ESCOLA
DE ENSINO FUNDAMENTAL E
MÉDIO EGÍDIA CAVALCANTE
CHAGAS
Projeto
de Formação Histórico-Cultural
COMO
SE
APLICA
No
início do ano letivo é escolhido uma temática relacionada com a
área de Ciências Humanas. Professores e alunos realizam visitas a
locais de comprovada relevância sócio-histórico-cultural para sua
comunidade local e para outras áreas mais e menos distantes ao seu
entorno. As ações são de caráter didático, pedagógico,
turístico e cultural.
MATERIAL
QUE
COMPÕE
A
METODOLOGIA
As
atividades e recursos empregados são:
- Concurso temático de redação para alunos dos três turnos da escola Egídia.
- Pesquisa e estudo da região a ser visitada a fim de unir conhecimento prático e teórico.
- Excursão a um local previamente escolhido como aula de campo em transporte destinado para tanto.
RESULTADOS
PRÁTICOS
O
projeto de formação histórico-cultural prevê:
- Suporte vivencial prático e dinâmico aos docentes e dicentes.
- Elaboração e divulgação de um vídeo-documentário sobre o projeto e a viagem histórico-cultural.
- Utilização em sala de aula do material virtual e escrito, fotos e vídeos produzidos durante o projeto e a viagem.
- Criação de um arquivo de imagens e vídeos para enriquecimento da biblioteca da escola Egídia.
COMO
ACONTECE
O
projeto se efetiva através de seminários, palestras e aulas
expositivas em sala de aula e por meio de uma visita in loco a um
local relevante para o enriquecimento pedagógico do conhecimento
teorizado durante o ano letivo.
QUANDO
ACONTECE
Em
aulas durante o ano letivo e em uma visita a ser realizada por volta
do segundo semestre letivo.
Participaram
da
elaboração
deste
texto:
Batista
(PCA
de
Ciências da Natureza da
escola
Egídia)
Adalberto
Edson
Florisneide
Webster
Morada
Nova, 10 de outubro de 2012.
…....................................................................................................................................
ESCOLA
DE ENSINO FUNDAMENTAL E
MÉDIO EGÍDIA CAVALCANTE
CHAGAS
Semana
da Consciência Negra
COMO
SE
APLICA
A
comunidade
escolar
se
envolve
em
atividades
de
sensibilização
para
questões
éticas,
raciais,
históricas
e
culturais
em
torno
principalmente
de
leis
inclusivas
e
políticas
afirmativas
e
de
valorização
de
minorias
negras,
pardas
e
de
ascendência
africana.
O
projeto
culmina
com
atividades
para
homenagear o dia de morte do líder do Quilombo dos Palmares,
Zumbi dos Palmares, símbolo da luta pela libertação dos negros no
país.
MATERIAL
QUE
COMPÕE
A
METODOLOGIA
As
atividades e recursos empregados são:
- Seminários temáticos e palestras.
- Uso de biblioteca, laboratório de informática, sala de vídeo, livros didáticos e paradidáticos.
- Concurso temático de redação.
- Recursos multimídias e textos impressos para problematização das questões negras.
RESULTADOS
PRÁTICOS
O
projeto prevê:
- Incentivo à aplicação de leis inclusivas e polĩticas inclusivas.
- Ampliação da compreensão acerca de questões sociais e históricas.
- Melhoria na fundamentação teórica dos conteúdos programáticos pela implementação de vivências práticas, dinâmicas e colaborativas de ensino-aprendizagem.
- Compreensão da importância de valores culturais, raciais e multirraciais.
COMO
ACONTECE
O
projeto se efetiva através de discussões temáticas sobre questões
que envolvem o momento histórico-cultural da pessoa humana e a ética
da cultura humana e das escolhas ideológicas durante o ano letivo.
Há uma forte relação com a proposta curricular da escola Egídia
por meio de ações interdisciplinares e trabalhadas durante o ano
letivo.
QUANDO
ACONTECE
O
projeto se efetiva durante o ano letivo e culmina em novembro com
ações específicas e empreendidas de maneira colaborativa com o
apoio das outras áreas de conhecimento.
Participaram
da
elaboração
deste
texto:
Batista
(PCA
de
Ciências da Natureza da
escola
Egídia)
Adalberto
Edson
Florisneide
Webster
Morada
Nova, 10 de outubro de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário