quarta-feira, 31 de outubro de 2012

PJF Monitoria Ambiental


COMO SE APLICA
A monitoria ambiental é uma ação desenvolvida de forma interdiscplinar para levar o aluno a assumir sua função como agente social das transformações que sua sociedade anseia ao longo do processo de interações intersubjetivas. O projeto se apresenta à comunidade como uma vertente pedagógica do processo de ensino-aprendizagem pretendido pelos documentos educacionais derivados do texto legal da LDB/1996. A proposta existe há dois anos. Sua realizaçãoob a orientação da coordenação pedagógica da escola Egídia e referendada pelas orientações da SEDUC-CREDE 10. A intenção do projeto é atender pessoas e famílias que se encontram basicamente em situação de vulnerabilidade econômico-social, risco alimentar e sanitário e carência afetivo-socializante. Fruto das inquietações dos alunos diante de injustiças detectadas na sede do município de Morada Nova, o projeto reforça a importância crucial do protagonismo junvenil para a efetivação do duplo papel da escola como ambiente de informação e de formação.

MATERIAL QUE COMPÕE A METODOLOGIA
A monitoria ambiental é composta de um capital imaterial e de um material. O primeiro envolve o aspecto do contato interpessoal aluno-comunidade. O segundo é composto das várias formas de registro documental em formato escrito e simbólico para a transmissão das etapas e culminância do evento. Sendo assim, seu material é composto de:
  • Blusas para a equipe de coordenação, impressos de divulgação que promovam a escola Egídia e seus alunos.
  • Produção de foto, vídeos, slides e montagens antes e durante e depois da culminância do evento.
  • Mudas de plantas.
  • Material de lembranças para distribuição aos alunos.

RESULTADOS PRÁTICOS
A Monitoria promove a união de esforços em prol do bem-estar como benefício coletivo intergrado ao meio ambiente de forma produtiva e responsável. Daí resultam:
  • Ampliação das ações de apoio ao meio-ambiente em todo e qualquer momento e espaço.
  • Intervenção prática do corpo discente – como sujeito de fato e de direito – em ações extra-escolares.
  • Desenvolivmento do senso de respeito e de valorização a ambientes em dificuldades de manejo.
  • Desmistificação dos sentidos capitalistas do uso do ambiente circundante.
  • Valorização do senso de trabalho colaborativo na solução de problemas sociais e ambientais.
  • Incentivo a soluções forjadas na parceria escola-família-comundade-sociedade-iniciativa privada.
  • Formação de uma consciência ambiental em torno da construção de uma sociedade mais madura.
  • Elaboração de material para constituir uma midiateca com material impresso e digital suficiente para desenvolover pesquisas sobre a pessoa humana em contextos interacionais específicos.

COMO ACONTECE
A monitoria se realiza durante todo o ano letivo. Ela se corporifica mais visivelmente durante a semana do meio ambiente em junho quando ocorre a culminância da Gincana Ecológica. Tal gincana motiva a escola a se organizar e refletir sobre a preservação do meio ambiente escolar e por conseguinte do ambiente em que as pessoas vivem, seja natural ou artificial, seja pequeno ou amplo.

QUANDO ACONTECE
As tarefas e considerações que constituem a monitoria ambiental se efetiva durante todo o ano letivo e se mistura a todas as ações desenvolvidas no ambiente escolar em momentos oportunos.

POR QUE ACONTECE
A Monitoria Ambiental acontece porque não é possível que a sociedade se curve diante dos ditames da sociedade do consumo. Por isso, ela atua para preparar o aluno para agir como um monitor, como um agente da preservação de seu meio-ambiente e, por conseguinte, de si próprio. Não é uma simples mudança de pessoa, mas uma mudança de perspectiva e de tomada de consciência sobre a importância de recilcar, reaproveitar e reutilizar ideias desgastadas.

Participaram da elaboração deste texto:
Coordenação Pedagógica

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