terça-feira, 9 de outubro de 2012

PROJETO JOVEM DE FUTURO




ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO EGÍDIA CAVALCANTE CHAGAS

EGIDART – Feira de Linguagens, Esporte, Literaturta, Arte e Cultura

COMO SE APLICA
A EGIDART é uma espécie de feira interdiscplinar que reúne trabalhos da área de Linguagens e Códigos referentes às disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Física e Artes. Caracteriza-se por ser uma ação concomitante ao processo educacional realizado nos duzentos dias letivos nas salas de ensino médio da ESCOLA EGÍDIA. O evento culmina em um dia de apresentações de tudo o que foi construído ao longo de um ano das aulas com o objetivo de apresentar ao público em geral as competências e habilidades dos alunos dentro de suas aptidões. Durante o evento há um efetivo intercâmbio sócio-cultural entre alunos, professores, funcionários, família e comunidade moradanovense. Seus talentos são trabalhados de maneira que os conteúdos teóricos são tornados concretos em atitudes.

MATERIAL QUE COMPÕE A METODOLOGIA
A EGIDART baseira-se na elaboração de material impresso, digital e verbal a respeito da organização, divulgação e registro do evento entre os quais:
  • Cartazes, convites e folders de divulgação produzidos com a logística, o apoio e/ou os recursos de alunos, professores, funcionários e comunidade escolar da escola Egídia.
  • Registros fotográficos e filmagens da culminância do evento e de suas etapas estruturantes.
  • Registro em plano de aula dos professores e em pauta de reuniões coletivas da área.

RESULTADOS PRÁTICOS
A EGIDART prioriza a tomada de atitude por parte dos agentes do saber em construção. Daí resultam:
  • Desenvolvimento e divulgação das habilidades do corpo discente e docente.
  • Socializalação do conhecimento teorizado nos livros didáticos.
  • Inserção social da comunidade em geral e da família nas atifidades escolares.
  • Conscientização sócio-ambiental da necessidade de conservar e respeitar homem e seu meio-ambiente como duas faces de uma intricada teia de interdependências marcadas ideologicamente.
  • Reconstrução do fazer artístico a partir de práticas lúdicoculturais.
  • Utilização responsável e ecológica de materiais recicláveis.
  • Criação de um espalo propício ao desenvolvimento do fazer didático-pedagógico dentro de uma perspectiva artístico-cultural pessoal e ao mesmo tempo coletiva.

COMO ACONTECE
A EGIDART ocorre de maneira plena em uma feira realizada durante os turnos mannhã, tarde e noite. Neste momento, os alunos apresentam a si e a suas produções nos vários espaços físicos da escola. O momento de feira, de apresentação de saberes, de exposição artístico-cultural-literária de trabalhos é o resultado de um conjunto de ações realizada durante o ano letivo para associar teoria e prática.

QUANDO ACONTECE
As duas edições anteriores consagraram até a edição 2012 o segundo semestre letivo como a época mais adequada até as presentes discussões para a realização da EGIDART.

POR QUE ACONTECE
A EGIDART acontece porque a construção do ato de pensar, saber, conhecer e realizar é histórico-culturamente marcado por ações concretas e públicas. Para que o aluno possa construir-se como cidadão é necessário uma postura interdisciplinar e transdisciplinar pautada no respeito e na valorização do ser humano em suas variadas manifestações. Assim o aluno pode atribuir significados ao que estuda.

Participaram da elaboração deste texto:
Vilaneuda (PCA de linguagens e códigos da escola Egídia)
Benedito (Professor e coordenador)
José Maria
Rogério
Paulo Rogimário
Alex
Morada Nova, 09/10/2012, 10:30

Nenhum comentário:

Postar um comentário