio (por afinidades religiosas entre seus membros).

Atualmente, desde a crise do modelo socialista, há um momento de redefinição de áreas de hegemonia socioeconômica entre os países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário