terça-feira, 16 de outubro de 2012

Projeto Jovem de Futuro - Cardápio Metodológico de Humanas


ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO EGÍDIA CAVALCANTE CHAGAS

Projeto de Formação Histórico-Cultural

COMO SE APLICA
No início do ano letivo é escolhido uma temática relacionada com a área de Ciências Humanas. Professores e alunos realizam visitas a locais de comprovada relevância sócio-histórico-cultural para sua comunidade local e para outras áreas mais e menos distantes ao seu entorno. As ações são de caráter didático, pedagógico, turístico e cultural.

MATERIAL QUE COMPÕE A METODOLOGIA
As atividades e recursos empregados são:
  • Concurso temático de redação para alunos dos três turnos da escola Egídia.
  • Pesquisa e estudo da região a ser visitada a fim de unir conhecimento prático e teórico.
  • Excursão a um local previamente escolhido como aula de campo em transporte destinado para tanto.

RESULTADOS PRÁTICOS
O projeto de formação histórico-cultural prevê:
  • Suporte vivencial prático e dinâmico aos docentes e dicentes.
  • Elaboração e divulgação de um vídeo-documentário sobre o projeto e a viagem histórico-cultural.
  • Utilização em sala de aula do material virtual e escrito, fotos e vídeos produzidos durante o projeto e a viagem.
  • Criação de um arquivo de imagens e vídeos para enriquecimento da biblioteca da escola Egídia.

COMO ACONTECE
O projeto se efetiva através de seminários, palestras e aulas expositivas em sala de aula e por meio de uma visita in loco a um local relevante para o enriquecimento pedagógico do conhecimento teorizado durante o ano letivo.

QUANDO ACONTECE
Em aulas durante o ano letivo e em uma visita a ser realizada por volta do segundo semestre letivo.

Participaram da elaboração deste texto:
Batista (PCA de Ciências da Natureza da escola Egídia)
Adalberto
Edson
Florisneide
Webster
Morada Nova, 10 de outubro de 2012.
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ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO EGÍDIA CAVALCANTE CHAGAS

Semana da Consciência Negra

COMO SE APLICA
A comunidade escolar se envolve em atividades de sensibilização para questões éticas, raciais, históricas e culturais em torno principalmente de leis inclusivas e políticas afirmativas e de valorização de minorias negras, pardas e de ascendência africana. O projeto culmina com atividades para homenagear o dia de morte do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi dos Palmares, símbolo da luta pela libertação dos negros no país.

MATERIAL QUE COMPÕE A METODOLOGIA
As atividades e recursos empregados são:
  • Seminários temáticos e palestras.
  • Uso de biblioteca, laboratório de informática, sala de vídeo, livros didáticos e paradidáticos.
  • Concurso temático de redação.
  • Recursos multimídias e textos impressos para problematização das questões negras.

RESULTADOS PRÁTICOS
O projeto prevê:
  • Incentivo à aplicação de leis inclusivas e polĩticas inclusivas.
  • Ampliação da compreensão acerca de questões sociais e históricas.
  • Melhoria na fundamentação teórica dos conteúdos programáticos pela implementação de vivências práticas, dinâmicas e colaborativas de ensino-aprendizagem.
  • Compreensão da importância de valores culturais, raciais e multirraciais.

COMO ACONTECE
O projeto se efetiva através de discussões temáticas sobre questões que envolvem o momento histórico-cultural da pessoa humana e a ética da cultura humana e das escolhas ideológicas durante o ano letivo. Há uma forte relação com a proposta curricular da escola Egídia por meio de ações interdisciplinares e trabalhadas durante o ano letivo.

QUANDO ACONTECE
O projeto se efetiva durante o ano letivo e culmina em novembro com ações específicas e empreendidas de maneira colaborativa com o apoio das outras áreas de conhecimento.

Participaram da elaboração deste texto:
Batista (PCA de Ciências da Natureza da escola Egídia)
Adalberto
Edson
Florisneide
Webster
Morada Nova, 10 de outubro de 2012.

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