sexta-feira, 1 de abril de 2011

Literatura Brasileira - Realismo II

REALISMO/NATURALISMO

(1881 - 1893)

v Panorama histórico:

- Socialismo, cientificismo, evolucionismo, positivismo, lutas antiburguesas, 2ª Rev. Industrial;

Em 1881, com a publicação de “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, inicia-se o Realismo no Brasil.

No Brasil: abolição, República, romance naturalista, poesia parnasiana.

Características do Realismo:

v Objetivismo;

v Descrições e adjetivações objetivas;

v Linguagem culta e direta;

v Mulher não idealizada; real. Ex.: Marcela e Virgília (Memórias Póstumas de Brás Cubas), Sofia (Quincas Borba)...

v Amor e outros interesses subordinados aos interesses sociais;

v Herói problemático;

v Narrativa lenta, tempo psicológico;

v Personagens trabalhados psicologicamente.

Principal autor:

Machado de Assis com “Memórias Póstumas de Brás Cubas” (1881); “Quincas Borba”, “Dom Casmurro”, “Esaú e Jacó” e “Memorial de Aires”.

MACHADO DE ASSIS E O ROMANCE REALISTA

ü 1ª FASE (Tendências românticas) Obras: Ressurreição, A mão e a luva, Helena, Iaiá Garcia

Características Gerais:

- crença nos valores da época;

- estrutura de folhetim

- esquematismo psicológico.

ü 2ª FASE (Tendências realistas)

- Obras: Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro, Esaú e Jacó e Memorial de Aires.

Características Gerais:

- Análise psicológica (os seres vistos em sua complexidade psíquica)

- Análise dos valores sociais (os valores que a sociedade cria para justificar sua própria existência)

- Pessimismo (descrença nos indivíduos e na organização social)

- Ironia (o chamado “sense of humor”, inspirado nos ingleses Stern e Swift)

- Refinamento da linguagem narrativa.

ü Principais personagens:

ü Brás Cubas, Vigília, Quincas – (Memórias Póstumas de Brás Cubas)

ü Bentinho, Capitu, Escobar, José Dias, – (Dom Casmurro)

ü Quincas Borba, O cão e o Filósofo, Rubião, Sofia e Palha – (Quincas Borba)

ROMANTISMO x REALISMO

Principais diferenças entre Romantismo e Realismo:

Ø ROMANTISMO (1836-1881)

- Ênfase na fantasia;

- Predomínio da emoção;

- Proximidade emocional entre autor e os temas;

- Subjetividade;

- Escapismo (literatura como fuga da realidade);

- Personagens idealizados;

- Nacionalismo;

Ø REALISMO (1881 – 1893)

- Ênfase na realidade;

- Predomínio da razão;

- Distanciamento racional entre o autor e os temas;

- Objetividade;

- Engajamento (literatura como forma de transformar a realidade)

- Retrato fiel das personagens;

- A mulher numa visão real, sem idealizações...

- Universalismo.

Ø Naturalismo (características)

- Determinismo biológico;

- Objetivismo científico;

- Temas de patologia social;

- Observação e análise da realidade;

Ser humano descrito sob a ótica do animalesco e do sensual;

- Linguagem simples;

- Descrição e narrativa lentas

- Impessoalidade;

- Preocupação com detalhes.

Principais autores: Aluísio Azevedo,

“O mulato”, em 1881: início do Naturalismo no Brasil; “O Cortiço”,

Raul Pompéia, “O Ateneu”.

DIFERENÇAS ENTRE REALISMO E NATURALISMO

ü REALISMO

- Forte influência da literatura de Gustave Flaubert (França).

- Romance documental, apoiado na observação e na análise.

- A investigação da sociedade e dos caracteres individuais é feita “de dentro para fora”, por meio de análise psicológica capaz de abranger sua complexidade, utilizando a ironia, que sugere e aponta, em vez de afirmar.

- Volta-se para a psicologia, centrando-se mais no indivíduo.

- As obras retratam e criticam as classes dominantes, a alta burguesia urbana e, normalmente, os personagens pertencem a esta classe social.

- O tratamento imparcial e objetivo dos temas garante ao leitor um espaço de interpretação, de elaboração de suas próprias conclusões a respeito das obras.

ü Naturalismo

- Forte influência da literatura de Émile Zola (França).

- Romance experimental, apoiado na experimentação e observação científica.

- A investigação da sociedade e dos caracteres individuais ocorre “de fora para dentro”, os personagens tendem a se simplificar, pois são vistos como joguetes, pacientes dos fatores biológicos, históricos e sociais que determinam suas ações, pensamentos e sentimento.

- Volta-se para a biologia e a patologia, centrando-se mais no social.

- As obras retratam as camadas inferiores, o proletariado, os marginalizados e, normalmente, os personagens são oriundos dessas classes sociais mais baixas.

- o tratamento dos temas com base em uma visão determinista conduz e direciona as conclusões do leitor e empobrece literariamente os textos.

ALUÍSIO AZEVEDO
(1857-MA,1913–BUENOS AIRES)

ü Principais características:

- Expressão de destaque no naturalismo brasileiro;

- Sua linguagem literária era chocante, objetiva e direta. Procurava denunciar pela palavra a miséria, a corrupção moral. Muitos de seus personagens são doentes físicos, mentais, vítimas de suas próprias imperfeições.

- Demonstrava nítida preocupação com as classes marginalizadas pela sociedade.

OUTRAS OBRAS

- O Mulato

- Casa de Pensão

- O Cortiço (obra máxima do Naturalismo brasileiro).

O CORTIÇO

- Revelação da miséria urbana

- Enfoque nas classes marginais

- Determinismo do meio (tese dominante)

- Domínio do coletivo sobre o individual

- Desagregação dos instintos

- Principais personagens: João Romão, Bertoleza, Miranda, Jerônimo, Rita Baiana e Pombinha.

RAUL POMPÉIA

(1863 – 1895)

ü Principais características:

- Nasceu em Angra dos Reis e suicidou-se no Rio de Janeiro, na noite de Natal.

- Sua obra “O Ateneu” apresenta inspiração na adolescência do autor (estudou num colégio interno, o Colégio Abílio)

- Sua técnica se prende ao Impressionismo em que o artista enfatiza a impressão que a realidade despertou nele.

PARNASIANISMO

“ARTE PELA ARTE”

ü Parnasianismo:

- Surge na França como reação à poesia romântica

- Procura corresponder, em poesia, ao Realismo na prosa

ü Características do Parnasianismo:

- Objetividade e impessoalidade do poeta

- Culto à Forma, entendida como métrica, rima e versificação.

- Utilização de fórmulas poéticas fixas como o soneto.

- “Arte pela Arte”: a arte só tem compromisso com ela mesma

- Tema principal: a mitologia greco-latina

PARNASIANISMO NO BRASIL

- Literatura descompromissada das elites

- Absoluto domínio em termos de prestígio

- Formação da tríade parnasiana

- Uma das causas da Semana de Arte Moderna

ü TEMAS:

- A mitologia e a história greco-romana

- A natureza

- O amor sensual

- A pátria

ü OLAVO BILAC (Principal poeta)

ü OBRAS:

- Poesias

- Tarde

PRINCIPAIS POEMAS

- In extremis

- O caçador de esmeraldas

- Via-láctea

- Profissão de fé

- Sarças de fogo


http://pessoal.educacional.com.br/up/4380001/1434835/t139.asp
01/04/2011, 07:43
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El parnasianismo surge como una antítesis del romanticismo y esta oposición tiene como causa lo que los parnasianos consideraban sus «excesos»; exceso de subjetivismo, hipertrofia del yo —crecimiento excesivo y anormal—, exceso de sentimiento. De allí que los parnasianos preconizaran una poesía despersonalizada, alejada de los propios sentimientos y con temas que tuvieran que ver con el arte, temas de por si sugerentes, bellos, exóticos, con una marcada preferencia por la antigüedad clásica, especialmente la griega, y por el lejano Oriente.

En lo referido al estilo, los parnasianos cuidaban mucho la forma. Continente y contenido debían marchar de acuerdo. De esta manera, si los románticos demostraron una preocupación por los sentimientos, los parnasianos lo hicieron por la belleza.

El lema del parnasianismo era «el arte por el arte», arte visto como forma y no como contenido. Arte que estuviese comprometido con la realidad social.

Las características del parnasianismo son muchas. Entre ellas podemos encontrar que representa una reacción contra el subjetivismo poético y un desprecio contra la emoción poética. El escritor parnasianista busca la perfección mediante una poesía descriptiva.


http://es.wikipedia.org/wiki/Parnasianismo
01/04/2011, 07:56

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The Parnassians were influenced by Théophile Gautier and his doctrine of art for art's sake. In reaction to the looser forms of romantic poetry, and what they saw as excessive sentimentality and undue social and political activism in Romantic works, the Parnassians strove for exact and faultless workmanship, selecting exotic and classical subjects which they treated with rigidity of form and emotional detachment. Elements of this detachment were derived from the philosophical work of Arthur Schopenhauer.


http://en.wikipedia.org/wiki/Parnassianism
01/04/2011, 07:58

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